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Projeto de Oscilador


Smarley2

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O meu é a versão 6.9 SP4.

E aquele regulador de tensão antes do transistor que estou usando de gatilho(como tu tinha me dito para fazer) serve para diminuir a tensão do emissor para 8V, ja que o transistor é NPN e recebe 12V na base.

Alguem sabe que transistor eu posso usar de gatilho ali?? no lugar do 2n2222

Algumas perguntas:

1) Qual a função do voltimetro à direita?

2) Como funciona o transformador com os terminais dos dois enrolamentos curto-circuitados?

3) O que faz a saída do regulador no emissor do NPN?

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Algumas perguntas:

1) Qual a função do voltimetro à direita?

2) Como funciona o transformador com os terminais dos dois enrolamentos curto-circuitados?

3) O que faz a saída do regulador no emissor do NPN?

Os voltímetros eu coloquei só por curiosidade, no projeto eles não vão existir.

O transformador eu não tenho ideia nem de como liga-lo.

como eu deveria fazer??

O regulador serve para diminuir a tensão para 8V, ja que ele recebe 12V na base.

E pelo que me disseram aqui no fórum, os transistor NPN precisam de tensão maior na base do que no emissor.

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Bom, se o emissor está ligado ao terra, para que terás que regular?

Emissor ao terra = 0V

Qualquer tensão acima de 0V é mais positiva, concorda?

Vamos aos errinhos:

- Voltímetro é ligado em paralelo, não em série.

- Aquele 7808 é inútil, está lá de bobeira.

- Onde está a alimentação do 2N2222?

- O transformador está em curto.

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valeu pelo esquema cara,

sobre o regulador eu não tinha me dado conta que poderia usar o terra para acionar o BU508 após o gatilho.

E sobre o trafo eu não sei como liga-lo, por isso que montei assim ali no esquema.

Eu devo chaver o negativo que vai para a bobina então?? e deixar o positivo direto?

Qual transistor eu poderia usar no Q2 agora?? Poderia ser o BU508 né? porque ele é NPN e aguenta a FCEM da bobina de mil e tantos V.

Eu acho que pensando deste jeito seria bem mais simples.

E tu poderia me explicar o que faria no sistema o R3 e R4??(eu vou adicioná-los no projeto vou adicionar o C2 tambem)

E no teu esquema tu não usou um gatilho antes do Q2, eu acho que não teria problema de voltar a tensão da bobina para a ignição, ja que ela volta normalmente, então eu acho que assim ficou bem mais simples e prático o esquema.

valeu

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valeu pelo esquema cara,

sobre o regulador eu não tinha me dado conta que poderia usar o terra para acionar o BU508 após o gatilho.

E sobre o trafo eu não sei como liga-lo, por isso que montei assim ali no esquema.

Eu devo chaver o negativo que vai para a bobina então?? e deixar o positivo direto?

Qual transistor eu poderia usar no Q2 agora?? Poderia ser o BU508 né? porque ele é NPN e aguenta a FCEM da bobina de mil e tantos V.

Eu acho que pensando deste jeito seria bem mais simples.

E tu poderia me explicar o que faria no sistema o R3 e R4??(eu vou adicioná-los no projeto vou adicionar o C2 tambem)

E no teu esquema tu não usou um gatilho antes do Q2, eu acho que não teria problema de voltar a tensão da bobina para a ignição, ja que ela volta normalmente, então eu acho que assim ficou bem mais simples e prático o esquema.

valeu

A minha primeira pergunta:

Seu carro tem distribuidor?

R3 e R4 servem para polarizar o MOSFET.

R4 é chamado de "Pull Down resistor", que serve para garantir que a comporta do MOSFET sempre fique em 0V, quando não há tensão aplicada sobre ele.

R3 serve somente para limitar a corrente que passa por R4.

Bom, o transistor de engatilhamento está no Driver, que eu omiti no esquemático.

Como eu já disse antes, você não necessita colocar um transistor para 1000V para a bobina, já que, virtualmente, só circulará a tensão do transformador (320V, 440V...) pelo primário.

Lembre se que você vai precisar de um trafo para 60W (eg.: 5A em 12V e 190mA em 320V).

Eu dei uma corrigida no esquemático acima (tinha invertido a polaridade do Q2) e adicionei um varistor, para a proteção do transistor que chaveará a bobina.

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O carro tem distribuidor sim.

Muito obrigado pelas explicações.

Sobre o trafo, eu poderia usar um que tenho aqui para testar? eu postei sobre ele ai emcima, mas ele tem duas entradas de 12V, eu deveria ligar 12 nas duas?? é que no teu esquema ai tem uma entrada de 12V só. Mas no resto ele é normal, um terra de cada lado, e uma saída 110 e uma 220 do outro lado.

Tu tem uma indicação de transistor para Q2? Eu coloco um varistor de quantos V?

E de gatilho tambem, se tu tiver uma ideia pra me dar, valeu!

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Mas o varistor quando ele recebe tensão maior do que a que ele suporta ele entra em curto certo??

E isso vai acontecer toda hora, de voltar picos enormes de tensão, a cada acelerada brusca.

então ele não vai aguente.

Tu não achas melhor usar um transistor que aguente esta tensão?? como o BU508.

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O carro tem distribuidor sim.

Muito obrigado pelas explicações.

Sobre o trafo, eu poderia usar um que tenho aqui para testar? eu postei sobre ele ai emcima, mas ele tem duas entradas de 12V, eu deveria ligar 12 nas duas?? é que no teu esquema ai tem uma entrada de 12V só. Mas no resto ele é normal, um terra de cada lado, e uma saída 110 e uma 220 do outro lado.

Tu tem uma indicação de transistor para Q2? Eu coloco um varistor de quantos V?

E de gatilho tambem, se tu tiver uma ideia pra me dar, valeu!

Quanto ao varistor, os mais comuns vão até 460Vac RMS ou 650VDC. Tem que ligar um de valor um pouco acima da tensão que estará presente no coletor do transistor, por exemplo, se o trafo for de 320V, ligue um varistor de 460V.

O varistor é para previnir que as centelhas que vazam do secundário da bobina para o primário, queimem o transistor.

Bom, o trafo que você tem, é de 12V + 12V? Então use o terminal do meio ligado à fonte de 12V, e os outros 2 terminais do primário ligados ao dreno ("coletor") do mosfet.

Mas o varistor quando ele recebe tensão maior do que a que ele suporta ele entra em curto certo??

E isso vai acontecer toda hora, de voltar picos enormes de tensão, a cada acelerada brusca.

então ele não vai aguente.

Tu não achas melhor usar um transistor que aguente esta tensão?? como o BU508.

Bom, quando eu fiz o meu platinado eletrônico, eu usei o IRF740, para 400V.

Mas eu usei um varistor de ~320V para a proteção, é claro que o meu primário era de 12V, mas o que queima o mosfet não é são os picos de tensão do primário, mas como eu disse acima, é a alta tensão que vaza do secundário, quando a vela falha em centelhar.

Mas você está correto sim, o maior problema é que, quanto maior a VCE que você procura, menor o leque de transístores disponíveis para você no mercado.

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Mas o terminal do meio(fio preto) não seria o terra??

E eu estou chaveando o terra certo?

E os outros 2 das pontas(amarelos) o positivo??

Eu vou comprar este IRF740 tambem se o problema não esta na força contra eletro motriz, e esta somente quando a vela falha.

Tu não usou transformador no teu projeto? porque?

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Mas o terminal do meio(fio preto) não seria o terra??

E eu estou chaveando o terra certo?

E os outros 2 das pontas(amarelos) o positivo??

Eu vou comprar este IRF740 tambem se o problema não esta na força contra eletro motriz, e esta somente quando a vela falha.

Tu não usou transformador no teu projeto? porque?

O problema maior está quando a vela falha. Mas mesmo assim, você precisa ter proteção para ambas as coisas. E isso o varistor já faz.

Antes de escolher o transistor, a pergunta crucial é: Você já escolheu qual será a tensão que alimentará a bobina? (100V? 250V?...)

Transformadores não tem polaridade, o center-tap é o comum, e o comum tanto pode ser o terra como a alimentação.

O Terra ou a Bateria não se chaveiam, o que se chaveia é a carga, certo?

Bom, o meu objetivo era somente fazer um platinado eletrônico, quando o platinado dá o pulso, o transistor dá o pulso na bobina. Só para motivos de economia de combustível e durabilidade do platinado, além de um melhor aproveitamento da potência.

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Entendido então, os terminais no transformador não importam.

E quanto aos terminais da saída? n teria diferença tambem?

è que o negócio é o seguinte, eu vou fazer primeiro para uma tensão baixa, só para teste, tipo 320V então o transistor que tu tinha usada vai servir.

E mais adiante eu mando fazer um trafo maior e troco de transistor.

Teria como eu descobrir a potência do trafo que tenho aqui??

É porque se ele aguentar eu vou usar ele mesmo para testes, apesar de ele ser 12V - 220V.

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Entendido então, os terminais no transformador não importam.

E quanto aos terminais da saída? n teria diferença tambem?

è que o negócio é o seguinte, eu vou fazer primeiro para uma tensão baixa, só para teste, tipo 320V então o transistor que tu tinha usada vai servir.

E mais adiante eu mando fazer um trafo maior e troco de transistor.

Teria como eu descobrir a potência do trafo que tenho aqui??

É porque se ele aguentar eu vou usar ele mesmo para testes, apesar de ele ser 12V - 220V.

Agora caiu a ficha aqui.

Você não pode conectar os fios não. Simplesmente porque os enrolamentos estão em contra-fase (se ligar os 2 fios extremos, os campos magnéticos se anularão).

Faz o seguinte, só usa o Center-Tap e um dos fios externos (Ignora o outro fio).

Bom, o maior problema desse trafo que você tem aí, é que ele foi projetado para 60Hz, o entreferro dele (núcleo) não suporta freqüências muito acima disso não. Isso ocorre por causa da histerese do material. Mas não custa nada tentar.

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aham, o trafo não é dimensionado para isto, então não vai dar certo mesmo, provavelmente.

Mas pra teste eu vou apenas colocar o IRF740 e testar se ele vai funcionar direito com o sinal.

HEIN, mas eu tava pensando aqui, se eu não vou chavear o positivo com a alta tensão, pra que chavear o negativo??

como ta no teu circuito ai, tu ta apenas colocando mais tensão no positivo, e não muda nada se eu pegar o sinal da ignição ou não.

Desse jeito, chaveando o negativo e deixando o positivo passar livremente é mesma coisa que eu deixar o sistema original, e apenas colocar um trafo para aumentar a tensão do positivo, não????????

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aham, o trafo não é dimensionado para isto, então não vai dar certo mesmo, provavelmente.

Mas pra teste eu vou apenas colocar o IRF740 e testar se ele vai funcionar direito com o sinal.

HEIN, mas eu tava pensando aqui, se eu não vou chavear o positivo com a alta tensão, pra que chavear o negativo??

como ta no teu circuito ai, tu ta apenas colocando mais tensão no positivo, e não muda nada se eu pegar o sinal da ignição ou não.

Desse jeito, chaveando o negativo e deixando o positivo passar livremente é mesma coisa que eu deixar o sistema original, e apenas colocar um trafo para aumentar a tensão do positivo, não????????

Como eu já disse antes, você não chaveia o positivo nem o negativo, você chaveia a carga.

E eu não entendi o que você quis dizer.

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  • Membro VIP
Vejo que o cavalodf captou o que eu quis dizer.

Má já pensou se ele conseguisse produzir essa tensão de 1000000 de volts !!!

( repito que é impossível devido as características da bobina de ignição )

Considerando que a cada 1000V produz-se uma faísca de 1mm então daria uma faísca de 1 Metro.

Parece um pouco demais pra um carro, não....

O que acontece é que na camara de combustão, a alta pressão, temperatura + mistura tornam o ambiente péssimo para que ocorra a centelha, por isso precisa de altas tensões, em carros turbos o gap da vela chega a ser 0.6 ou 0.5 mm pra facilitar a ignição em altas pressões, mas com isso a queima acaba ficando incompleta pois o arco fica muito pequeno.

Com qualquer coisa maior que 300 no primario da bobina (descargas capacitivas ou CDI) o gap da vela pode ser aberto pra mais de 1.2mm o que melhora significativamente a eficiencia da combustão.

Ignição em excesso só é prejudicial para a vela, o motor e o bolso (economia de combustivel) agradecem.

Obs: os fabricantes das velas garantes que elas aguentam mais de 100.000 km porém o fabricante dos carros recomendam a troca a cada 15 ou 30, no maximo 50 mil km, logo acho que se preocupar com a vida util da vela é o de menos...

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Como eu já disse antes, você não chaveia o positivo nem o negativo, você chaveia a carga.

E eu não entendi o que você quis dizer.

O negativo que me refiro é este.

Porque não seria somente eliminar o positivo da minha bobina e colocareste, do transformador??

Eu não teria que largar o positivo(320V) com um transistor no mesmo instante do negativo??

post-161763-13884943402826_thumb.jpg

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O que acontece é que na camara de combustão, a alta pressão, temperatura + mistura tornam o ambiente péssimo para que ocorra a centelha, por isso precisa de altas tensões, em carros turbos o gap da vela chega a ser 0.6 ou 0.5 mm pra facilitar a ignição em altas pressões, mas com isso a queima acaba ficando incompleta pois o arco fica muito pequeno.

Com qualquer coisa maior que 300 no primario da bobina (descargas capacitivas ou CDI) o gap da vela pode ser aberto pra mais de 1.2mm o que melhora significativamente a eficiencia da combustão.

Ignição em excesso só é prejudicial para a vela, o motor e o bolso (economia de combustivel) agradecem.

Obs: os fabricantes das velas garantes que elas aguentam mais de 100.000 km porém o fabricante dos carros recomendam a troca a cada 15 ou 30, no maximo 50 mil km, logo acho que se preocupar com a vida util da vela é o de menos...

A minha esta com 1,2mm de abertura se não me engano.

Quando eu colocar a ignição vai ficar melhor ainda.

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O negativo que me refiro é este.

Porque não seria somente eliminar o positivo da minha bobina e colocareste, do transformador??

Eu não teria que largar o positivo(320V) com um transistor no mesmo instante do negativo??

Eu dei mais uma leve modificada no esquemático, adicionei um diodo, depois você dá uma olhada (na página anterior).

Ou eu não estou entendendo, ou eu não estou acreditando na pergunta:

post-13676-13884943402975_thumb.gif

A e B

Para a bobina funcionar, eu tenho que circular uma corrente nela, se eu deixar um terminal desligado, como vai funcionar?

Pense no seguinte, uma TV funciona se só 1 pino da tomada estiver ligado?

C

Você tem uma corrente contínua pulsante. Se você ligar dessa maneira, a sua bobina ficará funcionando 100% do tempo. E isso não é interessante, pois imagina se uma faísca escapa do rotor do distribuidor e centelha nas velas #1 (do cilindro que é para detonar) e #4(do cilindro em admissão). Você terá um grande barulho, ficará na estrada e ganhará um virabrequim e algumas bielas empenadas.

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Mas o que eu quis dizer é que eu ja estou chaveando o negativo da bobina com a ignição eletrônica original.

Eu tenho que usar o negativo do trafo para a bobina ou eu posso apenas aterra-lo e usar o negativo da ignição eletrônica original para acionar a bobina??

Isto que eu quis dizer, se não ficou claro é só dar um tok ae que eu faço um desenho tipo o seu.

valeu

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Melhor perder R$5 reais num transístor que R$200 no módulo da ignição original do carro.

Coooooncerteza, mas até que em fim nos entendemos, hehehe

Eu vou fazer com um transistor assim, mas eu tenho certeza absoluta que ele suporta mais de 1000V. Pois eu medi a tensão que voltava da bobina e é um coisa de mais de 1000V.

Por isso que eu acho que o transistor não pode ser um IRF740 e sim um BU508.

Com aquele diodo no positivo do transformador não voltará tensão da bobina certo?? E qual diodo deveria ser??(digamos que eu faça um trafo para 600V ou 700V)

E sobre o transformador tu tens algumas dicas para me dar?? E tem ideia de quanto sai um?

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