Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Oscilador


Smarley2

Posts recomendados

então agora eu acho que está tudo certo.

É só montar e ver o que vai dar.

Eu vou montar primeiro o circuito que o soschip montou e ligar ao BU508A, pra ver se o carro vai funcionar normalmente, sem o transformador ainda.

Ele deve funcionar normal né?

Se isto ocorrer eu mando enrolar o trafo, e coloco junto com o oscilador.

E voltando ao assunto do oscilado, o Proteus me deu somente 2460hertz, sera que serve isto??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto!

Hein, tu pode me dizer uma coisa, eu postei no tópico sobre http://forum.clubedohardware.com.br/transistor-npn-pnp/435483/2

Sobre os símbolos e tal.

Tu poderia me dizer, se eu posso me basear no seguinte, aonde esta a seta, seria o emissor, e olhando a posição da seta se sabe se é NPN ou PNP, seta para fora, NPN, seta para dentro, PNP.

Esta certo isso?

Pra eu poder desenhar a placa aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Correto!

Hein, tu pode me dizer uma coisa, eu postei no tópico sobre http://forum.clubedohardware.com.br/transistor-npn-pnp/435483/2

Sobre os símbolos e tal.

Tu poderia me dizer, se eu posso me basear no seguinte, aonde esta a seta, seria o emissor, e olhando a posição da seta se sabe se é NPN ou PNP, seta para fora, NPN, seta para dentro, PNP.

Esta certo isso?

Pra eu poder desenhar a placa aqui.

Exatamente. Mas quando for MOSFET os simbolos são diferentes:

Base=Gate (porta)

Coletor=Dreno

Emissor=Source (fonte).

Quanto a simbologia, consulte diretamente os datasheets.

http://www.datasheetcatalog.com

http://www.datasheetarchive.com

http://www.alldatasheet.com

Ou através do site do próprio fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No NPN a entrada é no emissor e a saída no coletor,

E no PNP a entrada é no coletor e a saída no emissor,

Certo??

Mas eu estava olhando no esquema que tu fez e no PNP, TIP42, esta entrando no emissor.

Tu poderia me esclarecer isto??

Porque eu não posse montar o desenho da placa errado né, senao ja eras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do seu ponto de vista:

Os elétrons se movimentam em um circuito do negativo para o positivo.

Esse é o movimento REAL. Porém foi adotado o movimento CONVENCIONAL

representado em muitos circuitos do positivo para o negativo.

Mas para o seu caso, pense no transistor na sua representação como diodo para entender o funcionamento. Observe abaixo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então quando o transistor for NPN, como o transistor que exite dentro o optoacoplador, deve-se usar como "entrada" o coletor.

E quando o transistor for PNP, como o TIP42, deve se usar como terminal de "entrada" o emissor.

Agora estou pensando certo né?

Por exemplo, no transistor IRF630(NPN) eu devo colocar o terra no coletor, e o emissor ligar no trafo né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu usar o IRF740 o circuito ficaria mais simples???

Eu vou adicionar ao desenho da placa o circuito que tu me passou para acionar o BU508.

Eu vou usar os 12V que vem da chave em um regulador antes de entrar no circuito.

Só coloque o regulador para o integrado. E com o IRF740 fica um pouco mais complexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou sugerir uma leve modificação no circuito do Soschip

post-13676-13884943629378_thumb.gif

- Usar um resistor de menor valor para a entrada do acoplador: Quanto maior a intensidade de sinal da base do fototransistor, mais rápido ele conduzirá.

- Eu modifiquei o circuito para o TIP105, já que o Marley já o tem.

- Diminuir a corrente de base do TIP105 e, conseqüentemente, do BU508: A tensão do trafo será de 320V, não necessitamos conduzir mais que 200mA na bobina (200mA * 320V = 64W).

- Acrescentar R8, com valor muito alto, somente para assegurar 0V na base do BU508, quando não deve conduzir e, também, uma proteção extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu rsfjr, estamos aqui pra sugerir e melhorar. Eu tinha colocado uma corrente de base maior porque ele tinha dito que iria testar antes com 12V na bobina. De qualquer forma, sinta-se à vontade para alterar qualquer coisa postada por mim. Mais um detalhe, o datasheet diz que a corrente de base para saturação no BU508 (TO3) é de 2A para IC de 4,5A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu rsfjr, estamos aqui pra sugerir e melhorar. Eu tinha colocado uma corrente de base maior porque ele tinha dito que iria testar antes com 12V na bobina. De qualquer forma, sinta-se à vontade para alterar qualquer coisa postada por mim. Mais um detalhe, o datasheet diz que a corrente de base para saturação no BU508 (TO3) é de 2A para IC de 4,5A.

Esses transístores de alta potência são meio problemáticos. Pode ver que quanto maior a corrente no coletor, maior fica a tensão de saturação.

(inicia aos 0,7V com Ic = 100mA, e vai subindo, a medida que a corrente de coletor aumenta).

Mas quanto à corrente da base, não há o que se preocupar, o BU508 começa a condução para qualquer corrente maior que 1mA ~ 2mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema do soschip esta desenhado ja, e eu deixei pronto para trocar os componentes para poder botar funcionar com o trafo, agora é só comprar os resistores, o optoacoplador, o TIP42 e o BU508A. E testar o quanto antes, mas eu acho que vou demorar um pouco.

Teria como eu colocar alguma coisa para proteger o BU508A?? Tipo um diodo ou algo do tipo, contra a tensão que pode voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei agora assim:

peguei uma fonte de pc, e liguei o postivo(amarelo) nos 12V, e liguei o preto no lugar do terra. Ai eu liguei os 12V direto em uma lâmpada.

Para testar se o circuito funcionava eu peguei o terra e ligue no sinal, para ele acionar o circuito e liberar o negativo para a lâmpada.

Só que não funcionou nada, ¬¬

O circuito que eu montei era esse ai anexado.

O datasheet do Optoacoplador tem por aqui:

http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=PC817

Eu tava olhando no datasheet do meu, e tem lá que a tensão máxima de entrada seria 6V.

Alguem sabe porque não funcionou?

post-161763-1388494365018_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz funcionar, com a ajuda do rsfjr, ele me disse para aumentar a corrente do PC817, pois a única conclusão era que ele não estava acionando.

Ai deu certo.

Eu estava pensando em testar com uma bobina mesmo mas usar capacitores para fazer a descarga, só que como eu estou usando uma fonte de PC, quando eu fechar o curto para descarregar o capacitor ela desarmará, então eu n vou conseguir testar eu acho a não ser que haja um jeito de cortar a tensão que irá carregar os capacitores, mas eu não lembro de nada que desarme a tensão tanto com pulsos positivos ( TIP42 ) ou negativos ( BU508 ), n tem nenhum componente eletrônico que faça o inverso do transistor? que ao receber o sinal desarme??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu um grande problema, pois eu ja tinha montado uma ignição, esquema anexado abaixo, que inclusive postei páginas atrás, onde eu usava um 555, um BD138 e um 2SK725, ai não funcionou este circuito no carro, ai eu fui testar ele hj, do mesmo jeito que testei ontem o circuito do soscip e do rsfjr, testei o 2SK725, tudo certo, ai como estou sem o BD138, para testar eu fechei contato entre o emissor e o coletor com um fio, e o circuito funcionou e liberou o negativo no 2SK725 para uma lâmpada.

Quando aconteceu isso eu comecei a pensar se realmente a ignição manda pulsos negativos, pois era para ter funcionado aquele circuito no carro, só que não funcionou.

Alguem sabe me informar se realmente a ignição manda pulsos negativos?

Pode me passar algum jeito para eu testar??

Ou se alguem puder analisar aquelas fotos daquela ignição que eu postei, e ver se realmente a ignição está mandando pulsos negativos???

Porque se ela não mandar todo projeto foi por agua abaixo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei o circuito do optoacoplador este, em um oscilador, nada muit rápido, acho que no máximo uns 60hertz, ai eu coloquei o oscilador no sinal, e dexei ligado alguns segundo. O BU508 esquentou muito, e eu acho que ele queimou, eu liguei primeiro sem dissipador, depois com.

Ai agora ele esta assim, quando não tem tensão na base, ele fica transmitindo corrente entre o coletor-emissor, só que fraco, e quando se encosta tensão na base ele fecha mais forte. Ele queimou certo?

Ai eu peguei e liguei o outro esquema, aquele com o 555, 2SK725 e tal.

Funciono que é uma beleza, inclusive com alta frequencia, só o único problema é que até a flecha da fonte me deu choque, o potenciometro do oscilador tambem.

Eu estou pensando em usar aquele circuito de novo, o do 2SK725.

Alguem sabe porque o BU queimou?? se é que queimou??

E o 2SK apesar de custar mais que duas vezes o valor do BU eu pensava que ele era inferior, mas pelo visto ele aguentou firme, e o BU não.

N teria problema de eu usar aquele esquema com o 555?? Porque como esta voltando alta tensão eu queria saber como isolar ele, alem de um optoacoplador, eu teria que colocar mais alguma coisa?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguem nunca viu isso???

Aconteceu com o 2SK725 agora, quando eu estava mexendo no potenciometro do oscilador, como se fosse a rotação do motor subindo e descendo, ele paro de funcionar.

E fico na mesma do BU, sem tensão na base ele fica "meio" aberto, porque quando testo com a lmpada a luz é fraca, ai quando coloco corrente n base aumenta a intensidade da luz.

Alguem sabe o que é isso??

Eu queria saber se queimou os transistores, ou se precisa colocar algum resistor maior na base, sei la.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 2SK725 queimou por causa de alguma centelha que vazou da bobina. Mosfets são muito sensíveis à picos de tensão.

O problema pode ser contornado com o uso de um varistor em paralelo com o mosfet.

Quanto ao BU508, ele queimou devido ao excesso de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...