Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas portáteis


baruck

Posts recomendados

Há alguns meses descobri os chamados programas portáteis, ou portable. A ideia geral é criar programas leves, muito geralmente freeware, que rodam a partir de qualquer mídia (feitos para pendrive) e não precisam de instalação. Por isso, são mais inofencivos para teste, já q têm por filosofia evitar ao máximo alterar o registro do windows.

Há um site muito bom, q diariamente inclui novos portáteis para download, com descrição e maiores instruções. Tem programa para todos os gostos, utilidades e manias. É o www.portablefreeware.com

Tomei como hábito dar uma chegada lá de vez em quando pra atualizar meus conceitos a respeito de aplicações. Há coisas mt interessantes e opções incrivelmente leves para programas q costumamos instalar e q consomem bastante da máquina. Tem até substituto portátil para o Office!

Abaixo, seguem algumas humildes dicas de alguns portáteis q venho usando, nenhum deles requer instalação, basta executá-los. O tamanho de cada programa se refere a ele já descompactado, em uso e bem guardado em sua respectiva pasta em meu pendrive:

1. FoxIt Reader, 2.4 Mb - leitor de pdf muuuuuuuuito mais leve e melhor do q o mala da Adobe.

2. Universal Extractor, 5.5 Mb - um descompactador bem simples q inclui a possibilidade de descompactar, entre outros, RAR, ZIP e arquivos .EXE de instalação convencionais. É possível descompactar ao invés de instalar certos programas e rodar o executável pra ver se funciona. Um criador de potenciais portáteis!

3. DSynchronize, 160 Kb - atualiza duas pastas. Útil para bkp e sincronia de notebooks e pendrives.

4. uTorrent, 170 Kb - simplesmente o melhor gerenciador de downloads da rede torrent. E o sacana só pesa 170 Kb. Dá um banho nos bitcomets da vida.

5. Skype, 20 Mb - pouca gente sabe, mas não é preciso instalar o skype. Basta copiar e executar o arquivo skype.exe de alguém q já tenha instalado ou abrir o arquivo de instalação usando o Universal Extractor. Funciona exatamente da mesma maneira.

7. MPUI, 3.4 Mb - um leitor de arquivos de áudio e vídeo incrivelmente leve e uma ótima opção, já que dispensa download de codecs adicionais, inclusive para filmes em DivX. Aceita legenda. Similares instaláveis costumam pesar uns 20 Mb. Como ele faz isso, eu não sei, mas funciona. E não precisa instalar. Ótima pedida.

8. BonkEnc, 2.4 Mb - ripador de cd e conversor de wav pra mp3 e vice versa. Similar ao tb portátil CDex, mas na minha opinião este é mt superior e mais bonito. Tb dispensa codecs adicionais.

9. DriverGraber, 260 Kb - varre seu sistema e cria um back up dos drivers de hardware em uso. Útil pra quem vai reinstalar o sistema, pois evita ter q ficar inserindo os diversos cds de instalação das placas.

10. Emule 0.47a, 5.8 Mb - bom gerenciador de downloads. Bastante leve e útil.

11. FastStone Image Viewer, 5.5 Mb - excelente opção portátil para organizador, visualizador e editor básico de imagens. Substitui tranqüilamente o ACDSee e tb é mt leve. Altamente personalizável, permite edições básicas nas imagens e envia os arquivos diretamente para outros programas de edição, como o Photoshop, ou versões compactadas das imagens por email.

12. FastStone Capture, 1Mb - utilitário para captura de telas com várias opções. Bem bacana.

13. FBZip, 290 Kb - substituto portátil e leve para o Winzip.

14. Flash Movie Player, 350 Kb - tocador de arquivos flash.

15. i.Ftp, 1 Mb - excelente opção para gerenciamento de Ftp. Muito rápido e eficiente.

16. NVU Portable, 11.5 Mb - editor visual (wysiwyg ou código fonte) de HTML.

17. RegSeeker, 380 Kb - otimizador e faxineiro de registro. Rodo sempre e nunca me causou problemas, pelo contrário.

18. Time Sync, 35 Kb - como o nome diz, sincroniza o relógio do sistema com um servidor na internet. É uma opção para quem prefere desabilitar o serviço do xp de sincronia pra liberar memória.

19. VDownloader, 3.2 Mb - salva em arquivo no hd um endereço especificado de vídeo do YouTube. Ele não está mt estável ainda, mas é uma ótima solução para guardar no computador alguns vídeos interessantes do YouTube, q não permite salvamento de seus arquivos.

20. Wavosaur, 376 Kb - editor avançado de áudio, com diversos efeitos e ferramentas. Não é um SoundForge, mas pesa 376 Kb e não pede instalação.

21. CDrLabel, 328 Kb - gera uma capa no formato de caixa de cd com os arquivos incluídos no CDrom do computador. Bom para organizar os cds com programas ou mp3.

22. DelAny, 42 Kb - apaga os arquivos bloqueados pelo sistema. Use com moderação.

23. HTML Imager, 193 kB - muito interessante. Gera um arquivo TXT, a partir de qualquer JPEG, formando uma imagem similar só q com caracteres. Lembra aquelas velhas caricaturas feitas com impressora matricial. Essa foi do fundo do baú dos anos 80!

24. PowerOff, 168 Kb - programa o desligamento automático da máquina em hora marcada, ou com contagem regressiva. Interessante para quem tem o hábito de deixar o computador fazendo downloads pela madrugada.

25. Subtitle Tool, 283 Kb - eficiente editor de legendas srt e sub para arquivos de filme.

26. Rocket Dock, 2.4 Mb - um substituto visual para o Menu Iniciar, em estrutura semelhante ao menu do Mac. É interessante principalmente para laptops, já q economiza alguns cliques.

27. XP Anti Spy, 435 Kb - otimizador de sistema. Permite ha/desabilitar diversos serviços desnecessários do windows q diminuem sua performance, além de deixá-lo mais vulnerável em rede.

É isso. Por enquanto esses são os programas q descobri pra tornar meu pendrive um canivete suíço. Além disso, como já mencionei no início, alguns são opções incrivelmente leves a outros tradicionais dinossauros. E, lembre-se, nenhum deles precisa de instalação. Pode testar sem culpa. Não é genial ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Trojan-caio,

Eu particularmente não gosto de abrir nada de CD/DVD...

Por exemplo, era muito comum em Win98 você desligar a caixinha de som, deixando o Winamp ligado... se afastar do computador, voltar e trocar o cd sem fechar o Winamp e ter uma linda tela azul, :D

O que acho mais interessante em programas portáteis não é o fato de abri-lo do CD. Mas sim de não mexer com regristro, não instalar nada no sistema, de poder ser utilizado em conta restrita.

Quando trabalhava com manutenção sempre recomendei para meus clientes:

Sempre copie o arquivo que está no seus disquete/CD/DVD para o hd e só então abra. Por quê? Assim, o computador o abre mais rápido - principalmente para arquivos grandes -, a chance de dar erros durante a abertura é menor, você libera seu driver e minimiza a chance de travamentos.

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...