Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
blenz

display leds 2 digitos

Recommended Posts

eu desmontei um receptor de parabolica, dai eu tirei dois displays de leds cada um com dois digitos...eu gostaria de sabe c tem como eu liga elis no pc, pra mostra temperaturas, etc :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmm, desmontou um receptor de parabólica??? è queles displays que tem na frente, que mostra o canal que está sintonizado? Não sei se isso é possível, e se for, acho eu que seja complicado fazê-lo...

Mas mesmo assim, boa sorte...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema de mostrar temperatura ou outra indicação qualquer é que não precisa apenas o display. Aliás display é a parte que menos importa. A parte mais complicada é a interface com o micro, os conversores AD e o próprio software de controle. Vai ligar na paralela????

Compartilhar este post

Link para o post
Vai ligar na paralela????

Bom, isso eu posso responder pelo Bruno....

Sim, vai ser ligado na paralela.

Quanto aos conversores A/D, quais seriam eles?

Se possível, postem um esquema de ligação.

(Eu digo que posso responder por ele porque nós somos amigos desde sempre, literalmente... e ], inclusive desmontamos esse aparelho juntos, e eu também tenho um desses displays, portanto também tenho interesse nesse tópico. Quando desmontamos, eu falei pra ele sobre ligar o display no PC pela paralela.)

Quanto ao programa, não daria para se fazer alguma coisa em Java, talvez?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • sim, pode confia nele...

o programa seria mais fácil, eu tenho um primo que sabe programar em java muito melhor do que eu, o problema seria descobrir a pinagem do display e como liga-lo....

Compartilhar este post

Link para o post

A pinagem você pode descobrir com um multímetro que testa LED ou com uma fonte de 3 a 12V com resistor em série.

poste o código do display... Talvez tenha o datasheet.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • no lado dele esta escrito: KINGBRIGHT (acredito ser a marca) DA03-12HDB (que deve ser o codigo)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • eu procurei no site da fabricante (kingbright) e nao achei o modelo que eu tenho, mas u de um que tem a pinagem parecida....em anexo esta a imagem (esta meio ilegivel, então eu nao a entendi)

post-167421-1388494330143_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • é igual a imagem que eu mostrei ali....

ele tem dez pinos....

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado, é extremamente provável q este display seja de ânodo comum, o que deve ser levado em conta na hora do projeto, pois foge da maioria dos padrões! Trabalho em uma assistência de equipamentos de TV a cabo e uma época mexi com os decoders, particularmente os CFT2100 e CFT2200, consegui muitos desses displays e para controlá-los uso um converor TTL 7447.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • você pode me mandar o projeto?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ninguem para ajudar???

Compartilhar este post

Link para o post

eu tava querendo fazer algo parecido,mas na minha opinião não vale a pena seria muito melhor usar um display de nokia 3310 circuito muito simples apenas 2 ou 3 diodos e um capacitor, funciona perfeitamente esquema_01.gif

nesse site tem 3 esquemas http://www.fullcustom.es/ele_esq_06.html o primeiro é esse q ta aqui que foi o que eu usei

e o meu saiu de graça foi tudo sucata

o programa q usei foi o lcdhype

Compartilhar este post

Link para o post
    ...o problema seria descobrir a pinagem do display e como liga-lo....

blenz.

Pra saber se o display é de anodo ou de catodo comum, é mais fácil você pegar uma pilha AA (2A) de 1,5V e ligar um fio no polo positivo e outro no negativo.

Não precisa de resistor nem nada. Se ficar em dúvidas, coloca um resistor de 10 (dez) ohms no positivo da bateria.

Coloca o positivo no pino 10 do display.

Depois, encoste o fio negativo no pino 1, por exemplo.

Se, o LED acender, então, esse display é de anodo comum, e a pinagem é a equivalente ao modelo DA03-11.

Pare por aí.

Se o LED não acender, coloque o fio do negativo no pino 10 e o positivo no pino 1.

Se acender, então seu display deve ser equivalente ao DC03-11.

Pare por aí, tb.

Se não acender, ou o display está estragado, ou a pinagem não corresponde ao desenho que você postou, e nesse caso, vai ser bem difícil de se encontrar a pinagem correta, uma vez que se você curto-circuitar os pinos comuns dos dois displays, você pode queimá-lo.

Boa sorte.

[]'s

RETI.

post-67551-13884943361751_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Conforme tinha dito, aqui está o esqueminha para se ligar o display em um CI TTL 7447. Tá certo que representa apenas um display, mas para um display duplo é análogo, faça-se o mesmo com o outro dígito, utilizando assim 2 CI's, 14 resistores... etc. Sobre a resposta do amigo acima, é melhor você fazer o teste com duas pilhas em série, pois a tensão de 1,5V de uma pilha é, provavelmente, insuficiente para acender os led's, mesmo vermelhos, do display. Estes led's possuem queda de tensão de no mínimo 1,6, 1,7V. Agora, a entrada BCD do display você vai ter q conectar dependendo de como vai ser o seu projetinho. Se puder dar mais detalhes, posso reprojetar isso aí de acordo com o q precisar.

post-155578-13884943363434_thumb.gif

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • valeu pela ajuda...

depois eu vou ver se é de anodo comum

Compartilhar este post

Link para o post
    no lado dele esta escrito: KINGBRIGHT (acredito ser a marca) DA03-12HDB (que deve ser o codigo)

Caro blenz,

Nem precisa testar pois pelo código DA03-12HDB, é display de Anodo comum.

DA= Anodo comum e 03=0,3 polegada.

Os de catodo comum começam com DC. Quanto a pinagem, todos são iguais.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • pois é, eu testei e deu anodo comum....

Compartilhar este post

Link para o post
    Esse display precisa de varredura. Não sei se a porta paralela tem velocidade suficiente para fazer isso.

[]'s

RETI.

Esse display NÃO necessita de varredura, uma vez que são eletricamente independentes os dois dígitos. A porta paralela poderia operá-los tranquilamente com um circuito auxiliar.

Compartilhar este post

Link para o post

Q circuito, cara? Não sei nem exatamente o q eles querem.... Eu disse já cima, se disserem exatamente o q precisam eu projeto, se não nãoi dá, não é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais