Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Formato 8mm x Hi8


Posts recomendados

Pessoal,

Tenho uma filmadora Sonny 8mm que apresentou defeito irrecuperável. Tenho várias fitas gravadas com cenas familiares.

Para não perder anos de história familiar, estou vendo a opção de adquirir uma nova camera, claro um modelo que eu possa utilizar as fitas 8mm ja gravadas (para reproduzi-las), entretanto, os anuncios que tenho visto falam em Hi8. O que significa ?

Posso utilizar minhas fitas gravadas em uma camera Hi8 ?

Outra possibilidade, existe algum dispositivo (hardware) que permita apenas leitura de fitas no formato 8mm ?

grato,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo vi no site www.fazendovideo.com.br, não existe adaptador para as fitas 8mm em video cassete normal.

Se você pretende comprar uma câmera nova, acho que seria um desperdício comprar uma de fita, que tendem a desaparecer do mercado. Invista um pouco mais e compre uma mini-dv, que são digitais, usam cartão de memória, etc.

Com relação às tuas fitas gravadas, procure uma empresa que passe as mesmas para DVD. Acredito que em Campinas existam diversas delas. Pesquise bem o preço antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fernando,

Até onde eu sei, as filmadoras Hi 8 conseguem ler as antigas 8mm . Faça o teste.. pegue uma fita sua, vá até uma loja e peça para testar.

Também existem equipamentos que são "players" de fita 8mm. São como video cassetes, mas de fitas 8mm. Normalmente são raros de se encontrar e bastante caros. Eu tenho um bem antigo da sony mas achei num golpe de sorte.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de Hi8 pra 8mm é a mesma que existe de VHS pra SVHS ou seja, 8mm e VHS tem resolução de 320x240 e Hi8 e SVHS 640x480. As câmaras Hi8 e digital 8 lêem sem problemas as fitas gravadas em 8mm, mas não é possível o caminho inverso.

Só tem adaptador pra fita vhs compact. Pra fitas 8, Hi8 e digital 8, você tem que ter um deck ou uma câmara pra passar a fita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

8mm e Hi8 são formatos de video analógico

Digital8 é um formato de video digital que utiliza sistema de arquivo digital igual às filmadoras MiniDV (AVI DV)

Filmadoras Hi8 conseguem reproduzir fitas 8mm

Algumas filmadoras Digital8 conseguem reproduzir fitas 8mm e Hi8 (mas existem filmadoras Digital8 que não aceitam reproduzir 8mm e Hi8)

Como você possui várias fitas gravadas em 8mm, seria interessante no caso de procurar por uma filmadora que aceite reproduzir as suas fitas 8mm, seria interessante optar por uma já no formato digital.

Como o formato MiniDV é o formato digital em fita mais popular, filmadoras Digital8 tendem a sumir, mas uma filmadora Digital8 Sony que aceita reproduzir 8m e Hi8 e converter o material para digital através da conexão firewire (DV) é a Sony DCR-TRV480:

Mensagem 4 do link abaixo:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/index.php?showtopic=1960

http://www.siglanet.com.br/produtos.asp?produto=9121

Mais comentários sobre 8mm, Hi8 e Digital8:

http://www.videohelp.com/forum/archive/hi-8-is-backward-compatible-with-8-right-t307511.html

Até existem equipamentos que permitem reproduzir fitas 8mm e Hi8, como os Video Walkmans da Sony, mas eles são caros...

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! tem algumas opiniões interessantes mas também muita bobagem nos posts acima.

Primeiro:8mm e VHS gravam e reproduzem com 280 linhas de resolução horizontal , já os sistemas Hi8 e S-VHS gravam e reproduzem com cerca de 400 linhas de resolução horizontal.

Segundo: É claro que existem muitas soluções e formatos de filmadoras que gravam direto em MiniDVD ou HD mas o problema do colega é poder reproduzir suas fitas já gravadas e talves a solução para isso seja comprar uma Hi8 usada , no MercadoLivre existem várias em perfeito estado na faixa de 500,00 a 600,00:

http://www.fotolog.net.br/eletronicos-audio-video/filmadoras/hi8-digital8/

Já as 8mm são vendidas numa faixa de preço muito baixa mesmo , em torno de 300,00:

http://www.fotolog.net.br/eletronicos-audio-video/filmadoras/8mm/

Dependendo da quantidade de fitas a serem passadas para DVD compense muito mais comprar uma câmera usada.

Vale a pena lembrar que TODA câmera Hi8 da Sony ou Sharp reproduz fitas gravadas em 8mm e a grande maioria das Digital8 também.

Terceiro:Existem várias câmeras da Sony que transformam imagens analógicas em digitais além da TRV480. Esse recurso se chama Pass-through e basta conectar um video-cassete ou algo similar à filmadora que ela grava em Digital8 ou ainda pode transferir esse sinal digital para um computador através de um cabo firewire , onde as cenas poderão ser editadas em qualquer software do gênero.

Aqui vão alguns modelos de câmeras da Sony que possuem esse recurso:

TRV-120 TRV-320 TRV-520 TRV-525 TRV-720 TRV-820 TRV-230 TRV-330 TRV-530 TRV-240 TRV-340 TRV-740 TRV-840 TRV-350 TRV-351 TRV-361 TRV-460 TRV-380 TRV-480

DCR-HC30 DCR-HC40 TRV-16 TRV-18 TRV-25 TRV-27 TRV-38 TRV-39 TRV-20 TRV-30

TRV-40 TRV-50 TRV-60 TRV-70 TRV-75 TRV-80 TRV-19 TRV-22 TRV-33 DCR-PC105

TRV-940 TRV-950 TRV-620E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Clery,

Sua contribuição é sempre bem vinda. Seria interessante que você colaborasse mais vezes para tirar as dúvidas dos colegas.

Porém não pude deixar de notar que você criticou os outros colaboradores dizendo que há "muita bobagem" nas informações.

No meu limitado conhecimento, só observei um engano, de pequena importância no meu ponto de vista. Será que você poderia esclarecer essa sua afirmação? Estou curioso para saber onde eu também preciso aprender mais sobre isso.

No aguardo,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...

Ola amigos! Sou novo por aqui e estou pensando em adquirir uma filmadora para fazer conversão de fitas 8mm e digital 8.

 Gostaria de saber se além dos modelos informados pelo amigo Clery a filmadora Sony trv-138 hi8 lê as fitas 8mm e digital 8. Existe uma lista completa das filmadoras que lêem as fitas 8mm e digital 8? Me desculpem se falei alguma besteiro, mas sou novo no ramo de conversão de vhs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...