Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
FREDACX

Excesso de programas "lenteia" o PC?

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

É o seguinte...

Eu tenho 160 GB de HD, sendo que 50 GB na unidade 'C' e o resto na 'D' (que tá lotado de arkivos).

E eu tenho + - uns 25 GB só de jogos instalados na C e o restante de programas, sobrando apenas uns 15 GB livres.

É verdade que o excesso de memória ocupada no HD "lenteia" o sistema?

Na minha opinião, não tiver muito fragmentado, NAO. Mais nunca tive certeza disso.

Quem entender + do assunto e puder dar uma clareada eu agradeço.

[]'s !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Necessáriamente não, a não ser que esses programas incluam linhas na inicialização do windows, entende?

O windwos inicializa muito mais rápido se tiver apenas 5 itens para resolver na inicialização, se tiver 20 vai ficar mais lento, isso sem falar na memória que isso ocupa.

inté+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode ter 500 programas armazenados nos seus HD's, porém se for executá-los todos ao mesmo tempo aí o computador fica lento.

Porém se executa apenas o necessário, tipo na inicialização deixa uns poucos programas como anti-virus, firewall, antispyware não haveria problemas.

O problema é quando voce instala um programa que não seja imprescindível e ele fica residente na inicialização, tipo o MSN, que quando o windows começa já é carregado. Ou então aqueles blocos de notas e programinhas do gênero.

Aí voce liga o computador e tem que esperar todos esses programas serem inicializados para então o windows ficar disponivel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lenteia sim, ainda mais se tu não dispor de boa quantidade de memória RAM, tipo uns 2GB, o sistema acaba ficando muito pesado e haverá mais arquivos fragmentados pelo uso diário do micro.

Com o HD menos carregado o sistema fica mais ágil com certeza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante esse topico,

Muita, mais muita gente mesmo tem essa mesma incerteza,

pergunta boa, vamos ver as respostas !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só complementando minha resposta...tudo depende da memória de que dispõe, processador. Enquanto um programa não é chamado do HD para a memória RAM, ele fica num estado inerte.

No momento que voce clica no executável, ele é carregado na memoria RAM, ocupando uma parte desta então a quantidade de memoria disponivel fica menor. Se for executar outro programa, ele ocupará mais um tanto da memória RAM. Se executar um monet de programas estes ocuparão um grande espaço da memória RAM e o processador terá que se dividir paar executar diversas tarefas ao mesmo tempo, dando uma lentidão no computador.

Então se tiver um processador fraquinho com pouca memória RAM, e executar um monte de programas, o computador ficará mais lento que um micro com processador mais moderno e mais memória RAM.

Imagine executar o windows XP, photoshop, corel draw, word, excel, powerponit, access, msn, antivirus, tudo ao mesmo tempo num micro com pouca RAMe processador fraco, o micro pode travar. Porém se executar um de cada vez não ficará tão lento como se executasse tudo ao mesmo tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

People,

Não importa quantos arquivos tem no HD ou seus tamanhos... o HD tem que ter um espaço para a área de swap... afora isso, pode apenas demorar alguns segundos a mais na inicialização... após, funciona normal... se o HD estiver com trocentos arquivos e tudo fragmentado funcionará quase igual ao mesmo HD sem arquivos fragmentados... a diferença será de uns milisegundos... muito pouco para ficarmos de cabelos brancos... a última vez que fiz um defrag por aqui deve ter uns 3 anos... se quiser, faça uma medição de tempo, utilizando algum programa pesado, e depois remova tudo de seu HD e repita o teste... zero diferença...

Agora, abrir diversos programas simultaneamente, vai parar tudo mesmo... a fatia de tempo que o processador dedicará a cada aplicativo aberto será pequena... então, tudo ficará "lentium" mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há a recomendação de deixar 15% do HD livre, fazendo isso fica rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×