Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GA M61PM-S2 sem Audio


belzakan

Posts recomendados

Montei a máquina faz uns 10 dias e estava so esperando o HD chegar pra poder terminar. Ontem finalmente terminei. Estou usando o Windows XP SP2 em português. Primeiro de tudo usei o CD de drivers que vem com a placa, mas nada de som. Fui até o site da Gigabyte e baixei os arquivos de lá, mas nada de som também. Tentei pelo próprio Windows e instalei o controlador da Realtek mais recente que aparece na lista, mas ele fica com um código 10, e nada de som. Peguei o UAA KB888111, instalei, peguei também o driver mais atual do próprio site da Realtek. Mas continuo sem som. No Painel de Controle no menu de Sons e Dispositivos de Audio continua a mensagem de "Nenhum dispositivo de audio" e na guia Hardware o Realtek High Definition Audio aparece mas com o tal código 10. Já busquei em vários sites, e realmente não vejo mais opções. Já reformatei o HD, já tentei tudo isso várias vezes, já desinstalei e reinstalei tudo, mas não consigo resultado diferente. Se alguém puder me ajudar agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de instalar os drivers de som instalou os controladores de chipset desse Mb ?

Note que sem estes controladores o som não funciona segundo a intel , só depois pode adicionar os codecs Ac97.

Se não remova os drivers de som e UAA.

Reinicie o pc

Instale os controladores de chipset

Reinicie o pc .

Instale os as actualizações do windows que vêm junto com os drivers .

Instale os controladores UAA .

Reinicie opc

Instale os drivers de audio .

Post os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo que fiz a primeira instalação usei direto o CD que acompanha a mobo. Instalei da forma que vem (com exceção do Yahoo Toolbar, que não sei porque está junto com os drivers do chipset). Como essa instalação não funcionou peguei tudo direto do site e fiz os passos que já citei. Já formatei e refiz todos os passos e continuo sem som, como se o Windows não encontrasse o dispositivo mesmo. Por conta do Everest resolvi procurar drivers nVidia, mas não funciona também. Só consigo sucesso com o Realtek. Ele fica lá na lista de dispositivos mas com o código 10. E como disse, no menu de Som e dispositivos de audio, na guia de Volume, consta um "Nenhum dispositivo de audio"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belzakan

Não percebi se instalou os controladores de chipset e qual a ordem porque fez isso .

Note que se não instalar os controladores antes dos codecs de audio vai ter problemas de certeza.

Veja por exemplo esta informação da intel sobre isso

http://www.int

el.com/design/chipsets/applnots/25272901.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sequencia foi:

1- Instalação do Windows XP

2- Instalação dos Controladores via CD da mobo

Não fiz nada além disso. Como não funcionou, fui no site da Gigabyte, depois no da Realtek e fui desinstalando e reinstalando sem sucesso. Estou prestes a formatar tudo novamente, mas não vejo como isso vá ajudar, porque enfim já tentei isso também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belzakan

No menu do cd não tem hipótese de escolher instalar conmtroladores de chipset do Mb e depois outra opção de instalar o audio ?

Que versão do everest usou ? A última V4 ?

Ddepois de instalar os drivers de audio não lhe aparece nos dispositivos pci algo como :

Realtek AC'97 Audio ?

Se sim faça click sobre esse dispositivo e coloque nova imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rááááááá!!! Olha só, consegui!!! Vou explicar o que houve porque pode ajudar a resolver problemas de outras pessoas.

Na tentativa de responder suas perguntas saí dando printscreen em várias telas (CD da mobo, Gerenciador de Dispositivos e Everest) pois queria facilitar na visualização do problema. A janelinha do Gerenciador de Dispositivos sempre abre pequena, mas como ia dar printscreen resolvi colocar tela cheia (imagem abaixo).

gerenciadorol6.jpg

Shot at 2007-07-01

Por conta disso notei que tinha esse PCI Device com a (!) e resolvi checar. De fato era o audio! Quando fui corrigir o driver coloquei o UAA e em seguida o próprio Windows já reconheceu como sendo um dispositivo Realtek e fez a atualização do driver. Exclui o driver Realtek defeituoso que aparece na imagem e agora está tudo funcionando perfeitamente. Obrigado pela sua ajuda, foi mesmo de muita valia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o Everest continua idêntico. Se eu postar o print screen voce vai achar que é o mesmo inclusive... A única diferença é na guia Multimídia que antes ele não mostrava nada em Audio do Windows e agora mostra. Mas de resto tá tudo igual... E é o Everest 4 Ultimate Edition...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...