Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reator Eletrônico para Lampadas Fluorescentes - Têm conserto?


fmarquesan

Posts recomendados

Me perdoem a ignorância total sobre o assunto, mas tenho aqui no escritório uma caixa com uns 20 reatores eletrônicos, todos 2X40W, que aparentemente não tem nada de defeito. Pra olhar, parece novo. Mas foram substituídos.

Seriam essas peças mesmo tão frágeis? Porque se danificam tanto? Todo mês tem que trocar algum aqui.

Ou será que são os eletricistas que estão me enganando?

Eu não preciso nem perguntar mais. Se a lâmpada pisca, é o reator que faleceu. E lá vem eles com uma requisição de material, para mais um reator. E a caixinha vai enchendo.

Alguém já ouviu falar de consertar esses reatores? Ou seriam eles como drives de disquete? Que o baixo custo não compensa o reparo?

Alguém me dê uma orientação. Os reatores parecem muito perfeitos, para serem descartados, mas se não tem nada a fazer, o jeito vai ser o Lixo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, tudo tem conserto! você só tem q analisar se compensa ou não. muitas vezes um conserto fica mais coro q uma coisa nova e se basiando no reator vamos fazer um orçamento:

se danificar transitor, diodo, resistor e capacitor, ja não compesa;

se for só transistor, já compesa;

se torra tudo nem calcule;

se trocar de eletricista também pode compensar! o seu critério é q vai valer no orçamento! valeu?

Amigão, tudo tem conserto! você só tem q analisar se compensa ou não. muitas vezes um conserto fica mais coro q uma coisa nova e se basiando no reator vamos fazer um orçamento:

se danificar transitor, diodo, resistor e capacitor, ja não compesa;

se for só transistor, já compesa;

se torra tudo nem calcule;

se trocar de eletricista também pode compensar! o seu critério é q vai valer no orçamento! valeu?

OBS: qualquer ajuda estamos aqui para sanar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, O projeto destes reatores são feitos para caso entre em curto ou sobrecarga

torem os transistores, diodos retificadores e fusistor.

O unico caro ai são os transistores (6Real cada, pequena quantidade) inclusive você nem acha na praça são importados por isto não compensa o conserto. você pode acha-los nas lampadas compactas que ao contrario dos reatores, so queima o fosforo em 95% das vezes porém somente as com 25W ou mais servem.

ps: estes reatores não fazem as lampadas piscarem ou funciona ou pifa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seriam essas peças mesmo tão frágeis? Porque se danificam tanto? Todo mês tem que trocar algum aqui.

Ou será que são os eletricistas que estão me enganando?

Depende da marca que você está usando. Existem alguns no mercado que não duram nem um mês.

Alguém já ouviu falar de consertar esses reatores? Ou seriam eles como drives de disquete? Que o baixo custo não compensa o reparo?

Alguém me dê uma orientação. Os reatores parecem muito perfeitos, para serem descartados, mas se não tem nada a fazer, o jeito vai ser o Lixo mesmo.

Existem profissionais que consertam reatores eletrônicos e lâmpadas fluorescentes compactas "em lote" (para compensar).

Não sei se existe na sua cidade, mas, seria interessante você verificar e talvez até propor à algum técnico que esteja a fim de ganhar um dinheirinho extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo, se está como você diz, que olhando nao se ve nenhum defeito, tem uma grande chance de ser o diodo (uma pecinha pequeninha preta e prata em formato de u) tenta troca essa peça por outra de mesma potencia, essa peça é baratinha, ter que ter mais de uma, troca todos dai , se funcionar ou nao posta ai a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conserto reatores eletrônicos e placas de lâmpadas econômicas aqui em Santos, direto, vale a pena sim, eu, por exemplo, cobro R$2,00 para soldar, mais o valor das peças apenas! (em geral, mesmo trocando transistors - aqui é fácil de achar esses para reatores - sai menos de R$10,00). Atenção: NUNCA JOGUE FORA NENHUM PRODUTO ELETRÔNICO "QUEIMADO", sempre dá pra VENDER ou USAR os componentes em outros projetos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Me perdoem a ignorância total sobre o assunto, mas tenho aqui no escritório uma caixa com uns 20 reatores eletrônicos, todos 2X40W, que aparentemente não tem nada de defeito. Pra olhar, parece novo. Mas foram substituídos.

Seriam essas peças mesmo tão frágeis? Porque se danificam tanto? Todo mês tem que trocar algum aqui.

Ou será que são os eletricistas que estão me enganando?

Eu não preciso nem perguntar mais. Se a lâmpada pisca, é o reator que faleceu. E lá vem eles com uma requisição de material, para mais um reator. E a caixinha vai enchendo.

Alguém já ouviu falar de consertar esses reatores? Ou seriam eles como drives de disquete? Que o baixo custo não compensa o reparo?

Alguém me dê uma orientação. Os reatores parecem muito perfeitos, para serem descartados, mas se não tem nada a fazer, o jeito vai ser o Lixo mesmo.

olá ?

É muito estranho os reatores apresentarem problemas, porque normalmente eles são são os últimos a mostrar qualquer sinal de defeito . Acho que alguns desses podem estar bons.

Mas de qualquer modo aconselho ao Sr. chamar um técnico pra vistoriar esta instalação se esses reatores mostrarem defeito em intervalos de tempo pequenos , caso isso aconteça repito para que chame um Técnico .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, hoje em dia, é mais fácil queimar os reatores pretos do que os eletrônicos.

Quando lançaram no mercado os 1ºs reatores eletrônicos, queimava bastante, mas agora é raro acontecer isso. Você pode verificar se não esta dando sobre-tensão aí, é uma possibilidade bem considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...