Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar Compartilhamento de Arquivos e Impressoras - Tópico Central


fabio1106

Posts recomendados

Segue meu problema:

Tenho uma rede entre 2 computadores com ip fixo (sem serviço DHCP, pois não entendo nada de DHCP)

E cliente teve problemas com a internet ontem e chamou o pessoal que da suporte a rede, depois que eles fizeram o suporte, a rede voltou mas o computador que utiliza a rede para imprimir não esta conseguindo.

A faixa de ip na rede é 192.168.48.xx mas o lá em 'impressoras e aparelhos de faz' do painel de controle (no pc que imprime pela rede) notei que a impressora esta configurada para o ip: 192.168.1.150

Pois bem, neste pc não consigo acessar a opção propriedades do icone desta impressora pois me da a mensagem: 'o spooler não esta executando', vou em services.msc\spooler de impressão, paro o serviço e inicio novamente para ter certeza que esta ativo, não funciona.. ele talmbé esta configurado para iniciar automaticamente. ja tentei reiniciar o pc mas nao funciona.

na máquina que esta conectada diretamente com a impressora posso ir na opção propriedades, porém não sei o que posso fazer..

No pc que utiliza a rede para imprimir ele deve estar direcionado ao ip do pc que esta conectado a impressora ou ao ip da impressora?

se aquele é o ip da impressora e preciso concertá-lo, como faço isso? mudar o ip da impressora?

não entendo muito de impressoras e rede, e com certeza não entendo nada de impressoras em rede.. hehe

por favor, se tiverem alguma sugestão digam exatamente passo a passo (onde devo ir, clicar aonde, exemplo: "acesse o serviço xxxxx para mudar o ip" - clique em xxxx para acessar o serviço xxxxx e depois na aba xxxxx...etc..)

O sistema das 2 maquinas é o windows xp, a impressora é uma EPSON 840

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue meu problema:

Tenho uma rede entre 2 computadores com ip fixo (sem serviço DHCP, pois não entendo nada de DHCP)

E cliente teve problemas com a internet ontem e chamou o pessoal que da suporte a rede, depois que eles fizeram o suporte, a rede voltou mas o computador que utiliza a rede para imprimir não esta conseguindo.

A faixa de ip na rede é 192.168.48.xx mas o lá em 'impressoras e aparelhos de faz' do painel de controle (no pc que imprime pela rede) notei que a impressora esta configurada para o ip: 192.168.1.150

Pois bem, neste pc não consigo acessar a opção propriedades do icone desta impressora pois me da a mensagem: 'o spooler não esta executando', vou em services.msc\spooler de impressão, paro o serviço e inicio novamente para ter certeza que esta ativo, não funciona.. ele talmbé esta configurado para iniciar automaticamente. ja tentei reiniciar o pc mas nao funciona.

na máquina que esta conectada diretamente com a impressora posso ir na opção propriedades, porém não sei o que posso fazer..

No pc que utiliza a rede para imprimir ele deve estar direcionado ao ip do pc que esta conectado a impressora ou ao ip da impressora?

se aquele é o ip da impressora e preciso concertá-lo, como faço isso? mudar o ip da impressora?

não entendo muito de impressoras e rede, e com certeza não entendo nada de impressoras em rede.. hehe

por favor, se tiverem alguma sugestão digam exatamente passo a passo (onde devo ir, clicar aonde, exemplo: "acesse o serviço xxxxx para mudar o ip" - clique em xxxx para acessar o serviço xxxxx e depois na aba xxxxx...etc..)

O sistema das 2 maquinas é o windows xp, a impressora é uma EPSON 840

Obrigado!

-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-

Boas Novas,

Esta impressora esta conectada localmente á um PC da Rede ???

Ás máquina fazem parte de um mesmo Grupo de Trabalho ou estão dentro

de um Domínio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!-

Boas Novas,

Esta impressora esta conectada localmente á um PC da Rede ???

Ás máquina fazem parte de um mesmo Grupo de Trabalho ou estão dentro

de um Domínio ?

esta conectada a um pc pelo cabo, e o outro imprimi pela rede... o que imprimi pela rede é o que nao consegue desde que que foi dado suporte a rede que estava com problemas

é um grupo de trabalho..

mas acredito que o problema mesmo estaja na inconsisstencia dos ips

a rede é 192.168.48.xx e a impressora é 192.168.1.150

porém não sei modificar

é uma epson840

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta conectada a um pc pelo cabo, e o outro imprimi pela rede... o que imprimi pela rede é o que nao consegue desde que que foi dado suporte a rede que estava com problemas

é um grupo de trabalho..

mas acredito que o problema mesmo estaja na inconsisstencia dos ips

a rede é 192.168.48.xx e a impressora é 192.168.1.150

porém não sei modificar

é uma epson840

Essa impressora esta ligada em uma estação (cliente) e a mesma esta compartilhada para os demais? Ou essa impressora está em um Print server?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa impressora esta ligada em uma estação (cliente) e a mesma esta compartilhada para os demais? Ou essa impressora está em um Print server?

Desculpa, como dei uma olhada muito rápida ontem, não verifiquei esses dados..

hoje vou olhar certinho, porém pelo que percebi como é a rede, posso adiantar que não é um print server, me pareceu uma rede bem simples caseira..

Até eu confirmar estas dúvidas considerem que ela esta ligada a uma estação e esta esta ligada para os demais (meio óbvio, pois o computador que esta ao lado da impressora imprimi corretamente, e o outro que fica distante não consegue)

Considerem assim.. pois eu gostaria de ter uma luz antes de votar lá hoje ao fim da tarde..

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, como dei uma olhada muito rápida ontem, não verifiquei esses dados..

hoje vou olhar certinho, porém pelo que percebi como é a rede, posso adiantar que não é um print server, me pareceu uma rede bem simples caseira..

Até eu confirmar estas dúvidas considerem que ela esta ligada a uma estação e esta esta ligada para os demais (meio óbvio, pois o computador que esta ao lado da impressora imprimi corretamente, e o outro que fica distante não consegue)

Considerem assim.. pois eu gostaria de ter uma luz antes de votar lá hoje ao fim da tarde..

Grato!

Tchê, me tira uma dúvida, tem servidor essa rede? Porque se tiver um server, e estiver com dominio, pode ser que você tenha que liberar o acesso para tal usuario. (clica na impressora com o botão direita e vá em Propriedades na aba segurança adicione esse usuário, se caso não tiver restrições para imprimir, coloque "TODOS", que automaticamente todos do dominio poderam imprimir na mesma)

No caso de Grupo de trabalho, não precisa fazer isso, basta compartilhar-la e nas estações que deseja imprimir, basta ir em: Menu Iniciar -> Executar -> \\(nome da estação que esta compartilhando a impressora), vai abrir uma janela com o que a mesma esta compartilhando, la tera a impressora, clique com o botão direito do mouse e vá em "conectar". Depois do feito só imprimir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tchê, me tira uma dúvida, tem servidor essa rede? Porque se tiver um server, e estiver com dominio, pode ser que você tenha que liberar o acesso para tal usuario. (clica na impressora com o botão direita e vá em Propriedades na aba segurança adicione esse usuário, se caso não tiver restrições para imprimir, coloque "TODOS", que automaticamente todos do dominio poderam imprimir na mesma)

No caso de Grupo de trabalho, não precisa fazer isso, basta compartilhar-la e nas estações que deseja imprimir, basta ir em: Menu Iniciar -> Executar -> \\(nome da estação que esta compartilhando a impressora), vai abrir uma janela com o que a mesma esta compartilhando, la tera a impressora, clique com o botão direito do mouse e vá em "conectar". Depois do feito só imprimir.

Caro,

não é um domínio e sim um grupo de trabalho, uma rede bem caseira com internet compartilhada distribuida por um roteador...

a sua informação já me acrescentou algo em conhecimento, pois nao mexo bem com redes e nunca havia comnpartilhado a impressora.. grato!

Porém se puder matar-me algumas duvidas:

A impressora já estava compartilhada e funcionando bem, apenas quando a rede foi mexida o pc que imprime pela rede parou de imprimir, apezar da rede estar funcionando bem...

acredito que seja pela inconcistencia dos ips entre a impressora e a faixa de ip da rede, que, se antes eram iguais, agora nao sao mais.. como eu nao sabia como trocar o ip da impressora, mudei o ip dos 2 computadores da rede para entrarem na mesma faixa da impressora, mas continuou nao funcionando...

Se eu apenas trocar o ip da impressora para dentro da faixa de ip da rede deveria resolver? se sim, como eu TROCO O IP DA IMPRESSORA (EPSON840)

Eu vou hoje tentar o que voce me sugeriu, amigo, porém gostaria de saber sobre essas duvidas mesmo que apenas nivel de curiosidade...

ahh no fim da tarde eu vou lá, depois digo se resolver...valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro,

não é um domínio e sim um grupo de trabalho, uma rede bem caseira com internet compartilhada distribuida por um roteador...

................................................

Bueno, aconselho a criar um novo Grupo de trabalho, comece do inicio. Já passei por isso muitas vezes. Mais bastava tirar-los do grupo, e criar um com o nome diferente e coloca-los novamente. A principio era simples assim ^_^.

Faz o seguinte, faça isso. De uma olhada também no Firewall para ver se não esta bloquiando o compartilhamento:

(Painel de comtrole -> Firewall do Windows -> Aba Exceções, marque a caixa do "Compartilhamente de Arquivos e Impressoras" e clique em "OK".)

O windows geralmente vem com essa opção abilitada, mais não custa darmos uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, obrigado pessoal pela ajuda significativa..

mas já está pronto!

no ultimo dia eu também não tive tempo de passar lá pra olhar, pois quando pude já havia passado o horario de funcionamento do escritorio deles..

ontem falei com o cara (somos do mesmo predio) ele me falou que esteve lá outro técnico e após dar uma olhada, disse a ele que somente os admistradores da rede que fizeram a alteração poderiam resolver.. então foram chamados e eles vieram e resolveram o problema..

eu fiquei curioso apenas para saber do que se tratava.. mas fiquei no escuro. tudo bem, pelo menos o problema foi resolvido ;)

abraço a todos e obrigado pela assistência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, obrigado pessoal pela ajuda significativa..

mas já está pronto!

no ultimo dia eu também não tive tempo de passar lá pra olhar, pois quando pude já havia passado o horario de funcionamento do escritorio deles..

ontem falei com o cara (somos do mesmo predio) ele me falou que esteve lá outro técnico e após dar uma olhada, disse a ele que somente os admistradores da rede que fizeram a alteração poderiam resolver.. então foram chamados e eles vieram e resolveram o problema..

eu fiquei curioso apenas para saber do que se tratava.. mas fiquei no escuro. tudo bem, pelo menos o problema foi resolvido ;)

abraço a todos e obrigado pela assistência!

Não so você, todos ficamos!

Porque é assim que se aprende!

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos.

Estou tendo um problema com compartilhamento de pastas entre dois micros que rodam win vista. É o seguinte: montei uma rede wireless com um dlink DIR-300 e o compartilhamento de pastas estava rodando bem entre meu desktop (vista ultimate) e meu note (vista home premium), ambos com o mesmo nome de grupo de trabalho (WORKGROUP). Porém, depois que instalei um novo HD, ao tentar compartilhar uma pasta com várias sub pastas (filmes de alta definição, de 4 a 8 gigas, basicamente; uma pasta por gênero e uma pasta por filme, para organizar), percebi que ao tentar enxergar esses arquivos no meu note, nem todos aparecem. Dos mais de 70 filmes, só 48 estão visíveis. Vale lembrar que a pasta está configurada para controle total para o grupo "Todos".

Explicando melhor: dentro da pasta "filmes", tenho a subpasta "ação", e dentro desta tenho uma pasta para cada filme. Faço o mesmo para cada gênero. O engraçado é que eu tenho 7 filmes dentro dessa pasta, mas no meu note só aparecem 5. O mesmo acontece com algumas outras pastas, em que estão faltando um ou vários filmes. E o pior de tudo é que se eu tento compartilhar só a pasta "ação", continuam aparecendo os mesmos 5 filmes! Já tentei até mesmo eliminar as subpastas com o nome do filme, ou seja, deixar todos os arquivos (cada filme e sua respectiva legenda) em uma pasta só, mas no caso dos dois "sumidos", só aparece a legenda, e não o arquivo do filme.

Será que é algum problema de configuração, bug do vista ou o meu SO já está corrompido? Conto com a ajuda dos amigos para solucionar este mistério (pelo menos pra mim é um mistério).

Abraço a todos,

Tgoalves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, ja li alguns tÓpicos para compartilhar impressora, mas devido a minha total ignorância, nÃo obtive exito, se alguem puder me auxiliar passo a passo a compartilhar uma impressora na minha rede domestica, tenho uma mpressora hp deskjet f4100 series, windows vista starter e ja tentei de todas as forma e nÃo consigo habilita-la para compartilhamento, nem aparece nas opÇÔes "compartilhamento", nÃo sei o que fazer, meu rote ´d-link dir 300, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dae galera...

Tenho uma rede composta por 7 PCs (todos com Win XP SP2 e SP3, utilizando a mesma faixa de IP: 192.168.1.X e mesmo grupo: GRUPO) onde preciso compartilhar uma pasta para que apenas 3 PCs possam ter acesso, sendo:

2 destes PCs, todos os usuarios podem ter acesso a pasta.

Ja no outro PC que é operado por mais de uma pessoa, somente um dos usuário pode ter acesso a esta pasta.

Compartilho a pasta e em permissões ao adicionar usuário e selecionar o mesmo, não consigo alterar o campo "Deste local" e quando clico em Locais... apenas mosta o meu próprio PC.

Como posso fazer?

Att.: GuGaW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dae galera...

Tenho uma rede composta por 7 PCs (Win XP SP2 e SP3) onde preciso compartilhar uma pasta para que apenas 3 PCs possam ter acesso, sendo:

2 destes PCs, todos os usuarios podem ter acesso a pasta.

Ja no outro PC que é operado por mais de uma pessoa, somente um dos usuário pode ter acesso a esta pasta.

Compartilho a pasta e em permissões ao adicionar usuário e selecionar o mesmo, não consigo alterar o campo "Deste local" e quando clico em Locais... apenas mosta o meu próprio PC.

Como posso fazer?

Att.: GuGaW

-------------------------------------------------------------------------

Boas :

1º Todas as Máquinas deveram estar no mesmo Grupo.de.Trabalho

e ou mesmo Domnínio.

2º Todas as Máquinas deveram têr os seguintes protocolos ativos

e habilitados:

. Clientes para Redes MicroSoft

. Protocolo TCP/IP

. Compartilhamento de Arquivos e Impressoras

. Agendador de Pacotes QoS

3º Todas as Máquinas estarem na mesma faixa de IP / Máscara de Sub Rede/

Gateway Padrão / DNS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos

Estou com um problema muito estranho, e gostaria da ajuda e conselhos de vocês.

Montei uma rede doméstica entre 2 computadores, 1 desktop com Windows Vista Home Basic e um notebook com Windows XP SP2; estão interligados em uma rede WI-FI através de um roteador NETGEAR; o desktop conectado ao roteador via cabo e o notebook via WI-FI.

Os 2 computadores, estão configurados com IP dinâmico e estão no mesmo GRUPO DE TRABALHO, e não há cadastro de usuários (abrem direto sem solicitar senha).

Tanto no desktop quanto no notebook, se acesso o ambiente de rede, consigo visualizar a estrutura da rede, vejo os 2 computadores, porém, se estou no desktop e tento acessar o notebook pela rede para acessar os arquivos compartilhados, recebo a mensagem que "o local de rede não está acessível ou você não tem permissão para acessar..." o mesmo acontece se do notebook tento acessar o desktop (Tenho uma impressora ligada no desktop, e preciso compartilha-la para poder imprimir pelo notebook).

Já verifiquei as permissões, firewall etc, mas não consigo entender o que pode estar acontecendo...

Por favor mestres, me dêem uma luz...

Desde já agradeço...

[]'

Pessoal, quero corrigir uma informação:

No Desktop, trata-se do Windows Vista Starter Edition

Andei lendo pela internet, essa versão do Vista não permite compartilhamento de arquivos e nem impressora, certo?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos.

... Porém, depois que instalei um novo HD, ao tentar compartilhar uma pasta com várias sub pastas (filmes de alta definição, de 4 a 8 gigas, basicamente; uma pasta por gênero e uma pasta por filme, para organizar), percebi que ao tentar enxergar esses arquivos no meu note, nem todos aparecem. Dos mais de 70 filmes, só 48 estão visíveis. Vale lembrar que a pasta está configurada para controle total para o grupo "Todos"...

Desculpe se parecer tão óbvio, mas vale a pena eu perguntar..

Já checou se os arquivos não estão ocultos? é que como são apenas alguns que não aparecem, sugere esta possibilidade...

Outra coisa você disse que a pasta esta configurada para 'controle total a "todos"'.. como não sei se você esta usando algum programa para distribuir e restringir privilégios na rede, perunto? Há alguma opção de distribuir provilégios a arquivos em específico? assim como há para pastas, pessoas e computadores, etc..

se há, cheque isto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe se parecer tão óbvio, mas vale a pena eu perguntar..

Já checou se os arquivos não estão ocultos? é que como são apenas alguns que não aparecem, sugere esta possibilidade...

Outra coisa você disse que a pasta esta configurada para 'controle total a "todos"'.. como não sei se você esta usando algum programa para distribuir e restringir privilégios na rede, perunto? Há alguma opção de distribuir provilégios a arquivos em específico? assim como há para pastas, pessoas e computadores, etc..

se há, cheque isto...

Olá, amigo.

Respondendo às suas perguntas: Não, nenhum dos arquivos ou pastas está marcado como oculto (nem mesmo "somente leitura"). Quanto à questão dos privilégios de rede, não usei nenhum programa específico, somente as opções avançadas de compartilhamento do próprio win vista.

Um abraço,

Tgoalves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-------------------------------------------------------------------------

Boas :

1º Todas as Máquinas deveram estar no mesmo Grupo.de.Trabalho

e ou mesmo Domnínio.

2º Todas as Máquinas deveram têr os seguintes protocolos ativos

e habilitados:

. Clientes para Redes MicroSoft

. Protocolo TCP/IP

. Compartilhamento de Arquivos e Impressoras

. Agendador de Pacotes QoS

3º Todas as Máquinas estarem na mesma faixa de IP / Máscara de Sub Rede/

Gateway Padrão / DNS

dae galera...

pois é Silve lord... Todos os PCs estão no mesmo grupo de trabalho, com as opções Clientes para Redes MicroSoft, Protocolo TCP/IP, Compartilhamento de Arquivos e Impressoras e Agendador de Pacotes QoS habilitadas.

Agora estou utilizando a faixa de IP 10.1.1.X com a mascara de subrede 255.0.0.0 e gatway 10.1.1.1 e DNS 10.1.1.1 (pois está configurada no modem DLink 500B que utilizamos).

Compartilho uma pasta, e todos os PCs conseguem acessar, copiar, remover, alterar, etc... o conteudo da mesma.

Então, removo todas as permissoes de usuarios, adiciono a permissão total para o meu usuário e tudo OK...

Assim que vou add um usuário de outro PC, não consigo localizar a rede e o grupo de trabalho para detectar os demais usuários...

pois tenho que deixar 3 dos 7 PCs conforme abaixo:

2 PCs, todos os usuarios podem ter acesso total a pasta.

1 PC que é operado por mais de uma pessoa, somente um dos usuário pode ter acesso a esta pasta.

Como faço?

Att.: GuGa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No Desktop, trata-se do Windows Vista Starter Edition

Andei lendo pela internet, essa versão do Vista não permite compartilhamento de arquivos e nem impressora, certo?

Grato

Cara, pelo que sei essas versões "Starter Edition" tem apenas a limitação de (salvo engano) no máximo 3 ou 5 aplicativos abertos simultaneamente... mas quanto à integração deles em uma pequena rede, eu não acredito haver exatamente a impossibilidade de coloca-los em redes domésticas....

Vá em "Centro de Rede e Compartilhamento" e verifique quais serviços de rede estão com a opção de "Proteção com Senha" ativados e configure-os para funcionarem sem a senha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu tenho um PC com winXp e um notebook com Win Vista home que compartilham internet banda larga virtua. O modem é ligado em um roteador wireless dlinkdir-300. Do roteador saem um cabo de rede (azul) que é ligado no PC. O sinal do notebook é Wireless.

O que eu gostaria de saber é há a possibilidade de deu conseguir trocar arquivos entre os dois computadores.

A gravadora de DVD do note zoou e o HD esta cheio. Não aguento mais tirar arquivos de um e passar para o outro via pendrive. A conexão usb do PC é 1.1 e demora horas para copiar os arquivos do pendrive.

Será que alguém poderia me ensinar ou indicar um topico ou um tutorial bem básico, tipo passo-a-passo para alguem que não sabe nada do assunto?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta colocar os dois micros no mesmo grupo ("painel de controle", "sistema", aba "nome do computador", botão de nome "alterar"). Em grupo de trabalho coloque o mesmo nome nos dois PCs.

Atente que no Vista, não sei exatamente onde é, mas na parte de rede, tem umas opções para habilitar compartilhamento, permitir que outros PCs acesse o seu PC, alguma coisa assim.

Feito isso, através do ícone de rede na área de trabalho, pode-se tentar localizar o PC através do ícone de rede que, geralmente, se tem na área de trrabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, talvez o assunto possa ser velho, porém ainda não consegui achar uma solução de jeito nenhum. Possuo um computador com Windows Vista e vários outros com XP, todos em rede, tudo funciona normalmente e de todos os computadores consigo ver a rede, acessar pastas compartilhadas e etc, porém ninguém consegue acessar as pastas compartilhadas do Vista, recebo uma mensagem de "Acesso negado" e pronto.

Já vasculhei tudo que podia no Google, já mexi com permissões de compartilhamento, liberei acesso total para todo mundo mas mesmo assim nada de funcionar. Só pra constar também eu já desliguei antivírus, firewall e tudo mais que tinha mas não funciona. A única solução que vi na internet mas não tentei foi criar um usuário com o mesmo nome do user do Vista, porém não posso fazer isso pois é inviável.

Então, alguém aí poderia me dar uma luz do que eu posso fazer? Eu juro que me arrependo do fundo da alma por ter instalado esse Vista em apenas uma máquina só pra ter problemas...

Aliás, caso alguém pergunte, também desliguei o compartilhamento de arquivos por senha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas:

Aconselho a verificar:

Mesmo nome de Grupo.de.Trabalho nas máquinas

Instalado e Habilitado em todas ás máquinas:

. Clientes para Redes MicroSoft

. Protocolo TCP/IP versão 4

. Compartilhamento de Arquivos e Impressoras

. Agendador de Pacotes QoS

Mesma faixa de IP, mesma Sub.Rede, mesmo Gateway e DNS

Instalar o último Service Pack nas máquinas com

todas suas correções...

Verificar permissões de Pastas, Grupo de Usuários e Usuários

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...