Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar Módulo automotivo na tomada


rasfe

Posts recomendados

Bom galera...seguinte...

Eu to começando a montar um sonzinho leve aqui em casa (algo em torno de uns 140wRMS ^_^), mas não to querendo gastar os absurdos que se ve por ai por kitzinhos de sub e home theater....

Bom, a questão é que eu estou tentando ligar um módulo automotivo QBase modelo QB2250 na tomada (e sem queima-lo é claro) hehehe

No site do fabricante é informado que ele (o módulo) consome de 0,12A a 10A sob a tensão elétrica de 12 a 14,4 VCC...

Eu estava pensando em ligar ele a uma daquelas fontezinhas "genéricas" de 12V e 2A (como as de guitarra elétrica por exemplo)... mas acho que não vai dar muito certo, ou estou errado?

Outra ideia (até infeliz talvez) é de tentar transformar uma fonte AT em fonte estabilizadora para o módulo...

O que vocês acham??

To no caminho certo pra consegui faze essas gambiarras e ficar com um som legalzinho ou tenho que muda muita coisa??

...se sim gostaria da ajuda de vocês ^_^

obs.: as caixas que vou ligar neste módulo são caixas acústicas philips de 125wRMS cada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parcero, seguinte, não sou muito bem em eletrônica não !!!!!! :(:(

Mas te digo uma coisa, vá em casas de eletrônica e procure sobre fontes AC/DC de 12 até 14v com uns 8A à 12A......

Ou se preferir (como eu), monte a sua própria fonte, AS VEZES SAI MAIS BATATO. Se optar por montar, pesquise na internet, fontes que atendam a sua demanda.

Esses tipos de fontes são como módulos de auto-som, esquentam um pouco, ai é só fazer um sistema que CAPTE CALOR (dissipador, como nos computadores. e FAN a famoza fentuinha (ventiladorzinho)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to vendo que vão me chingar aqui, mas olha só:

esses dia eu queria fazer aquela modificação da atx, só que a fonte queimou os transistores de entrada. como eu nao tinha dinheiro para comprar outra, a solução foi em ir lojas de computadores e pedir fontes atx estragadas. o cara da loja me deu 3 fontes, e quando em casa abri elas para verificar o que estava estragado, para minha surpresa em 2 fontes o unico problema foi o fusivel de entrada, que estava queimado. então soldei um pedacinho de fio fino nos terminais dele, e essas 2 fontes estão ate hoje alimentando os meus aparelhos.

a minha dica é de que voce faça como eu, va nessas lojas e peça fontes estragadas, pois voce pode dar a mesma sorte que eu!!

eu pegaria umas 4 ou 5 fontes e colocaria em paralelo, acho que seria suficiente para fornecer os 10A, se nao for, por favor me corrijam!!

se por acaso nao funcionarem, nao ha problema, pois voce nao gastou nenhum tostao nelas!! heheheheheheh

arranje outras e tente novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parcero, pode até dar certo !!!!

Mas não se esqueça que as fontes dão 12v. E o amigo ali precisa uma de 14v.

Sabe por que que pode dar certo, por que quando ele precisar desses 2v a mais (normalmente para fazer o grave do som (30Hz à 100Hz)) pode cer que haja um embolamento do som (espécie de distorção).

Lembre-se, que a distorção ocorre quando o AMPLIFICADOR (módulo) está tocando no máximo !!!!

Pode até ser que eu tenha falado ME**A. Por isso espere mais alguem opinar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

henriqueberthem -

Legal essa pra resfria a fonte.. nao tinha pensado nisso.. tinha pensado no simples "desliga a fonte quando esquentar" :unsure: hehehe

hgccsp -

Desculpa, mas eu so muito burro em eletronica.. como eu conceguiria ligar elas entre si?? :huh:

E supondo que eu conciga os 10A ou mais... a vontagem não iria subir muito?

hgccsp -

Vou tentar apostar no barato hehehe

faller -

Eu estava pensando em me basear por este tutorial mesmo pra fazer o "mod" na fonte...

Bom galera, seguinte....

Se eu ligar uma fonte de 12V e uns 2A vai queimar tudo, certo?

Porque??

Iria por acaso queimar a fonte e faze da curto no módulo??

E se eu ligar uma fonte de 14V e uns 20A ainda sim pode queimar tudo?

Porque?

...lembrando que o módulo consome de 0,12A a 10A sob a tensão de 12 a 14,4 VCC...

Desculpem se pareço aqueles bebezinhos na época dos "porques" ...:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rasfe, vou fazer um desenho explicando como ligar elas.

quanto as outras perguntas, se você ligar uma fonte 12V 2A, quando for utilizar o som num volume um pouco maior a fonte queimara, mas se você conseguir uma fonte de 14V 20A vai ser o ideal, pois assim ela vai conseguir fazer o som funcionar na maior potencia tranquilinha, mal vai esquentar. com uma fonte dessas você poderia ligar até 2 modulos nela, mas meio em cima do limite, então o ideal seria uma de uns 25A ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hgccsp -

Então se eu fizer o esquema aquele de transformar (com sucesso é claro) uma fonte AT em uma fonte estabilizada de 14V vou conseguir ligar o módulo tranquilo né??

Outra coisa, com o multimetro eu consigo ver quantos amperes a fonte esta passando? ou o limite que ela pode chegar.... sl

...tenho quase certeza que a pergunta é muito *****, mas pra quem não sabe (como é meu caso) é um dos grandes dilemas

heehhehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui esta o link de como fazer a ligaçao das fontes em paralelo:

http://www.4shared.com/file/21088816/be07285e/atxparalelo.html

o fio amarelo é o +12V da atx. voce vai ter que usar os diodos para nao sobrecarregar alguma das fontes devido a diferença de potencial entre elas. cada diodo suporta 3A, se quiser pode ligar 2 diodos em paralelo em cada fonte. (eu aconselho)

se modificar vai conseguir sim, mas vai ter que colocar fontes em paralelo do mesmo modo da figura.

com o multimetro é possivel medir a corrente sim, mas voce vai ter que ter uma carga ligada a fonte, e o multimetro vai ligado em serie com a carga, e NAO em paralelo, senao você fecha curto na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
seria uma necessidade.

acredito que uma fonte atx possa fornecer uns 3A em +12V, então para 10A/3A = 4 fontes para mais segurança, pois somente uma nao vai aguentar.

Uma fonte típica AT (aquelas antigas, ideais para fazer o mod até porque valem uns R$ 15 no mercado) pode suprir algo em torno de 10 a 15 Amperes em 12 Volts. Ao fazer o mod e levantar a tensão para 14 Volts é possível que ela baixe um pouco a sua capacidade de suprimento de corrente para uns 8,5 a 13 Amperes.

Uma vantagem desse tipo de fonte, mesmo com mod, é a sua entrada em proteção no caso de um curto ou no caso de seu módulo amplificador puxar mais do que ela pode fornecer. Ai é só desligar da tomada e ligar novamente.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... a parte de ligar o módulo na tomada acho que ta quase resolvido.. no fim de semana vou comprar a fonte e testar pra ver se da tudo certo...

Eu só tenho mais uma dúvida...

Se eu ligar o módulo aos fios de uma caixa de som velha a fim de usar ela (a caixinha velha) como botão de liga e desliga e controle de volume...

Sera que trara alguma complicação??

..eu estava lendo umas coisas a respeito e alguns falam que tenho que usar um potenciometro ou algo do genero....

saberiam me falar alguma coisa?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fonte típica AT (aquelas antigas, ideais para fazer o mod até porque valem uns R$ 15 no mercado) pode suprir algo em torno de 10 a 15 Amperes em 12 Volts. Ao fazer o mod e levantar a tensão para 14 Volts é possível que ela baixe um pouco a sua capacidade de suprimento de corrente para uns 8,5 a 13 Amperes.

Uma vantagem desse tipo de fonte, mesmo com mod, é a sua entrada em proteção no caso de um curto ou no caso de seu módulo amplificador puxar mais do que ela pode fornecer. Ai é só desligar da tomada e ligar novamente.

Abraço...

então eu gostaria de uma explicação de porque uma fonte dessas, modificada e funcionando corretamente com tensão de saida de 13.8V nao conseguiu fazer funcionar um PX que consome 2,5A, queimando, assim, os transistores de entrada da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu mesmo já fiz duas desses MODs. Ambos funcionaram perfeitamente. Todos os dois alimentavam amplificadores de áudio para baixas frequências (sub-woofer) O único problema constatado é que quando o volume era muito alto (com uma corrente média da fonte da ordem de 8 Amperes) um acréscimo de volume ou numa explosão da música, volta e meia a fonte entrava em proteção, e esse efeito não consegui eliminar. Não ficou sendo um defeito significativo pois nos dois casos não se ia utilizar de volumes de áudio elevados daquele modo.

Quanto ao teu caso, ter queimado por alimentar um PX, não tenho a mínima ideia, mas vou chutar algumas possibilidades:

1) O MOD não ter sido bem executado;

2) A fonte não ser do mesmo tipo que usei (se bem que eu usei uma que nem nome tinha e a outra tinha sim mas não me lembro);

3) Os picos de corrente apresentados por esse equipamento TX serem muito mais altos que o consumo médio (muito pouco provável).

Ou seja. Eu mesmo não acho essa solução do MOD da fonte AT uma maravilha, mas sou obrigado a concordar que quando se necessita de correntes da ordem de 10 A, em 12 ou 14 Volts CC, não existe alternativa mais barata.

Observação: Esses dois MOD´s que fiz encontram-se em funcionamento ainda. Um deles tem mais ou menos 1,5 anos o outro tem meio ano. Os dois usados em caixa com Sub-Woofer, e seu uso é áudio e alimentando módulo de potência automotivo (Módulo Jungle SW360).

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A modificação estava correta, pois se eu invertesse a polaridade dos diodos ou trocasse o lugar da solda, a fonte entrava em curto e desarmava. o estranho é que queimou os transistores de entrada, onde ha alta tensão, e nao os de saida!!

muito estranho isso!

Uma ligação errada com os diodos, ou colocaria a proteção a funcionar, se em curto, ou colocaria a fonte desesperada a tentar recuperar os 5 volts sem conseguir de modo algum e ai a tensão da fonte iria para cima, sei lá passaria dos 20 volts se os diodos de algum modo estivessem inversamente polarizados ou em aberto. A tensão sendo alta provocaria a queima de teu rádio se nessa hora que alimentaste pela primeira vez o rádio já estivesse ali ligado e funciom=nando, ou a entrada em proteção também por excesso de corrente. Acho que não levaste sorte com essa tua fonte dai, ou queimou por tirar os transistores da área segura de operação.

Quanto aos transistores de potência, a fonte só os tem na entrada mesmo. É ai que tudo se regula. O princípio de funcionamento desse circuíto é muito simples. Veja no esquema.

PowerMod.jpg

Se retirares L2, a tensão de 5 volts da fonte não chega até aquele fio da realimentação que desce até encontrar o resistor R26 de 5K6 (ai tem que ter 5 Volts para a fonte permanecer estável) Para gerar esses 5 volts é colocado desde a saída de 12 Volts até a saída de 5 volts aquele arranjo dos dois diodos (ele estabelece uma tensão de 8,8 volts entre suas extremidades)

Ai está feito. Sem o retorno da tensão de 5 volts (falta de L2) a fonte subiria sua tensão de saída (alargando o pulso na entrada) até que na entrada do R26 chegassem os 5 volts. Ai estabilizaria. Agora os 12 Volts é quem irão fazer chegar lá a tensão de 5 volts. Como? a tensão da fonte de 12 Volts vai subindo até que, quando atingir 13,8 volts, lá no resistor R26, vai ter 5 volts (13,8 - 8,8 = 5 volts).

Note que nesse tipo de fonte não há controle individual para ajuste de cada tensão e sim um controle único, com maior ponderação na fonte de 5 volts (R26 de 5K6) e menor ponderação na fonte de 12 Volts (R27 de 27K) para formar um único sinal de realimentação que controlará os transistores de entrada.

Uma possível opção é que tenhas invertido um dos diodos (circuíto aberto) e desse modo a fonte tenha disparado e queimado os transistores de entrada não por corrente, mas sim por fazê-los entrar em um modo de operação em que a largura de pulso aplicada aos transistores fez com que eles entrassem em uma modo de comutação proibido. Uma espécie de avalanche onde quem acaba queimando o transistor é a energia armazenada sob a forma magnética no indutor primário do trafo. A largura do pulso aumenta tanto que um transistor não consegue parar de conduzir sem que o outro inicie, e ai babaus....Toda a tensão de entrada, quase 350 volts, com dois transistores curto circuitando...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com a fonte na mao,e olhei o circuito.

a saida dela nao tem a L2. onde deveria existir, tem apenas um jumper, que foi o que eu tirei para fazer a modificação. esse jumper conduzia ate a bobina grande.

creio que tenha sido corrente, pois antes de liga-la ao PX, eu testei em outros aparelhos, um deles uma daquelas TVs portateis de 5 polegadas P&B, que consome cerca de 1A e foi tudo tranquilo.

devo ter dado azar mesmo!

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rasfe,

pode usar fonte de pc sem medo. As fontes comuns com trafo, precisam de tensão na faixa de 14,4 por ter uma oscilação quando exigida maior corrente por parte da carga (equipamento consumidor). No caso da fonte at ou atx, a mesma possue uma maior regulagem, próxima do ideal.

Para utilizar duas fontes prefira que sejam da mesma marca. Corte os fios de um conector e ligue juntamente com os outros fios do conector da segunda fonte obdecendo as cores que não terá erro. Você estará ligando em paralelo, portanto permenece os 12 Volts e terá uma capacidade de fornecimento de corrente dobrada.

Vai sem medo, eu já utilizei várias vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rasfe,

pode usar fonte de pc sem medo. As fontes comuns com trafo, precisam de tensão na faixa de 14,4 por ter uma oscilação quando exigida maior corrente por parte da carga (equipamento consumidor). No caso da fonte at ou atx, a mesma possue uma maior regulagem, próxima do ideal. Não baixará de 12V e o módulo só precisa disso.

Para utilizar duas fontes prefira que sejam da mesma marca. Corte os fios de um conector e ligue juntamente com os outros fios do conector da segunda fonte obdecendo as cores que não terá erro. Você estará ligando em paralelo, portanto permenece os 12 Volts e terá uma capacidade de fornecimento de corrente dobrada.

Vai sem medo, eu já utilizei várias vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

é possível sim fazer este tipo de instalação em casa você esta certo

só e preciso ter uma boa fonte de alimentação para uso com uma boa

corrente e as fontes de computador são excelentes só que as fontes reais

as novas não esta mais vindo com amperagens suficiente cada fonte de pc atinge até 15 amperes cada uma use duas fontes uma para o modulo e outra para seus equipamentos aqui tenho um site que ensina e um bom tutorial http://www.cursodeeletronicadigital.com/2012/03/fonte-de-alimentacao.html

curso de eletrônica digital aulas básicas e teóricas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...