Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook HP DV6338SE: uma avaliação pessoal


RFP

Posts recomendados

Não costumo postar muito por aqui, mas como este espaço foi importante enquanto escolhia um notebook para comprar, gostaria de retribuir fazendo uma pequena avaliação do modelo que acabei adquirindo. Antes de tudo, é importante ressaltar que qualquer escolha de produto deve antes considerar as necessidades e funções que o usuário deseja executar. As minhas são tarefas mais básicas de edição de texto e trabalho com pesquisa cinetífica, que envolve trabalho com arquivos grandes de dados, texto, publicações gráficas, apresentações e imagens. Por isso, queria um computador com processador relativamente bom, memória RAM suficiente para viabilizar essas tarefas, boa bateria para uso em campo e espaço em disco grande, para que o note não tivesse problemas em se tornar um centro de trabalho. Rodar o Vista também era relativamente importante, pois penso em compatibilidade futura, mais do que retroativa. Acabei escolhendo o HP DV6338SE, cujas especificações são as seguintes:

Processador 1.8 GHz AMD Turion ™ 64 X2 Dual-Core Mobile Technology TL-56

512KB+512KB L2 Cache

1024MB DDR2 System Memory (2 Dimm)

NVIDIA GeForce Go 6150 (UMA)

160GB 5400RPM (SATA)

15.4" WXGA High-Definition Brightview Widescreen (1280 X 800)

Especificações completas

Preço: os sites especializados cobram entre R$ 2.700,00 e 3.700,00 para pagamento à vista.

O que há na caixa: notebook, bateria, fone de ouvido, controle remoto, documentação e um paninho, que imagino ser para limpeza.

Aspectos físicos: o notebook tem a base preta, a parte de cima branca e a interna cinza, sendo essas duas últimas com padrões discretos de desenho estilizado. As portas e conectores localizam-se nas laterais e na frente. Não há uma “trava”para fechamento da tela, ela fica sozinha na posição dobrada. O limite de abertura é de cerca de 120 graus. Acima do monitor há a webcam, ladeada por dois microfones. As caixas de som ficam na base, acima do teclado, como é comum. Logo abaixo das caixas há uma fileira de botões de toque com funções multimídia. O teclado tem teclas grandes, macias e silenciosas. Na parte de baixo da base há o touchpad, que conta com barra de rolagem e botão liga-desliga.

dscn9098vh0.th.jpg dscn9099nj3.th.jpg

dscn9102ap0.th.jpg dscn9104gs3.th.jpg

dscn9105kq7.th.jpg dscn9106yc6.th.jpg

programas: Windows Vista Home Premium, Microsoft Office (limitado a 60 dias), Microsoft Works, Norton Internet Security (limitado a 60 dias) e programas da HP, como o Care Advisor, que reúne informações sobre o computador.

hpadvisorky0.th.jpg

O notebook não vem com CDs de recuperação: em vez disso, mantém uma partição no disco rígido a ser usada para esse fim. Se você desejar, pode criar, a partir do programa de recuperação da HP, CDs ou DVDs com o intuito de restaurar o computador à sua condição original de fábrica. No entanto, esse procedimento só pode ser realizado uma vez.

Funções e desempenho: o DV6338SE é classificado pela HP como Entertainment PC, pelas suas capacidades multimídia como reprodução e gravação de DVDs, jogos leves e som de qualidade razoável para um portátil. Por isso, como era de se esperar, ele consegue levar as tarefas básicas como manter quatro ou cinco programas rodando sem travamentos, utilizando a interface Aero do Vista. Trabalhei simultaneamente com programa de edição de imagem, processador de texto, tocador de música, messenger e internet. O note parece se destacar mais nas tarefas que exigem mais do processador e menos do vídeo e da memória. No entanto, para ter uma ideia mais precisa de seu desempenho, rodei o PCMark05. O resultado foi de 2706 pontos com 64MB alocados para o vídeo e 2746 pontos com 128MB alocados para o vídeo.

Há algumas funções de destaque, como o gravador com LightScribe e a webcam de 1.3 megapixel, que captura bem mais detalhes do que as mais antigas. No entanto, conversas de vídeo passam a requerer maior largura de banda.

Autonomia da bateria: a bateria do note é de 12 células, o que teoricamente garante mais tempo de uso do que as com menos células. Com a donfiguração normal do Vista e com o wireless ligado direto, a bateria durou cerca de 3 horas. Com o wireless desligado e com outras configurações, é possível fazer com que a energia seja melhor aproveitada.

Wireless: o dispositivo funciona bem. Como não tenho outro aparelho para comparar a performance, fico sem referência para dizer se é melhor ou pior do que o normal. No meu apartamento acesso a rede daqui com perda nos pontos mais afastados do ponto de acesso e consigo ver algumas redes da vizinhança.

Conclusões: o HP DV6338SE cumpriu bem as expectativas relacionadas às minhas necessidades. Dá conta das tarefas de escritório, multimídia e internet sob o Vista com tranqüilidade. Contudo, apesar de não ter feito testes, imagino que a placa de vídeo não dê conta de jogos pesados, embora seja capaz de rodar alguns títulos mais antigos. Resumindo, trata-se de uma boa opção para tarefas de trabalho com o Windows Vista e entrenimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aí RFP.. beleza? Eu adquiri um notebook semelhante ao seu.. linda máquina não? Essa tampa branca é maravilhosa!!

Minha dúvida é a seguinte..

Ele veio com o Vista mas como não gosto dele, voltei pro XP. Só que alguns drivers não foram instalados. Quando entro no Gerenciador de dispositivos aparecem estes 3 com interrogação e exclamação:

- Outros discpositivos:

- Controlador de barramento SM

- Co-processador

- Outro dispositivo de ponte PCI

Queria saber se você tem estes drivers ou onde posso achá-los.. pois rodei a página da HP e outras mais e nada!

Fora isso.. a webcam também não funciona. Também queria saber onde você encontrou o driver dela.

Valeu!

Abraço,

Carlos.

email: [email protected] (caso quiser me responder por ele ou mandar os arquivos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

Eu não instalei o XP no meu, deixei o Vista pois sabia que essa questão dos drivers é meio complicada. Acho que uma alternativa é entrar em contato com o suporte da HP.

Às vezes é possível baixar o driver de outro modelo que tenha o mesmo componente do que o seu modelo, mas não sei qual outro modelo tem esses drivers que você precisa na versão XP.

O autor deste blog disse que logo colocaria à disposição um pacote com os drivers para o XP. Esperemos que logo saia. Talvez alguma outra pessoa do fórum também possa ajudar.

AndreLuso,

Também estou gostando bastante de trabalhar com ele. Por enquanto só tenho usado jogos mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...