Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
hajvholk

Bloquear Portas/Programas P2P

Recommended Posts

Saudações,

Tenho um Siemens Speedstream 4200 roteador ligado nun HUB, a conexão é velox 1MB e divida entre 4 pessoas (contando comigo).

Quero saber como configuro o modem para bloquear as portas usadas por programas P2P ou bloquear os próprios programas já que têm um individuo abusando da conexão. Acho que está usando o uTorrent.

Flws..

---------EDIT-------

Ou então algum jeito de limitar a banda do individuo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também estou enfrentando a mesmo situação, gostaria muito de encontrar alguma solução, como um limitador de banda, ou então, um bloqueador desses programas p2p, para que pudesse ursufruir da internet, sem mais limitações, peço encarecidamente por uma resposta a mim, e ao meu amigo hajvholk, desde já, agradecido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguindo o tópico, você pode sim bloquear portas dos programas P2P.

O problema é que programas P2P podem utilizar quaisquer das chamadas portas "altas" para se conectar com a rede. Essas portas vão de 1024 até 65535 (se eu me lembro bem). Só que outros programas também utilizam essas portas.... :/ VoIP (1720), alguns proxys/servidores web(8080), jogos online, MSN, Windows Remote Desktop... "n" programas...

Aqui tem uma lista de portas e os programas assinados para as mesmas http://www.iana.org/assignments/port-numbers

Enfim... o que dá mais certo e é bem mais fácil de fazer (nesse caso do torrent) seria o QoS Quality of Service,... ai sim você identificaria todos que conectam no roteador e delimitaria uma banda maxima, a exemplo: Conexão de 1MB dá 100KB/s (um pouco mais)... você limitaria a 25KB/s para 04 pessoas. Alguns tem o controle inteligente e dividem a banda automaticamente, ou seja... se só uma pessoa estiver conectada o roteador deixa ela puxar em 100KB/s, se duas conectarem o limite vai caindo... se estiver todo mundo conectado e bombando a NET todo mundo puxa no maximo a 25KB/s. Só que esse roteador não tem isso. :/

Ele aceita criar um profile pro usuario. Neste profile, todos (ou só aquele usuario) terá que digitar um usuario e senha para poder navegar (seria para liberar a conexão com o roteador)... tambem neste profile você poderia configurar para que se ele digitasse determinada palavra tipo "torrent" o acesso seria bloqueado. Mas não da pra saber só pelo manual como funciona esse bloqueio,... teria que testar pra ver... e nao seria a melhor opção já que ele veria o que se passa.

A única que resta (com este cenário) é verificar quais são as portas mais utilizadas pelo utorrent e bloquea-las no firewall. Pronto. Mesmo que o torrent encripte os dados, não saira/chegara porque o firewall nao vai deixar. O problema é que bloqueio de portas no firewall não diminui a velocidade, ou ele libera ou nao libera... se bloquear, ele nao conseguira baixar mais nada por torrent.

O mais ideal é tentar trocar este roteador por um com QoS, ou fazer o roteamento por um computador (com linux de preferência).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×