Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida entre 3 placas de video. Opinem por favor!


Posts recomendados

E aí pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Bom, finalmente estou acabando de montar meu PC (assinatura), só falta mesmo a placa de vídeo. Fui dar uma ultima checada nos preços e voltei a ficar com dúvidas.

Vou postar aqui as 3 placas que estou na dúvida, e as especificações de cada uma pra vocês me ajudarem a efetuar a melhor compra, com melhor custo x beneficio!

Opção 1 (eu ja tinha me decido por essa antes de voltar a ficar com duvidas)

E-vga 8800GTS 320MB KO ACS3 - R$1300,00

Core Clock: 588 MHz GPU

Memory Clock: 1840 MHz

96 Pixel Pipelines

320 MB, 320 bit DDR3

73.6 GB/s Memory Bandwidth

Opção 2

E-vga 8800GTS 640MB Superclocked - R$1500,00

Core Clock: 576 MHz GPU

Memory Clock: 1700 MHz

96 Pixel Pipelines

640 MB, 320 bit DDR3

68 GB/s Memory Bandwidth

Opção 3

MSI RX2900XT-VT2D512E - R$1400,00

Core Clock: 740 MHz GPU

Memory Clock: 1650 MHz

Pixel Pipelines ??? (arquitetura diferente da nvidia)

520 MB, 520 bit DDR3

47.5 GB/s Memory Bandwidth

Como podem ver, os valores são muito proximos uns dos outros. O que eu estou levando mais em consideração, é o "memory bandwidth", que acredito que seja a "velocidade" real da placa, a potencia dela, a velocidade que ela consegue criar as imagens... mas nao sei se é isso mesmo. Vendo por esse lado, a primeira opção seria a melhor, é mais barata e mais potente, tendo o melhor custo x beneficio.

Mas levando em consideração que quero usar resolução 1680x1050 nao sei se 320 de memória vai ser suficiente... o que vocês me dizem? Agradeço muito a colaboração!

Rafael.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a velocidade das memorias é muito importante tb assim como os bits, nao conheco a 2900, mas sei q a 320 igual a minha bate por pouco na 640 ko por causa dos clocks

Hmm bacana encontrar alguem que tenha essa placa de video. Ela consegue rodar tudo q tem por aí no maximo né? To achando tb que ela é melhor.

Pelos testes que vi, a 8800GTS 640 só ganha da 320 KO ACS3 quando é usado resoluções 1900x1??? com filtros ligados. Acho q até 1600x1200 nao chega nem a usar os 320Mb ... e por ser mais rapida que a 640 fica com desempenho melhor.

E considerando que é R$200 mais barato... realmente deve ser o melhor custo beneficio... se alguem tiver mais alguma opinião posta aí!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não acho que a 8800gts 640mb vale isso td ai n...você tem q pensar que 320mb de memoria ja é MUITA coisa e q a 320 tem Memory Bandwidth mais alta assim como o clock e também é 320 bits só perdendo mesmo na memória. é o que o Taurok falou:

...a 320 igual a minha bate por pouco na 640 ko por causa dos clocks...
acredito que a melhor mesmo em desempenho (sem levar em conta o preço) seja a 2900 mas mesmo assim por pouco. acho q vale mais a pena a 8800gts 320mb até porque você consegue achar ela por ~1100 reais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, pelos testes que andei vendo pela net, entre eles o chart do Tom's, pra uma resolução onde se é difícil até achar reviews - 1920x1200, a 8800gts 320 se mostra boa, com fps variando entre 25~45, com os filtros ativados no máximo.

A 640 fica sempre colada, o que demonstra a pouca influência da memória mesmo nessas resoluções mais obscuras. A 2900, entro, já sabemos que, por enquanto - mesmo com os drivers mais novos, que melhoraram substancialmente a performance - os filtros continuam a atrapalhar o desempenho. Pode ser que isso seja corrigido com drivers mais novos, é claro.

Mas no final das contas, não vejo ganho tão grande a ponto de se gastar R$100 ou R$200 a mais por uma performance que não me parece valer tanto, principalmente em relação a 640, que foi bastante indicada.

E, sinceramente, pagar tanto por OC? Pegue a mais barata e faça um OC em casa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sinceramente, pelos testes que andei vendo pela net, entre eles o chart do Tom's, pra uma resolução onde se é difícil até achar reviews - 1920x1200, a 8800gts 320 se mostra boa, com fps variando entre 25~45, com os filtros ativados no máximo.

A 640 fica sempre colada, o que demonstra a pouca influência da memória mesmo nessas resoluções mais obscuras. A 2900, entro, já sabemos que, por enquanto - mesmo com os drivers mais novos, que melhoraram substancialmente a performance - os filtros continuam a atrapalhar o desempenho. Pode ser que isso seja corrigido com drivers mais novos, é claro.

Mas no final das contas, não vejo ganho tão grande a ponto de se gastar R$100 ou R$200 a mais por uma performance que não me parece valer tanto, principalmente em relação a 640, que foi bastante indicada.

E, sinceramente, pagar tanto por OC? Pegue a mais barata e faça um OC em casa!

O Tom´s Hardware não é um site confiável, veja no Guru3D a bela diferença que tem a 640 MB em F.E.A.R. e em outros jogos em resoluções a partir de 1600x1200.

Além do que as 8800 GTS 320 MB estão sofrendo pacas com drivers, e mais que as outras 8800 nos "slowdowns"

Os drivers das duas fabricantes tem muito o que melhorar, a tendência é a 2900XT ficar entre a 8800 GTS e a GTX.

Pra você ela é mais barata que a GTS 640 MB, se você tiver uma boa fonte (pra qquer uma delas) a XT é a minha indicação.

Ah, DX10 não existe pipeline, e se fosse o único parâmetro a 2900XT seria estupradoramente mais rápida até que a 8800 Ultra.. quando é mais lenta.

Velocidade da placa você avalia por todo o conjunto e não só por alguns dados, pra isso veja testas e testes.. só não tem testes dessas que você está interessado no tópico fixo porque os drivers vem e vão.. to esperando dar uma assentada nas mudanças de desempenho, e tb saírem jogos DX10 pra complementar a comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evandro, pode não ser o mais confiável, mas não deixa de ser mais uma entre tantas referências. Olhando por exemplo no Xbit, que acredito que ache um site mais "confiável", a diferença entre as duas - à exceção de alguns poucos benchs - fica sempre, no máximo, até 10%.

Concordo com sua indicação em relação a XT, pois acredito que ela tenha muito a amadurecer ainda. Principalmente porque a diferença de preços é menos significativa.

Só não sei se vale a pena a diferença de 200 mangos entre a 320 e a 640. Só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas opiniões.

Bom, eu consigo encontrar uma 8800GTS 320 por menos de R$1000,00. Mas acredito que vale a pena pagar R$1300,00 na KO ACS³, poque no fim, não é apenas um Overclock simples...

Pelos testes, a KO ACS³ tem desempenho melhor que qualquer outra GTS, tanto 320 quanto 640 em resoluções até 1680x1050 (que é a q vou usar) ... são poucas as esseções em que a 640 fica na frente.

E essa KO ACS³ tem o disspador de um tipo de cerâmica... eu nunca conseguiria fazer um OC em uma 320 comum para chegar no desempenho tão alto com cooler stock... e não sou louco de trocar o cooler de uma placa de vídeo desse valor.

Quanto à 2900XT eu não sei... parece que os drivers dela não estão "maduros" ... pelo menos é o que dizem. A performance não me surpreendeu nos testes de vi até agora. Como já vendi meu PC antigo to precisando comprar uma VGA nova... e nessa altura me parece que a 8800GTS 320 KO ACS³ seja a melhor opção!

Obrigado pela ajuda... vou encomendar hoje =)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ficaria com a HD se você tiver fonte pra aguentar ela...

nos jogos atuais ela ja leva vantagem sobre a GTS 640MB stock...

e nos patchs directx 10 disponiveis ela normalmente bate ate na GTX..

Hmm... pelos reviews que vi nenhum representava isso :huh:

voce se lembra onde viu essas informações?? Se conseguir postar aqui agradeço!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você se baseia num site que já foi pego adulterando resultados (toms hardware).. sim ele escreve bem mas só essa mancha no passado desqualifica.

Xbit é um site mais confiável, mas mesmo assim os resultados dele são aquém dos que eu obtenho aqui na mesma VGA sem nada de over e com sistema inferior, o Guru3D mostra a diferença de desempenho em alguns jogos e em resoluções próximas a que o rafael vai usar. link

1680*1050 está mais próximo de 1600*1200 que 1280x1024.

A tendência é que os jogos usem mais e mais memória.

Sim os drivers estão imaturos, tanto pra série 8 e pras HD, isso quem fala é dono de 8800.

O cooler da ACS3 é o mesmo que o normal, muda só a chapa nas costas e a capinha (beeem mais legal), mas o principal é a mesma coisa. E comparando ela com a 640 MB há pouca diferença nos clocks, ta valendo os 200 a mais se não fosse a XT no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você se baseia num site que já foi pego adulterando resultados (toms hardware).. sim ele escreve bem mas só essa mancha no passado desqualifica.

Xbit é um site mais confiável, mas mesmo assim os resultados dele são aquém dos que eu obtenho aqui na mesma VGA sem nada de over e com sistema inferior, o Guru3D mostra a diferença de desempenho em alguns jogos e em resoluções próximas a que o rafael vai usar. link

1680*1050 está mais próximo de 1600*1200 que 1280x1024.

A tendência é que os jogos usem mais e mais memória.

Sim os drivers estão imaturos, tanto pra série 8 e pras HD, isso quem fala é dono de 8800.

O cooler da ACS3 é o mesmo que o normal, muda só a chapa nas costas e a capinha (beeem mais legal), mas o principal é a mesma coisa. E comparando ela com a 640 MB há pouca diferença nos clocks, ta valendo os 200 a mais se não fosse a XT no meio.

Opa, tudo bem?

É, pela pagina que voce mandou realmente da pra ver a vantagem que a memória de 640 tem pra de 320 na resolução 1600x1200.

Mas acontece tambem que tirando essa pagina (jogos FEAR e GRAW) em nenhuma outra situação a 640 ficou na frente da 320 OC. A de 320 bateu a de 640 em todos outros jogos inclusive nos 3dmark.

Acho q tem varia mesmo de jogo pra jogo... talvez os novos jogos realmente passem a usar mais memória, mas vai saber...

Bom, vou dar mais uma olhada se encontro um preço mais em conta. muito obrigado pelas opiniões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas não se esqueça que a 640 MB que ele usou como padrão é sem overclock, e as 320 daquele teste são todas com over, assim como as duas GTS que você viu.

Sim, é de jogo pra jogo, e considerando que há aquela diferença com filtros bons imagine com filtros melhores.. as 8800 aguentam muito bem AA8x ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na boa, eu nao compraria nenhuma delas por enquanto...nao e o momento de comprar uma placa TOPp/ DX10, pois no fim do ano tera novidades da nvidia, ate porque o DX10 nem apareceu e ja ta saindo de cena, pois esta chegando em breve o DX10.1 que vira com o ServicePack do Vista.

minha opinião e esta...nao comprar nenhuma delas por enquanto...da um tempo, nao gaste todo seu $$$ que você pode se arrpender, pois e preferivel comprar uma 8600GT por uns 450 reais que da p rodar de boa os games atuais que existem...tem novidades da nvidia chegando...se quer comprar uma placa de video DX10, espera e ira cmprar uma DX10.1...guarde seu $$$ e invista mais tarde que sera o momento exato, e você nao ira se arrepender!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que eu já vendi meu PC antigo rs... e em casa o meu PC novo ta prontinho, só falta encaixar a placa de video e ligar! Uma 8600GT eu nao quero pegar... a minha placa de video antiga era uma X1900XT. Nao quero pegar uma com performance inferior.

Então o que eu fiz foi pegar a 8800GTS mais barata que achei, uma XFX 8800GTS 320 stock. Vou fazer um overclock nela (ja andei lendo e ela aguenta bem, da pra chegar no clock das "Superclocked" ou até mais).

Quanto ao DX10.1, essas placas que suportam DX10 vão suportar tambem o DX10.1.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal sempre falando de esperar, esperar, esperar... é sempre a mesmo história...

Na informática se você ficar nessa de esperar você NUNCA compra nd... nd mesmo... td muda muito rápido...

Já ouço essa historia faz tempo...

“Espera direct x 9”

“Espera direct x 9c”

“Espera direct x 10”

E agora q o direct x 10 nem começou a ser usado direito ainda já estão mandando esperar o direct x 10.1...

Não apoio isso nem um pouco... se tem o dinheiro e quer se divertir AGORA, n espere n... compre logo a placa com direct x 10, pois até o tal 10.1 for usado você já terá tido mtaaaaaaa diversão com o seu “antigo” direct x 10 (isso se n for compatível hein, o q eu acho q será...)

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que eu já vendi meu PC antigo rs... e em casa o meu PC novo ta prontinho, só falta encaixar a placa de video e ligar! Uma 8600GT eu nao quero pegar... a minha placa de video antiga era uma X1900XT. Nao quero pegar uma com performance inferior.

Então o que eu fiz foi pegar a 8800GTS mais barata que achei, uma XFX 8800GTS 320 stock. Vou fazer um overclock nela (ja andei lendo e ela aguenta bem, da pra chegar no clock das "Superclocked" ou até mais).

Quanto ao DX10.1, essas placas que suportam DX10 vão suportar tambem o DX10.1.

Valeu!

talvez sim...talvez 10 e10.1 de na mesma, talvez seja so uma correção de bugs e etc...

mas e ruim comprar placa de video agora porque como aconteceu com a serie 6 da nvidia, lancaram ela com toda promessa de SM3.0 e quando vieram os games realmente usando o SM3.0...a serie 6 foi por agua abaixo...a performance era nojenta, estão breve ja haviam as Geforce 7 e estas sim tinham a performance esperada antes na serie 6, o unico problema e que a serie 7 veio no mesmo preco da serie 6!

por isso que comprei um console atual...to nem um pouco mais me preocupando com Pc e hardware...infelizmente nao da p ser feliz com PC se você nao for do tipo que gasta $$$ sem pensar duas vezes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ae cara n concordo com você n se tu fica esperando tu nunca sai do lugar e me desculpe mais comprar console novo (PS3, Xbox 360) é jogar dinheiro fora, po 3 conto. Pensa so uma 6800 ultra roda bem os jogos atuais, obvio que sem tdu no maximo, mais roda bem, então uma 8800GTS vai aguenta um bom tempo rodando jogos. Se tu ficar esperando, por exemplo processador tu nunca vai compra, porque todo ano eles trocam de tecnologia, e o pc n serve so pra joga, serve pra varias outras coisas, essa é a minha opinião,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não da pra ficar esperando não, senão nunca compra nada. Só acho desperdício comprar equipamento topo de linha, porque são muito mais caros perdem o valor rapidamente... um equipamento mediano a desvalorização já não é tão grande.

Falando de consoles, eu pensei que tambem valia mais a pena. Gastei um dinheirão com um PS2 e joguei God of War 2, Burnout, Black, uns jogos bacanas. Mas depois disso nunca mais liguei o videogame... sinto que foi um dinheiro jogado fora... é mesmo uma questãod e gosto, prefiro muito mais gastar mais dinheiro em um PC do que gastar menos em um console.

Bom, é isso aí. Meu PC já tá pronto e to muito feliz com ele, agradeço as opiniões que me ajudaram muito!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que eu já vendi meu PC antigo rs... e em casa o meu PC novo ta prontinho, só falta encaixar a placa de video e ligar! Uma 8600GT eu nao quero pegar... a minha placa de video antiga era uma X1900XT. Nao quero pegar uma com performance inferior.

Então o que eu fiz foi pegar a 8800GTS mais barata que achei, uma XFX 8800GTS 320 stock. Vou fazer um overclock nela (ja andei lendo e ela aguenta bem, da pra chegar no clock das "Superclocked" ou até mais).

Quanto ao DX10.1, essas placas que suportam DX10 vão suportar tambem o DX10.1.

Valeu!

Infelizmente não amigo, será necessaria uma nova revisão ou geração para suportar o Direct X 10.1... Palavras da Microsoft...

A noticia ta no link http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=216913

Flws

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...