Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena a troca?


longuete

Posts recomendados

Vale a pena trocar uma Powercolor X800 GTO PCI-e de 256 MB por uma GeFORCE 8600GT (http://www.xfxforce.com/web/product/listConfigurationDetails.jspa?productConfigurationId=1062920)?

E outra. Sempre ouvi falar que overclock diminui a vida útil da peça. Então porque alguns fabricantes já vendem produtos overclocados de fábrica? As placa de vídeo com over de fábrica, por exemplo, não estariam fadadas a terem uma vída útil menor?

Pergunto isso porque essa placa GeFORCE 8600GT, da XFX, tem um modelo com GPU clock de 620 Mhz, enquanto o padrão seria 540 Mhz. Isso não diminuiria a vida útil da placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre reduzir a vida útil, não exatamente. As placas que vêm com overclock de fábrica geralmente vêm também com chips de memória melhores que os padrão (que portanto suportam uma velocidade maior), bem como um sistema de resfriamento mais eficiente e uma escolha melhor de componentes, como capacitores e etc.

No final, as edições overclockadas de fábrica acabam por ter uma durabilidade semelhante à normal; no caso da Fatal1ty, por exemplo, o sistema de resfriamento dela é por heatpipes, diferente do padrão.

Mesmo nos modelos de "aparência normal", com componentes similares ao padrão, o overclock é feito em uma faixa "estável", isto é, que aumenta o desempenho sem comprometer a placa a curto ou médio prazo; acredito que a longo prazo também não, apesar de não ter tido a oportunidade de testar.

Mas sejamos realistas: a vida útil de uma placa de video é maior do que o tempo real de aproveitamento (o tempo em que ela ainda "presta"). Quando se faz overclock e se reduz levemente a vida-útil dela, ainda assim ela vai demorar o suficiente pra chegar a necessidade de uma nova placa; ou seja, você vai acabar trocando ela antes que ela queime :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, concordo quanto às memórias e capacitores: esse conjunto, sendo de boa qualidade, possibilitaria clocks mais altos de acesso à memória. Entretanto, a GPU possui um clock padrão estipulado pelo seu fabricante (ATI ou NVidia). Acontece que os condutores internos do circuito da GPU são projetados para suportarem uma determinada frequência de tráfego de dados. Quando aumentamos essa frequência, esses microcondutores começam a deteriorar-se pela perda de elétrons, ocasionando a ruptura desse microcondutor (já li uma explicação mais detalhada sobre isso aqui mesmo no fórum) e, a princípio, um mal funcionamento da GPU. Portanto, mesmo que o sistema de refrigeração seja mais aprimorado nessas placas, a GPU, internamente, está sendo sobrecarregada pela alta frequência de operação. Vocês já ouviram falar por aí que essas séries overclocadas de fábrica dão mais problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem precisa se preocupar amigo... já vem tudo pronto para o overclock de fábrica... e pode trocar sim... que você não vai se arrepender a Geforce 8600 GT tem um desempenho muito melhor que a X800 GTO.. num tem nem comparação...

abraço..

______________________

ASUS P5VD2-X

INTEL PENTIUM 4 3.4 hyper-THREADING(BREVE CORE 2 DUO)

XFX GEFORCE 8800 GTX XXX EDITION

2GB DDR2 533

HDD0 - SEAGATE 320GB 7200RPM SATAII / HDD1 SEAGATE 80GB 7200RPM SATA I

POWER SUPPLY SEVENTEAM 550P-AG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...