Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
longuete

Vale a pena a troca?

Recommended Posts

Vale a pena trocar uma Powercolor X800 GTO PCI-e de 256 MB por uma GeFORCE 8600GT (http://www.xfxforce.com/web/product/listConfigurationDetails.jspa?productConfigurationId=1062920)?

E outra. Sempre ouvi falar que overclock diminui a vida útil da peça. Então porque alguns fabricantes já vendem produtos overclocados de fábrica? As placa de vídeo com over de fábrica, por exemplo, não estariam fadadas a terem uma vída útil menor?

Pergunto isso porque essa placa GeFORCE 8600GT, da XFX, tem um modelo com GPU clock de 620 Mhz, enquanto o padrão seria 540 Mhz. Isso não diminuiria a vida útil da placa de vídeo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre reduzir a vida útil, não exatamente. As placas que vêm com overclock de fábrica geralmente vêm também com chips de memória melhores que os padrão (que portanto suportam uma velocidade maior), bem como um sistema de resfriamento mais eficiente e uma escolha melhor de componentes, como capacitores e etc.

No final, as edições overclockadas de fábrica acabam por ter uma durabilidade semelhante à normal; no caso da Fatal1ty, por exemplo, o sistema de resfriamento dela é por heatpipes, diferente do padrão.

Mesmo nos modelos de "aparência normal", com componentes similares ao padrão, o overclock é feito em uma faixa "estável", isto é, que aumenta o desempenho sem comprometer a placa a curto ou médio prazo; acredito que a longo prazo também não, apesar de não ter tido a oportunidade de testar.

Mas sejamos realistas: a vida útil de uma placa de video é maior do que o tempo real de aproveitamento (o tempo em que ela ainda "presta"). Quando se faz overclock e se reduz levemente a vida-útil dela, ainda assim ela vai demorar o suficiente pra chegar a necessidade de uma nova placa; ou seja, você vai acabar trocando ela antes que ela queime :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bom, concordo quanto às memórias e capacitores: esse conjunto, sendo de boa qualidade, possibilitaria clocks mais altos de acesso à memória. Entretanto, a GPU possui um clock padrão estipulado pelo seu fabricante (ATI ou NVidia). Acontece que os condutores internos do circuito da GPU são projetados para suportarem uma determinada frequência de tráfego de dados. Quando aumentamos essa frequência, esses microcondutores começam a deteriorar-se pela perda de elétrons, ocasionando a ruptura desse microcondutor (já li uma explicação mais detalhada sobre isso aqui mesmo no fórum) e, a princípio, um mal funcionamento da GPU. Portanto, mesmo que o sistema de refrigeração seja mais aprimorado nessas placas, a GPU, internamente, está sendo sobrecarregada pela alta frequência de operação. Vocês já ouviram falar por aí que essas séries overclocadas de fábrica dão mais problemas?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    nem precisa se preocupar amigo... já vem tudo pronto para o overclock de fábrica... e pode trocar sim... que você não vai se arrepender a Geforce 8600 GT tem um desempenho muito melhor que a X800 GTO.. num tem nem comparação...

    abraço..

    ______________________

    ASUS P5VD2-X

    INTEL PENTIUM 4 3.4 hyper-THREADING(BREVE CORE 2 DUO)

    XFX GEFORCE 8800 GTX XXX EDITION

    2GB DDR2 533

    HDD0 - SEAGATE 320GB 7200RPM SATAII / HDD1 SEAGATE 80GB 7200RPM SATA I

    POWER SUPPLY SEVENTEAM 550P-AG

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×