Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Atlon XP 2200+


janick

Posts recomendados

Olá,

uso um Atlon XP 1.35Ghz, a pouco tempo atrás coloquei ele rodando a 1.8Ghz. funciona normal, não aquece e não trava.

O problema é que de uns tempos pra cá, do nada, ao ligar o computador, ele abre na BIOS para eu escolher 'Auto', '1350' ou '1800'.

Toda vez eu tenho que colocar em 1800 e salvar, ai sim inicia normal. Tenho que realizar este procedimento toda vez que ligo a máquina. Gostaria de saber como fazer para não acontecer isso. sem ter que baixar novamente para 1.35.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
aproveitando o topico

uso uma asus a7s333 e um athlon xp 2200+... comprei um cooler novo e agora rodo o processador a 2.0... em full ele chega a 55 graus... será q consigo dar um over maior??? (over pelo multiplicador que está 15x)

OC pelo multiplicador dá bem menos desempenho que pelo FSB. Mas como sua MoBo não tem PCI-Lock, acho que já está no limite da MoBo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
também penso assim, troca a bateria pois não parece ser problema resultante do over...

Flws

T+

Sim, e pelo modelo da placa que o janick tem, reforça ainda mais a possibilidade de ser a bateria (a pilha) a causadora do "problema".

Existem placas que ja configuram automaticamente o clock correto do processador, como no caso da maioria das Pcchips e Elitegroup, essas não necessitam desse tipo de configuração manual e muito menos de uma bateria para segurar a config, motivo pelo qual o colega NASCARBR perguntou o modelo da placa para descartar a possibilidade de ser a bateria, deduzo eu:)

No caso da A7V266, ela não configura automaticamente o clock do processador, necessitando assim de faze-lo manualmente, pois ela seta o FSB de 100MHz por default e como o Athon XP do altor do tópico trabalha com FSB de 133MHz, o processador fica limitado por default pelo fsb 100MHz, ficando em 100*13,5= 1.350MHz em vez de 133*13,5= 1800MHz quando a bateria não segura a configuração correta setada na bios.

Troque a bateria janick que é muito provavel que resolva o seu "problema". Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas o que vocês acham deu trocar o over pelo multiplicador e sim pelo FSB??? não quero forçar a barra porque meu pc fica cerca de 15 horas ligado todo dia...

e não quero mexer no vcore...

ty pessoal :D

Amigo com uma placa sem PCI/LOCK e sem mexer no vcore, fica complicado fazer over clock no seu conjunto.

O que você pode tentar fazer é jogar o FSB de seu processador para 166 e ver se ele tolera, vai que ele consiga trabalhar com estabilidade e com vcore padrão no novo clock é muito difícil de acontecer, mas não é impossível.

TOME CUIDADO, OVER PODE DANIFICAR SEU HARDWARE...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei sobre os danos e blbalbla

mas não gostei porque todo mundo ignorou minha pergunta sobre o que é PCI LOCK... alguem por obséquio poderia responder???

ja cheguei a subir o FSB pra 148 com o cooler antigo...mas ele ficou com mais de 60 graus!!! em 30 minutos ele reiniciou e voltei o clock normal dele... agora quero testar de novo a FSB em 148 de novo e ver o q acontece com meu cooler novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte amigo

Placas que não tenham como publico um consumidor que faça over, utiliza

divisores para chegar aos valores do PCi e da AGP. Tipow, uma placa antiga, que funcionava com processadores com FSB de 66, 100 e 133Mhz, utiliza os seguintes divisores para chegar na frequencia da AGP, respectivamente: 1 , 1,5 e 2. Assim, por exemplo um processador que utiliza-se 133Mhz de FSB, o chipset utilizaria o divisor 2, para chegar ao valor 66Mhz da AGP. E a PCI funcionaria a metade da frequencia da AGP, ou seja 33Mhz. Mas aumentado o FSB, o divisor não muda, o que que pode gerar instabilidade e travamentos no PC. Por exemplo, você aumenta o FSB desse mesmo processador de 133 para 150Mhz. O Divisor sera o mesmo, ou seja 2, e a AGP funcionara a 75Mhz, enquanto a PCI estara operando a 37Mhz.

Placas voltadas ao publico mais entusiasta, possuem duas opções que FIXAM as frequencias da AGP (AGP LOCK) e PCI (PCI LOCK) em suas frequencias, independente do FSB. Alem disso, te daum opção de aumentar a frequencia da AGP, sem aumentar a da PCI, e vice-versa. Esses dois itens são indispensaveis para quem quer conseguir over expecionais...

Espero ter ajudado...

PS:Sobre essa parte do seu comentario "eu sei sobre os danos e blbalbla", faz parecer que você é, no minimo, um noia (faz parecer, não disse que você é!!!). Qlq coisa postada nesse topico tem como finalidade te ajudar. Edita isso ai que não pego bem...

Flws

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu sei sobre os danos e blbalbla

mas não gostei porque todo mundo ignorou minha pergunta sobre o que é PCI LOCK... alguem por obséquio poderia responder???

ja cheguei a subir o FSB pra 148 com o cooler antigo...mas ele ficou com mais de 60 graus!!! em 30 minutos ele reiniciou e voltei o clock normal dele... agora quero testar de novo a FSB em 148 de novo e ver o q acontece com meu cooler novo

Para ser simpatico e dizer de forma sem blablabla. A trava do PCI ou PCI LOCK, faz com que a frequência do pci não suba quando você aumenta a frequência do processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

uso um Atlon XP 1.35Ghz, a pouco tempo atrás coloquei ele rodando a 1.8Ghz. funciona normal, não aquece e não trava.

O problema é que de uns tempos pra cá, do nada, ao ligar o computador, ele abre na BIOS para eu escolher 'Auto', '1350' ou '1800'.

Toda vez eu tenho que colocar em 1800 e salvar, ai sim inicia normal. Tenho que realizar este procedimento toda vez que ligo a máquina. Gostaria de saber como fazer para não acontecer isso. sem ter que baixar novamente para 1.35.

Obrigado!

Você roda seu processador em um clock tão baixo pra quê? Aumentar a vida útil?

O clock certo do XP 2200+ é 1800MHZ (13,5 x 133). Nunca 1350MHZ (13,5 x 100) Nenhum Athlon XP tem o clock tão baixo e nenhum roda com o FSB em 100MHZ. Sempre 133MHZ, 166MHZ e 200MHZ.

Troque a bateria da sua placa mãe e rode ele do modo correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... a notícia boa é que, realmente era a bateria !

E além de corrigir o fato de entrar na BIOS em toda inicialização da máquina, corrigiu a hora do meu relógio que a tempos não funciona (eu usava o Atomic Clock para corrigir) !

Sim, estou usando o clock em 1800 !

Bom, valeu, muito obrigado pela ajuda !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...