Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com CMOS?


Jóduarte

Posts recomendados

Em primeiro lugar bom dia ou boa noite a todos do Clube do Hardware. Bom o meu problema é o seguinte estou recuperando uma maquina antiga e já estaria tudo OK se não fosse uma mensagem que aparece durante o POST da bios, a mensagem é a seguinte.

CMOS Battery Low

CMOS Memory Size Wrong

Press F1 to Rum SETUP

Press F2 to load defaul values and continue

O problema só ocorre quando desligo o computador, quando dou um resset ele passa pelo post da BIOS sem problema algum. Eu até ficaria usando assim mesmo e só apertar F2 e ele entra sem problemas. Mas ficar ajustando a hora, dia, mês e ano toda vez que ligo o PC é um saco. Com a bios antiga ele sempre voltava para a data de liberação daquela BIOS que era o ano de 2000, depois que atualizei com o arquivo mais recente do site da Pcchips a BIOS sempre volta para data de liberação desta BIOS que é 2001 pelo menos ganhei um ano! E uma das coisas que esta atualização prometia corrigir era justamente este problema no CMOS. Eu já atualizei de novo para ter certeza que não tinha dado algum erro na primeira vez, mas o problema continua, fiz a atualização logo após formatar e, sem nem um antivírus instalado. Quando me deparei com este problema ainda com a bios antiga a primeira coisa que fiz foi comprar uma pilha nova, mas de na adiantou o problema continua exatamente igual com a pilha nova. Agradeço se alguem poder me ajudar. A configuração do PC é a seguinte.

Placa Mãe – Pcchips – M812LMR

Processador – AMD Duron, 750 Mhz (7.5 x 100)

Memória DIMM – PC 133 de 128MB

Windows XP Pro Service Pack 2.

Arquivos usados na atualização da BIOS – flash-aminf342.exe – Bios – 020913S.rom , ao iniciar os arquivos foram reconhecido como corretos e, atualização terminou sem problemas.

Detalhe, agora esta com o Windows XP mas quando estava com o Windows 98SE acontecia a mesma coisa. Obrigado a todos pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar bom dia ou boa noite a todos do Clube do Hardware. Bom o meu problema é o seguinte estou recuperando uma maquina antiga e já estaria tudo OK se não fosse uma mensagem que aparece durante o POST da bios, a mensagem é a seguinte.

CMOS Battery Low

CMOS Memory Size Wrong

Press F1 to Rum SETUP

Press F2 to load defaul values and continue

O problema só ocorre quando desligo o computador, quando dou um resset ele passa pelo post da BIOS sem problema algum. Eu até ficaria usando assim mesmo e só apertar F2 e ele entra sem problemas. Mas ficar ajustando a hora, dia, mês e ano toda vez que ligo o PC é um saco. Com a bios antiga ele sempre voltava para a data de liberação daquela BIOS que era o ano de 2000, depois que atualizei com o arquivo mais recente do site da Pcchips a BIOS sempre volta para data de liberação desta BIOS que é 2001 pelo menos ganhei um ano! E uma das coisas que esta atualização prometia corrigir era justamente este problema no CMOS. Eu já atualizei de novo para ter certeza que não tinha dado algum erro na primeira vez, mas o problema continua, fiz a atualização logo após formatar e, sem nem um antivírus instalado. Quando me deparei com este problema ainda com a bios antiga a primeira coisa que fiz foi comprar uma pilha nova, mas de na adiantou o problema continua exatamente igual com a pilha nova. Agradeço se alguem poder me ajudar. A configuração do PC é a seguinte.

Placa Mãe – Pcchips – M812LMR

Processador – AMD Duron, 750 Mhz (7.5 x 100)

Memória DIMM – PC 133 de 128MB

Windows XP Pro Service Pack 2.

Arquivos usados na atualização da BIOS – flash-aminf342.exe – Bios – 020913S.rom , ao iniciar os arquivos foram reconhecido como corretos e, atualização terminou sem problemas.

Detalhe, agora esta com o Windows XP mas quando estava com o Windows 98SE acontecia a mesma coisa. Obrigado a todos pela atenção.

I rapaiz ninguem sabe o que pode ser este meu problema to ferrado!!:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já trocou a bateria da CMOS ? verfique se ela esta bem encaixada

Pela mensagem, a bateria esta fraca e precisa ser trocada

Davidescorpiao a primeira coisa que fiz foi comprar uma bateria nova. Obrigado pela atenção mas eu já resolvi o problema com tuto aqui mesmo do site. Fiz uma gambiarra com um fio de telefone colei uma ponta na bateria com fita isolante e a outra ponta no junper do cmos e deu certo. O problema era mesmo de fábrica esta placa não segura a configuração da bios mas com esta gambiarra esta tudo OK. Obrigado pela atenção e até a próxima!!B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...