Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como descobrir o esquema de ligação (110V ou 220V) dos transformadores de 4 fios?


Posts recomendados

Tenho vários transformadores com as seguintes cores dos fios no enrrolamento primário:

PRETO

MARROM

VERDE

AZUL

Quero saber como ligo os fios pra 220V e como ligo os fios pra 110V???

Sei que tem que emendar dois e ligar apenas dois para 220V mais não sei quais... Acho que pra 110V tem que ligar em pares de 2 fios mais também não tenho ideia de como proceder...

Eu fiz uns testes e tenho os seguintes resultados:

O VERDE conduz com o AZUL (portanto 1 enrrolamento) e o PRETO conduz com o MARROM (portanto um 2º enrrolamento) - o VERDE e o AZUL não conduzem nem com o PRETO, nem com o MARROM. O que isso quer dizer?

Posso concluir como devo ligar os fios em 110V e 220V por esse teste que fiz ou não? Porquê?

falou! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

110 ligue em paralelo as duas "bobinas" ,220 ligue em série.

Portanto pra 220V eu ligo (por exemplo) o VERDE no MARROM e ligo o PRETO e o AZUL na tomada, é isso?

E pra 110V eu ligo em um polo da tomada o VERDE e o MARROM e no outro polo eu ligo o PRETO e o AZUL, é isso?

falou! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em qualquer um dos casos acima, 110 ou 220, você terá sempre 50% de chance de acertar a polaridade das bobinas. Se você ligá-las com a polaridade correta, seu transformador irá funcionar e terás a tensão de saída como deve ser. Se ligá-las com a polaridade invertida, uma com relação a outra, não acontecerá a tensão de saída, e se deixá-las ligadas desse modo provavelmente o transformador queimará.

Um modo de testar é, executar a ligação das bobinas de acordo com a tensão desejada e ligar na energia muito rapidamente, (um segundo) monitorando a tensão de saída do trafo (se zero = ligação invertida, com tensão = ligação correta)

Outro modo é reparar o tamanho da faísca ao ligar (raspar o fio no contato), faísca grande=ligação errada, se pequena = correto.

E finalmente, o método melhor de todos é ligar seu trafo em série com uma lampada incandescente de 60 Watts. Se a lâmpada acender, mesmo que fraco, significa que sua ligação está errada. A lâmpada não deve acender portanto na ligação correta.

Uma boa dica também é a ordem pela qual os fios emergem do trafo, quando emergem separadamente. Preocupados com a indicação de polarização, os fabricantes colocam as bobinas, geralmente, em uma das duas formas que mostro abaixo...

trafo.jpg

Veja que cada bobina tem uma polarização (asterísco) Para efetuar as ligações corretas do primário, em 110, há que juntar os fios relativos ao lado da bobina com os asteríscos. Para ligar em 220, há que colocar em série, polarizadamente, sai de um lado com asterísco e entra na outra bobina, do lado oposto ao asterísco..

Tens 50% de chance de acertar sempre... O modo como o fabricante (sério) retira os fios de dentro do trafo sempre irá te ajudar.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, decidi juntar os fios AZUL e MARROM um com o outro e colocar na tomada os fios VERDE e PRETO e deu certo!!!!!!!!! Funcionou (até agora) nos dois trafos que testei, medi suas saídas e deu a tensão normal que deveria dar em cada um e eles não estão esquentando!

Obs: Minhas tomadas todas aqui são alimentadas por 220V fase-fase (sem neutro), então fiz o esquema das "bobinas" em SÉRIE!!!

P.S. Só não entendi uma coisa, "faller": """"Outro modo é reparar o tamanho da faísca ao ligar (raspar o fio no contato), faísca grande=ligação errada, se pequena = correto."""" Eu devo usar os fios da saída (secundário) encostando um no outro nesse método? Não entendi bem a expressão "raspar o fio no contato", o que você quis dizer?

Valeu, "faller"!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

P.S. Só não entendi uma coisa, "faller": """"Outro modo é reparar o tamanho da faísca ao ligar (raspar o fio no contato), faísca grande=ligação errada, se pequena = correto."""" Eu devo usar os fios da saída (secundário) encostando um no outro nesse método? Não entendi bem a expressão "raspar o fio no contato", o que você quis dizer?

Não é o fio do secundário não, é o fio do primário. Se você fizer a ligação correta dos enrolamentos e ligar o transformador na rede, sem nada ligado no seu secundário, nessa hora de ligar o primário na rede, não deverá fazer faisca alguma ou muito pouca. Entretanto se você ligar os enrolamentos em contrafase, os campos magnéticos tentarão se anular. Isso baixa violentamente a impedância do primário do transformador, fazendo com que a corrente de entrada seja muito, mas muito maior do que a corrente normal. É por isso que, na hora de ligar na rede, somente dando uma raspada no contato com a rede, você verá uma faisca derivada dessa corrente alta.

Esse é um modo rápido de verificação. Evidente que você não deve fazê-lo enfiando um plug numa tomada pois você não será capaz de ver a faísca, lá dentro da tomada. Evidente também que você deve somente raspar o fio na alimentação, para "sentir" se a ligação está correta.

Se você alimentar de modo direto, plugando na tomada e lá deixando esse transformador por um bom tempo, você passará a descobrir um novo método de teste, que é: Se após alguns minutos sair fumaça de seu transformador, ou quem sabe pegar fogo, você acaba de descobrir que a sua ligação foi equivocada, e que pode jogar no lixo esse transformador. Evidente que esse método não deve ser usado.

Pense nesses dois enrolamentos do primário como duas pilhas, que podem ser associadas em série ou paralelo, Você sabe que elas tem polaridade e que se ligadas ao contrário do que deve ser, existirá um anulamento.

Na dúvida faça sempre o teste de ligação de primário com a lâmpada em série. É mais seguro e absolutamente não destrutivo.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...

Amigo Paulo, como tu mesmo citou, tem uma etiqueta colada no trafo, na mesma posição que estão os dados esta a sequencia certa dos fios, primeiro 0 mais o do meio pra 110, depois o primeiro e o ultimo para 220!

Fácil!

Se ainda tiver dúvida siga a dica do amigo e coloque em série uma lampada de 60w!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Paulo, como tu mesmo citou, tem uma etiqueta colada no trafo, na mesma posição que estão os dados esta a sequencia certa dos fios, primeiro 0 mais o do meio pra 110, depois o primeiro e o ultimo para 220!

Fácil!

Se ainda tiver dúvida siga a dica do amigo e coloque em série uma lampada de 60w!

eu achei que estava fácil de mais para ser verdade ^_^^_^ mais por via das duvidas vou por a lampada em serie porque queimar um trafo de 95,00 não está nos meus planos não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Amigo é o seguinte; se o trafo for fabricado no Brasil e se ele tiver um plug para conectar numa placa para 220vca você junta 0 segundo e o terceiro isola, e liga o primeiro e o quarto um cada ponta na rede, se for para 110vca você junta o primeiro e o segundo uma ponta na rede, o terceiro e o quarto outra ponta na rede, os fabricante que eu conheço usam estas ligações, mas se for ching-ling aí toma cuidado, se você for substituir um trafo deste é so dar uma estudada na placa onde esta ligado é fácil, mesmo assim é bom ter cuidado para não queimar e ficar na mão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • 4 meses depois...

desconectei por acidente os fios do plug de troca de tensão do meu depurados de ar colomarq e agora não sei a sequência 

tem dois fios separados um e verde e o outro preto 'e dois unidos na cor vermelha 

e doutros dois unidos amarelos 

e quatros pinos de encaiche 

mas não sei a sequência 

devo por dois unidos ao lado um do outro 

ou devo por 

dois é um em cima e 

dois é um em baixo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 19/08/2007 às 09:03, faller disse:

Não é o fio do secundário não, é o fio do primário. Se você fizer a ligação correta dos enrolamentos e ligar o transformador na rede, sem nada ligado no seu secundário, nessa hora de ligar o primário na rede, não deverá fazer faisca alguma ou muito pouca. Entretanto se você ligar os enrolamentos em contrafase, os campos magnéticos tentarão se anular. Isso baixa violentamente a impedância do primário do transformador, fazendo com que a corrente de entrada seja muito, mas muito maior do que a corrente normal. É por isso que, na hora de ligar na rede, somente dando uma raspada no contato com a rede, você verá uma faisca derivada dessa corrente alta.

Esse é um modo rápido de verificação. Evidente que você não deve fazê-lo enfiando um plug numa tomada pois você não será capaz de ver a faísca, lá dentro da tomada. Evidente também que você deve somente raspar o fio na alimentação, para "sentir" se a ligação está correta.

Se você alimentar de modo direto, plugando na tomada e lá deixando esse transformador por um bom tempo, você passará a descobrir um novo método de teste, que é: Se após alguns minutos sair fumaça de seu transformador, ou quem sabe pegar fogo, você acaba de descobrir que a sua ligação foi equivocada, e que pode jogar no lixo esse transformador. Evidente que esse método não deve ser usado.

Pense nesses dois enrolamentos do primário como duas pilhas, que podem ser associadas em série ou paralelo, Você sabe que elas tem polaridade e que se ligadas ao contrário do que deve ser, existirá um anulamento.

Na dúvida faça sempre o teste de ligação de primário com a lâmpada em série. É mais seguro e absolutamente não destrutivo.

Abraço...

Cara. Tu deveria fazer uma vídeo animação no YouTube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...