Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como rodar win Xp e 98 no mesmo computador com 2 HD?


gilmarrs

Posts recomendados

Pessoal

Gostaria da ajuda e experiência de vocês para resolver o seguinte problema:

Tenho um computador que esta com o XP. Como tenho alguns programas (velhos...muito velhos) que não rodam no winxp, nem no modo de compatibilidade, resolvi pegar um HD velho e colocar como slave, no qual eu instalei o WIN98SE.

A instalação do Win98 foi feita em separado (desliguei o HD com o win xp).

Bem a minha pergunta é o seguinte:

- Como eu faço para que no início ele pergunte qual sistema operacional eu devo usar (lembrando que eu não gostaria de ter que formatar e reinstalar o WinXP)?

- Tem algum programa que faz isso (aceito sugestões)?

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra o seu Bloco de Notas, crie e salve na raiz do seu hd (C:\) um arquivo chamado boot.ini que vai ter as seguintes linhas:

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

multi(0)disk(1)rdisk(0)partition(1)\WIN98="Microsoft Windows 98 Second Edition"/noexecute=optin/fastdetect

PS= O timeout de 30 espera 30 segundos, e dá o boot pela primeira linha. Se quiser mudar esse tempo, é só escrever um número menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa tanta coisa assim não!

- É só você instalar casa SO em um HD (instale cada SO separadamente, com um HD só no pc, só pra evitar problemas). do jeito como você falou, creio que você não precisa formatar nenhum dos Hd's não, só siga as outras instruções;

- Daí você deixa o HD com o SO que você usa mais como Primário Master (por exemplo, o Win XP) e o outro como Secundário Master (o Win 98, no seu caso). Daí o que estiver como primário, vai sempre fazer o boot direto;

- E quando você quiser usar o outro SO, você só usa o atalho para a seleção de drive para boot para mudar para o outro HD (na minha placa mãe, por exemplo, é a tecla F11, mas isso muda de uma marca para outra; descubra o atalho da sua).

Parece complicado, mas não é. Eu uso dessa forma para ter Windows XP e Linux Kurumin no pc sem a necessidade de ter que ficar selecionando em que SO quero entrar toda vez que eu ligo o pc (dual boot). Como uso muito mais o Windows XP, deixo o HD com ele como Primário Master, e o Linux como Secundário. Funciona legal.

Vale a pena, já que você tem 2 HD's, tente aí.

Espero que seja útil a todos os leitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigadão Pessoal!!!

Ainda não tentei fazer o arquivo de boot por enquanto vou na bios mesmo (depois que fizer eu posto para ver se está tudo ok).

O problema agora é com a placa de vídeo (uma Geforce FX 6200), pois baixei os drivers para 98 e quando entra no win98 ele simplesmente não funciona (vai até a tela do login e senha).

Tudo isso para poder rodar 3 programas. Ninguem merece esse modo de compatibilidade do win xp!!!!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...