Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over em um C2D E6320


leonardocristo

Posts recomendados

Jclafi respondendo as suas perguntas.

Se você desabilitou na BIOS esses caras > /EIST / C1E / Termal Control / o multiplicador não deveria estar variando eu acredito... Verifique novamente...

O Eist está desabilitado, o C1E esta habilitado esse termal control tenho que ver pois não consigo me lembrar, ele está em qual guia voce sabe dizer? Antes de eu fazer o OC estava x7 direto.

Acho q tá indo muito rápido o over... FSB400 já no inicio sendo q ninguem aqui parece conhecer a MOBO bem me parece um valor difícil de funcionar logo de cara...

Volto a afirmar q seria bom começar o over entre FSB300-330, pois nestes valores não há necessidade de alterar as tensão e esse chipset Intel 965 deve aguentar o tranco !

Eu sei que quando estava a FSB300 rodou beleza mais a tensão do FSB Terminal Estava sendo acusada no Asus Probe. Olha o link da imagem com essa tensão: imagemcomociw3.th.png

Outra observação seria em relação as memórias, dá pra travar elas com essa placa? Ou usar divisores?

Desculpa mais isso não sei te informar. Tem algum meio para que eu possa ver isso.

Leonardo q memo você usa? É genérica DDR2 800?

Amigo se ela é genérica eu não sei mais sua marca é Titam. Como ela está com o dissipador de cobre não teria como eu ver na sua etiqueta. Mais quando eu comprei estava escristo na sua etiqueta que ela era 800mhz.

Estou no Aguardo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afirmar que ninguem conhece a placa é no minimo errado...

Qualquer p965 pega no minimo 400 de fsb sem necessidade de alterar voltagens.

Se você começar do fsb300 vai encontrar um monte de instabilidades entre 300 e 400, que vai complicar demais seu over.

você pode partir direto pra 400x7 tranquilo. No maximo um pouco de vcore a mais, mas no resto nada.

Nenhuma mobo com 965 possui divisores de memoria, somente multiplicadores. Se sua memoria é ddr 800 já pode partir pra fsb400 sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afirmar que ninguem conhece a placa é no minimo errado...

Qualquer p965 pega no minimo 400 de fsb sem necessidade de alterar voltagens.

Se você começar do fsb300 vai encontrar um monte de instabilidades entre 300 e 400, que vai complicar demais seu over.

você pode partir direto pra 400x7 tranquilo. No maximo um pouco de vcore a mais, mas no resto nada.

Nenhuma mobo com 965 possui divisores de memoria, somente multiplicadores. Se sua memoria é ddr 800 já pode partir pra fsb400 sem problemas.

Entendido. porém quando eu coloquei o fsb direto em 400 aconteceu o mesmo problema de agora não deu nem vídeo. Quanto de tensão que voce achar que eu posso colocar no vcore? De uma olhada no link na resposta acima e olhe como ficou a tensão do fsb terminal quando eu coloquei o FSB300 sem alterar nada somente o FSB mesmo.

Aguardo seu retorno.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Gusporti,

"Afirmar que ninguem conhece a placa é no minimo errado..."

O que seria correto então? Sugerir pro Leandro tocar direto FSB400 sendo q mal sabemos se as memo vão aguentar? Mal sabemos se a mobo alivia automaticamente os os timmgs OU incrementa a tensão para estabilizar o over...

"Qualquer p965 pega no minimo 400 de fsb sem necessidade de alterar voltagens."

Concordo q qualquer p965 chega nos FSB400, porém nenhum chip 965 é igual a outro 965 e vários fatores podem ser necessários para TENTAR chegar a FSB400, como voltagens, timmgs, placa mãe, etc...etc..

Outra coisa é q até agora generalizar o over dos i965 não tem adiantado em nada...

"Se você começar do fsb300 vai encontrar um monte de instabilidades entre 300 e 400, que vai complicar demais seu over."

Quer dizer então q o Intel 965 tb tem "FSB HOLE" ? kkkkkkkk... Estou sem palavras... Eu adoro nVIDIA depois dessa... Aqui o FSB HOLE ocorre entre 375-394, uma margem muito pequena pra ficar reclamando!

"você pode partir direto pra 400x7 tranquilo. No maximo um pouco de vcore a mais, mas no resto nada."

O Leandrotentou partir direto de 400x7 e não foi tranquilo, nem video deu. Tb sou da opinião q mais Juice deve resolver porém ele usa cooler sotck e acho difícil ele conseguir manter a temp abaixo de 61º com vCORE de 1.3675v ou 1.4175v ....

Colega, desculpe se te ofendi em alguma das respostas, não é a intenção... A minha intenção é ajudar o Leandro e qualquer colega q queira overclockar a sua CPU.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza me chamo Leonardo mais ta tranquilo geral confudi mesmo. hahaha. Não vamos esquecer a finalidade do Tópico beleza!! Não vamos levar pro lado pessoal. Cada um de vocês sabem pacas de OC quem dera eu saber um pouco que vocês sabem. Posso dizer também que de todas as pessoas que iniciaram esse tópico somente vocês dois estão continuando a me ajudar e isso é legal pois mostra interesse de ambos. O pouco de que sei de OC aprendo com vocês. Meus caros amigos Gusporti e Jclafi não vamos começar a discutir agora beleza o tópico está excelente e vamos continuar com ele desse jeito.

Hoje a noite quando chegar em casa vou começar com um FSB300 e vou postando imagens do resultado beleza. Vou testar também com FSB370. Mais a minha dúvida é em relação as voltagens mesmo. Mais vou fazer essas alterações de FSB sem mexer com elas par ver o que vai dar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou,

Foi mal pelo Leonardo ! kkkkkk

Vamos lá com essa over cara, só não pode desanimar ou desistir !

Somos brasileiros pow !

Abraços

beleza me chamo Leonardo mais ta tranquilo geral confudi mesmo. hahaha. Não vamos esquecer a finalidade do Tópico beleza!! Não vamos levar pro lado pessoal. Cada um de vocês sabem pacas de OC quem dera eu saber um pouco que vocês sabem. Posso dizer também que de todas as pessoas que iniciaram esse tópico somente vocês dois estão continuando a me ajudar e isso é legal pois mostra interesse de ambos. O pouco de que sei de OC aprendo com vocês. Meus caros amigos Gusporti e Jclafi não vamos começar a discutir agora beleza o tópico está excelente e vamos continuar com ele desse jeito.

Hoje a noite quando chegar em casa vou começar com um FSB300 e vou postando imagens do resultado beleza. Vou testar também com FSB370. Mais a minha dúvida é em relação as voltagens mesmo. Mais vou fazer essas alterações de FSB sem mexer com elas par ver o que vai dar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAs nao vamos discutir.

Se nao deu video é porque esta esquecendo de algo.

Poe o Vcore em 1.35v. Se nao der boot sobe pra 1.4v. Se ainda assim nao der boot com certesa é outra coisa e nao processador.

Poe todas as outras voltagens tudo no minimo, menos a do NB. A do nb bota 1 opção alem do minimo, deve ser 1.45v ou algo parecido, nao precisa mais do q 1.55v pra subir esse chipset pra cima dos 450.

Na aba do chipset poe os timings das memorias em 5-5-5-15, esse deve ser o timing padrão para as suas. Quanto ao cooler ele aguenta. Vale lembrar que esse meu E6300 roda a 490x7 com 1.35v e COOLERBOX.

Jclafi. A minha p5b deluxe tem diversos fsb holes. Entre 133 e 200 nao pega praticamente nenhum fsb, só quando ela quer. Entre 350 e 380 é muito difícil conseguir 100% de estabilidade. Já de 400 até 490 ela pega qualquer fsb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gusporti !

você consegue rodar o seu E6300 a 490x7 (3.4Ghz) com cooler stock e 1.35v? Estável pra usar no dia-a-dia? Muito bom o over.... Legal um Allendale 1.8 chegar a 3.4+ com essa tensão... Mas passa de 61ºC ? :D

Mas e esse over aguenta umas sessões de ORTHOS e SuperPi? Pelo menos umas 14 horas ORTHOS em Small FFT´s e depois + 14 horas em Blend Mode... Já o SuperPi rodar o calculo de 32 Mb sem erros... Se aguenta parabéns !

Eu realizo estes testes para validar o meu over (depois disso tudo eu rodo uns 3DMark´s pra ver como ficou o 3D)...

Aqui tb já tive problemas com FSB HOLE e muitas das vezes fico na tentativa e erro pra encontrar um FSB q rode tranquilo sem ter q ficar incrementando a tensão... Podemos dizer q o over não é uma ciência exata ! ehheheheh

Uma pergunta cara, você consegue rodar o seu over com o C1E ativo? Tem um amigo aqui do FORUM (FGUAREZI) q roda de boa....e você?

Abraços

MAs nao vamos discutir.

Se nao deu video é porque esta esquecendo de algo.

Poe o Vcore em 1.35v. Se nao der boot sobe pra 1.4v. Se ainda assim nao der boot com certesa é outra coisa e nao processador.

Poe todas as outras voltagens tudo no minimo, menos a do NB. A do nb bota 1 opção alem do minimo, deve ser 1.45v ou algo parecido, nao precisa mais do q 1.55v pra subir esse chipset pra cima dos 450.

Na aba do chipset poe os timings das memorias em 5-5-5-15, esse deve ser o timing padrão para as suas. Quanto ao cooler ele aguenta. Vale lembrar que esse meu E6300 roda a 490x7 com 1.35v e COOLERBOX.

Jclafi. A minha p5b deluxe tem diversos fsb holes. Entre 133 e 200 nao pega praticamente nenhum fsb, só quando ela quer. Entre 350 e 380 é muito difícil conseguir 100% de estabilidade. Já de 400 até 490 ela pega qualquer fsb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera. Demorei a postar mais cheguei e fico feliz por não haver desentendimento entre os amigos.

O OC deu certo dessa vez com FSB333!!!!

Pois bem antes de começar quero deixar claro que não vou desistir de fazer meu over. Ontem não mexi mar voltagens e coloquei o FSB a 333 rodei o Orthos por 1 hora e meia e rodou de boa nesses fds vou testa-lo mais tempo. Mais ainda continuo com aquela oscilação no multiplicador quando o Processador não esta trabalhando fica x6 quando ele começa a trabalhar fica x7 eu ainda não consegui identificar o que pode esta acontecendo. Gusporti vou seguir a sua dica e posto os rsultados aqui depois. Parabéns pelo se OC cara!!!!!

Gusporti

Se nao deu video é porque esta esquecendo de algo. Poe o Vcore em 1.35v. Se nao der boot sobe pra 1.4v. Se ainda assim nao der boot com certesa é outra coisa e nao processador. Poe todas as outras voltagens tudo no minimo, menos a do NB. A do nb bota 1 opção alem do minimo, deve ser 1.45v ou algo parecido, nao precisa mais do q 1.55v pra subir esse chipset pra cima dos 450.

beleza entendido mais eu deixo a tensão do Vcore entre 1,35 e 1,4. Em relação as outras voltagens no mínimo. Eu coloco todas no mínimo e mantenho só a do Vcore e a do NB, correto? Em relação as memórias vou colocar nesses valores também.

A minha meta nesse OC é chegar nos FSB400.

Depois de fazer o OC olha como ficou a tensão do FSB Terminal essa imagem é de quando ele estava a FSB300 mais o valor da tensão é o mesmo: imagemcomociw3.th.png

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Consegui fazer o OC com 350 de FSB sem alterar as voltagens. Eu acho que para eu conseguir chegar nos 400 de FSB vou ter que mexer nas voltagens. Sem fazer isso não rola e outra consegui ficar com multipicador x7 direto sem ter aquelas oscilações, funcionou depois de desabilitar o C1E. Eu reparei um ato estranho que vem acontecendo ao ligar o computador. Assim que aperto o botão de ligar o pc liga depois de 1 segundo ele desliga e depois de 2 segundos desligado ele liga sozinho. Isso Só ocorre quando ele esta com OC pois sem o OC ele liga normal. Será que isso pode ser algum problema sério?

Para conseguir um FSB 400 devo inserir um tensão no vcore superior a 1,416v correto? A tensão do FSB Terminal acusa 1,41v. Favor olha a imagem postada no tópico anterior. Pois essa tensão está sendo acusada no programa de controle aqui no PC.

Olha a imagem no CPU-Z:

cpums1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode ir la e setar o fsb termination pra 1.3v.

você nao precisa de 1.416v de vcore nao. A nao ser que seja isto que esteja limitando seu over, mas acredito que nao.

Quanto a tensão do nb, 1.5v da pra usar dia a dia e te da um bom fsb. Vale a pena tentar.

E quanto quela desligada no boot. Todas as placas mae com chipset intel q tive fazem isso, nao sei porque, mas quando to fazendo over e ela nao da essa desligada já sei que nao deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala colega,

Q bom q você conseguiu desabilitar o C1E, em relação ao micro ligar e desligar eu acredito q a sua placa mãe faz isso para validar o over, ou seja, ela verifica as configurações quando ele liga pela 1º vez e depois reinicia e roda normalmente... Eu tinha uma ASUS q fazia isso tb... :D

Meus parabéns cara ! FSB350 estável (você fez testes?) !!

Aqui para conseguir FSB400 não tive q mexer na tensão do processador, somente tensão do NB -1.43v e CPUVTT-1.31v, o processador rodou estável com a tensão padrão.... 1.3375v se não me engano...

Uma sugestão é validar bem esse over antes de continuar, é fundamental ter certeza q está estável... você consegue rodar o calculo de 32 MB do Super Pi MOD 1.5 ?

Ae Gusporti, sobre o C1E q comentei num post anterior estou fazendo testes e até agora tudo roda perfeitamente, a temp em IDDLE fica em 32º com cooler stock e over a 2.76 !

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jclafi

Q bom q você conseguiu desabilitar o C1E, em relação ao micro ligar e desligar eu acredito q a sua placa mãe faz isso para validar o over, ou seja, ela verifica as configurações quando ele liga pela 1º vez e depois reinicia e roda normalmente... Eu tinha uma ASUS q fazia isso tb...

beleza

Meus parabéns cara ! FSB350 estável (você fez testes?) !!

Rodei o Orthos por uma hora e meia.

Aqui para conseguir FSB400 não tive q mexer na tensão do processador, somente tensão do NB -1.43v e CPUVTT-1.31v, o processador rodou estável com a tensão padrão.... 1.3375v se não me engano...

vou tentar esses valores

Uma sugestão é validar bem esse over antes de continuar, é fundamental ter certeza q está estável... você consegue rodar o calculo de 32 MB do Super Pi MOD 1.5 ?

Só estava usando o Orthos mais ou rodar esse Pi MOD 1.5 no calculo de 32mb. Onde eu consigo esse programa?

Ae Gusporti, sobre o C1E q comentei num post anterior estou fazendo testes e até agora tudo roda perfeitamente, a temp em IDDLE fica em 32º com cooler stock e over a 2.76 !

Cusporti

você pode ir la e setar o fsb termination pra 1.3v. você nao precisa de 1.416v de vcore nao. A nao ser que seja isto que esteja limitando seu over, mas acredito que nao. Quanto a tensão do nb, 1.5v da pra usar dia a dia e te da um bom fsb. Vale a pena tentar. E quanto quela desligada no boot. Todas as placas mae com chipset intel q tive fazem isso, nao sei porque, mas quando to fazendo over e ela nao da essa desligada já sei que nao deu certo.

beleza vou fazer isso. Vou trocar esses valores das voltagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo,

Apertar os timmgs é a última coisa para se fazer... Isso porque você vai precisar de um PC ROCK SOLID para ficar apertando e testando os timmgs, caso contrário fica impossível de saber se deu problema por causa dos timmgs ou do over no proc... Aqui no meu PC eu realizo os testes desta forma, e normalmente consigo bons resultados...

Outra coisa, quando você trabalha com os timmgs é sempre bom levar em consideração a tensão da memo, o q pode auxiliar na estabilidade do over..

Abraços

Nao baixe... Porque se ainda nao conseguiu subir nem com elas padrão forçar as memorias só vai atrapalhar no seu over. Só quando você tiver dominado tudo e tiver com o processador trabalhando tranquilo você pensa nas memorias.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos,

Concordo com todos vocês depois do OC ficar estável e que vou mexer nas memórias.

Ontem não tive tempo de testar o OC no Super PI mais hoje eu vou rodá-lo em 32 mb e posto os resulados aqui amanhã. Sabem me dizer se demora muito para esse programa fazer esse este. Pois chego tarde da facul hoje.

Gostaria de informar que nosso tópico já alcançou mais de 1.000 visitas ou seja esse tópico não está só ajudando a mim mais a outras pessoas também. Parabéns.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no PC eu "acho" q demora uns 20 min o Pi de 32 MB.... Mas pode ser q você consiga bem mais rápido porque eu deixo rodando o Super Pi e vou jogar GTR2, não tenho paciencia de ficar olhando... hehehehehe

Abraços

Meus amigos,

Concordo com todos vocês depois do OC ficar estável e que vou mexer nas memórias.

Ontem não tive tempo de testar o OC no Super PI mais hoje eu vou rodá-lo em 32 mb e posto os resulados aqui amanhã. Sabem me dizer se demora muito para esse programa fazer esse este. Pois chego tarde da facul hoje.

Gostaria de informar que nosso tópico já alcançou mais de 1.000 visitas ou seja esse tópico não está só ajudando a mim mais a outras pessoas também. Parabéns.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...