Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Urgente!! Apitos da Bios!!


Javelete

Posts recomendados

Fui usar meu PC uma dia desses, liguei o estabilizador, depois o gabinete e nada! Vi q a luz piloto do placa-mãe (Asus P5P800) não tava acesa. Desliguei o estabilizador e verifiquei tudo dentro e fora do gabinete e tava tudo como deixei antes e mesmo assim a luz não acendia nem o PC ligava. Umas horas depois liguei e ele funcionou, rapidamente botei meu MP3Player pra gravar possíveis apitos da bios, o q aconteceu mesmo! Ouvi a gravação e segundo umas tabelas d apitos de bios q eu tinha os traduzi, estão na ordem q aconteceram:

Apitos - Causa

7 - Virtual Mode Exception, placa mãe ou processador com defeito ( geralmente o defeito é na placa pois o processador achou o problema )

7 - igual acima

5 - Placa mãe ou processador com defeito ( geralmente o defeito é na placa pois o processador achou o problema )

1 - Atualização de DRAM, refresh dos módulos de memória com defeito ( pode ser causado pela placa mãe )

6 - Controlador do teclado - A20, teclado ou acesso a memória alta com defeito

9 - ROM BIOS checksum, programa da bios com problema ( pode ser causado também pela placa mãe )

Uns dias depois ela apitou de novo:

4 - Clock com defeito ( placa mãe )

Essa é tabela q eu tenho, tive q pesquisar na internet porque nem no site da AMI tem isso, ela está certa?

CÓDIGOS DE ERRO GERADOS POR BEEPS DE BIOS AMI:

1 - Atualização de DRAM, refresh dos módulos de memória com defeito ( pode ser causado pela placa mãe )

2 - Paridade de memória ( sistema que checa paridade ou pente de memória com defeito)

3 - Primeiros 64 Kb de memória com problema

4 - Clock com defeito ( placa mãe )

5 - Placa mãe ou processador com defeito ( geralmente o defeito é na placa pois o processador achou o problema )

6 - Controlador do teclado - A20, teclado ou acesso a memória alta com defeito

7 - Virtual Mode Exception, placa mãe ou processador com defeito ( geralmente o defeito é na placa pois o processador achou o problema )

8 - Falha no teste da memória de vídeo ( placa de vídeo ou placa mãe )

9 - ROM BIOS checksum, programa da bios com problema ( pode ser causado também pela placa mãe )

10 - Problema com leitura de dados CMOS da Bios deve-se resetar a CMOS se persiste o erro deve-se substituir a placa mãe.

11 - Memória cachê da placa mãe ( se houver ) esta com defeito

Antes d ver a tabela achei q podia ser a fonte, dei também uma olhada nas configurações da bios e não vi nada demais. Pelo q me lembro todos os apitos aconteceram no começo do carregamento do XP, por isso acho q não é nada com a CPU, e como todos os defeitos citados estão relacionados com a placa-mãe, será q o problema é MESMO só dela? Fui no site da AMI mas lá só tem uma demo d um programa d diagnóstico q parece não ter muitos recursos, como posso ter certeza do q tá acontecendo? Uso MUITO meu PC pra trabalho, e não posso correr risco d ficar com ele parado d repente, qualquer ajuda eu agradeço!!!

IPC: Descrição detalhada (até demais) do PC:

- Fonte Enermax 350W

- Pentium4 640 HT 3.2 Ghz

- Placa-mãe Asus P5P800

- 2x 512MB DDR

- Monitor Samsung SyncMaster 740b Plus 17" LCD

- XFX GeForce 6200 256MB AGP 8x

- Pinnacle PCTV Pro PCI

- SoundMAX Digital Audio (onboard)

- Modem US Robotics 56K V90

- HD Maxtor 120GB IDE 7200RPM, C: 30GB (pro XP+SP2, programas e jogos instalados) em Fat32 e o resto (D:) pros arquivos comuns em NTFS;

- HD Western Digital 10GB IDE, E: com o Win2000 Server em Fat32 (caso duma emergência no XP, uso esse)

- Gravador de DVD LG, F:

- Mouse e teclado ligados na PS/2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qarcanjo, meus 2 pentes d memória são da Markvision (por causa do dual-channel), a muitos anos q não topo com um defeito desses (a 1ª vez no meu PC, q eu mesmo montei), hoje em dia como se limpa pentes de memória, aliás, conectores d placas em geral? Valeu pela atenção!

IPC: você sabe se a tabela d bips q achei tá correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba o método ainda continua o mesmo... Não sei se a borrachinha vai passar eletricidade estática nos módulos, hoje certamente mais sensíveis...

Eu estive pensando no caso, e os conectores hoje, dourados, oxidam menos que os antigos prateados. Mas mesmo assim, ainda na época dos K62 eu tive esse problema de oxidação. Eram memórias DIM PC100 já com conexões cor cobre mesmo. Eu tentaria a limpeza!

Advirto, entretanto, que minha última mobo, uma falecida DFI Lanparty que eu troquei na garantia por essa atual pode ter queimado por conta de ficar mexendo nas memórias. Bom, acho que ele veio com defeito mesmo, porque na primeira montagem deu uma zigzira no som que só passou a reconhecer o interno do chipset nvidia e nunca mais o som do codec externo no módulo de som dela. Muito estranho. /Achava que era apenas erro de software, mas como ela pifou depois... Mas na troca, passei por uma MSI Nforce 4 que não funcionou direito... No manual dela dizia que nesses chipsets Nforce 4, se você mexesse nas memos com os conectores de força da placa mãe ligados na fonte, mesmo com ela desligada da tomada elétrica, que a eletricidade estática gerada pela conexão / desconexão das memos poderia queimar o chipset. Sinistro isso! Coisa milindrosa... Então, de lá para cá, peguei certo receio em ficar mexendo no hardware. Aí, vê se toma bastante cuidado com isso.

Mas como você está enfrentando um problema de fato, aí recomendo testar a limpeza dos módulos. Já na mobo, eu deixaria quieto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à tabela de código post, não tenho muitos motivos para crer que não esteja correta... Até hoje, não encontrei digamos, tabelas falsas ou erradas por aí.:P Todo código Post que enfrentei até hoje, eu identifiquei pelas tabelas pegas em sites da internet. Tinha um site sobre bios post codes que me servia bem... Não lembro mais qual, pois faz tempo que não tenho erros identificáveis. Minha trajetória recente passa pelo caos completo até o funcionamento completo, sem meios termos.:( Uma mobo que pifou junto com o processador que torrou, e nunca mais consegui sequer um beep. Uma bios que foi pro saco por causa de um erro bobo meu, e também nem mais um pio da mobo. A lanparty que apitou o que eu sabia muito bem o que era, pois parou totalmente sem vídeo nem nada, só apitando direto sem parar... Aí não consultei mais os sites.:(

Também minhas últimas placas mãe, duas MSI e a DFI todas tinham leds indicadores de estado, que diziam mais que os beeps.

Mas acho que se a informação do site não estiver desatualizada demais, pode confiar. Tudo achômetro, é claro.

PS: O código ser acusado creio que não quer dizer que o problema esteja mesmo na mobo. A fonte poderia, caso a tensão fôsse insuficiente, fazer componentes da mobo funcionarem mal. Aí o bios acharia que era defeito. Sabe, falso positivo... O melhor mesmo seria testar com peças emprestadas, fazer uma boa limpeza, checar e re-checar as conexões, etc. Se mesmo assim os códigos continuarem aparecendo, aí você já sabe o que é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q vou dar uma limpada nos pentes da ram mesmo, mas a "borrachinha" não acho em lugar nenhum! Isso tem um nome + técnico? tem q ter algum cuidado especial na hora d passar no pente ou é só tirar, passar e colocar no lugar de novo? precisa limpar o slot da mobo tb?

É lenda ou pé no chão (literalmente) resolve pra evitar eletricidade estática ou tem q comprar aquela pulserinha estranha? Ou então passando a borrachinha devagar não diminuiria muito os riscos da estática?

Me veio outra coisa tb: o meu gabinete AINDA é um daqueles com 3 baias, nem espaço pra fan traseira tem! seria melhor eu trocar por um d 4 d uma vez? valeu cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um bom gabinete de 4 baias vai te servir para up-grades futuros vários enquanto existir padrão ATX. Como o BTX parece que não tá pegando, aí acho que vai durar um bom tempo ainda...

Pé no chão teoricamente ajuda sim, uma vez que seu corpor está em contato com um corpo bem maior capaz de receber alguma carga. Mas está longe de ser uma solução ideal. A gente costuma ainda pegar em metal descascado, etc para ver se ajuda, mas o recomendável é usar a pulseira anti-estática e mesmo luvas anti-estáticas + pulseira. É claro que a pulseira deve estar bem aterrada, se não é inútil!

Quanto à borrachinha, é aquela borracha branca de escola mesmo. Borracha mercury, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...