Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito que faça um rele desarmar depois de 1,5s


Leandro_980

Posts recomendados

  • Membro VIP
Como eu faço para que um rele desarme depois de 1,5s independente do tempo que ele fique recebendo energia. ex: Eu envio 12v para ele e ele só vai dar uma 'piscada' liga e desligada sem desconectar o fio.

A maneira mais simples, para tempos curtos como esse dai, é a de colocar um capacitor (eletrolítico no caso) de alto valor em série com o relé... (circuito diferenciador) Tente ai com um capacitor de 2.200 uF. Você tem que prover também a descarga desse capacitor que pode ser através de um resistor em paralelo com ele, cuja resistência seja de aproximadamente 10 x a resistência do relé, ou dependendo do caso, via um diodo inversamente polarizado, em paralelo com o relé... (nesse caso, no ponto de aplicação da tensão de 12 V no relé, deve apresentar um potencial de terra, por exemplo com um resistor à massa, ou negativo da fonte)..

Essa é a forma mais simples, pois toma duas peças somente e para tempos pequenos talvez valha a pena.

Existem mil e uma outras soluções envolvendo temporizadores. Se necessário for circuitos menores em tamanho, ou melhor precisão de tempo, parta para eles..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É um pouco mais difícil, assim simples, mas é o contrário de um diferenciador... É um integrador.. Um capacitor em paralelo com o relé, um resistor para a entrada dos +12 Volts... Mas sinceramente, ai é melhor usar um timer, ou mesmo um transistor para auxiliar... Hoje tô sem tempo.. Se ninguém resolver ai, na semana que vem te ajudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
po pensei q éra fácio será q num tem jeito de fazer o mais simples possível?

Ai meu irmão... Também não dá... Se com duas peças, um capacitor e um resistor, você está achando complicado...

Ai vou te encaminhar para um conhecido meu aqui de Porto Alegre, para ver se ele resolve o teu problema. O nome dele deve ser Antônio, mas é muito mais mais conhecido como Tio Toni....

O Mágico...

Te larguei...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...