Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2x2gb ou 4x1gb para 3d?


beto3d

Posts recomendados

galera to montando um pc para trabalhar com 3d, aliás mais um pc pois ja trabalho com 5 amds mas agora estou indo de intel...ja postei em alguns topicos aqui e muito ja me ajudaram na configuração, a maquina ja esta quase q 100% montada faltando ainda as memorias, coisa difícil de decidir, o q eu tenho certeza apenas é q colocarei 4gb, queria perguntar aqui se é mais negocio eu colocar 4 pentes de 1gb (2kits duas chanel) ou eu colocar apenas 2 pentes de 2gb cada (1kit dual chanel), qual opção será q rende mais? q daria melhor velocidade? ou da na mesma? para mobo p5k dlx ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ué beto... isso aí é você que decide! heheheh

rendimento você vai ter o mesmo, mas cuidado na escolha das memos... repare se a sua mobo suporta a tensão das memorias... escolha também memorias de latencia baixa;

outra coisa, qual S.O. você vai usar ? ouvi falar que o xp nao reconhece 4GB de memória

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, eu vou usar XP, e , por mais q digam q xp não reconhece 4gb, eu fiz um teste aqui e a diferença foi impressionante, em umas das minhas maquinas (amdx2 4200) eu usdava 2gb ddr2 533 e troquei por 4gb de ddr2 667, meu deus, a maquina mudou da agua pro vinho,o rendimento foi espetacular, por isso vou colocar 4gb nessa nova q estou montando, Evandro Xita, vou sim usar quad _ p5k deluxe_8500gt_2xhd sata2 raid_fonte zalman460w_gabinete typhoon r820_e faltam as memorias, o preço é praticamente o mesmo de colocar 2 kits dual chanel de 2gb cada kit ou 1 kit de 4gb, mas a latencia nos kits de 2gb sempre é menor, ai continua a duvida ,vou colocar as duas opções aqui e aguardo a opinião de vocês:

ou esse gskill ddr2 800 latencia 4-4-4-12 , iria ser 2 kits de 2gb cada= 4gb (r$760)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61490574-memoria-dual-channel-gskill-2gb-2x-1gb-ddr2-800mhz-pc6400-_JM

ou esse ocz ddr2 800 latencia 5-6-6-18 , iria 1 kit de 4gb 2x 2gb(r$715 )

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61180495-memoria-ocz-ddr2-800-pc6400-kit-dual-channel-4gb-2-x-2gb-_JM

qual dessas opções vocês me indicariam???????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o preco nao é fator, va de 2x2GB, pois algumas placas tem problemas o reduzem o desempenho quando se utiliza 4 pentes. Alem disso se um dia pensar em OC, 2 pentes suportam melhor OC que 4. Fora o fato que num futuro, você ainda tem slot sobrando para um possivel incremento de memoria.

abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra falar a verdade se você olhar nos links ali q eu citei colocar 2 pentes de 2gb cada sai ate mais barato do q 4 pentes de 1gb, então vou optar por colocar 2 pentes de 2gb cada, você viu ali no link as memos q eu achei? da ocz, achei os valores das latencias meio altos, o q você me diz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembre-se que o só o xp em 64bit reconhece mais do que 3GB, sendo assim o XP 32bit (padrão da maioria) ´reconhece no maximo 3.2GB, sendo assim é mais vantegem colocar 2x1GB e 2X512MB, assim tu teria 3GB com os 4 slots em dual chennel e gastaria menos para fazer.

Existe como fazer o XP de 32bits reconhecer 4GB, porém pode ocorrer varios conflitos com programas e jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vixi ai vocês estão me deixando mais confuso ainda hehehe, cada um fala uma coisa diferente, eu pegarei 4gb de memoria ,isso é a unica certeza q tenho, GEMENDES, eu estava particularmente também pro lado das gskill, mas ai o MBHELLHAMMER diz q 2 pentes de 2gb é melhor, e você diz o contrario, pra eu optar pelos 2 kits da gskill, meu orçamento esta em até 800 reais para pegar as memorias, é um investimento, é pra trabalho e o retorno é rápido, por isso vou investir sem dó, vamos fazer diferente então, galera q quer ajudar, qual memoria seria a melhor opção hoje pra eu colocar no pc com um orçamento de 800 reais??? acho q assim fica mais fácil......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra AMD a latência faz mais diferença, mas pra C2D é mínima.

Nos 2 depende de qual será o uso do seu micro (especificamente se o seu programa 3D se beneficia de latência ou de clock), alguns aplicativos beneficiam-se mais das latências apertadas, outros de clock mais alto, outros dos 2 e outros de nenhum.

Eu voto em 2 x 2 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um coisa importante quando falamos em kits e latencias, é que as latencias relatadas sao para o kit. Ou seja, você citou que o kit 2x 1GB tem latencias mais baixas, mas elas so funcionarao nessas latencias se você usar apenas um kit. Ao colocar 2 kits (4x 1GB), o controlador de memoria precisara aumentar essas latencias para poder fazer o enderecamento corretamente, subindo assim a latencia de uso desses pentes. Nao tenho em maos testes para comprovar os numeros e nem as memorias para fazer os testes, mas as latencias desses 4x1GB serao proximas ou ate maiores que o kit 2x2GB em funcao do controlador de memoria. Isso é uma restricao do controlador de memoria (integrado a placa-mãe ou processador, e varia muito de cada modelo), e nao dos modulos de memoria em si.

Existe uma diferenca sutil em banco de memoria e modulos/pentes de memoria, e talvez tenha algum artigo aqui no clube falando a respeito, porém, em um breve resumo, banco é como a memoria esta dividida do ponto de vista do controlador de memoria (divisao logica), e modulos/pentes, sao apenas como a memoria esta dividida fisicamente. Tendo dito isto vamos la, o que defina a latencia total real, é o numero de bancos de memoria que o controlador tem que gerenciar, pois ele tiver mais de um banco no mesmo canal, ele tera que primeiro escolher um banco para depois acessar esse banco, isso aumenta a latencia da memoria.

Assim sendo, so a titulo de exemplo, digamos que cada pente de memoria tenha um banco (tanto o de 1GB, como o de 2GB), ao se colocar 2 pentes de 1GB por canal (levando em conta o Dual channel), para cada enderecamento da memoria, o controlador primeiro precisa decidir em qual banco de memoria esta o endereco que ele precisa, para depois ele efetivamente enderecar aquela memoria. Isso tem um custo em tempo, ou seja, aumenta a latencia em alguns ciclos de clock. No caso de apenas um banco de 2GB, o controlador nao precisa decidir em qual banco esta o endereco, pois eles so tem um banco naquele canal, então ele endereca diretamente aquele banco, nao adicionando nenhuma latencia extra a esse acesso.

Se os modulos tivesse o mesmo numero de bancos e a mesma latencia (mundo ideal), 2 bancos por canais afetariam muito o desempenho. Como isso nao é verdade no mundo real, fica mais difícil de analisar esse cenario. Mas uma coisa é certo, o atraso em ter 4 pentes de memoria ao invés de 2 é muito relevante, então eu sugiro, 2x2GB, pois no final pode ate ser que as latencias totais reais sejam mais rapidas que no caso de 4x1GB. Mas isso você so saberia testando.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...