Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

olá amigos, desculpe incomodá-los , mas preciso de ajuda , pois minha fonte maxxtro 400watts 'n aguentou uma evga GeForce 6800gs e parou , verificando a placa da fonte percebi q 'n chega tensáo nos diodos nem nos capacitores eletrolíticos, apenas tensáo alternada no começo da placa, ja medi o fusível, bobina e os diodos e estáo bons, alguem por favor poderia me ajudar??

Verifique se não há alguma trilha rompida ou alguma solda fria. Verifique também o termistor que fica logo na entrada não está aberto. Medindo no multímetro, deve ter uma resistência próxima de 5 ohms.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almeida filho, além de meu computador, tenho alguns equipamentos de audio (caros, e antigos) sensíveis (sou guitarrista, adoro equipamentos antigos e analógicos - vintage). Portanto, já a uns 4 meses venho namorado esse equipamento para meu setup:

http://www.pentacustica.com.br/produtos/produtos.asp?codigo=6

Mas como ele é um bocado caro, tenho receio de comprá-lo e acabar percebendo que talves tenha sido um gasto desnecessário (ele custa 1200 reais). Olhando o anuncio que consta no link supracitado, você acredita que o equipamento tenha uma boa relação custoxbenefício, levando em conta apenas os recursos de proteção pois os recursos de iluminação, sequenciamento, e display me são dispensáveis? você acredita que o equipamento tem pontos a ser melhorado? Quais? O preço dele se justifica?

Desde já agradeço e peço desculpas pela minha ignorância.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você acredita que o equipamento tem pontos a ser melhorado? Quais? O preço dele se justifica?

Desde já agradeço e peço desculpas pela minha ignorância.

Nada de ignorância.... cada macaco no seu galho..

Cara, você me pegou no meu fraco.... Tanbém sou ligado em equipamentos antigos, só que no meu caso são os rádios e instrumentação eletrônica.

Bom, quanto ao protetor que me mostrou, parece ser sim um bom produto, porém seu preço é um pouco salgado.

Se realmente for tudo aquilo que promete, e você estiver disposto a gastar.....

Não posso dizer muita coisa a respeito desse equipamento, pois para mim também é novidade.

Na minha opinião, um filtro de linha no estilo desse aí que mostro no tópico, já seria mais que o suficiente para a proteção.

Se quiser, dê uma olhadinha nesse link, onde postei um circuito mais aperfeiçoado e eficiente, principalmente para sistemas de audio, pois a filtragem de ruídos é mais refinada.

http://www.pcproject.com.br/forum/showthread.php?t=11918

É desse ai que uso atualmente. Nele não gastei mais do que R$60,00, incluindo as tomadas e caixa, e ainda com umas "frescurinhas" a mais, como: interruptores individuas em algumas tomadas, para que possa desligar a impressora, o scanner, o modem e outros, quando não estão sendo utilizados.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, estava lendo um artigo aqui do próprio CdH sobre filtros-de-linha ( https://www.clubedohardware.com.br/artigos/455/1 ) e ví que alguns filtros-de-linha melhores tem um led que indica que o varistor não está mais funcionando, já que o mesmo tem uma vida útil, e quando ela acaba você não tem como saber.

Então gostaria de pedir, para se alguem souber como fazer isto em "nosso" filtro-de-linha que colocasse o circuito aqui, para que nós possamos ter um filtro cada vez melhor.

Grato,

Lucas Fernandes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse sistema funciona com resistores que fazem o LED apagar ou acender no caso o varistor tenha sua resistência alterada pra um limite que indique sua não operação, agora como montar esse circuito, não faço ideia, mas não deve ser complicado.

A vida util do varistor vai depende de quantos surtos ele sofreu. Se ele não sofrer surto algum, o que é meio difícil, sua durabilidade é relativamente longa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, tem um texto que diz que foram feitos testes com varistores tomando cargas bem altas por várias vezes seguindas e duraram um tempo relativamente longo e que em condições normais durariam bastante a não ser após um evento catastrófico, uma descarga daquelas bem proximo da rede elétrica ou bem em cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, comprei todo o material hoje e vou ver se começo a montagem. No entanto fiquei com algumas dúvida:

1) É possível colocar dois tipos diferentes de varistores? Tipo colocar primeiro um de 250 volts e depois um de 230 volts em paralelo?

2) Eu terminei comprando 4 capacitores Classe Y só que a minha montagem é do tipo 220V sem aterramento. Tem problema se eu colocar 2 capacitores em paralelo para aumentar a proteção?

Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você comprou os capacitores? E os capacitores X?

Os varistores acho q nao tem problema coloca-los em série sendo pra tensões diferentes da forma q você especificou, já que ambos foram feitos pra operar em redes 220V.

Quanto a colocação do capacitores, deixo pra outra pessoa responder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_ tanto os capacitores Y como o X eu consegui comprar facilmente aqui em Recife. Achei um pouco caro o X (3,34) comparado com o Y (1,20) mas td bem...

Estou tendo dificuldade agora é na montagem das bobinas, já q eu terminei comprando o fio AWG 19. Espero que não tenha problemas.

Obrigado pela informação dos varistores, agora só vou ficar no aguardo para ver como vão ficar os capacitores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza.

Sobre os capacitores em série, nota-se que na foto do tutorial o Almeida usou 8 capacitores ceramicos Y, mas porque a capacitância de um deles era a metade do especificado, ai usou assim pra somar as capacitancias, agora se dobrar a capacitância por exemplo de 4700pf pra o dobro usando dois capacitores iguais aí já não sei se dizer se é vantajoso ou benéfico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até vi nas fotos do tutorial que haviam 8 capacitores, mas na lista de material tem apenas 4 capacitores, e no caso do circuito para 220V sem disponibilidade de aterramento são somente dois capacitores.

Mas como eu já comprei os 4 queria saber se eu poderia usar todos eles.

Outra dúvida que eu tenho: na hora que eu fui comprar o fio esmaltado eu terminei comprando o fio AWG 19 e não o AWG 20, e eu achei que ele é muito duro para se fazer as bobinas (eu só consegui fazer a metade de uma, e ficou muito ruim). Procurei então uma tabela de fios e cabos AWG e vi que a corrente máxima no fio AWG 19 é em torno de 10A. Como eu não pretendo usar muitos equipamentos ligados ao filtro eu queria saber se eu posso pegar fios mais finos (que facilitariam a montagem da bobina) e que não teriam a sua corrente máxima atingida (por exemplo o AWG 24, que tem como corrente máxima 4A, apenas a metade da corrente que eu comprei para os fusíveis).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os filtros que eu futuramente vier a montar não consumirão mais do que 5A, então acho q os fios mais finos que tenho aqui vão servir. Eu tirei de transformadores... Abri um transformador de estabilizador de 1000VA, então mesmo eu achando q é fino, deve servir já que saiu de um transformador de 1000VA... tenho fio esmaltado aqui que não falta mais, o transformador é grande e ainda tenho outro de 600VA montado ainda e um pouco de um de 325VA. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi postar uma "prévia" do meu filtro de linha, só tá faltando montar a fiação e varistores e se eu achar facilmente, o resitor. Não reparem porque tá tudo meio torto, o corte da placa tá torto, a soldagem tá toda feia... marinheiro de primeira viagem! :) Quando tiver com todos os componentes vou dar uma "alisada" na soldagem e interligarei todos os pontos de soldagem e aplicarei o verniz de proteção. E ao invés desses fusíveis aí vou por fusiveis térmicos, só to esperando chegar.

Essas bobinas aí a do lado direito da foto foi eu que enrrolei, a bitola do fio esmaltado que eu tinha era essa, a do lado esquerdo foi tirada de um nobtrak pifado e como tava toda prontinha, nao quis desmontar pra usar o fio de mesma bitola... Medi no multimetro em ambas pontas do circuito e tá conduzindo beleza! Prometo que da proxima vez vou caprichar mais nisso ai.

Mas to com uma dúvida:

Esse capacitor amarelo aí tá escrito 105K 400V, é o único q tenho aqui... Não tem mais nada escrito nele com relação a sua especificação, queria saber se ele suporta uma tensão de 220VAC já q não sei se essa tensão especificada nele se refere a 400VDC? Eu ia usar esse filtro depois de um transformador, mas como tenho mais varistores pra rede 220V aqui do que pra rede 110 e tinha pedido mais 3 varistores 250VAC 140J antes de pensar em terminar esse filtro aí, queria saber se esse capacitor amarelo aguenta essa tensão. Eu tb pedi tb 2 varistores 175VAC e tenho mais dois aqui e um de 150VAC, até daria pra montar com eles, mas aí eu terei uma proteção menor... ia usar o de 150V ou os de 175 na linha F/N...

Obrigado!

46800468yo4.jpg

26400955qe3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei, quer saber, num vou esperar chegar o resto das coisas não, vou montar com o que eu tenho aqui. Aí está, já tá funcionando com um PC ligado nele. Coloquei os varistores que eu tinha aqui, três eu tenho 90% de certeza que estão bons porque eles sairam de um nobreak com menos de 6 meses de uso que eu estraguei, o outro é mais velho e não tenho certeza, mas tá assim pra quebrar o galho, tá tudo improvisado, não reparem, vou arrumar uma caixinha melhor ou essa mesmo e fixar tudo direito. A plaquinha tá em cima de um isolamento de plástico, isolei o fundo dela com fita isolante e o fundo da caixa de ferro tb tá isolado com fita. O que importa agora é que deu certo! Só não tenho como medir a eficiência do filtro, mas creio que esteja funcionando como deveria. Está funcionando em 115V...

i35675_124.jpg

10vx7.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Almeida Filho,

Notei algumas divergências no primeiro post deste tópico. Na verdade, não fui eu. Foi o vendedor da Trancham, que eu pedi pra minha irmã ir lá comprar os componentes, e imprimi as 3 figuras mais a lista de peças pra ela.

A primeira é sobre um resistor R1 470k 2W que aparece no esquema do circuito para 127V com aterramento, mas não aparece no circuito montado, e nem o lay out de furos tem lugar pra ele.

E a segunda é sobre o número de capacitores 4700pF. No esquema, e no layout dos furos, aparecem 4 capacitores desses. Mas na foto do circuito montado, aparecem 8 capacitores desses.

E eu queria saber se pra fazer um filtro de mesa, pra usar em baixo do monitor, posso colocar 6 tomadas nele, e uma chave de tecla liga/desliga (MG 29123) pra cada tomada, simplesmente tirando a 6 fios da carga - fase, e levando-os até a chave da frente do meu filtro/suporte de gabinete.

Nessas 6 tomadas vou ligar: cpu, monitor, impressora photosmart, subwoofer, modem e switch. Aquele primeiro filtro que eu fiz com a carcaça do estabilizador, estou deixando só pra impressora laser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fotos realmente estão com alguns "problemas". O primeiro é que realmente não consta o resistor, esse é opicional, meu filtro mesmo aí acima tá sem. Segundo o almeida ele serve apenas pra aumentar a segurança durante uma manutenção, mesmo assim ainda não tomei nenhum choque e já mexi duas vezes no meu apos ter sido ligado na energia.

Sobre os capacitores cerâmicos ele usou 8 ao invés de 4 é porque quando ele montou esse filtro ele só tinha os capacitores com metade da capacitância recomendada, ai ele usou dois pares em cada ponta pra atingir o valor desejado.

Outra coisa que você não observou é que os capacitores utilizados não foto não são de Classe Y e X, isso deve ser observando na hora de comprar os componentes.

Pode sim colocar 6 tomadas e chave de liga e desliga. Você só deve ficar atendo à capacidade dos fusíveis com a carga que você quer por nesse filtro. Um fusível de 5A em 220V aguenta mais ou menos 500watts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_,vejo que você pode me ajudar.O capacitor que eu achei aqui, de maior capacitância, foi o 470pF 500V. E gostaria de saber se posso usar esse mesmo. Nem que tenha que colocar um punhado. Como a minha caixa é grande(L=28cm C=28cm A=9cm), cortei 2 placas de cobre com 18X7, e pretendia colocar 1 filtro para cada 3 tomadas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...