Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock AM2 X2 +4400 c/ mobo Asus M2N - e SLI.


felipestef

Posts recomendados

Estava lendo sobre as possibilidades de overclock nesses tipos de processadores. Gostaria que alguem me desse dicas de como devo começar a clockar essa máquina que tenho em mãos hoje.

Desculpe a falta de conhecimento, sou novato com relação a isso, mas tenho muita curiosidade de aprender.

Sei que esse processador tem o barramento Hyper Transport, mas não sei se está configurado corretamente.

Pelo que vi na Bios parece estar desativado.

Desculpe a ignorância...gostaria de receber dicas e informações que me abram as portas para aprender sobre o assunto.:huh:

Obrigado,

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não pode estar desativado. Acho que é impossível isso. Bom, sobre o OC, suba o HTT e reduza sempre o HT, para que nunca passe o valor normal de 1GHz. Se quiser OC mais alto, precisará reduzir o clock das memórias, bem como subir a tensão das mesmas. Se ficar instável, precisará aumentar o VCore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

As opções 1X a 5X são básicas. Porque o HTT estando em 200, como padrão, em 5X fica 1GHz. Portanto, quando fizer OC, procure mantê-lo próximo a 1GHz. Para isso, reduza o multiplicador de acordo com o seu OC.

PS: Isso vale para os Athlons 64 e X2. Porque como o HT dos Semprons é de 800MHz, deve usar o multiplicador 4X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, e ae cara? beleza!

Tenho uma máquina igual à sua, aqui coloco o FSB em 230 e o Hypertransport reduzo pra 4x (lembrando de travar a velocidade do PCI, PCI-E, etc nos seus padrões normais) e praticamente nao tenho alteração na temperatura e nenhum travamento. O processador aguenta mais, porém a memória não (nessa config, minhas memórias DDR2 667 trabalham a mais de 370MHz). Ainda to estudando a questão das temporizações, pra relaxar mais as memórias e ver se consigo elevar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como vão galera

Adelson:

Seu problema no OC deve ser o exesso velocidade nas memórias !!!!

Com 230 de HTT com memos setadas em 667MHz, estão andando em 767MHz.

Tente setar as memos para 533. Que resultará em 575MHz. quando setado em DDR 533, tende dar boot e veja a estabilidade.

Se não ficar estavel MAS DAR BOOT, aumente um pouco o vCore do CPU, aumente em 0.025v

Mesmo assim se não ficar estável com o aumento do vCore, tente aumentar mais 0.025v (totalizando um aumento de 0.05v) poste aqui para ter mais ajuda !!!

No HT Link, com 230 de HTT, passe para 4x. 230 * 4 = 920MHz.

felipestef

Leia mais sobre overclock, pesquise sobre as suas placas, etc, etc.,etc... com 1 semana +/- de leitura, você já terá uma noção BÁSICA sobre overclock !!!

OVERCLOCK MAU FEITO ou MAU PENSADO, pode gerar SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS !!!

OUtro detalhe importante. A fonte tem que ser boa, nada de genéricas ou algo do tipo, e que tenha potência REAL !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu mesmo Henrique!

Era o que eu tava pensando em fazer, depois que eu vi que as memórias estavam sobrecarregadas voltei à configuração padrão do pc pra pesquisar mais sobre as opções de memória (apesar de que a máquina estava incrivelmente estável naquelas condições, mas é bom não arriscar).

Hoje vou fazer isso quando chegar em casa, testar com a config para 533 e ver no que dá^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae^^

Fiz os testes e o resultado foi no mínimo engraçado.

Com o FSB em 230, folgando as memórias de 667 para 533, que ficam trabalhando numa média de 300MHz a máquina fica mais instável do que se eo colocar a opção 667 (média de 370MHz com esse FSB ), e isso testado com a voltagens padrão e elevada, alguém me explica isso? o.o'''

Lembrando que o Hypertransport ta reduzido em 4x nesse over, com os clocks dos outros elementes travados nos seus padrões também.

De toda forma, meu pc ta no Default, até eu entender melhor como isso funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser por causa dos timing das memórias !!!!

Você baixou a velocidade, experimente baixar também os timing, ou aumentar os vDimm (tensão das memórias) e o vCore também.

Sobre as memos, as minhas genéricas (667) foram até 800MHz numa boa e sem aumentar a tensão dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...