Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparador de Frequência


xandy_jpv

Posts recomendados

Estou montando um circuito e preciso fazer uma comparação entre duas frequencias...

Dei uma procurada mas não achei um CI dedicado só pra essa finalidade! Conheço o CI LM567, que é um decodificador de tom, ele pode ser configurado como comparador, porém quando a frequencia for a mesma (no momento de comparar) ele põe na saída a mesma frequencia!!!

Alguém conhece algum circuito pronto (não muito sofisticado) ou algum CI dedicado a isso?

No aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você não diz pra que é o circuito ou qual a frequência em Hz que pretende comparar e os seus níveis. Fica um pouco difícil ajudar.

http://www.newcircuits.com/circuit.php?id=msr006

Bom, no caso achei que não precisaria, mas tudo bem...

Eu estou montando um sensor de detecção via Infravermelho (passou a mão perto do sensor ele liga um relê)

Se eu apenas ligar o LED infravermelho em CC (digamos fazendo circular 20mA no LED) eu tenho problemas no sensoriamento... Qualquer incidência de luz ambiente aciona o sensor!!!

O que eu pensei for modular o sinal que o LED vai emitir, assim posso comparar no receptor e a incidência de luz ambiente não afetará (igual controle remoto)

Pensei em modular na frequencia de 1KHz ou até menos! Logo no receptor (fotodiodo) eu analizo via um comparador! Quando a frequencia for a mesma, terei um sinal na saída p/ poder acioanr o relê!

Fiz uns testes aqui com uma porta XNOR, parece que vai dar certo!

Se caso não entendeu amigo, posso explicar de outra forma hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Conheço o CI LM567, que é um decodificador de tom, ele pode ser configurado como comparador, porém quando a frequencia for a mesma (no momento de comparar) ele põe na saída a mesma frequencia!!!

No aguardo

Reveja seu conceito sobre o LM567, pois o que você disse acima está errado!

O LM567 serve perfeitamente para seu caso, pois quando a frequência na sua entrada coincide com a frequência central do oscilador do mesmo, ele põe sua saída em nível baixo (pino 8).

Você só precisa modificar a entrada, para fotodiodo ou fototransistor, desse exemplo de aplicação abaixo que retirei do datasheet do NE567 (PHILIPS) que é equivalente ao LM567 (National).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reveja seu conceito sobre o LM567, pois o que você disse acima está errado!

O LM567 serve perfeitamente para seu caso, pois quando a frequência na sua entrada coincide com a frequência central do oscilador do mesmo, ele põe sua saída em nível baixo (pino 8).

Você só precisa modificar a entrada, para fotodiodo ou fototransistor, desse exemplo de aplicação abaixo que retirei do datasheet do NE567 (PHILIPS) que é equivalente ao LM567 (National).

Bom, caro amigo, eu dei uma olhada no datasheet do LM567 da National... No "aplicações gerais" do datasheet, não tinha o circuito que você mencionou (que aliás é parecido com o que eu tinha em mente):unsure:

Como o CI é barato (R$ 1,20) vou montar no protoboard e fazer um teste...

Em todo caso, agradeço pela ajuda, assim que terminar posto o resultado hehehe

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

bom dia galera, sei que este topico é um pouco antigo, mas esto tentando fazer a mesma coisa que o amigo que crio o topico.

seguindo este esquema aqui que irei postar.

mas não ta dando certo, ele so funciona quando tampo o fotodiodo. (nao manjo muito de eletrônica, mas o fotodiodo esta fazendo a mesma coisa que um ldr)

e queria que ele só ligar o rele com a frequência do transmissor.

da uma ajuda ai galera.

esse 567 seria pra comparar a frequencia, certo?

post-895625-13884960639833_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...