Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com contador de RPM e esquema de contador ( display de 7 segemtnos )


Eduardokym

Posts recomendados

Galera eu sou totalmente novato em eletronica , nao entendo muito de CIS e pesquisei em um topicos anteriores que me deu uma nocao basica.

O que eu quero na verdade é um contador de RPM que conte as rotacoes de um ventilador de 3 pas ( Em rpm ). O mecanismo consiste de um transistor e um led que vai detectar a passagem das pas quando ela estiver entre os 2 componentes. Como tem 3 pas basta um tempo de amostragem de 20 segundos ( 60 segundos divido por 3 ), mas meu professor me disse que basta pegar um tempo de amostragem de 2 segundos e colocar 2 displays de 7 segmentos e um x10 no final dele. O problema é como fazer para o CI entender que eu so quero um tempo de amostragem de 2 segundos , afinal nao vou ficar com um cronometro marcando o tempo exato de 2 segundos e parar o contador.

Alguem pode me ajudar no esquema dos CI que irao decodificar o display de 7 segmentos , dos CI que irao fazer a contagem de 0 a 99 e como vou ligar esse transistor no CI ?

Espero que tenham entendido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tudo é no discreto? Ou pode usar microcontrolador? ehehehehehe

Pra base de tempo é usado normalmente o 555.

Pra decodificador, pode ser usado o CD4511.

Como contadores você pode usar os 74HC393, além de vários outros.

Cara!! Isso no discreto é um pé no saco, ehehehehehe

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...