Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter Disco Dinamico em Basico e Partições (Dúvidas)


KMax

Posts recomendados

Tenho um HD Seagate de 80 gb SATA (ST380817AS) (modo disco básico, com duas partições: C:\ = partição primária/ativa, D:\ = partição estendida/unidade lógica), e comprei recentemente um disco rígido Seagate de 320 gb SATA II (ST3320620AS). Pretendo transformá-lo em disco dinâmico, mas estou com uma dúvida: Criarei duas partições neste disco de 320 gb (Partição 1: 100 gb, Partição 2: 220 gb), se um dia eu quiser transformá-la em disco básico para instalar um sistema operacional, corro o risco de perder todos os meus dados da partição 1 e 2?

Eis aqui um exemplo explicativo da ajuda do console de Gerenciamento de Disco:

O disco deve estar vazio para que possa ser convertido novamente em disco básico. Para manter os dados, faça o backup desses dados ou mova-os para outro volume antes de converter o disco em básico.

Depois que um disco dinâmico for revertido em disco básico, você poderá criar somente partições e unidades lógicas nesse disco.

Posso usar o modo disco básico no novo disco (o que acho mais seguro, pelo que li nos tópicos e sites), deixando a Partição 1 primária sem ser ativa, pois o modo ativo é para que o BIOS identifique aonde está o sistema operacional, certo? Eu posso, um dia, marcá-la como ativa sem comprometer minhas partições e dados para instalar um sistema operacional? Um Windows da vida, Linux, etc...

Numa matéria do Superdownloads, vi um exemplo de como ficaria com as partições e unidades. Tenho programas instaladas na unidade D:\ no disco de 80 gb, isso ira afetá-los?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KMax,

O BIOS não identifica onde está o SO... você precisa setar manualmente a unidade que dará o boot... veja algo na sua BIOS sobre prioridade de boot...

Quanto a "ativar" e perder os dados, penso que não terás problema, embora tudo em informática é sempre um risco... quando for fazer isso, faça um backup de seus dados importantes em mídias de DVD, por exemplo...

você pode desconectar seu HD de 80, instalar o SO no HD de 320 e depois reconectá-lo... assim você poderá dar o boot por um ou por outro, setando no SETUP quem dará o boot... se não desconectar, ficarás com DUAL BOOT...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BIOS não identifica onde está o SO... você precisa setar manualmente a unidade que dará o boot... veja algo na sua BIOS sobre prioridade de boot...

Algo assim como: 'Boot -> Boot Devide Priority':

1st Boot Device [Hard Disk]

2nd Boot Device [CDROM]

3rd Boot Device [Removable]

4th Boot Device [Disabled]

------------------------------

E no 'Boot -> Hard Disk Drives'

1. 1st SATA Master: ST3320620AS (320 gb) (Disco rígido novo com OS instalado)

2. 2st SATA Master: ST380817AS (80 gb) (Meu atual HD com as unidades C:\ e D:\)

Neste caso posso ter dois HDs com partições ativas no modo disco básico, mas irei atribuir no BIOS qual HD irá executar o OS, certo?

você pode desconectar seu HD de 80, instalar o SO no HD de 320 e depois reconectá-lo... assim você poderá dar o boot por um ou por outro, setando no SETUP quem dará o boot... se não desconectar, ficarás com DUAL BOOT...

E a questão das letras de unidades? Serão C:\ e D:\, respectivamente no novo HD e quando conectar o antigo vai dar conflito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KMax,

Em 'Boot -> Boot Devide Priority': está OK, mas você poderá desabilitar as demais opções, após instalar os SO... deixe apenas o BOOT pelo HD...

Em 'Boot -> Hard Disk Drives' você definirá qual HD vai dar o boot...

As letras serão C e D do HD que der o BOOT... as letras do outro HD serão diferentes... quando você bootar pelo outro HD, permanece o HD de boot como C e D (ficará invertida as letras deles ao inverter o HD de boot)...

Eu fiz isso uma vez e deu certo... tenta... depois de instalar o SO, faça uns testes, antes de instalar outros programas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As letras serão C e D do HD que der o BOOT... as letras do outro HD serão diferentes... quando você bootar pelo outro HD, permanece o HD de boot como C e D (ficará invertida as letras deles ao inverter o HD de boot)...

Você quer dizer que, colocando o HD novo com OS (com o HD de 80 gb desplugado da controladora), ele assume as letras C:\ e D:\ no 1st SATA Master, e o meu HD antigo mudará as letras estando no 2nd SATA Master? Se eu quiser reverter isso, é só modificar no SETUP, e o HD antigo no 1st SATA Master volta com C:\ e D:\ novamente, ou não?

No exemplo do Superdownloads que vi, acho que ficaria assim:

— Primeira partição primária do HD novo: ( C:\ )

— Primeira partição primária do HD antigo: ( D:\ )

— Primeira unidade lógica do HD novo: ( E:\ )

— Primeira unidade lógica do HD antigo: ( F:\ )

No caso do antigo HD, que tem programas, ficarão desconfigurados por essa mudança de letra de unidade?

Não sei se estou certo, mas, tendo mais de uma partição primária com o windows xp instalado, ele desaparece e ficaria assim?

— Primeira partição primária do HD novo: ( C:\ )

— Primeira unidade lógica do HD novo: ( D:\ )

— Primeira unidade lógica do HD antigo: ( E:\ )

Estou baseando nos fatos que li na web. No MBR, pode-se registrar 4 partições primárias ou 3 partições primárias e 1 estendida, caso encontre um sistema operacional e este é desabilitado por questões de segurança.

E não pode ter assim: um HD antigo e outro HD novo com sistemas operacionais, é preciso dar prioridade de um ou outro, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KMax,

Quando você instala o SO em um HD, geralmente ele assume a letra "C" ... todos os arquivos do SO e demais programas estarão setados no C:\ ... não dá para mudar essa letra, mas as demais letras poderão ser mudadas, inclusive do gravador... estando o SO instalado, com 1 drive de CD/DVD e com HD particionado, ao formatar a outra partição ela vai assumir a letra "E"... o drive de CD/DVD terá a letra "D"... isso pode ser invertido...

Ao instalar o SO em um HD com duas partições JÁ FORMATADAS, as letras delas serão C e D e o gravador ficará com a letra E...

Se você fizer isso em 2 HD, instalando em 1 HD com o outro HD desconectado, ambos SO em ambos HD estarão instalados na C... mas, ao dar o boot por um deles, as letras do outro serão as 2 letras após o gravador de CD/DVD... os programas instalados em um HD não deverá funcionar quando o boot for no outro...

Se eu quiser reverter isso, é só modificar no SETUP, e o HD antigo no 1st SATA Master volta com C:\ e D:\ novamente, ou não?

Entendo que sim... o boot será feito pelo C, qualquer que seja o HD setado para o boot...

No caso do antigo HD, que tem programas, ficarão desconfigurados por essa mudança de letra de unidade?

Sim, eles deixarão de funcionar... as referências deles são para a letra C... mesmo que estejam instalados na outra partição "D", quando o "D" passa a pertencer ao outro HD, eles não deverão funcionar, porque, em geral, parte do programa e arquivos estão contidos no C (que deixou de ser C devido o boot pelo outro HD)...

O MBR (menagent boot record) é apenas uma gravação de dados para gerenciar o boot do HD... se o boot não for feito por ele, no caso do boot ser feito por outro HD, as informações do MBR não serão lidas... observe que fazemos isso que você está querendo com certa frequência, ao tentar recuperar os dados de um HD colocando-o como Slave no nosso micro... o boot será feito pelo nosso HD de uso normal... e o outro HD também terá o seu MBR, mas isso não vai afetar em nada...

A prioridade (escolha) de boot será definida no SETUP... isso possibilita você escolher um ou outro SO, que poderão ser iguais ou diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos vídeos que fiquei olhando no YouTube, pra relembrar as etapas de instalação do CD do Windows XP em um HD zerado ou reformatado, parece que não tenho escolha para criar uma partição primária sem ser ativa e sem precisar instalar o SO, como o FDISK. Não sei se isso é possível.

E se eu baixar um software que encontrei no Baixaki SwissKnife 3.22, para preparar o HD novo, posso fazer assim, por exemplo:

— Partição Primária já formatada (Sem sistema operacional e sem ser ativa, pronto para armazenar dados);

— Partição Estendida, unidade lógica já formatadas (Será o meu baú digital)

Acho que evitaria o Dual Boot, neste caso. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KMax,

O dual boot vai ocorrer se você instalar um SO em um micro que já tenha SO, independente de HD...

Se você quer instalar 2 SO em um micro com 2 HD, ou você instala com dual boot ou não... para não dual boot, terás que instalar em um e depois no outro, desconectando o HD...

Se você não quer ter 2 SO, então instale apenas o HD e formate... o restante o XP resolve para você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...