Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um ".bat" para usuário no WinXP


dellhpibm

Posts recomendados

Boa noite!

Eu tenho o Windows XP Professional SP2 instalado no meu computador.

Tenho 2 usuários (Administrador e Convidado que chamei de Zé Mané rsrs) e gostaria de saber como posso fazer um arquivo .bat para o "Zé Mané" já ter as configurações de monitor (resolução, tema, etc...) e não intefira nas configurações do Administrador. E também como faço para por restrições para que o "Zé Mané" não instale programas e outras coisas como acessar a pasta do WINDOWS.

Grato.

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite, dellhpibm.

Pelo que entendi você só renomeou a conta "Convidado" para "Zé Mané". Logo, todas as restrições aplicadas à conta "Convidado" são válidas para a conta "Zé Mané". E por padrão, o usuário convidado não pode instalar programas e de nenhuma forma modificar o sistema. Só utilizar mesmo. Portanto, esse problema estaria resolvido.

Quanto ao .BAT, não precisa - o papel de parede, a organização dos ícones, temas e tudo mais já são exclusivos de cada usuário, automaticamente.

Em poucas palavras, pelo que entendi, o que você quer fazer, já está feito.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, dellhpibm.

Pelo que entendi você só renomeou a conta "Convidado" para "Zé Mané". Logo, todas as restrições aplicadas à conta "Convidado" são válidas para a conta "Zé Mané". E por padrão, o usuário convidado não pode instalar programas e de nenhuma forma modificar o sistema. Só utilizar mesmo. Portanto, esse problema estaria resolvido.

Quando ao .BAT, não precisa - o papel de parede, a organização dos ícones, temas e tudo mais já são exclusivos de cada usuário, automaticamente.

Em poucas palavras, pelo que entendi, o que você quer fazer, já está feito.

Abraços!

Caro Fernando. Me expressei incorretamente.

O usuario Ze Mane não é a conta convidado mas faz parte do grupo de convidados.

Ele consegue mudar o tema, resolução da tela, etc.

Só não consegue instalar programas pois isso consegui restringir.

Agora, como faço algum script para que ele não possa mexer nesses recursos que citei.

Grato

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Sergio,

Tudo bem, agora entendi perfeitamente.

Bom, certamente o Bruno Barros explicaria isso melhor que eu, mas vou tentar.

Não precisa um script .BAT, basta uma alteração no registro. Vamos lá!

Leve em consideração as afirmações a seguir:

- A pasta HKEY_USERS, do registro, é onde ficam os valores para cada usuário local, criado no sistema.

- A pasta HKEY_CURRENT_USER é uma cópia da HKEY_USERS feita no momento de logon.

- A pasta \Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies, do registro, é onde ficam as políticas de segurança aplicadas.

- Proibir que o usuário altere resolução, papel de parede, etc é uma política de segurança.

Logo, precisamos aplicar uma política de segurança somente para um usuário, no seu caso o "Zé Mané". Isso não é possível através do Editor de Políticas de Segurança / Diretivas de grupo (gpedit.msc) pois ele aplica as alterações na chave HKEY_CURRENT_USER, o que vai afetar todos os usuários.

Minha solução é:

Logar como administrador (sua conta), abrir o Editor de registro (regedit.exe), navegar até a pasta do usuário "Zé Mané" e criar um valor binário que impeça o acesso ao Painel de Controle (isso vai impedir que ele altere temas, configurações de vídeo, etc). O pequeno problema é que, como mostrei na imagem, o registro não armazena o nome de usuário legível na pasta HKEY_USERS, e sim com uma espécie de ID que não sei como funciona.

Aqui eu criei um usuário chamado "Zeh" e a pasta que o afeta eu descobri, por tentativa e erro, que é a S-1-5-20. Então foi só abri-la, navegar até \Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies, criar o valor binário NoControlPanel e modificá-lo para 01. Isso restringiu o acesso ao Painel de Controlepara o usuário "Zeh" (e provavelmente para qualquer outro usuário que não pertença ao grupo "Administradores".

Desculpe não saber explicar a nomenclatura dos usuários no registro. Não sou muito de Windows, mas acho que deve funcionar aí, como funcionou aqui.

Creio que a Microsoft esconda muito isso porque num domínio, isso é bem fácil de se fazer via Active Directory e o Windows XP é um sistema para desktops, ou seja, a ideia é que não tenhamos administração de usuários num sistema desktop.

Espero que solucione seu problema, e mais uma vez perdoe-me a ignorância e o acerto por pura "sorte".

Abraços!

post-144-1388494453407_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...