Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O q fazer pro mp3 nao desligar na partida?


Posts recomendados

Amigo, tenho esse mesmo problema, se você conseguir encontrar alguma resposta me passe...valeu???

Ao amigo JORGE, e o seguinte, o toca CD do carro, esta funcionando normal, quando se liga o carro, ele desliga e liga novamente, ele e eu..rsrs gostaria de saber se e possivel alguma coisa ou circuito pra q isso não aconteca, ou seja, q depois q se der partida no carro, o CD não pare, espero te explicado melhor...rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto acontece porque quando se utiliza o motor de arranque (na partida do motor do automóvel), a tensão do sistema elétrico cai demais, abaixo do limiar de operação do CD Player e isto acaba provocando o desligamento deste.

Colocar um capacitor não é necessariamente uma solução, pois se o aparelho estiver lendo um CD (neste caso, estará com pelo menos dois motores elétricos funcionando em seu interior), isto sem falar na etapa de amplificação, o consumo é muito alto e a carga do capacitor não seria suficiente para que ele continuasse funcionando...

O ideal é desligar o aparelho na hora de dar a partida no motor (a SONY recomenda isto).

Agora, se a vontade de escutar música for incontrolável, o jeito seria providenciar uma espécie de NO-BREAK para o rádio, utilizando outra bateria (uma menor, com capacidade para alguns ampéres apenas) para alimentar o rádio...

Neste caso, você coloca um diodo retificador (um que aguente mais de 10A) na linha que alimenta o rádio e, após ele, liga uma bateria de 12v (pode ser uma daquelas de NO-BREAK, de 7Ah)...

Quando você der a partida e a tensão no sistema elétrico do carro cair, o diodo entra em corte, mas a outra bateria mantém o rádio funcionando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Um diodo de 6A + um capacitor de 4700uFx16V (ou 2 de 2200uFx16V) deve resolver já que a queda deve ser por apenas alguns instantes. Eu disse diodo de 6A mas depende da corrente que seu equipamento puxa da bateria. Dé pra saber isso?

Mesmo que não existisse o módulo, te garanto que capacitor algum segura o aparelho funcionando... Vamos aos fatos:

1) O capacitor eletrolítico armazena carga. Isto é certo. Mas mesmo um de valor elevado (4700uF, ou mesmo um de 47000uF) somente manteria a alimentação do circuito por alguns milisegundos. A utilização do motor de arranque dura bem mais que um segundo.

2) Você teria que considerar, ainda, que para que ele armazene alguma carga, ele precisa adquiri-la primeiro. Sabe o motivo de na maioria das fontes de alimentação não se encontrar capacitores de valores tão elevados? É que, no momento em que você ligar a fonte, o capacitor seria quase um curto circuito (até que ele adquirisse a carga, a corrente seria muito elevada) e os diodos retificadores iriam "pro espaço"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este diodo em série com a bateria + capacitor em paralelo com a alimentação do MP3 não é para alimentar a potência, apenas o MP3 mesmo.

Cabteixeira, amplificadors de áudio utilizam vários capacitores de 4700 ou 10000uF em paralelo e diodos de 3A cuja corrente de pico é de dezenas de Amperes. A própria ESR do capacitor limita a corrente de carga. E também, este capacitor seria carregado somente no momento da instalação e a bateria do carro tem corrente de sobra pra isto.

No caso do Ricardo MC, o diodo de 2A pode servir pois é apenas para isolar a alimentação do MP3 do resto dos circuitos do carro: motor de partida, farois, módulos, etc...etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A que tipo de mp3 o autor se refere? É o auto-rádio com CD player que lê mídias gravadas neste formato ou um daqueles aparelhos portáteís?

Cabteixeira, amplificadors de áudio utilizam vários capacitores de 4700 ou 10000uF em paralelo e diodos de 3A cuja corrente de pico é de dezenas de Amperes.

Discordo completamente!

O úncio lugar, num amplificador de áudio, que você pode encontrar um capacitor de tão alto valor é no acoplamento dos transistores de saída ao alto-falante, e mesmo assim, com a utilização em mais alta escala dos amplificadores BTL, nem aí nos os encontramos mais!

Capacitores de valor alto na linha de alimentação seria um desperdício de dinheiro, além de um estorvo se considerarmos o espaço físico, visto que mesmo sendo o consumo elevado, o ripple pode ser aceitável com valores de capacitância menores...

Aí eu te pergunto: para que fazer um banco de capacitores tão elevado, colocando "vários capacitores de 4700 ou 10000uF em paralelo"? Onde você já viu isso?

A própria ESR do capacitor limita a corrente de carga

"ESR"? Não me lembro de ter estudado isto...

No caso do Ricardo MC, o diodo de 2A pode servir pois é apenas para isolar a alimentação do MP3 do resto dos circuitos do carro: motor de partida, farois, módulos, etc...etc...

Aí eu repito: a que tipo de mp3 o autor se refere? É o auto-rádio com CD player que lê mídias gravadas neste formato ou um daqueles aparelhos portáteís?

Se for uma auto´rádio, como você pretende instalar um diodo de 2A em série com um aparelho que consuma mais que isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A que tipo de mp3 o autor se refere? É o auto-rádio com CD player que lê mídias gravadas neste formato ou um daqueles aparelhos portáteís?

Discordo completamente!

O úncio lugar, num amplificador de áudio, que você pode encontrar um capacitor de tão alto valor é no acoplamento dos transistores de saída ao alto-falante, e mesmo assim, com a utilização em mais alta escala dos amplificadores BTL, nem aí nos os encontramos mais!

Capacitores de valor alto na linha de alimentação seria um desperdício de dinheiro, além de um estorvo se considerarmos o espaço físico, visto que mesmo sendo o consumo elevado, o ripple pode ser aceitável com valores de capacitância menores...

Aí eu te pergunto: para que fazer um banco de capacitores tão elevado, colocando "vários capacitores de 4700 ou 10000uF em paralelo"? Onde você já viu isso?

"ESR"? Não me lembro de ter estudado isto...

... estude mais!

http://en.wikipedia.org/wiki/Electrolytic_capacitor

2007-12-13_181828.jpg

Estou formado hà 22 anos em eletrônica e nunca parei de estudar.

Aí eu te pergunto: para que fazer um banco de capacitores tão elevado, colocando "vários capacitores de 4700 ou 10000uF em paralelo"? Onde você já viu isso?

só um exemplo de um aparelho da PHILIPS relativamente novo:

http://www.4shared.com/file/31991553/914bdea/FW-C290_philips.html

2007-12-13_163122.jpg

... entre em contato com a PHILIPS sugerindo uma ''economia'' no projeto deles...

Gostaria de saber o que pensam os demais membros sobre o uso dos capacitores de alto valor na filtragem de fontes. Será um desperdício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que em momento algum eu tive a pretensão de me julgar "superior" ou "mais esperto" que qualquer um aqui... Se assim pareceu em algum momento, minhas sinceras desculpas a todos...

Acho que todos nós estamos aqui, de certa forma, para aprender, pois nunca sabemos de todos os assuntos e sempre haverá alguém que domine mais sobre este ou aquele tema que nós. E faço uma advertência: o tempo que eu tenho de formado ou de experiência não quer dizer tanta coisa assim... Pode haver alguém, que não tenha sequer concluído o curso e que já domine assuntos que eu simplesmente desconheça!

Quanto ao conselho “estude mais”, o que tenho a dizer é que por mais que se estude, nunca é o bastante, mas assim mesmo agradeço.

Gostaria ainda de esclarecer que:

1) quando estudei e utilizávamos modelos AC, o componente resistivo nos capacitores era chamado simplesmente Ri. Jamais utilizei o termo “ESR” e acho que a sigla não interfere no conceito, não é?

Note que mesmo no texto que você citou (http://en.wikipedia.org/wiki/Electrolytic_capacitor) o componente resistivo deve ser “o menor possível” (RESR must be as small as possible), assim o que eu disse sobre o momento da carga dos capacitores continua valendo...

2) quanto a utilização de bancos de capacitores em fontes de alimentação, vejamos o exemplo que soschip postou (que está mais para exceção do que para regra, diga-se de passagem) – o aparelho utiliza 28 (vinte e oito!) diodos retificadores 1N4003, agrupados de sete em sete, de maneira a se obter 7A de corrente e 2 capacitores de 4700uF em paralelo, na linha denominada +A (30V), que alimenta o amplificador AN7125 (fornece 13,5W em 12V). É estranho, pois a linha +A é regulada pelo BDW94C e sabe-se que quando se regula a fonte, o ripple é eliminado, não é?

Então a presença dos tais capacitores não é para filtragem!

Os capacitores formam na realidade um acumulador de energia, pois o trafo não consegue suprir a demanda de corrente do amplificador durante os picos de potência sonora. (neste caso, a PHILIPS economizou no trafo e optou por gastar em 2 capacitores).

Volto a afirmar: um banco de capacitores não resolve o problema do autor do tópico (os picos que os capacitores do aparelho da PHILIPS suprem tem muito menor duração que o acionamento do motor de partida de um carro!)

Quanto a pergunta: “Gostaria de saber o que pensam os demais membros sobre o uso dos capacitores de alto valor na filtragem de fontes. Será um desperdício?”, sugiro criar um novo tópico para que todos possam discutir o assunto.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh... Só para deixar claro, a questão de qual valor de filtro utilizar numa fonte de alimentação deve obedecer o projeto, levando em conta qual a corrente deverá ser fornecida. Somente discordo da utilização indiscriminada de capacitores eletrolíticos de valor elevado (4700uF, 47000uF, 10000uF como citado anteriormente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...
12 horas atrás, Carlos Omar disse:

Amigo, quero fazer esse esquema no meu carro pode me dar mais detalhes dá instalação do diodo? Vi um diodo 10A 1000v no mercado livre pode ser este?

 

Uma coisa que não foi citado aqui é que em alguns carros o fio que se liga o rádio está ligado na chave. Quando se dá a partida o contato da chave desliga o rádio e depois aciona o motor de arranque, quando a chave volta a posição normal o rádio é religado. Isso serve para proteger os circuitos do aparelho livrando-o das interferências e queda de tensão causadas pelo motor de partida.

Sobre essa de diodo + capacitor creio que não funciona, mesmo se o rádio for ligado direto na bateria. O tempo de partida, e a corrente consumida tanto pelo rádio quanto pelo motor de arranque são muito grandes para o tal capacitor "segurar" alguma coisa. Talvez ligando somente no rádio segure a música tocando no MP3, mas o módulo deverá ficar separado, então no momento da partida não terá som.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2017 às 23:59, Carlos Omar disse:

Amigo, quero fazer esse esquema no meu carro pode me dar mais detalhes dá instalação do diodo? Vi um diodo 10A 1000v no mercado livre pode ser este?

É que tive problemas com meu útimo dvd player por causa desse desligamento quando dada a partida, deu problema da placa lógica por duas vezes e consertei pela garantia PIONEER. O novo modelo de dvd que comprei já permite desligar o aparelho ( o anterior só desligava quando desligava a chave da ignição) mas ter que ficar desligando o aparelho todas as vezes que for dar a partida é um porre! Acho boa essa ideia da bateria de nobreak com o diodo retificador! Mas preciso saber mais detalhes sobre a instalação! @cabteixeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse problema não é exatamente um problema e sim uma proteção do próprio aparelho, sabendo que na hora da partida a tensão cai abaixo dos 12V o fabricante adotou esse recurso para proteger seu aparelho. O conselho que dou é, não tente mexer nisso, deixe como está e se você não quer que isso aconteça ligue o rádio após dar a partida.

Foi falado aqui para colocar um banco de capacitores para evitar isso, no carro, um banco de capacitores é usado para prover corrente na hora do pico de corrente quando tem grave, nada mais. Lembrando que ripple é para fontes e não bateria, se deseja projetar uma fonte e não sabe como calcular o capacitor pode usar 2000uF/A sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...