Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
landyscape

Alguém se habilita em me ajudar em um circuito por favor?

Recommended Posts

Gente, eu fiz o layout desse circuito no paint porque to num pc velho e não tem PCB ou Protheus ou qq outro programa pra desenhar layouts aqui!!!

Seguinte, eu fiz esse circuito aqui numa protoboard e liguei a DB25 no pc, a ideia era que quando enviasse sinal 1 apenas o 1º led ligasse e energizasse um fio do motor de passo, quando enviasse sinal 2, apenas o 2° led e o segundo fio do motor, sinal 3 o 1° e 2° led e o primeiro e segundo fio do motor e por ai vai...

Só que envio o sinal certinho pelo programa que fiz e placa não funciona fireito.... por isso acho que o problema tá nela...

Alguém ae que já manja mt de circuitos poderia dar uma olhada no esquema que fiz e dizer se to (provavelmente estou) alguma *****?

A foto está hospedada no Image Shack, quem conhece sabe que não é vírus, o site é 100% seguro

Valeu a ajuda!http://img409.imageshack.us/my.php?image=layoutfx9.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, eu acho q pra alimentar o circuito você nao precisa de uma fonte externa, pode tirar do proprio conector..vou procurar saber o pino. e usa fonte externa so pra alimentar o motor.

e na saida, eu acho q ta errado la. se eu nao me engano deveria ser:

- a tensão q vem da fonte entra no coletor do TIP e o Emissor q vai pro motor. a base ta certa. você ligou o motor e o coletor juntos. O led também ta errado ele tem q estar em paralelo com o motor..através de um resistor de uns 220 ohm.

Na hora q você liga o circuito, o motor ja começa a rodar? pelo q ta no desenho, sim.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O seu desenho tem os colectores todos ligados entre si e por sua vez a +5V .

Isso está incorrecto e pode mesmo destruir os transistores.

Ou então a notação de "linhas que se cruzam" e linhas que não se cruzam não faz sentido no resto do circuito.

Por outro lado a a ligação base emissor está em paralelo com os led e como a tensãp BE é de cerca de 0,7V os leds nem devem acender..

Outra questão está relacionada com a capacidade de corrente de saída dos ls138 e o ganho dos tip31.

A corrente de saída dos ls138 multiplicada pelo ganho dc dos tip31 não produzem a corrente de colector suficiente para actuar os motores. ou usa uns drivers tipo ulnxxxx por exemplo ou transistores darlington.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×