Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Miachon

Tres duvidas...

Recommended Posts

aí galera bl??

Sou usuario iniciante linux mais ando procurando 1 coisa q nunca acho sobre a parte de hardware de linux em geral.Por ex o ubuntu 7.10 ele precisa q eu instale algum hardware??ou outro ex o slackware como eu faco pra sabe o que tem q instala de hardware nele e o que ja vem??

A 2 duvida é estou com ubuntu 7.10 aqui e to tentando instala o ndiswrapper aqui mais eu descompacto ele na hr q eu vou sa o make install ele da install error 2. Ja achei alguns tutoriais mais nenhum q eu tenha intendido..

A 3 duvida q tb nunca achei em nenhum tutorial ou forum é sobre a instalacao de programas por ex ta em .tar.gz eu vou la e descompacto e do make install ele instala normal aonde vai para esse exe??? eu ja vi q e so chama pelo nome dele em minusculo no terminal mais sempre q tento nunca da certo

Obrigado pela atencao e hehehe desculpe encomodo se alguem pude me da 1 ajuda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi um tanto quanto complicado entender o que você tentou dizer no post. Use menos abreviações, e umas vírgulas pra nos ajudar a te ajudar.

1 - Nos dois primeiros parágrafos você perguntou se precisa instalar algum driver, isso? Bom, você vai saber se precisa instalar quando for usá-lo e descobrir que ele não está funcionando =D. Por exemplo, se você não consegue ouvir som, é possível que o driver da placa de som não esteja instalado. Mas normalmente o ubuntu consegue detectar a maioria do hardware, você acaba tendo que instalar apenas placa de vídeo (se for 3d) e modem wireless ou 56k.

2 - Pra dar um "make" você pode estar com seu usuário normal, mas pra dar "make install", que é o comando que copia os arquivos gerados pelo make para seu lugar certo no sistema, você precisa estar como usuário root ("su root", e digite a senha do root, aí então rode o "make install").

3 - Esses .tar.gz (normalmente) possuem o código fonte da aplicação que você quer instalar, você roda então um "./configure" pra configurar alguns parâmetros, um "make" pra compilar o código fonte, e um "make install", para copiar os arquivos gerados para seus lugares no sistema, como já disse anteriormente.

Se depois de dar make install você não consegue abrir o programa, algo deu errado, provavelmente no make install (como já disse, rode como root).

Pra entender o que significa essas coisas você terá que aprender conceitos como "compilar", "código fonte", enfim, programação.

Pra instalar programas de maneira MUITO mais fácil, use o apt-get. Pesquise sobre ele na internet, você não vai se arrepender =D

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×