Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -


faller

Posts recomendados

difícil quantificar redução de vida util ou danos. Os únicos dados que a gente tem pra se basear é a teoria, prática - experiência e a história - relatos de outros usuários.

Experiências com fontes com PFC ativo tenho menos de 1 ano, mas o nosso moderador tem fonte com PFC Ativo há 5 anos e disse que esse tempo todo ela funcionou num nobreak comum e até hj tá funcionando e creio que não exista razão pra ela vir a pifar por causa do nobreak.

Não vejo a razão de uma fonte com PFC Ativo, pelo menos direta, pra ela se degradar com esse tipo de onda e uma fonte de retificação comum não se degradar. Novamente temos a história pra confirmar isso. Pessoas passam anos usando a mesma fonte com o nobreak e nada demais ocorreu. Chances são maiores que essas fontes tivessem queimado já se tivesse ligada direto na rede elétrica sem o mínimo de proteção.

Eu acho que é um pouco de zelo demais sendo que daqui uns 5 anos você pode até querer já trocar de fonte ou ela queimar-se por outra razão e seu nobreak seguir funcionando. Se quiser colocar um nobreak Senoidal eu dou todo o apoio porque esse é o tipo de onda natural que a fonte espera receber, mas como energia de emergência, a alternativa serve pra alguns minutos. Duvido que esses poucos minutos por ano vai causar algum problema. Eu to pagando pra ver, to há 8 meses com minha Zalman operando num nobreak comum e aqui costuma cair alguns minutos pelo menos 1 vez na semana e tem semana que a energia falta por mais tempo e até agora tá tudo normal.

Acho que vou ficar o tempo todo da garantia que a Zalman me dá, 3 anos, só usando esse mesmo nobreak só pra ver até onde a fonte aguenta. Vou servir de cobaia mesmo! :D Mas creio que se nada catastrófico acontecer essa fonte vai passar bricando dos 5 anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro em casa quase sempre cai energia, motivo pelo qual adquiri meu primeiro nobreak de 325VA da APC, logo depois adquiri outro do mesmo tipo pra colocar numa pequena torre com equipamentos wi-fi e adaptei baterias extras nele, se lá eu não colocasse um nobreak eu ficaria sem internet constantemente porque lá costuma cair muita energia e minha internet vem sem fio dessa pequena torre. Em dois anos foram duas quedas de 5 horas continuas, nem as baterias aguentaram e fiquei sem internet por mais uma hora e continuamente há pequenas quedas nesse ponto. Sei porque tem outras redes em volta e vejo q algumas não tem nobreak porque elas somem do "site survey" do AP quando cai a luz.

Poucos meses depois tirei o 325VA do meu PC e coloquei um 600VA, antes eu deixava só o PC, sem monitor no nobreak, porque ele era fraco, aguentava só 185W e eu tinha um CRT na época. Hj com LCD um 600VA tá confortável e me dá até 18min de energia. Praticamente uso no máximo 5min quando cai e desligo tudo.

Se não caisse nunca, claro que eu não iria me preocupar com nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro em casa quase sempre cai energia, motivo pelo qual adquiri meu primeiro nobreak de 325VA da APC, logo depois adquiri outro do mesmo tipo pra colocar numa pequena torre com equipamentos wi-fi e adaptei baterias extras nele, se lá eu não colocasse um nobreak eu ficaria sem internet constantemente porque lá costuma cair muita energia e minha internet vem sem fio dessa pequena torre. Em dois anos foram duas quedas de 5 horas continuas, nem as baterias aguentaram e fiquei sem internet por mais uma hora e continuamente há pequenas quedas nesse ponto. Sei porque tem outras redes em volta e vejo q algumas não tem nobreak porque elas somem do "site survey" do AP quando cai a luz.

Poucos meses depois tirei o 325VA do meu PC e coloquei um 600VA, antes eu deixava só o PC, sem monitor no nobreak, porque ele era fraco, aguentava só 185W e eu tinha um CRT na época. Hj com LCD um 600VA tá confortável e me dá até 18min de energia. Praticamente uso no máximo 5min quando cai e desligo tudo.

Se não caisse nunca, claro que eu não iria me preocupar com nobreak.

Você não respondeu minha pergunta _rau_.

Olha ela:

E quanto ao no-break ter um estabilizador que todos nós odiamos ?

Se aí na sua casa quase nunca caí a energia, você compraria mesmo assim um no-break sabendo que ele tem um estabilizador que só atrapalharia sua fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_

Tava pensando em uma solução para eu ter um no-break e quase não ter um estabilizador para atrapalhar.

Aqui em casa custa cair a energia.

Mas quando dá chuva e tão ou em alguns dias a energia encana :D e cai umas 6 vezes por dia e aí ficaria doido se eu fizesse alguma coisa importante.

Aí eu usaria um no-break apenas nesses dias e claro com uma boa protenção anti-surto e DPS e as coisas que eu encano como Senoidal pura.

Aí eu evitaria de ter sempre um estabilizador.

O que acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é uma escolha que somente você pode decidir, mas de dou uma dica. Deixe o nobreak na bateria por algumas horas de 3 em 3 meses. Se você deixar muito tempo desligado, a carga da bateria vai abaixar e se for mantida assim por muito tempo, ela se degradará rapidamente. Pelo menos de 6 em 6 meses deveria ser feito uma recarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é uma escolha que somente você pode decidir, mas de dou uma dica. Deixe o nobreak na bateria por algumas horas de 3 em 3 meses. Se você deixar muito tempo desligado, a carga da bateria vai abaixar e se for mantida assim por muito tempo, ela se degradará rapidamente. Pelo menos de 6 em 6 meses deveria ser feito uma recarga.

E se eu for nesse tempo sem uso ir ligando o no-break para ele ir carregando ?

Ou tem que ter uma carga nas baterias de vez em quando (carga eu digo da saida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, basta liga-lo nada tomada. Alguns se carregam mesmo desligado, sem enviar energia pras suas tomadas, como os APC. Basta deixa-lo ligado na tomada mesmo desligado q a bateria estará sendo carregada e quando cessa a carga a tensão abaixa e a bateria fica em tensão de "flutuação" pra manter o carregamento recebido. Ao desligar da energia a bateria vai perdendo carga pouco a pouco, em no máximo 1 ano sua perda natural de carga leva a bateria a um estado que suas placas e quimica interna se deteriorem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Interessante.

Esses "tlecs" sempre me assustavam, e eu nem sabia pra que serviam :mellow:

Recentemente descobri, mas a tensão nem varia muito aqui.

E agora sei que um filtro de linha é muito melhor u.u

Mas só pretendo me livrar do estabilizador quando trocar a fonte e a placa de vídeo.

Tô com peninha dele, ele ajuda tanto na decoração :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

Esses "tlecs" sempre me assustavam, e eu nem sabia pra que serviam :mellow:

Recentemente descobri, mas a tensão nem varia muito aqui.

E agora sei que um filtro de linha é muito melhor u.u

Mas só pretendo me livrar do estabilizador quando trocar a fonte e a placa de vídeo.

Tô com peninha dele, ele ajuda tanto na decoração :lol:

Muita gente acha isso também como você.

Não querem largar do amigo.

Mas se disse que a tensão é boa como na maioria e não é necessário o estabilizador retire ele daí e coloque um bom filtro de linha com proteções anti-surto que seu PC estará muito melhor sem o estabilizador e com um anti-surto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aqui infelizmente tenho que continuar usando-o (pois nao tenho filtro de linha e esses bons que faller recomendou não se acha em loja física), mas se bem que nunca tive problemas. O maximo que aconteceu foi no meu antigasso estabilizador queimar o fuzivel dele (ja nao uso ele desde 2004 por ai). Como por enquanto não tenho outra alternativa... fica assim mesmo. Ainda bem que comprarei uma fonte boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Z226-, você não precisa continuar usando seu estabilizador porque não tem um filtro de linha, coloque ele direto na tomada, o que é bem melhor por sinal.

Olha o faller confirmando a mesma duvida que eu tinha

É melhor ligar o pc direto na tomada sem fio terra ou usar o estabilizador?
Se as duas opções forem somente essas dai, te diria que o melhor é ligar o PC direto na tomada, mesmo sem fio terra.

O que poderia melhorar gradualmente a situação:

1) Colocar uma boa régua de proteção na tomada e ligar nela seus equipamentos;

2) Colocar aterramento na tomada;

E implementados nessa ordem...

Abraço...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera, desdo começo do ano começo essas drogas de estalos, os famosos "clic clic" do estabilizador. Ja dei uma pesquisa e parece ser mais comum doque eu pensava, mas mesmo assim eu preciso encontrar um jeito pra que esses clics parem, porque ja num aguento mais hehe

Filtro de linha? No-Break? Estabilizador com mais potência?

Problema não é no estabilizador porque ja troquei e continua com tudo, no da minha irmã tb faz, até o do consultório tb faz.

PS: Todos são aquele MIE da Microsol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já tentaste ligar sem o estabilizador (único cuidado é colocar a chave da fonte e do monitor, se tiver, para a cvorretsa tensão da rede elétrica dai, 110 ou 220 Volts)

Se sua config ficar numa boa, e sei que vai ficar, então é sinal que a fonte está fazendo o que ela deve fazer, que é trabalhar apesar da variação possível da entrada.

Esses Tlecs acabam por estressar sua fonte e poderão potencialmente levá-la ao fim da vida. Deixe seu PC respirar da energia pura da tomada, afinal ele foi feito para trabalhar desse modo, assim como o seu TV, seu som, tudo ai na sua casa. estabilizador é necessidade de 20 anos atrás. Hoje não mais é necessário. No futuro, para proteção de seu PC e também para melhor poder ligar todos os seus equipamentos ai, coloque uma boa régua de proteção com 5 ou 6 tomadas..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentaste ligar sem o estabilizador (único cuidado é colocar a chave da fonte e do monitor, se tiver, para a cvorretsa tensão da rede elétrica dai, 110 ou 220 Volts)

Se sua config ficar numa boa, e sei que vai ficar, então é sinal que a fonte está fazendo o que ela deve fazer, que é trabalhar apesar da variação possível da entrada.

Esses Tlecs acabam por estressar sua fonte e poderão potencialmente levá-la ao fim da vida. Deixe seu PC respirar da energia pura da tomada, afinal ele foi feito para trabalhar desse modo, assim como o seu TV, seu som, tudo ai na sua casa. estabilizador é necessidade de 20 anos atrás. Hoje não mais é necessário. No futuro, para proteção de seu PC e também para melhor poder ligar todos os seus equipamentos ai, coloque uma boa régua de proteção com 5 ou 6 tomadas..

Abraço...

Ummm, vou tentar...

Será que esses picos de tensões poderiam ser provocados de forma proposital por alguém? voce tem ideia de algum jeito/equipamento pra fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ummm, vou tentar...

Será que esses picos de tensões poderiam ser provocados de forma proposital por alguém? você tem ideia de algum jeito/equipamento pra fazer isso?

Uma coisa é surto de tensão, outra, completamente diferente é surto de tensão.. Variações de tensão são causadas pela variação da carga em cima da linha de distribuição de eletricidade, e é um a ocorrência completamente normal, às vezes a tensão que chega em nossa casa oscila entre, sei lá 100 Volts e 125 Volts. Veja que são belos 25 Volts de pulo, Nas lâmpadas elétricas, principalmente as incandescentes você notará a alteração do brilho das mesmas, e pensará que suia fonte não vai aguentar, quando não é verdade. Veja ai uma coletânea que fiz de algumas fontes, dirato de seu manual de especificações, mostrando que ela, a fonte, pode muito bem operar nessa faixa de tensão, não é absolutamente necessário tentar ajustar e melhorar a coisa ai. Deixe a fonte trabalhar...

FaixadeentradadefontesparaPC.jpg

Se eu tenho, ou sei um modo de fazer essas variações de tensão acontecerem? Sim, ligue e desligue repetidas vezes seu chuveiro elétrico(que deve ser seu maior consumo ai na sua casa)

Se estás falando de surtos de tensão, isso são curtos (da ordem de micro-segundos) picos de tensão que podem se elevar a 1.000 volts e são comuns na rede elétrica. São gerados pela abertura de chaves contactoras, do desligamento de motores em geral ou do trabalho de motores com escovas. Onde houver faísca haverá a geração de um surto de tensão, via de regra..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Se ainda chegarmos mais perto desse Tlec, se pode ver a esculhambação que eles fazem ai na entrada de sua fonte... No visual, lá dentro do relé, aonde não tenho acesso, nessa hora dai nós veríamos umas chispas elétricas, faíscas de repicar de contato, e, na prática sua fonte estaria se ligando e desligando a cada subida e decida dessa tensão dai...

Faller, por curiosidade, você acha que o TLEC chega como no PC após passar pela fonte? O PC nem sente, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, por curiosidade, você acha que o TLEC chega como no PC após passar pela fonte? O PC nem sente, né?

se não me engano, seria que nem como se acabasse a energia por um tempo bem curto, ai vai forçando a fonte a trabalhar sem energia, e mesmo sendo por bem nos de 1 segundo, ja vai forçando os capacitores e chega uma hora que ela não aguenta tanto desgaste e acaba por morrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, por curiosidade, você acha que o TLEC chega como no PC após passar pela fonte? O PC nem sente, né?

Dificilmente afeta o PC. O principal elemento a sofrer no caso dos Tlecs é realmente a fonte.. Entretanto se um Tlec desses dai conseguir bagunçar coma fonte, dependendo da bagunça, nada se pode afirmar sobre o que uma fonte bagunçada por um Tlec pode afetar seu PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...