Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Bono Vox

Qual seria o fator de potência bom para um nobreak?

Recommended Posts

Bem, o que pode ser um fator de potência bom para um nobreak?

Comprei junto com o PC na configuração abaixo um nobreak, no qual liguei um modem ADSL D-Link 500G, a minha CPU e o monitor que consome 60W.

A dois dias atrás comecei a jogar Call of Duty 4 e coloquei tudo no máximo (ou perto disto) com resolução máxima para o monitor (no caso, 1680x1050).

Rodou tudo perfeito, a VGA da assinatura agüentou bonito (talvez nem seja algo tão difícil).

Mas em certos momentos quando ocorria animações com enormes recursos gráficos, o nobreak começava a "apitar" e piscar a luz amarela (ATENÇÃO). Fiquei preocupado e fui ler o manual do fabricante e descobri que o que estava ocorrendo (um apito seguido de 4 piscadas da luz amarela).

Coloco abaixo a especificação do fabricante sobre o fato acima descrito. No caso um nobreak NHS MINI II BIVOLT 600VA.

Indicação - "Sincronizado com a campainha indica excesso de carga nas tomadas de saída do nobreak."

Comentário - "Desconecte alguns aparelhos das tomadas, caso contrário o equipamento se desligará automaticamente após a temporização."

Após isto, fui atrá do fator de potência e fiquei surpreso que o mesmo apresentava fator de 0,5, ou seja, um nobreak de 600VA x 0,5 dá apenas 300W.

Alguém teria algum comentário ou sugestão sobre este assunto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a luz de sobrecarga do nobreak ta acendendo, é porque nao ta aguentando sua configuração. Os nobreaks q você vai achar por preços razoaives tão nessa faixa de FP, o meu APC de 600Va tem 0,6 de FP. Recomendo essa marca ou SMS, mas APC considero como melhor se você realmente faz questão de um nobreak. Se for pra trocar pega um de pelo menos 700va de marca conceituada. Essa marca NHS deve ser bem xing ling...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Tem lógica o nobreak ser mais solicitado quando a VGA faz maior processamento gráfico como é o meu caso?

    Basicamento o problema ocorre em momentos de animações quando muitas imagens passam pela tela.

    Quanto a SMS, creio não ser uma marca muito boa e nem muito confiável (principalmente pelo fato de não aceitar os testes feitos pela PRO TESTE com os estabilizadores da mesma - entraram com processo e perderam).

    O revendedor que me vendeu aceitou trocar este meu 600VA por outro de 1.200VA (claro que terei que pagar a diferença), porém, ele será desta mesma marca (no caso NHS).

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O conjunto energético ideal para um PC moderno é um no-break com forma de onda senoidal pura e uma fonte com PFC ativo. Se seu PC demanda vamos dizer 200 Watts, e sua fonte tem PFC ativo, com FP = 0,97 por exemplo, ela irá demandar do no-break cerca de 200/0,98 = 204 VA, e não como uma fonte comum, sem PFC ativo, com um FP = 0,6, que demandará para esses mesmos 200 Watts uma potência aparente de 200/0,60 = 333 VA. Pense na com unidade na energia de seu PC, você acabará tendo um conjunto com maior qualidade e, no todo com menor custo... As pessoas pensam uma coisa de cada vez. Ai compram uma fonte sem PFC, e com baixa eficiência. Para cada 2 Watts a entregar ao PC a fonte exige 3 Watts da tomada, ou do no-break o que é muito pior. Depois disso necessitam comprar um no-break com muita potência, e além do mais com muita potência aparente pelo fato de ter economizado uns R$ 40 em não comprar uma fonte com PFC ativo. Gastam o dobro no no-break.. AI, para pouparem mais ainda, acabam comprando desses no-breaks de mentirinha, que só entram em ação quando falta energia, gerando formas de onda quadrada ou retangular. Puro stress para a maldita da fonte.. Nem poderia dizer que não tem coerência nesse sistema por que tem sim. Todos muito ruins, energeticamente falando, todos se merecem e você é quem paga a conta de energia...

    Desculpa o desabafo, é que tenho visto cada compra descasada das reais necessidades, cada combinação de sapo com mula manca, que não aguentei. Nem estou falando de sua configuração específica, mas o lado energia do seu PC deve ser visto como um todo. É um sistema, é um conjunto, todos interagindo entre si. Nunca coisas assim separadamente compradas sem sequer se olhar para o equipamento interdependente..

    Abraço...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • O conjunto energético ideal para um PC moderno é um no-break com forma de onda senoidal pura e uma fonte com PFC ativo. Se seu PC demanda vamos dizer 200 Watts, e sua fonte tem PFC ativo, com FP = 0,97 por exemplo, ela irá demandar do no-break cerca de 200/0,98 = 204 VA, e não como uma fonte comum, sem PFC ativo, com um FP = 0,6, que demandará para esses mesmos 200 Watts uma potência aparente de 200/0,60 = 333 VA. Pense na com unidade na energia de seu PC, você acabará tendo um conjunto com maior qualidade e, no todo com menor custo... As pessoas pensam uma coisa de cada vez. Ai compram uma fonte sem PFC, e com baixa eficiência. Para cada 2 Watts a entregar ao PC a fonte exige 3 Watts da tomada, ou do no-break o que é muito pior. Depois disso necessitam comprar um no-break com muita potência, e além do mais com muita potência aparente pelo fato de ter economizado uns R$ 40 em não comprar uma fonte com PFC ativo. Gastam o dobro no no-break.. AI, para pouparem mais ainda, acabam comprando desses no-breaks de mentirinha, que só entram em ação quando falta energia, gerando formas de onda quadrada ou retangular. Puro stress para a maldita da fonte.. Nem poderia dizer que não tem coerência nesse sistema por que tem sim. Todos muito ruins, energeticamente falando, todos se merecem e você é quem paga a conta de energia...

    Desculpa o desabafo, é que tenho visto cada compra descasada das reais necessidades, cada combinação de sapo com mula manca, que não aguentei. Nem estou falando de sua configuração específica, mas o lado energia do seu PC deve ser visto como um todo. É um sistema, é um conjunto, todos interagindo entre si. Nunca coisas assim separadamente compradas sem sequer se olhar para o equipamento interdependente..

    Abraço...

    Sim, mas em relação ao meu PC? A fonte não é de má qualidade.

    Conforme post teu em outro tópico, a fonte está na faixa de eficiência de 70%. O que pode ser considerada uma eficiência razoável.

    O problema é o nobreak que não é de marca confiável? Quais seriam as confiáveis?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Como sempre o colega faller sempre segurando a peteca... :)

    Como eu não dispenso um nobreak, não ainda, entendendo os problemas ao mesmo tempo, tentei indicar um nobreak de maior potencia pro colega Bono que acho fazer questão de te-lo, mas a sua solução é mais elegante. ;)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Sim, mas em relação ao meu PC? A fonte não é de má qualidade.

    Conforme post teu em outro tópico, a fonte está na faixa de eficiência de 70%. O que pode ser considerada uma eficiência razoável.

    O problema é o nobreak que não é de marca confiável? Quais seriam as confiáveis?

    Fala qual é a configuração do teu PC pra gente, detalhadamente, tudo q ta ligaod no nobreak.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Minha configuração. Desculpe não ter colocado antes.

    Asus Striker Extreme

    Core 2 Duo E6750 + Zalman CNPS9700 LED

    2x Patriot 1 GB DDR2 800 MHz

    Samsung 320 GB SATAII 16 MB

    xfx 8600GT Fatal1ty 256 MB

    DVD-RW Pioneer 212D SATA

    HuntKey 550W

    Blue Eye II

    LG 22" Flatron Wide M228WA

    Basicamente o que está ligado é a CPU, o monitor que consome 60W e o modem ADSL D-Link 500G.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não fiz nenhum calculo exato, mas pela sua configuração, seu PC consome perto de 300watts quando em carga total ja prevendo a eficiencia de 70% da fonte, uns 50watts do monitor de 22" LCD... Ai possivelmente está o problema.

    Pode ate ser que esse seu nobreak não consiga nem entregar o valor nominal dele... mas trabalhar proximo da capacidade maxima nominal tb nao é recomendado.

    você tinha dito na primeira msg q sua CPU e monitor consumiam 60watts, de onde você tirou isso? So o monitor consome uns 50.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Minha configuração. Desculpe não ter colocado antes.

    Asus Striker Extreme

    Core 2 Duo E6750 + Zalman CNPS9700 LED

    2x Patriot 1 GB DDR2 800 MHz

    Samsung 320 GB SATAII 16 MB

    xfx 8600GT Fatal1ty 256 MB

    DVD-RW Pioneer 212D SATA

    HuntKey 550W

    Blue Eye II

    LG 22" Flatron Wide M228WA

    Basicamente o que está ligado é a CPU, o monitor que consome 60W e o modem ADSL D-Link 500G.

    Dados adicionais:

    N fonte = 70%

    FP fonte = 0,6

    A demanda de tua config:

    BonoVox.jpg

    Ai está, cerca de 200 Watts, no pico do pico...

    Essa fonte sua ai deverá demandar da tomada mais ou menos 200/0,7 = 286 Watts no pico de uso.

    Isso significa, mais ou menos 286 Watts / 0,60 = 476 VA

    Seu monitor demanda, segundo você uns 60 Watts... Isso dai deve dar uns 60/0,6 = 100 VA

    Seu modem não deve demandar mais do que uns 15 Watts => 15/0,6 = 25 VA.

    Somando tudo:

    476 VA

    100 VA

    25 VA

    601 VA Na mosca na capacidade de fornecimento de seu no-break

    Somando em potência útil:

    286 Watts

    60 Watts

    15 Watts

    361 Watts.. transgride em 60 Watts a capacidade do no-break..

    Como eu faria o dimensionamento de sua configuração energética. Lá do começo, na orígem...

    Potência demandada no PC = 200 Watts

    Adotaria uma fonte ZM360B-APS, com rendimento de 80% e com PFC ativo, FP = 96%

    Demanda do PC = 200/0,8- = 250 Watts

    Demanda em VA = 280 / 0,96 = 260 VA

    Restante é igual

    Potência útil total

    200 Watts

    60 Watts

    15 Watts

    275 Watts

    Potência aparente

    260 VA

    100 VA

    25 VA

    385 VA muito mais baixa do que no cálculo da tua config..

    Adotaria finalmente para essa versão um no-break desse tipo ai, com forma de onda senoidal pura, capacidade de bateria mínima e com capacidade de colocação de bateria externa, automotiva que é barata de até 80 Ah, elevando a autonomia para algumas horas de uso, se necessário fosse, com segurança de estar ofertando uma alimentação a altura de minha config..

    Para no-break esse daqui por exemplo: http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27512

    Custo total da solução de energia: R$ 550 + 210 = R$ 760,00

    Para ter no-break esse valor, caso contrario não iria querer no-break perto de minha config, gastaria somente R$ 210 da fonte com PFC ativo..

    Parece muito... Some o que você já gastou em fonte e no no-break e ainda não resolveu, depois você me diz se é muito ou não...

    Abraço...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Não fiz nenhum calculo exato, mas pela sua você tinha dito na primeira msg q sua CPU e monitor consumiam 60watts, de onde você tirou isso? So o monitor consome uns 50.

    Não disse isto. Disse que estava ligado o modem ADSL, a CPU e o monitor que consome 60W.

    Disse que o monitor consome 60W. Desculpe se não me expressei bem.

    @faller - Não entendi o 0,60 sobre o cálculo do modem e do monitor. O nobreak também falta de PFC ativo então?

    Pois apenas a CPU está ligada a fonte.

    Agora aparece as dúvidas. Comprei esta fonte pesquisando em fóruns, reviews (incluindo um de Paulo Couto) e análises, e constavam a qualidade da mesma. Até criei um tópico neste mesmo fórum, pois haviam informações conflitantes sobre esta fonte Huntkey 550W.

    Agora tudo muda, a fonte já não serve mais, tenho que conseguir outra e mesmo assim se não pegar um novo nobreak, é melhor ficar sem. :unsure:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @faller - Não entendi o 0,60 sobre o cálculo do modem e do monitor. O nobreak também falta de PFC ativo então?

    Pois apenas a CPU está ligada a fonte.

    Agora aparece as dúvidas. Comprei esta fonte pesquisando em fóruns, reviews (incluindo um de Paulo Couto) e análises, e constavam a qualidade da mesma. Até criei um tópico neste mesmo fórum, pois haviam informações conflitantes sobre esta fonte Huntkey 550W.

    Agora tudo muda, a fonte já não serve mais, tenho que conseguir outra e mesmo assim se não pegar um novo nobreak, é melhor ficar sem. :unsure:

    Inicialmente. O uso do PFC ativo é uma nova maneira muito mais experta de fazer a retificação. É um modo muito mais "natureza" de fazer a coisa. Esse modo faz com que o Fator de potência das fontes suba para muito próximo do valor 1, que é o desejado. Nesse valor 1, não se teria potência aparente, somente potência útil. Não se precisaria falar em VA, e sim somente em Watts..

    O valor de FP=0,6 é tipico para todas as fontes, seja do modem, da TV, do DVD, do seu amplificador, e assim por diante, a menos que eles possuam PFC. Como sei que ainda não o possuem, há que levar em conta no cálculo..

    OK, você comprou a Huntkey, considerando uma boa fonte. Não tem problema algum. Ano passado eu também usava uma fonte dessas, não a Huntkey, mas uma Enermax, sem PFC ativo. Isso é uma tecnologia que popularizou recentemente. Veja ai um tópico que fiz sobre esse assunto e saiba mais : http://forum.clubedohardware.com.br/fator-correção-potencia/431794?t=431794

    O que estou lhe comentando é que energia para o PC se deve entender como uma unidade, e sair para a definição da mesma entendendo o todo. Se você comprou um fonte com uma eficiência menor, e por isso pagou um pouco menos, saiba, se quiser colocar no-break, que vai necessitar de um no-break com uma potência maior, pois ele, na falta de energia, é a sua usina de geração e vai ter que compensar a baixa eficiência da fonte.

    Só quis exemplificar a coisa como um todo. Absolutamente não quis fazer você trocar a configuração. Me parece que no seu caso há que ser comprado um no-break de maior potência, que para não encarecer não será um senoidal puro e sim um desses de onda retangular, que por sua vez não é absolutamente aconselhável para uso continuado. É so´para você salvar e fechar seu Windows..

    Entendeste a diferença entre fazer uma especificação com o olhar no todo e nas possibilidades que se abrem, a comprar cada coisa de vez sem a preocupação de que elas interagem e formam um sistema único de energia no seu PC..

    Algumas pessoas ainda compram, para poupar, uma fonte da linha BKV da Seventeam, sabidamente de baixa eficiência. Cada 2 Watts para seu PC ela vai exigir da tomada (ou do no-break) 3 Watts de energia. Imagine só se seu PC exija dessa fonte uns 250 Watts => 250/0,65(eficiência de 65%) = 384 Watts ela deverá exigir do no-break, somados aos 60 do monitor chegam nos 445 Watts. Como todos esses dai não tem PFC ativo, FP=0,6 => 445/0,6 = 741 VA.. Para tranqüilidade há que colocar um no-break de 1000VA..

    Se for pensar no senoidal de 1000VA, o preço talvez chegue no proibitivo...

    Só isso, nada mais do que isso..

    Meus conselhos:

    1) Pense se você realmente necessita de no-break; ( a energia ai em seu site realmente falta muito?? e muito seguidamente??);

    2) A manter a fonte, compre um no-break de maior potência;

    3) Saiba que no-break tem um insumo interno chamado bateria. Espere ter que trocá-las a cada 3 anos;

    4) Sabendo que para não encarecer pode ser que se tenha que comprar um no-break não senoidal puro, e com isso o real uso do mesmo seria tão somente aqueles minutos em que a energia falta e você fica providenciando o desligamento do PC, ainda assim o no-break é um bom custo benefício para seu PC..???

    Abraço..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Meus conselhos:

    1) Pense se você realmente necessita de no-break; ( a energia ai em seu site realmente falta muito?? e muito seguidamente??);

    2) A manter a fonte, compre um no-break de maior potência;

    3) Saiba que no-break tem um insumo interno chamado bateria. Espere ter que trocá-las a cada 3 anos;

    4) Sabendo que para não encarecer pode ser que se tenha que comprar um no-break não senoidal puro, e com isso o real uso do mesmo seria tão somente aqueles minutos em que a energia falta e você fica providenciando o desligamento do PC, ainda assim o no-break é um bom custo benefício para seu PC..???

    Abraço..

    Por isso que gosto deste fórum. Pessoal totalmente capacitado.

    Obrigado Faller.

    Vamos as respostas.

    1) Dificilmente falta. Após ter esta configuração, a pouco mais de um mês, faltou apenas uma vez e na mesma o nobreak funcionou perfeitamente com a bateria.

    2) Minha intenção é trocar no futuro (possivelmente no começo de 2008) a minha fonte (com pouco uso) por uma modular. Até já tinha visto e escolhido a Zalman de 500W, pois pretendo também trocar a VGA pela nova 8800GTS de 512Mb com 128sp que será lançada amanhã (segunda).

    3) Obrigado pela informação.

    4) Basicamente o uso do nobreak no meu caso é para quando estiver trabalhando (e tenha esquecido de salvar), eu possa salvar, fechar o programa e desligar o windows. Aqui na minha cidade a falta de energia não demora muito tempo. A minha intenção não é ficar muito tempo usando o PC em caso de queda; 10 minutos de energia nas baterias já está bom.

    Bem, a minha intenção é trocar este nobreak por um de 1200VA, no ano que vem mudar a fonte para uma Zalman de 500W modular, e após isto pensar em comprar um nobreak senoidal. Mas o mais rápido, o que pretendo fazer na semana que vem, é comprar um filtro de linha. Não confio nem um pouco neste que uso.

    Queria um Clamper, mas não encontro na minha cidade, e pagar o mesmo valor no frete para comprar um, não compensa. Quero ver se encontro em PoA.

    Saberias algum lugar onde posso comprar filtros de linha da marca Clamper ou de outra marca de qualidade?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Moro em Porto Alegre e meu filtro atual importei com um pessoal lá de Vera Cruz, perto de Santa Cruz do Sul. A empresa chama-se Shopping do Portátil. É isso mesmo. Gente séria.. Escolhi na NEWEGG e mandei vir. Olha ele ai... De frete paguei R$12. No produto, R$ 100.

    2Caixa.jpg

    Pra quem trabalha em 127 Volts como eu, e não tem aterramento é muito bom...

    Fora disso, tem Clamper, fala com eles, que em loja é difícil de encontrar. Tem Lábramo, tem Multicraft, e outras tantas. Vai na www.atera.com.br. Lá eles tem um mostruário bom até de filtros/supressores... Podes também, através de um tutorial que tem aqui no CH, fazer um bom filtro. O tutorial é do Almeida Filho. Vou fazer um agora no final do ano...

    Te dou um conselho. Ao adotares uma fonte com PFC, já adote um no-break senoidal puro, para aproveitar a escolha. Já vi relatos de fontes com PFC se estranharem com no-breaks de onda quadrada ou retangular..

    Abraço...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Acho vou comprar um mais de perto. Não quero esperar vir algum dos EU.

    Eu tenho aterramento e fiação de qualidade aqui no meu PC e além do mais a alimentação na minha cidade é em 220V.

    Bem, posso comprar primeiro o nobreak e depois a fonte, já que a mesma será para quando comprar a nova VGA.

    Creio que a minha Huntkey 550W agüenta o tranco, mas gosto de um case limpo.

    Mas pode dar problema com a fonte com PFC ativo com um nobreak semi-senoidal mesmo para o uso que faço de nobreak? Apenas quero algo que me renda alguns minutos de energia em caso de queda.

    Grato pela ajuda.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Mas pode dar problema com a fonte com PFC ativo com um nobreak semi-senoidal mesmo para o uso que faço de nobreak? Apenas quero algo que me renda alguns minutos de energia em caso de queda.

    Pesquise, fique antenado. Já vi relatos..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    já li que a fonte com pfc ativo produz um ruido estranho quando em onda retangular, mas tenho um relato que a pessoa disse que usa uma themaltake com PFC ativo já faz varios anos e nunca deu problema em usar com essa onda, nem mesmo faz o tal barulho. Vai saber...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bem, o meu resultado.

    1) Filtro Clamper - Comprar esta semana.

    2) Nobreak semi-senoidal (ruim) de 1200VA para agüentar nos jogos, pois o problema ocorreu quando houve algo grandioso no jogo, no mais o nobreak agüenta tranqüilo.

    3) Fonte Zalman 500W modular com PFC ativo para quando conseguir a minha nova VGA.

    4) Nobreak senoidal.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    3) Fonte Zalman 500W modular com PFC ativo para quando conseguir a minha nova VGA.

    Tem certeza de que não prefere a 460B-APS, elas têm a mesma potencia nos 12V, 34A. E é bem mais barata....

    Abração!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Tem certeza de que não prefere a 460B-APS, elas têm a mesma potencia nos 12V, 34A. E é bem mais barata....

    Abração!

    Quero uma modular, mas obrigado pela dica. ^_^

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Quero uma modular, mas obrigado pela dica. ^_^

    Ah sim...modular....então meu filho....vai fundo!!!!!!!!!!!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×