Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que usar para proteger meu PC?


Gabriel Maial

Posts recomendados

Ok, concordo que o estabilizador usual é horrível. Não entendo de eletrônica, mas entendo de engenharia e sei que muito provavelmente ele esculhamba com a fonte, cada vez que a tensão oscila.

No entanto, vem a pergunta. Eu moro no 3° andar (mais garagem e play) de um prédio, sem aterramento. A tensão aqui oscila MUITO, em temporais nem se fala...

O que diabos eu faço? Eu não confio tanto assim numa fonte, filtro de linha nem estabilizador sem aterramento. Não tenho grana para um NoBreak decente. Alguém tem uma sugestão? Usar o Neutro nesse caso como terra é muito ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim usar o neutro é pior. Penso que melhor, se você não tem aterramento, melhor não transformar seu neutro em um terra. Você não pode garantir que esse ponto de neutro se manterá numa boa, a um bom potencial de terra, até porque ele faz parte do circuito da corrente do chuveiro, por exemplo, bem, como dos demais pontos de consumo de sua casa. Essa própria corrente de consumo irá fazer com que o potencial de neutro se destaque do potemncial de terra, o qual você não tem, por fiação, ai na sua config, mas tem como referencial, no piso, na parede, etc...

Faça como somente uns 90% ou mais da população brasileira faz, ou você acha que é só você que está nessa situação... Não tem aterramento, nem é possível, viável ou interessante colocá-lo, viva sem ele, sabendo dos riscos de estar sem ele, e, na ausência dele, no meio de uma tempestade elétrica, quando puder, saque o plug de seus equipamentos da tomada. É um cuidado mínimo que você pode ter, que pode ajudar.

Não quer ter o trabalho de sacar da tomada, e mesmo assim quer ficar minimamente protegido... Adote um bom filtro/supresor de surtos e mande instalar um aterramento em todas as tomadas, principalmente naquelas de seu PC.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...