Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
icefly

HD Sata não reconhecido na instalação do XP? Solução!

Recommended Posts

Como já é sabido o Windows XP não tem drivers nativos para possibilitar sua instalação em pc´s com hd Serial Ata - SATA, dificultando a vida de quem quer fazer o downgrade de Vista/Seven -> XP, por ainda estar satisfeito e/ou acostumado com "o bom e velho" XP, por achar os novos sistemas operacionais da Microsoft pesados ou por ter tido incompatibilidades com algum programa que use.

Os notebooks fabricados de uns tempos prá cá, só usam hd´s Sata, uma tecnologia recente, fazendo com que o XP lançado em 2002 não consiga identificar o disco conectado na controladora Sata e com o recurso Native Command Queuing - NCQ ativado no setup (BIOS), por falta de drivers nativos no cd de instalação.

Essa é na verdade a combinação que faz o instalador do XP não identificar o disco Sata ou causar uma tela azul durante sua instalação.

Aos interessados em saber o quê esse tal de NCQ faz exatamente no HD, indico a leitura do seguinte texto (clique em mostrar):

Fonte: GDH Press

A grande maioria dos HDs SATA atuais suporta o NCQ, onde a controladora utiliza o tempo ocioso, entre uma leitura e outra, para estudar e reorganizar a ordem das leituras seguintes, de forma que elas possam ser executadas na ordem em que seja necessário o menor movimento possível dos discos. É como no caso de um ônibus, que precisa fazer um itinerário passando por diversos pontos da cidade. Com o NCQ o motorista tem autonomia para fazer alterações na rota, de acordo com as condições do trânsito, escolhendo a rota mais rápida.

Esta ilustração fornecida pela nVidia mostra como o sistema funciona. O HD à esquerda não possui suporte a NCQ, de forma que, ao realizar 4 leituras a setores aleatórios do disco ele precisa realizá-las em ordem, fazendo com que sejam necessários um número maior de rotações do disco, À direita, o HD com NCQ usa um atalho para realizar a mesma seqüência de leitura em menos tempo, lendo os setores fora de ordem:

ncqoffon.th.png

HD sem NCQ (à esquerda) e com NCQ.

Na prática, o NCQ pode melhorar a taxa de transferência do HD em até 10% em situações específicas, onde são lidos diversos arquivos pequenos espalhados pelo HD, como durante o carregamento do sistema operacional, ou de um programa pesado, mas faz pouca diferença quando você está transferindo grandes arquivos. De qualquer forma, ele é uma otimização implementada via software, que não aumenta o custo de produção dos discos e não tem contra indicações.

Mas existe solução para contornar esse problema, podendo ser usado os dois métodos abaixo.

**********

* MÉTODOS *

**********

1. Desabilitar temporariamente o suporte SATA no BIOS ou

2. Integrar os drivers da controladora SATA numa cópia do cd de instalação do XP, com o programa N-Lite.

Prá resumir no método 1 o uso do driver SATA é opcional.

Já no método 2 é obrigatório: você terá que achar os drivers da controladora SATA do seu notebook na página de suporte/downloads do fabricante do seu laptop ou no fabricante do chipset da placa-mãe (Intel, VIA, SIS, ATI, ou NVidia).

Em alguns casos esses drivers, também pode ser achados com o nome de AHCI, Matrix Storage, Rapid ou Mass Storage, Sata ou RAID, e podem vir junto com o do chipset; essa dúvida, você tira na página do fabricante.

1º Método: Desabilitando o NCQ no BIOS:

Esse permite desabilitar o suporte NCQ para fazer com que o HD seja reconhecido durante a instalação do XP, desde que naturalmente exista essa opção no BIOS, a qual também pode ser encontrada com o nome de AHCI, IDE, IDE Combined, HD Mode, Sata, C3, ou até mesmo Windows XP ou Vista:

Na imagem abaixo segue o exemplo de um BIOS com as opções AHCI e IDE:

ahciide.th.jpg

Os passos são os seguintes:

- Acessar o BIOS (setup) do notebook e desabilitar o suporte Sata, mudando o AHCI para disabled, deixando o hd como IDE, ou selecionando Windows XP como o sistema em uso (com já falado acima, o nome desse parâmetro varia de BIOS prá BIOS);

- Reiniciar o notebook após salvar as alterações e o HD passará a ser reconhecido pelo cd do XP (o que possibilita começar sua instalação);

* Obs: os próximos 3 passos são opcionais:

- Depois de instalado o XP, instalar os drivers Sata para maximizar o desempenho do hd;

- Reiniciar o notebook e;

- Acessar o BIOS para habilitar novamente o suporte Sata e pronto!

Obs: Se não conseguir achar o driver SATA, você pode optar por deixar o suporte SATA desabilitado mas com o Windows XP funcionando (parando no segundo passo descrito acima, o que já é uma vitória); mas existem relatos de que com o suporte SATA desativado, há uma perda no desempenho do Hd, a qual eu sinceramente, no dia a dia eu não notei (deu pouca diferença apenas em benchmarkings).

Em certos notebooks pode não existir no BIOS um parâmetro que desabilite o suporte ao NCQ, para fazer com que o Hd Sata seja detectado pelo XP; se for esse o seu caso, passe para ao 2º Método.

2º Método: Integrando os drivers SATA no cd de instalação do XP:

Aqui a opção para permitir a instalação do XP em laptops com Hd SATA é usar o programa N-Lite para gerar uma cópia do seu cd de instalação do XP, já com os drivers SATA do seu notebook integrados; esse programa é uma mão na roda e permite personalizar completamente o cd do XP, retirando programas e recursos desnecessários, adicionando drivers, integrar o Service Pack - SP3 (o mais recente, até a presente data, para quem ainda tem o Windows XP Home ou Pro com o SP1 ou SP2 ou até mesmo sem SP), etc.

Cabe comentar aqui, que o SP3 do XP ao contrário do que muita gente pensa, ele não inclui nenhum driver para controladora SATA, até que porque esses drivers são de terceiros e a Microsoft teria que pagar por eles ou criar um driver básico para embutir no SP3, o que nessas alturas do campeonato (quase 10 anos após sair o XP) ela não faria.

Geralmente os arquivos .inf da controladora Sata vêm zipados ou dentro de um arquivo executável; para extraí-los vamos precisar de um descompactador de arquivos; aqui eu uso o WinRar.

Com o arquivo baixado, extraia o seu contéudo para uma pasta de fácil acesso e na hora de customizar com o NLite para integrar os drivers, basta indicar o caminho para a pasta onde eles foram extraídos.

Ao final desse tópico, colei alguns links contendo ótimos tutoriais explicando como trabalhar com o NLite.

*******

* Dicas *

*******

1. Existe este pacotão de drivers de MassStorage (4.8Mb), que depois de integrados ao cd do XP, pode criar um cd de XP capaz de reconhecer inúmeros hd´s Sata. Depois de baixado, basta extrair o contéudo, com um programa do tipo 7Zip ou Winrar e mandar integrar o(s) driver(s) desejado(s( ao cd do XP com o NLite.

No fórum Baboo tem esse tópico aqui ensinando como fazer a integração desses drivers com o NLite.

Prá facilitar a navegação dentro das pastas desse pacote, abra o arquivo de texto "DriverPack_MassStorage_wnt5_x86-32"; lá tem a listagem de todos os drivers incluídos no pacote, com a indicacação das pastas onde eles se encontram; por exemplo pros Intel com southbridge ICH8, os arquivos estão na pasta I3. prá localizá-la basta teclar Control + F e na caixa de texto do Localizar, digitar intel ou ICH8 e dar Enter.

2. Um jeito mais fácil de pegar os drivers ACHI dos Intel é baixar o Utilitário de 32 bits para configuração de disquete (neste link aqui); isso baixa um arquivo chamado f6flpy----; depois é só extrair o contéudo do arquivo com um Winzip, WinRar ou programa similar. Como podem ver é o mesmo contéudo do arquivo iata87enu.

Atualização 10.04.2010: agora o nome da tecnologia da Intel é Rapid Storage Technology (link para download)com drivers mais recentes, não é mais Matrix Storage Manager.

O método pra extrair os drivers permance o mesmo do descrito acima na dica 2, basta baixar o arquivo f6flpy96x86.zip (Arquivos de driver Intel® RST de 32 bits para instalação F6) para Windows 32 bits (x86) ou o f6flpy96x64.zip (Arquivos de driver Intel® RST de 64 bits para instalação F6) para Windows versão x64.

flop.th.jpg

Esses drivers vão servir para placas-mãe com southbridge:

* Intel® ESB2 SATA AHCI Controller

* Intel® ICH7R/DH SATA AHCI Controller

* Intel® ICH7M/MDH SATA AHCI Controller

* Intel® ICH8R/DH/DO SATA AHCI Controller

* Intel® ICH8M-E/M SATA AHCI Controller

* Intel® ICH9R/DO/DH SATA AHCI Controller

* Intel® ICH9M-E/M SATA AHCI Controller

* Intel® ICH10D/DO SATA AHCI Controller

* Intel® ICH10R SATA AHCI Controller

* Intel® PCHM SATA AHCI Controller 4 Port

* Intel® PCHM SATA AHCI Controller 6 Port

* Intel® PCH SATA AHCI Controller

E para as seguintes familias de chipsets Intel:

Chipset Intel® 5.000V

Chipset Intel® 5000P

Chipset Intel® 5000X

Chipset Intel® 955X Express

Chipset Intel® 975X Express

Chipset Intel® E7230

Chipset Intel® série 5

Chipset Intel® série 5 para portáteis

Chipset Intel® X58 Express

Chipsets Intel® série 3

Chipsets Intel® série 4

Família de chipsets Intel® 945 Express

Família de chipsets Intel® 965 Express

Família de chipsets para portáteis Intel® 45 Express

Família de chipsets para portáteis Intel® 945 Express

Família de chipsets para portáteis Intel® 965 Express

3. Nos notebooks CCE, o ajuste no BIOS que permite o XP ser instalado sem problemas é chamado de C3; basta deixá-lo como Enabled.

********

* N-Lite *

********

O programa a ser usado na customização do cd de instalação do Windows XP é o NLite (link), o qual para funcionar precisa necessariamente pelo menos da versão 2.0 do Microsoft .NET Framework instalada (link para a Microsoft) (no Vista/Seven ele já vem instalado, mas no XP não vem instalado nenhuma, por isso a necessidade de instalar o .Net Framework).

Logicamente, precisamos também do cd de instalação do XP, para copiar todo o seu contéudo para uma pasta do computador.

Existem diversos tutoriais na web explicando como usar o NLite (não copiei o contéudo de nenhum para não aumentar o tamanho do tópico e deixar chato de ler), mas ai vai uma pequena amostra:

- CD de instalação do XP Personalizado (tópico aqui no CDH)

- [Guia] Como usar o NLite! (tópico aqui no CDH)

- Tópico no Forum do Baboo

- Tópico no Baboo sobre inclusão de drivers

- Blog do Eko W., em inglês

- Tutorial no UOL

- The How to Geek, em inglês

[]´s

icefly.

*** EDIT:

- Tópico atualizado para mudar de XP SP2 para SP3, récem-lançado

- Tópico atualizado para incluir dica de extração do AHCI da Intel

- Atualizado link do Mass Storage

- Atualização de links e chipsets Intel.

- Atualização para Intel Rapid Storage

- Atualização sobre NCQ

Editado por icefly
atualizar links e texto
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utilizando um programa de backup de drivers, será que ele consegue fazer o backup do driver do Sata?

você acha q sso seria tmb uma boa opção p/ encontrar o driver???

valeu ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Se o programa conseguir fazer o backup dos drivers, pode ir tranquilo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ok, entuam tmb é uma boa ideia para complementar sua dica!!!

    valeu

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Tentei fazer pelo modo do CD usando k-lite , nao consegui :(

    meu note é dos EUA, e agora???

    entrei na BIOS e nao achei a opcao de desabilitar :'(

    abraço!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Dê uma lida com calma nos tutoriais do NLite e tenha os drivers da controladora Sata do seu notebook.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Mas tenho de afirmar uma coisa, já instalei N números do XP em máquinas com HDs sata, e todos com o SP2 foram instalados e reconhecidos sem problemas, o que acontece é que muita gente instala o XP ainda sem o SP2, assim sendo não reconhecendo o HD sata.

    Recomendo a todos a integração do SP2 ao XP e só. Vale lembrar uma questão polêmica mas que é bem real. A Microsoft "não" se importa se você obter um CD não original, isto se você tiver a licença, pois quando você compra uma licença da Microsof pelo telefone, eles simplesmente te enviam o nº de série com o registro, mas não o CD com o sistema.

    Ora bolas, será que eles querem que você coloque o papel com o número de série no CD-rom e instale o programa?? ou simplesmente eles o fazem comprar um cd não original e só tem mandam as licenças para economizar grana??

    O fato é que isso é feito, e depois eles falam em pirataria, se os mesmos o obrigam a procurar um CD não original.

    Peço ao icefly analisar meu texto, não como defender a pirataria, mas a essa questão em sí da Microsoft e sua atitude nesse exemplo, é um caso chato de postar aqui. Caso ache melhor mover ou deixar, pois isso é uma fato que é feito pela própria Microsoft.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então marxavbr, sua contribuição é bem vinda.... a integração do Service Pack a um cd original de Windows XP que alguém já possua, não constitui pirataria, até por que você já pagou pelo cd do XP (podendo fazer o que quiser com ele - só não vale copiar para terceiros) e o SP é fornecido gratuitamente pela MS, podendo ser baixado em qualquer canto da web.

    Quanto à questão do XP já com o SP2, ser capaz de "enxergar" um hd Sata, é válida, pois recentemente formatei um Toshiba com esse tipo de hd e o cd do XP que usei já tinha o SP2 e reconheceu o hd Sata na hora.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O meu é um hp dv2250br, Windows SP2 original e não reconheceu na hora da formatação, seá que depois de nstalado ele pode reconhecer? Não acho o drive paa o xp

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Esquisito o SP2 não instalar, sempre consegui isso aqui. Acho que na bios tem uma opção SATA Native, abilite ela em algum lugar que seu HD SATA funcionará como IDE. Mas caso sua placa tenha essa opção.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Dê uma lida com calma nos tutoriais do NLite e tenha os drivers da controladora Sata do seu notebook.

    vou tenta usar o nlite pois nao achei a bios do sata :(

    abraço!

    posto alguma novidade se consegui :)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá pessoal,

    Quando adquiri um notebook da Acer tive dificuldade em trocar o linux Limpus que veio, pelo windows xp. Isso tudo porque o note possui hd sata e o xp não possui os drivers necessários para o reconhecimento do hd. Em um desktop, esse problema é facilmente contornado criando um disquete com os drivers que reconhecem o hd sata (geralmente esses drivers estão no cd da placa-mãe, pelo menos nos cds da Asus tem). No processo de instalação, carrega-se esse disquete no momento apropriado e pronto. A instalação inicia-se sem problemas.

    No entanto, nos novos desktops que não tem o drive de disquete e nos notebooks é necessário usar outro processo. Esse processo consiste em anexar no cd de instalação do próprio windows xp os drivers de reconhecimento do hd sata. Com o programa n-lite é possível acrescentar esses drivers e fazer algumas modificações bem interessantes no cd de instalação. Para isso, digitando no google tutorial nlite, não vai faltar links relacionados ao assunto. Esse tutorial vai se ater apenas no processo de anexar os drivers de reconhecimento do hd sata.

    Bem, para quem tem notes Acer, nesse site (http://www.acerpanam.com/flex/acerdrivers/bin/drivers.html?CFID=5035583&CFTOKEN=98779111) é possível baixar os drivers de som, video, rede, modem,...,para o windows xp, bem como os drivers necessários para o hd sata.

    Vamos então usar o nlite para criar um cd do windows personalizado:

    * Antes de tudo, é preciso ter uma cópia iso do cd de instalação do xp em uma pasta.

    * Crie também uma pasta com os drivers do hd sata.

    * Baixe o programa nlite e instale-o. Escolher a pasta para onde se copiou o CD do windows.

    * Em seguida no menu que se chama Task Selection escolher a opção Integrate Drivers e Create a Bootable ISO (só estes dois devem ficar com o quadrado a verde). Dê um clique em Next.

    * No quadro Integrate Drivers, aperte no botão INSERT e faça uma busca pela pasta onde está os drivers do hd sata. Irá abrir um menu e escolhemos textmode drivers para os drivers propostos.

    * Dando sequencia, irá aparacer o quadro para criarmos um Bootable ISO. ATENÇÃO: NÃO carregar em NEXT! deve-se carregar no botão Make ISO

    * Depois de criar o arquivo com a extensão .ISO, usar um programa de gravação de CDs e gravar a imagem criada.

    Pessoal esta informações foram compilações da net !!! Eu as segui e tudo funcionou beleza. Há relatos de mau funcionamento de algumas versões do nlite. Comigo não houve nada de errado.

    Espero ter ajudado

    Fred

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ola galera comprei um notebook da Hp Dv6563

    ele veio com o vista em inglês e eu quero colocar o xp.

    andei procurando na net mas não achei nenhuma resposta boa.

    O hd funciona beleza, so na hora de formata ele diz que não encontrou o hd, meu notebook não tem entrada pra disquete pra salvar drives do hd.

    ja exclui partição fiz de tudo mas não deu nada certo.

    por favor preciso de ajuda.

    Obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    URGENTE !!!

    Olá pessoal ! Estou precisando de uma grande auxílio. Na verdade eu tenho uma placa mãe ASUS A7V600-X e comprei um HD SATA SAMSUNG HD161HJ de 160gb, jumpeei ele para SATA 1, liguei os cabos corretamente. E o setup não reconhece esse HD. Queria saber se existe possibilidade desta placa mãe reconhecer este tamanho de HD. E se existir gostaria de saber qual o procedimento. Grato pela atenção.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    URGENTE !!!

    Olá pessoal ! Estou precisando de uma grande auxílio. Na verdade eu tenho uma placa mãe ASUS A7V600-X e comprei um HD SATA SAMSUNG HD161HJ de 160gb, jumpeei ele para SATA 1, liguei os cabos corretamente. E o setup não reconhece esse HD. Queria saber se existe possibilidade desta placa mãe reconhecer este tamanho de HD. E se existir gostaria de saber qual o procedimento. Grato pela atenção.

    ou seu notebook é muito grande, ou você postou na area errada do forum :)

    []'s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    URGENTE !!!

    Olá pessoal ! Estou precisando de uma grande auxílio. Na verdade eu tenho uma placa mãe ASUS A7V600-X e comprei um HD SATA SAMSUNG HD161HJ de 160gb, jumpeei ele para SATA 1, liguei os cabos corretamente. E o setup não reconhece esse HD. Queria saber se existe possibilidade desta placa mãe reconhecer este tamanho de HD. E se existir gostaria de saber qual o procedimento. Grato pela atenção.

    Realmente você postou na área errada mesmo, mas aonde ele não reconhece? na bios ou na instalação do windows. Volte uma página e leia este tópico do começo, você poderá achar a resposta.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    ai galera comprei um not so que o HD é sata,e vem com o vista mais eu estou querendo instalar o Xp

    Estou com medo de ele não reconhecer o HD e der pau:(

    estão sao as configuraçoens no not:

    # Notebook CCE NCV-D5H8 Processador: Intel Celeron M 440 (1.86Ghz)

    # Memória RAM: 512Mb DDR2; Expansível 2048 Mb

    # Disco Rígido: 80Gb

    # Drive óptico: (DVD-RW) Gravador de CD e DVD

    # Sistema operacional: Windows Vista SE

    # Display LCD: Polegadas 14.1; Widescreen

    # Webcam integrada: Não

    # Fax modem 56K: Sim

    # Floppy: Não

    # Leitor de cartões de memória: Sim

    # Leitor biométrico (Digitais): Não

    # Rede: Ethernet 10/100 e Wireless

    # Entradas e saidas: 3 Usb, IEE1393, RJ11, RJ45, VGA 15 pinos, S-Video

    # Bateria: Íon-lítio 6 células

    # tensão: Bivolt

    # Dimensões (AxLxP): 3,38x33,4x24,4 Cm

    # Peso: 2,4 Kg

    # Conteúdo da embalagem: Notebook, Adaptador AC, Cabo de força, Manual

    # Garantia: 1 Ano

    Alguem me ajuda..

    Muito obrigado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    cara, in vez de instalar xp, bota + 1gb ram q você nem vai mais querer ouvir falar em xp.

    e lance de coisa incompativel é balela, roda tudo no vista.

    []'s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    o pior q q nun tem como eu coloca mais memo porque enun poso abri ainda ta na garantia

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    lance de garantia normalmente nao afeta por mais memoria, em alguns casos tem q por numa autorizada.

    mas tipo te falar, o vista é bom pra caramba, ele da a impreçao de ser pesado, mas nao é nao, da muito mais recursos e tal, é so acostumar com ele, pra falar a verdade hoje em dia eu nao trocaria nem por linux depois de usar ele, finalmente a microsoft acertou.

    []'s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    cara to usando vista aqui direto, nao trava nada, esse papo de travar é moçada q ta usando pirata e o vista deve tar com pau.

    uso lances bem pesados e programs bem cabeludos q ate no xp travava e no vista roda as mil maravilhas.

    []'s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Poxa Otimo post ... mais preciso de uma ajudinha tenho um HP pavillion q veio com o vista so preciso sabe ond posso achar o driver do hd SATA dele para me personalizar um win xp pra min..

    Muito Grato..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×