Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Sata não reconhecido na instalação do XP? Solução!


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

Veja se não tem alguma opção como Combined IDE, IDE, etc.

Se não tiver a opção no BIOS, terá que criar uma cópia do cd de instalação do XP, com os drivers da controladora Sata; isso é feito com o programa NLite.

Ai no tópico tem diversos links para tutoriais de Nlite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caros amigos do Fórum,

Como técnico em informática há anos, já formatei diversos computadores usando o nlite ou mesmo usando um driver de disquete e até hoje nunca saiu nenhum sem fazer o serviço, por mais complicado que fosse.

No entanto essa semana peguei um Pavilion dv5 1140 br da HP que tentei de tudo, fiz uma dezena de midias de Xp com tudo quanto é driver de controladora sata que existe no universo e nada!!!!

Eu dou o boot pelo cd e ele não entra na instalação, fica apenas uma teça preta por um tempo e depois tela azul da morte!

Gostaria de saber se alguém já passou por isso, de ter pego um Note que realmente não tenha conseguido instalar o XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos do Fórum,

Como técnico em informática há anos, já formatei diversos computadores usando o nlite ou mesmo usando um driver de disquete e até hoje nunca saiu nenhum sem fazer o serviço, por mais complicado que fosse.

No entanto essa semana peguei um Pavilion dv5 1140 br da HP que tentei de tudo, fiz uma dezena de midias de Xp com tudo quanto é driver de controladora sata que existe no universo e nada!!!!

Eu dou o boot pelo cd e ele não entra na instalação, fica apenas uma teça preta por um tempo e depois tela azul da morte!

Gostaria de saber se alguém já passou por isso, de ter pego um Note que realmente não tenha conseguido instalar o XP.

dê uma geral nas memorias. já tive um caso assim (com desk) e após limpeza das memos (teve de trocar uma) resolveu.

(aqui estou falando da tela preta seguida da tela azul).

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obfrigado pela dica amigo Farrapo, mas nesse caso não é memória não, pois o Vista ele instala sem problemas e mais no mais é um Note novíssimo com 5 dias de uso, não que coisas novas não possam ter defeito, mas nesse caso o Vista instala sem problemas. É problema de driver controladora Sata, mas o caso é que eu já tentei todos os drivers existententes, inclusive aquele pacote que tem vários e também o específico. Mas até agora nada...:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fuça ai no setup do seu notebook algum ajuste com o nome de AHCI, NCQ, C3, IDE, Combined ou até mesmo Windows XP.

Apesar de eu ter escrevido antes que em alguns notebooks pode não ter esse ajuste que permite o hd Sata funcionar como um IDE, na verdade, praticamente sempre tenho que existe isso no setup de notebook, só que o nome varia de BIOS prá BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Note HP Pavilion DV2960BR Special Edition, com o Vista Home Premium SP1 Português Brasil, que veio de Fábrica, porém, quero e preciso instalar Windows XP Professional com o Service Pack 3, para poder utilizar melhor o desemprenho da máquina e as minhas aplicações de vídeo que rodam somente até o Windows 2000 e XP.

Será que eu consigo ajuda para instalar o XP, pois eu tentei com o CD Windows SP3 e um formatado pelo nLite com vários drivers SATA e mesmo assim não funcionou. Na BIOS não tem a opção para Desabilitar (Pelo menos eu não encontrei), isso foi verificado acessando a mesma pelas teclas de funcões informadas (F1, F2, F9 e F10), caso alguém tenha alguma outra informação para acessar a BIOS com a tal informação para Ativar/Desativar.

Ficarei muito agradecido se conseguir ajuda para solucionar o meu problema, podem me mandar e-mail [email protected] com os procedimentos e o passo a passo se possível.

:bandeira:Muito Obrigado por enquanto.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Note HP Pavilion DV2960BR Special Edition, com o Vista Home Premium SP1 Português Brasil, que veio de Fábrica, porém, quero e preciso instalar Windows XP Professional com o Service Pack 3, para poder utilizar melhor o desemprenho da máquina e as minhas aplicações de vídeo que rodam somente até o Windows 2000 e XP.

Será que eu consigo ajuda para instalar o XP, pois eu tentei com o CD Windows SP3 e um formatado pelo nLite com vários drivers SATA e mesmo assim não funcionou. Na BIOS não tem a opção para Desabilitar (Pelo menos eu não encontrei), isso foi verificado acessando a mesma pelas teclas de funcões informadas (F1, F2, F9 e F10), caso alguém tenha alguma outra informação para acessar a BIOS com a tal informação para Ativar/Desativar.

Ficarei muito agradecido se conseguir ajuda para solucionar o meu problema, podem me mandar e-mail [email protected] com os procedimentos e o passo a passo se possível.

:bandeira:Muito Obrigado por enquanto.:unsure:

qual o erro que dá? apenas chega na tela de instalação e não reconhece o HD ou dá tela azul?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique qual é o chip da controladora sata dele. você pode utilizar o hwinfo (www.hwinfo.org) que roda na inicialilzação do micro ("DOS") ou roda um linux de CD (kubuntu, ubuntu, kurumin, etc.) e verifique qual é a controladora. Feito isso você baixa o driver dela (controladora) e coloca em um CD do XP pelo nTune. Usa a opção de instalar todos os drivers em vez de procurar e instalar "plug-&-play".

Essa seria minha 1° sugestão, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Interessante essa Mendão.

Mas o XP não tem que formatar de novo prá ser instalado?

Isso não atrapalha??

você vai formatar mas o que interessa nao é que ele reconheça o HD ? Se ele vai formatar o Vista que estava sendo instalado é porque ele leu o HD que antes ele nao lia.

Depois eu seleciono formatação rapida ! Ja funcionou comigo umas 3 ou 4 vezes, em desktop e note.

Edição :

Parece que nao deu certo com um colega nosso ! então foi sorte minha .. nao resolve todos os casos ! Isso tem sua logica .. como o XP iria instalar algo se ele nao tem suporte para reconhecer o hardware ? Ai vem a questão : Como consegui antes ?

Estou suspeitado que o problema está mais para a marca ou modelo do HD do que para a placa mae. Isso explicaria porque alguns instalam normalmente o XP e outros não,isso com a mesma placa mae e talvez com Hd diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você vai formatar mas o que interessa nao é que ele reconheça o HD ? Se ele vai formatar o Vista que estava sendo instalado é porque ele leu o HD que antes ele nao lia.

Depois eu seleciono formatação rapida ! Ja funcionou comigo umas 3 ou 4 vezes, em desktop e note.

Edição :

Parece que nao deu certo com um colega nosso ! então foi sorte minha .. nao resolve todos os casos ! Isso tem sua logica .. como o XP iria instalar algo se ele nao tem suporte para reconhecer o hardware ? Ai vem a questão : Como consegui antes ?

E mais: se o que resolve a instalação do XP nesse tipo de HD é um driver, como é que esse driver vai sobreviver a uma formatação rápida ou completa :confused:

Mas sei lá, toda ajuda é bem-vinda, se funcionar com quem testou, deixe um alô no tópico dizendo qeue isso funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o tutorial do Ice realmente é bom, mas vi a galera falando no xp com o sp2... e se o cd tiver ja incorporado o sp3? sera que o esquema de desabilitar o sata funciona ou nem é preciso fazer isso?

Hoje por uma burrada de um funcionario, o intelbras i211 precisou ser formatado e nao to a fim de instalar o fenix por achar a maior 'perda de tempo... to pensando no xp, mas só tenho o cd (made in banca 54 do camelodromo) com o sp3 ja incluido... sera que funciona sem o driver do hd sata?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tanto faz ser SP2 ou SP3, que vai ser preciso ter o driver da controladora Sata.

De inicio (porque eu consegui instalar o XP Sp3) eu pensava que o SP3 tivesse drivers prá isso, mas na verdade ele não tem e por isso até retirei aquele parte que falava sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei esse notebook semana passada dia 07/02/2009 no carrefour porto alegre sertorio paguei R$ 899,00 achei que o preco estava bom mas estou com dificuldades em instalar o XP pois nao reconhece o HD. quem puder me ajudar favor responder

Amigo, eu instalei o vista e esta rodando perfeito. Sem "lentidão". Mas para instalar o xp e o drive do hd use o nLite.

(tutorial tirado de outro site)

COMO INSTALAR WINDOWS XP NO NOTEBOOK INTELBRAS I211?

Como não consegui responder o outro tópico criei este.

Depois de muito trabalho consegui essa façanha (ao menos para mim):

Baixei os drivers da controladora sata, conforme o link que o pessoal da Intelbras me passou ( http://www.intelbras.com.br/drivers/comp... );

Instalei o NLite;

Coloquei o CD do XP no drive e segui os passos do NLite:

1) Selecionei o idioma

2) Selecionei a unidade de disco com o CD do XP e criei uma pasta para o NLite colocar os arquivos

3) Não importei sessão nehuma

4) No próximo passo marquei as abas Integração de drivers e Criar uma imagem iso auto executável

5) Na próxima aba de integração de drivers cliquei em "Inserir" e depois em "Pasta com vários drivers"

6) Selecionei a pasta onde descompactei o arquivo zip com os drivers

7) Na próxima etapa marquei os campos que terminam com "(Mobile ICH8M-E)" e "(Mobile ICH8M-E/M)"

8) Cliquei em Iniciar Processo

9) Na próxima aba cliquei em Criar ISO

10) Agora é só gravar a iso que está lá na pasta que você selecionou em um CD ou DVD e correr pro abraço!!!!

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto faz ser SP2 ou SP3, que vai ser preciso ter o driver da controladora Sata.

De inicio (porque eu consegui instalar o XP Sp3) eu pensava que o SP3 tivesse drivers prá isso, mas na verdade ele não tem e por isso até retirei aquele parte que falava sobre ele.

Ice, tô com o mesmo problema no meu note... Me tira uma dúvida: o SATA reconhece o Vista??:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...