Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Explicação: DX10 e DX10.1 e DX11 e opengl!!!


PistolaoBR

Posts recomendados

Bom vamos criar um tópico que explique direitinho o assunto, pelo que ví tem muita gente ai tirando conclusões erradas ou com informações baseada em rumores...

1º Dx10 ou superior roda no Windows XP?

R. Não, só no vista.

2º Opengl Roda no windows XP? Qual é melhor openGL ou DirectX?

R. Opengl é uma API livre, roda em qualquer sistema operacional inclusive o linux, não possui qualquer ligação com a microsoft... Quanto ao fato de se afirmar qual é melhor isso é muito relativo, já que assim como o linux, que é um O.S. livre, é muito melhor melhor que o windows, mas tem poucos programas que fazem versões linux, o atual OpenGL 2.1, mostrou atingir qualidade gráfica melhor que o DirectX10, e mais estabilidade com menos hardware também, mas poucos estúdios fazem jogos para o openGL e ainda, a parte de processamento físico: impacto, movitenção e outros, possui mais inovações no dx10, coisa que, SEGUNDO RUMORES, o OpenGL 3.0 vai superar...

3º Dx10.1 é compativel com placas de vídeo DX10?

R. Os jogos que tiverem o DX10.1 vão ser possiveis de rodar nas placas DX10, mas as melhorias do DX10.1 NÃO VÃO APARECER NESSAS PLACAS, logo o Dx10.1 NÃO É COMPATÍVEL COM O DX10, mas nesse caso em específico, não vai impedir que voce rode o jogo SE voce TIVER UM PLACA DX10.

Obs.: Existem rumores na net de que uma simples atualização de Bios pode transformar uma placa dx10 em dx10.1, pois a unica diferença prática em materia de hardware é o uso dos shader pipes, que nas placas DX10 são reprogramaveis na Bios.

4º Dx11 vai ser compativel com o Dx10?

R. Não.

5º Se a microsoft já está fazendo o Dx11, o que vai acontecer com o DX10?

R. A microsoft já declarou que corrigiu e melhorou o que era possivel no DX10 e colocou isso no Dx10.1, e largou ele de lado e agora somente vai trabalhar no dx11 com previsão de lançamento em 2009, não oferencendo suporte mais ao dx10/10.1.

Obs.: Opinião pessoal: Acho que provavelmente os studios de jogos não vão usar mais a API DX10/10.1 já que poucos estão gostando do window vista, e ainda, como a microsoft largou de vez o projeto, é muito arriscado fazer um jogo cuja a api está sem suporte! Provavelmente no ano de 2008 quem vai tomar mercado é o OpenGL

6º Se o Dx11 já está ai sendo preparado... vale a pena comprar placas de vídeo dx10/10.1?

R. sim, e por 2 motivos:

MOTIVO 1:os ultimos lançamentos em placas de vídeo para DX10 e 10.1 foram feitos com núcleos de 55Nm e 65Nm, o que deixa os clocks mais poderosos, consome bem menos energia, logo precisam de bem menos fonte de alimentação, assim você não precisa gastar um fortuna tanto na placa de vídeo quanto numa fonte real de 600W+, e ainda são mais resistentes ao calor e produzem menos calor tb, logo são mais overclocáveis SE voce TROCAR O COOLER DE FÁBRICA, que é simples, e por isso tanto o cooler quanto o circuito da placa fica mais simples, logo SÃO PLACAS MAIS BARATAS:

Ex.: (em ordem crescente de desempenho)

ATI HD2600PRO 65Nm 128bits R$300,00

ATI HD2600XT 65Nm 128bits R$400,00

ATI HD3850 55Nm 256bits R$500,00 (se voce colocar um cooler melhor pode overclokar ela para ficar igual ou superior a uma HD3850).

ATI HD3870 55Nm 256bits R$650,00 (tem o mesmo desempenho de uma 8800GTS de R$1200,00).

Geforce 8800GT 65Nm 256bits R$900,00 (mais barata e quase igual a uma 8800GTX e overclokavel, se voce trocar o cooler, para ficar como uma 8800Ultra).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- As ATI HD2400 tb são de 65Nm mas são de 64bits, logo não importa quantos MB de memória ou MHZ de clock elas tenham, SÃO UMA ***** EM JOGOS.

- As ATI HD2900 e GeForce 8800GTS/GTX/Ultra NÃO SÃO DE 55/65Nm, elas são todas de 80Nm.

- A rumores que a nvidia vai por no mercado modelos da 8600GT e 8800GTS de 65Nm... mas não são as que estão nas lojas no momento...

MOTIVO 2:as placas DX9 possuem em seu núcleo (Core), um único clock para fazer todo o processamento gráfico, e no DX10, as placas possuem 2 clocks em seu core, o padrão chamado core clock, e o shader clock, que geralmente tem mais que o dobro de potencia que o core clock, ou em seu valor real em MHZ ou em bastante shader pipes, para assim o efeito shader model, aquele que faz as texturas ficarem igual a filme, ser processado de forma leve no jogo. Assim, se voce tiver uma placa de vídeo DX10, você vai rodar mais rápido jogos que usam muito o efeito shader model, mesmo que seja do DX9 ou Opengl2.

Quer entender mais de o que influencia no desempenho de uma placa de vídeo???

http://forum.clubedohardware.com.br/explicando-influencia-desempenho/487506

CONCLUINDO!!!

Logo mesmo se o Dx10 não tenha sido tão aceito no mercado, existem placas muito boas e baratas como uma HD3850 que vale muito a pena pelo custo/benefício.

7º O crysis roda DX10 no windows XP?

R. Não, é possivel voce modificar as cofigurações do jogo para ele rodar as texturas shader model 3 (dx9) bem parecidas com as do shader model 4 (dx10) no windows xp habilitando o modo very high, logo fica bem parecido e inclusive mais rápido no XP com Dx9 como no Vista DX10, mas a parte física e efeitos de luz e outros, não fica igual, mas a diferença é mínima, NO CASO DO CRYSIS.

8º Quais placas tem suporte a qual opengl?

R.: Atualmente tanto as placas DX9 quanto as Dx10/10.1 tem suporte ao OpenGL2.0, a versão 2.1 ainda só se encontra em placas profissionais de edição gráfica como a FireGl, e provavelmente não vai entrar em nenhuma placa de vídeo para jogos, já que é uma api que tem como objetivo a perfeição gráfica sem levar muito em conta o processamento em tempo real e física dos jogos, logo ela é destinada específicamente a placas de vídeo profissionais e não de jogos, para rodar um jogo em opengl 2.1 em sua capacidade máxima gráfica iriamos precisar de um **** pc, inviavel para o mercado de pc residenciais para jogos, e para isso estão fazendo o opengl 3.0 que ainda está para ser lançado no ano que vem, mas já falam dele e do lançamento dele a mais de 2 anos, logo é bem provavel que ele seja lançado tb em 2009 como o dx11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte gibras, hoje se você for comprar qualquer uma dessas placas hd3000 você vai achar a hd3850 por uns R$650-700,00 e a hd3870 por R$900-1000,00, porque ainda estão sendo importadas para cá, logo logo elas vão ser fabricadas aqui, lá para depois do carnaval, pela sapphire, ai elas vão cair uns 30% de preço pois não vamos pagar imposto de importação nelas...

Mas de boa, quando a HD3850 estiver sendo fabricada aqui no brasil, vai ser a escolhida no ano de 2008 aqui com certeza, é ótima e super barata, não é uma GeForce8800GT, mas é 2/3 dela e custa só a metade, e ainda é bem superior a qualquer uma das placas que os Brasileiros compram por R$500,00. Bye bye Geforce8600 :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo, mas minha impaciencia fra com que eu nao espere ate la e compre ela em janeiro mesmo.

Dx11 ja!!!! a M$ fez uma grande cagada limitando o dx10 pro vista na minha opiniao, haviam rumores que no SP3 do Xp eles iriam colocar Dx10 no Xp mas pelo que eu tenho lido nada disso se confirmou.

Espero que o Opengl se de bem porque é sempre bom ter uma concorrencia monopolio é uma p**** mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo, mas minha impaciencia fra com que eu nao espere ate la e compre ela em janeiro mesmo.

Dx11 ja!!!! a M$ fez uma grande cagada limitando o dx10 pro vista na minha opiniao, haviam rumores que no SP3 do Xp eles iriam colocar Dx10 no Xp mas pelo que eu tenho lido nada disso se confirmou.

Espero que o Opengl se de bem porque é sempre bom ter uma concorrencia monopolio é uma p**** mesmo

Melhor esperar ser fabricada aqui, você pega a diferença de preço, e compra um cooler thermatake duorb ou um thermalright HR-03 GT, e põe na sua HD3850, e overclocka ela para ficar melhor que uma hd3870...

Olha, opengl 2.1 em matéria de desempenho e qualidade gráfica é bem superior ao dx10 e 10.1, ele só peca numa pequena limitação relativa ao processamento físico do jogo em realão ao dx10, mas nada muuuito atras não!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é bem assim não gibras... sim uma x1950pro é bem melhor que uma 7900gs que por sua vez é superior a uma 8600, só que:

1º Uma x1950pro cusa R$650,00 e usa 30A na saida 12V, coisa que para alimentar ela mais seu pc voce vai precisar de uma fonte de 600W reais que custa de R$300 para cima :P (sim eu já tive uma dessa e por causa dela eu tive que comprar o meu trambolho ST-750EAJ)

2º A x1950 e a 7900gs não tem shader clock, o core clock é tanto shaderclock e core colck e ainda não tem grande quantidade de shader pipes para compensar o baixo clock para o shader model, ai nos joguinhos que usam muito shader model, seja no dx9 ou opengl 2.0 elas não tem o mesmo desempenho de uma placa dx10, cujo o core tem o core clock e um shader clock que é sempre o dobro ou mais que o core e tem muito shader pipes, para o efeito shader model ficar leve, (shader model = efeito que deixa as texturas parecendo fotos).

3º FICA MAIS BARATO E MAIS rápido UMA HD3850 e ela ainda roda e qualquer fonte real de 400W de R$80,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum valeu pela informação, só o preçio que nao confere to achando a x1950 por 520 no ml novinha com vendedor aparentemente confiavel, mas de resto eu nao entendo muita coisa e valeu pela informação.

a respeito da fonte a minha de seventeam 450pag suporta ela pelo menos é o que me falaram em outro topico aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se te falaram que a sua fonte de 450W suporta uma x1950pro tão mentindo, agora se te falaram que a sua 450W suporta a HD3850, sim suporta sim... e quanto ao preço x1950pro eles tão queimando ela logo no estoque porque a HD3850, que é bem superior a ela e requer menos fonte, vai estar mais barata que ela depois do carnaval... Eu vemdi a minha aqui em Vitória por R$350,00 anunciei no ML por R$400,00 e ninguem comprou :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...