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UM WATER COOLER BARATO E EFICIENTE ...[COMPARA COMO UM Maze-2]


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Neste artigo ireitentar descrever da melhor maneira possível, como construir um sistema de watercooling ao CPU e GPU por menos de 200$. Para ter um sistema de watercooling efeciente por este preço é preciso algum esforço, sendo o maior a construcção dos waterblocks, que será feita com barras de cobre e solda..

Para os que desconhecem o conceito de arrefecimento a água num computador segue-se aqui um esquema...

wcesquema.gif

A bomba força a água quente (traços vermelhos) do reservatório para o radiador. O fluxo de ar que passa pelo radiador arrefece a água (traços azuis), que passa pelos waterblocks do CPU e GPU. Depois a água quente corre de volta para o reservatório. É de notar que a temperatura da água “quente” e “fria” não é muito grande, deve ser sempre menor que 3ºC, com uma bomba de 500l/h no minimo. Quanto mais fluxo a bomba tem, menor é o diferencial de temperatura.

Radiador

O radiador é o que vai dissipar o calor, por isso é obrigatório que tenha um bom desempenho, pois é o que tem de dissipar o calor do CPU e GPU junto... além disso, é a peça mais cara do sistema e a mais difícil de encontrar com boa qualidade. Tentem procurar um radiador que seja de cobre por dentro, isto pela performance e porque quando se tem peças de cobre e alumínio juntas, o alumínio vai-se corroendo, isto podesse evitar usando Red-X. Usando um radiador de alumínio com um waterblock de cobre durante 6 meses com água destilada já se nota muita corrosão, depois de usar Red-X e mudando regularmente podesse retirar os restos do aluminio corroído, e também evitar que se crie mais corrosão. Podesse assim dizer que é seguro utilizar um sistema de arrefecimento com componentes de alumínio e cobre juntas com Red-X, sem haver problemas a longo prazo.

Red-X também é bom porque evita o desemvolvimento de algas e fungos no fluído, não é agradável ficar com a água verde passadas umas semanas. A unica desvantagem do Red-X é um aumento das temperaturas em cerca de 1ºC.

Para arrefecer o radiador uma ventoinha de 120mm com um minimo de 50cfm faz um trabalho excelente. Aqui utilizei uma usei uma Sunon de 120mm@2400rpm que dá cerca de 60cfm, é obvio que quanto mais fluxo de ar melhor, mas esta ventoinha tem um bom equilibrio entre barulho e performance.

Tipos de radiadores:

Heatercores

Os radiadores mais aconselháveis são sem duvida os “heatercores”, estes encontram-se em aquecimentos de carros. Estes radiadores são geralmente grossos, normalmente tem 50mm de expessura, e tem dimensões favoráveis à sua integração numa caixa de computador (160*190mm aproximadamente). Uma marca vulgar é a Harrison, que são ninhos utilizados, por exemplo nos carros Opel Corsa antigos (agora os carros novos utilizam radiadores com o ninho de liga de aluminio, juntamente com conectores de plástico). Isto faz que estes radiadores sejam cada vez mais dificeis de encontrar em garagens, mas existem à venda online especificamente para cooling de PC’s a preços muito atractivos. Quando se compram estes radiadores de carros é quase certo que temos de modificar os conectores, isso depende de caso para caso e nunca é uma coisa difícil de fazer. Um dos contras deste tipo de radiadores é quando são comprados em 2ª mão, a probabilidade de termos problemas é muito maior do que com outro tipo de radiador. O maior problema é a presença de calcário no seu interior, por nao ter sido utilizado com água destilada. Outra preocupação com “heatercores” usados é a possibilidade de fugas, que são na pratica muito dificeis de remendar devido à sua extrotura interna.

Condensadores de Ar Condicionado

Outro tipo radiadores aconselháveis sao os condensadores de ar condicinado, são normalmente feitos com tubos de cobre arrefecidos por laminas de aluminio, estes radiadores dimininuem mais o fluxo de água que os “heatercores” e tem menor perfomance pois são geralmente mais finos (2 ou 2,5cm de grossura) o que faz com que tenham menor área de contacto com o ar.

Os condensadores de ar condicionado podem e devem ser comprados em 2ª mão, pois estes estarão como novos por dentro precisando somente de uma lavagem por fora para ficarem a brilhar.

Coolers de transmissão

Estes radiadores, tem como objectivo arrefecer o óleo de transmissão em camiões e outros pesados, são feitos totalmente de alumínio, existem à venda em vários sites já preparados para watercooling. Estes radiadores são os que devemos evitar, devido á sua baixa performance e por serem de aluminio. São a escumalha dos radidadores... :P

Bomba e Reservatório

A bomba deve ter um fluxo mínimo de 500l/h. Quanto mais fluxo, melhor, principalmente num sistema com vários waterblocks em série pois diminui o diferencial de temperatura entre eles, mas chega a um ponto que não mostra melhoramentos significativos na performance. Por isso estejam à vontade de pegar na bomba mais potente que encontrarem. Devem tomar em atenção que quanto mais bombeam, mais consomem, esse consumo tranformasse em calor que vai ser trânsferido para a água.

Uma bomba de 500l/h dissipa cerca de 4w, o que é uma quantidade insignificante de calor. Com a resistência dos waterblocks e radiador, a bomba vai ficar mais forçada por isso o seu desempenho em litros por hora não vai ser o mesmo que em condições optimas escritas na embalagem.

Neste sistema vamos utilizar uma bomba submersível pois são muito fáceis de encontrar e um sistema com reservatório é muito mais fácil de encher e fazer a sua manutenção. Para encontrarem uma bomba adequada procurem em lojas de animais ou lojas de aquários, é ai que tem as bombas mais pequenas e baratas, nao gastem mais de 80$ numa bomba, o preço ideal é cerca de 40 a 50$ por uma de 500l/h 4w.

O reservatório só tem de ter espaço sufeciente para que a bomba possa estar submersa, comprem um recipiente de plastico do tipo dos que se usam na cozinha.

Waterblocks

Os waterblocks irão ser feitos com as barras de cobre que serão cortadas em várias medidas e depois soldadas umas em cima das outras.

Cada waterblock é constituido por 3 placas, a placa de Fundo, placa Intermédia e placa Superior.

Instrumentos e materiais necessários que irão ser necessários são:

Barras de cobre: 50*5mm e 50*10mm

Tubo de cobre de 10mm (8mm interno)

Solda

Serra para metais

Berbequim

Lixas

Maçarico

Vamos lá começar...

Medidas das peças do Waterblock do CPU

O waterblock do esquema é para sistemas socketA (AMD: Duron, ThunderBird e Athlon XP), que usa os buracos que as motherboards tem para instalar coolers pesados.

Placa de Fundo:

Para a placa de fundo é preciso cortar uma barra de cobre de 80*50*5mm e em seguida fazer quatro furos de 5mm, um em cada canto.

wb%20cpu%20bottom.gif

Placa Intermédia:

Para a placa intermédia, precisamos de um quadrado de 50*50*10mm. Desta vez vamos utilizar a placa mais grossa para que a camara de água tenha uma altura de 10mm.

Tirar a parte do cobre que vai dar lugar á camara de água é possivel fazendo buracos juntos uns dos outros até a parte interna sair. Estas irregularidades são boas para criar turbulência, o que é favorável à tranferência de calor.

wb%20cpu%20middle.gif

Placa Superior:

Para a placa superior é preciso cortar um pedaço de 50*50*5mm, e fazer 2 furos de 10mm para meter os tubos de cobre para depois ligar as mangueiras. Os tubos de cobre não devem passar para a parte interna do waterblock, só até ao limite da placa superior. O comprimento dos tubos é à escolha de cada um mas 3cm é uma boa medida.

wb%20cpu%20top.gif

Depois de cortarmos as placas, convém limar as extremidades e lixar as placas, principalmente a parte que irá estar em contacto com o CPU, esta deverá estar completamente liza.

Os riscos que as placas tem foram feitos com o X-acto, estes riscos são para solda agarrar melhor... se isto se solta quando estiver em funcionamente é um problema... convém nao esquecer os riscos pois não estamos a utilizar parafusos para reforço.

Vamos lá começar a soldar. Isto é muito simples, peguem na solda e cortem uns pedaços à medida dos lados do bloco e ponham em cima da placa

Medidas das peças do Waterblock do GPU

O waterblock do esquema é para placas gráficas com o chip Nvidia GeForce ou superior. O "reference design" da GeForce tem os buracos como mostra a figura, este bloco é feito para utilizar os buracos maiores (3mm).

geforce%20esquema.gif

Placa de Fundo:

Para a placa de fundo do GPU é necessário cortar um pedaço de 60*50*5mm, e para ficar mais bonito, cortar da forma que está no esquema, não tem muito que explicar... é só seguir o esquema.

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Placa Intermédia:

Para a placa intermédia, corta-se uma placa de 40*50*5mm. Para fazer a câmara de água utiliza-se o mesmo método do berbequim que no bloco anterior. Aqui convém utilizarmos uma broca mais pequena. Tira-se tudo o que está no meio, sem pensar no separador. O separador vai ser feito com um resto que temos da placa anterior que está mesmo á medida para por

Placa Superior:

Para a placa superior é a mais simples de todas, é só cortar um bocado de 40*50*5mm e está pronto!

wb%20gpu%20top.gif

Montagem do Sistema

Aqui estão umas imagens dos blocos lixados e polidos...

waterblocks1s.jpg

Aqui não há grandes explicações a fazer... é so montar, apertanto os parafuzos de 3mm equilibradamente pra não estalar nada...

gpu%20mounted.jpg

Para montar o sistema convém passar a água primeiro pelo CPU e depois pelo GPU, pois o CPU é mais importante e pode ganhar uns Mhz com a diferença de - 1ºC.

É muito importante a presença de braçadeiras nas ligações dos blocos, pois os tubos escorregam facilmente sem elas, e aguinha nos compontentes sai caro!

system.jpg

Aqui montei o waterblock do CPU com os parafusos de plastico do Maze2 pra nao ter de desmontar a board (tenho pouco tempo antes do prazo acabar!). Ao montar o bloco do CPU ter atenção para apertar os parafusos de uma forma equilibrada pois o core do CPU é frágil e precisa de ficar inteiro.

teve um bom resutadu o processador fiko a 30°c [duron ]

com air cooler fikava a 50a 60°c ....

a performance do bloco caseiro tão boa como a de um DD Maze-2, mas tendo em conta o preço e o calor extra da GeForce não é nada mau!

A GeForce2 agora aguenta até aos 250Mhz (nao tentei mais), e antes dáva 230Mhz com um cooler s370 adaptado.

Conclusão

Espero que este artigo seja um bom guia para quem queira construir um sistema de watercooling económico, eu pessoalmente tive umas boas horas de divertimento a fazer isto!

Gastei cerca de 200$......

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