Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
zandree

Como fazer 3 partições? Windows + Linux + Dados

Recommended Posts

Olá pessoal,

Tenho um notebook Dell Vostro 1000 com 120gb de HD. "Configuração completa no fim desta msg".

Eu quero dividir esse HD em três partes, sendo uma para o Windows XP, outra para o Ubuntu 7.10, e uma para os meus "Dados" (arquivos, músicas, trabalhos, etc).

IMPORTANTE: Preciso que essa partição de "Dados" possa ser lida pelos dois sistemas operacionais (Windows XP e Ubuntu 7.10)..

Como eu devo proceder para particionar o meu HD em 3 partições e fazer os dois sistemas operacionais enxergarem a partição de "Dados"? Como seria um passo-a-passo, tutorial, desse processo?

Qual sistema de arquivos devo usar em cada partição?

Estou pensado em dividir assim: 30gb para Windows; 30gb para Linux; 60gb para os "Dados"; Assim está bom? Ou seria melhor 40gb para cada partição?

Abraços, André.

Configuração da máquina:

Notebook Dell Vostro 1000;

Processador Turion X2 TL-56;

2 GB de memória;

120 GB de HD;

Windows XP SP2 instalado;

Placa de vídeo Radeon Xpress 1150;

Placa de rede sem fio MiniPCI Dell 1390;

Gravador de DVD 8x.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se você for formatar mesmo o windows pode fazer o seguinte: formata e instala o windows numa partição e já na instalação formata outra partição que será a de dados em ntfs e deixa o resto pro Ubuntu. Com o windows instalado e a partição dados formatada, instale agora o ubuntu no restante do hd, com o ubuntu já instalado e funcionando, instale o pacote "ntfs-config", via apt-get (apt-get install ntfs-config) esse programa é um driver para você poder gravar e ler dados em partições ntfs. Dessa forma você terá uma partição de dados tanto pra windows quanto pra linux.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HD 120G = 114G na verdade .. 24G Windows NTFS , 10G linux EXT3 e 80G Dados FAT32.. no meu Pc ta assim..a parte de dados precisa de mais espaço, você sempre vai colocar arquivos la, vai estar mexendo..na partição dos SO você não adiciona programas todos os dias..

24G/10G esta de bom tamanho e sobra espaço demais ainda..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Use a Single Data Store When Dual Booting"

http://forum.clubedohardware.com.br/instalei-gnu-linux/500024

--

Hoje, GNU/Linux escreve em NTFS também.

--

A sugestão são 4 partições:

.Win;

.GNU/Linux;

.Dados: Sistema de Arquivo da MS;

.LinuxSwap;

--

Não use FAT32 em HDs maiores que 40GB, o desperdício de disco cresce muito. Os cluster ficam enormes e para quem tem muitos arquivos pequenos... é muito desperdício.

felicidades

:bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×