Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
daniel8484

Motor 6 fios?

Recommended Posts

Bom dia pessoal, eu estava desmontando um carrinho de controle remoto mais robusto e encontrei algo meio inusitado... e venho compartilhar com vocês, e ver se alguem já encontrou isso antes... hehehe

Após retirar tda parte eletronica do mesmo, fui testar os motores, percebi que o motor que dá tração é um motor DC, comum, sem problemas. Mas o que realmente me supreendeu é quando fui ver o "servo" que controlaria a direção das rodas e percebi que o mesmo possuia 6 fios...

Ai pensei.... pode ser que seja de passo.... mas verifiquei e vi que não é, servo tambem não parece..... rodei o mesmo e vi dois terminais e gerou uma tensão, ai percebi que era um motor DC, pois se alimentado esses dois fios, o mesmo gira (e ele tem limitacao de 180 graus que nem o servo!)

Agora o curioso é... pra que serve os outros 4 fios? já vi com 3 fios, que no caso o terceiro inverte a diração... mas 6?

Por acaso alguem já viu um desses antes? Ou saiba pra que serve estes outros cabos? to pensando que pode ser pra enviar sinal para parar, inverter, ou seja algo que de algum retorno (como algum sensor interno).

Alguma outra ideia?

Abraços, Daniel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Como da pra ver, o carrinho ja ta sem a carcaça, na verdade ta até mais desmontado do que aparece ai...

    Ai esse motorzinho que ta na foto, que é o que mencionei anteriormente, parece um servo.... mas não é :eek:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • fazendo testes aqui, descobri que provavelmente 3 desses fios, é um potenciometro acoplado ali dentro... que serve como um "sensor" de posição...

    Eu já tinha visto alguns motores DC de 3 fios, o terceiro serviria pra inverte a posição... mas não consigui fazer isso aqui... alguem tem ideia de como fazer isso?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pois é a impressão é de ser um servo.... mas servo quando aplica tensão nos terminais, nao mexe... tem de ser pwm certinho lá... esse se comporta como dc.... se eu giro o eixo.. ele produz tensão e se eu ligo 2 dos cabos em 5v lineares (nao quaisquer 2 cabos), ele funciona em um sentido e invertendo, funciona noutro sentido.... (comportamento de um motor DC)....

    Se alguem souber algo desse tipo de motor....qq coisa.... ja ajuda O_o (até se for só o nome do coitado heheeheh)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Parece que não tem nenhuma marca ou referência...

    Então a explicação é simples:

    É um módulo com motor dedicado a este carrinho.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Pode ser simplesmente um motor DC comum, acoplado mecanicamente a um potenciômetro de feedback. Assim, você pode controlar exatamente qual o angulo que será aplicado na direção. No transmissor, você tem um potenciômetro ligado na manete que vira as rodas para um lado e para o outro (note que em carros mais simples, você tem apenas dois contatos elétricos, tipo ON/Off). De acordo com o quando se virar as manetes, transmite-se mais ou menos sinal em determinado canal. O receptor, por sua vez, ao receber o sinal, compara a sua intensidade com o sinal elétrico de retorno deste potenciômetro preso ao servo (feedback), posiconando as rodas num ângulo que corresponda a posição da manete no controle (curva mais ou menos acentuada)...Comparando mais uma vez este sistema com os mais simples, você pode concluir que nos mais simples as rodas não tem este tipo de ajuste... Ou elas estão em linha reta (por efeito de mola), ou totalmente para esquerda, ou totalmente para a direita!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • É, essa parte é verdade, mas ainda sobra um fio saindo do motor, 3 sao do potenciometro, e dois do motor DC, e o sexto? deve servir pra alguma coisa.... eu li uma vez sobre motor dc de 3 fios.... mas nao consegui achar de novo sobre isso.. e já faz anos...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • já, com certeza 3 cabos sao do potenciometro, pois vi que entre duas pontas tinha 56k ohm e a outra em comum variava a resistencia conforme o motor girava de 0 a 56k, então é certeza.

    Entre os dos motores, da uma resistencia bem baixa entre 2 terminais (indicando algo como uma bobina) e o terceiro da uma resistencia altissima, como se tivesse isolado desses do motor.

    Ainda nao tentei desmonta, tenho certo receio de nao conseguir montar de volta... e acredito que nao vou achar outro igual facilmente :rolleyes:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×