Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Importar Eletrônicos Legalmente


Posts recomendados

  • Membro VIP

App Viajantes da Serpro.

Só agora vi que está disponível para quem tem Android ou IOS.

Vale a pena consultar para aprender sobre o assunto, pena que não tem para Windows.

https://idg.receita.fazenda.gov.br/programas-para-download/dispositivos-moveis/app-viajantes

-Preencher e enviar a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV). O preenchimento pode ser feito off-line, mas a conexão com a internet será necessária no momento de transmitir a declaração

-Consultar a situação da e-DBV entregue

-Assistir a vídeos informativos

-Consultar o serviço de Perguntas e Respostas, com diversas questões relevantes respondidas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Atualização sobre rastreamento de objetos internacionais:

Continua valendo a regra de que o objeto só consta no rastreamento dos correios quando entra no Brasil.

Antes de chegar ao Brasil, para verificar o andamento, era necessário acessar a origem, por exemplo: se vinha da China, tinha que entrar no site da China Post e consultar, ou se vinha da Alemanha tinha que consultar a DHL.

Agora o nosso correio remete a um site centralizado que consulta em todo o planeta sem necessidade de ficar procurando a origem:

cor3.jpg.8d45a4bd4b57f6d10b4ed1a9a8bb4a74.jpg

Para chegar nele entre no site dos correios e role a página até o fim, procure por mapa do portal dos correios:

cor.thumb.jpg.37bf70fa6c50abae4c086a86b1a4de91.jpg

Depois clique em rastreamento de objetos em outros países:

cor2.jpg.47fef2c5cca56060e9a55e692231e5d0.jpg

Outro caminho é acessar a página principal e serviços para você, procurar por rastreamento de objetos:

cor5.jpg.a47636a384ce3fcc3ee0db11a3c1bf05.jpg

Depois rastreamento de objetos em outros países:

cor4.jpg.7d953da2609f3b2e3861ca1cdd230d06.jpg

Além de ficar mais fácil consultar o andamento do envio, o sistema também está reconhecendo códigos de rastreio fora do padrão de duas letras, nove números e duas letras, por exemplo, o padrão é RG625943758CN, minha última compra de um adaptador por R$ 24,46 ou U$ 7,82 dólares americanos. Caso queira, pode acompanhar o rastreamento como se fosse sua compra, apenas como referência para se ter uma noção da demora que é.

Qualquer outro é fora do padrão, por exemplo:

t2.thumb.jpg.b1d29993d53d7948dadad8b40c1f3f49.jpg

Nem todos os códigos digitados na busca mostram algum resultado, alguns não são rastreáveis, são "untrack".

t.thumb.jpg.073fbe0ff2873640ca5dabb93e621442.jpg

Apesar de constar na embalagem com o código de barras, simplesmente não são fornecidas quaisquer informações. A não ser que tenha pagado a mais, por exemplo, se foi uma encomenda econômica, como são os casos acima, inclusive o código acima dentro do padrão de duas letras, nove números e duas letras, eu paguei por encomenda econômica e o vendedor deve ter pago algo a mais, continuando, o pacote passa pelas esteiras automáticas e um aparelho faz a leitura do código de barras mas, consta apenas para eles, nada é informado, ao contrário, se pagou pelo serviço mais rápido de entrega ou por fornecer as informações do andamento, a cada ponto de leitura do código de barras a informação da localização é atualizada e informada.

Outra observação, o objeto sem código de rastreamento que ao chegar ao Brasil e é taxado em impostos de importação, recebe um código de rastreio ou este código é atrelado a ele, o comprador recebe em casa um telegrama avisando.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Atualizando informações da encomenda RG625943758CN, citada acima que já consta no sistema.

Rast.jpg.af8e58004f8924afdd2d5af7f64e9a5c.jpg

Inclusive já vem com o link para acessar o ambiente Minhas Importações:

rast2.thumb.jpg.533fef7a40240408a0da0fba3258a2bc.jpg

Na pesquisa do ambiente nada aparece vinculado ao meu CPF mas, na busca pelo código de rastreio mostra a situação, por enquanto não precisa realizar qualquer ação, basta continuar a esperar.

 

adicionado 5 minutos depois

Outro detalhe, depois que insere o código de rastreamento no campo de pesquisa, este número passa a ficar vinculado ao CPF e toda vez que entra no sistema ele aparece sem a necessidade de digitar de novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Atualizando informações da encomenda:

Rastreio.png.60c516ac8f1ba3fb8f9f2bc1fe740d80.png

Deu entrada no país, 60 dias depois do envio.

Detalhe interessante, no ambiente minhas importações ainda não consta que entrou no país:

rastreio3.jpg.819654e89c6a16a1b4fcdafea0c2d993.jpg

E caso queira cadastrar agora o celular para receber SMS, não dá, porque apresenta erro:

rastreio2.jpg.c65890e936e4e76074ab0d014d137fc7.jpg

Tem que ter muita paciência mesmo e compreender que o sistema ainda está sendo implantado e que as coisas nem sempre ocorrem como deveriam ser.

A partir do momento em que a encomenda dá entrada no país, já é possível abrir uma reclamação no reclame aqui do site dos correios, caso entre com a reclamação antes, a resposta será que os correios não se responsabilizam por encomendas que ainda não chegaram ao país, lembrando que a encomenda ainda pertence ao remetente e só passa a pertencer ao destinatário no momento da entrega.

Probabilidades do que pode ocorrer daqui para frente:

1- A encomenda sumir, ser roubada, extraviada, esquecida ou acontecer alguma coisa inusitada como por exemplo se soltar a etiqueta com o endereço do destinatário ou este ficar ilegível.

2- A encomenda ser taxada.

3- A encomenda ser encaminhada normalmente ao remetente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais novidades dentro do esperado:

enc.jpg.1508799abc430e59937236dc2c48b65d.jpg

No rastreamento consta como liberado sem imposto e entrega em 40 dias, boa noticia e haja mais paciência na longa espera.

No caso de cadastro do SMS:

lib.jpg.c8a2fd48650598f1fb6b72ef4e8384b7.jpg

Abriu a janela para cadastrar o celular mas, deu erro, aparece que já existe telefone para este objeto, na realidade eu como destinatário não cadastrei nenhum número, o sistema permite o cadastro de número para o remetente e para o destinatário, também tenho que levar em conta o fato de ter divulgado o código de rastreio e em razão disto, alguém ter cadastrado um telefone, fora isso, deve ser algum bug no sistema.

No ambiente minhas importações nada mudou, ainda consta que o objeto não chegou ao Brasil.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Uma retificação na informação do prazo de 40 dias, mudou, agora o prazo que aparece no rastreio é de 40 dias úteis.

rst.jpg.d740336faec3db90c98d79507d3d344c.jpg

(Pode comparar com a foto do post acima, onde não aparece a palavra úteis)

A diferença é que o prazo de 40 dias seria provavelmente o dia 05 de fevereiro de 2018 e o prazo de 40 dias úteis passa a ser provavelmente dia 22 de fevereiro de 2018, levando em conta o dia 01 de janeiro que é um feriado para todo o País, sem levar em conta feriados municipais como por exemplo aqui em São Paulo o aniversário da cidade em 25 de janeiro. Por sorte o de Curitiba é dia 29 de março e não vai entrar na conta.

Outra dose reforçada de paciência!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Atualizando apenas para registro porque depois de 180 dias a informação não aparece mais no sistema, desta vez pelo app do correios no tablet, a vantagem é que o programa mostra a contagem de dias:

cor1.jpg.dd65281da79ba45c714e12be88d2c55e.jpg

Hoje dia 19 de fevereiro de 2018, completou o prazo de quarenta dias úteis a partir da liberação sem imposto em 26 de dezembro de 2017.

cor2.jpg.6b1a0021cf4d70d323694a9ad1f19bce.jpg

Já na outra contagem que aparece no aplicativo quando se clica no rastreio, à partir da postagem na China, dá 124 dias corridos ou 89 dias úteis porém, levando em conta que a data da compra foi em 07 de outubro de 2017, ( o vendedor demorou para enviar) dá ai uns quatro meses e meio de espera.

O app mostra uma posição da encomenda no mapa:

cor3.thumb.jpg.c6263b5bdae663f766e12abdc22604e1.jpg

E aproveitando a oportunidade, mostro a tela abaixo de outra encomenda:

cor4.jpg.48dc939c2990d6ee920f9ab08cd7d640.jpg

Em pleno domingo de carnaval o carteiro registrou a saída para entrega. Pena que o motorista não veio trabalhar.

  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Chegou hoje (07MAR18) a RG625943758CN, ficou assim no contador do correio 140 dias, 101 úteis. Cerca de 4 meses e meio. A compra foi no dia 07OUT17, da compra à entrega deu exatos 5 meses.

Detalhando os prazos por eventos:

07OUT17 compra.

18OUT17 postagem. (China)

19DEZ17 recebido no Brasil. (Curitiba/PR)

26DEZ17 liberado sem imposto.

07MAR18 entregue. (São Paulo/SP)

Resumo: da China para o Brasil leva uns dois meses, liberação na alfandega leva uma semana, entrega leva uns dois meses podendo variar conforme o destino final.

Ainda não tive caso de taxação, quando tiver eu posto como foi.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre a mercadoria ou embalagem avariada, ou o pacote que parece ter sido atingido por um raio, citado logo acima, quando acontece isso, a encomenda é encaminhada para uma agência própria dos correios, mais próxima ou pelo menos responsável pela área do local de entrega, não vai para agência franqueada por exemplo, só vai para agência própria, lá, enviam um aviso de que se encontra disponível para retirada, bem como aparece no sistema "objeto aguardando retirada no endereço indicado", o destinatário tem que levar documento de identidade e o código de rastreio se não estiver com o aviso em mãos. No atendimento o funcionário vai mostrar o pacote e perguntar se aceita ou não a encomenda ou pelo menos o que sobrou dela, no meu caso a funcionária trouxe uma espécie de urna funerária, do tipo daquelas caixas de plástico em que são guardados ossos e restos mortais, abriu a tampa e me mostrou um pacote ou uma massa embolada quase irreconhecível porém, com a etiqueta de envio legível, caso o destinatário aceite, tem que assinar um termo de constatação, onde é discriminado em termos gerais os danos ocorridos e também assinar uma declaração de que está recebendo a mercadoria no estado em que se encontra sem contestação, isentando de responsabilidade os correios.

Não sei o que acontece no caso de não aceitar. Acredito que eles devem esperar um prazo e depois devolver ao remetente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para quem se interessar, reuni as anotações que tinha sobre as compras que fiz à partir do ano de 2016 e montei minhas estatísticas de compras no exterior, sem computar o tempo de entrega, o qual vou contabilizar daqui por diante.

2016 - de 9 compras, 5 foram entregues e 4 não, sendo que 1 estava quebrada. R$ 160,43 gastos sendo que R$ 129,53 foram perdidos em não entregues e quebrado. Média de R$ 17,83 para cada item comprado. A última compra que não foi entregue foi em 17Jul16, sem esperança de entrega.

2017- de 53 compras, 37 foram entregues e 16 não, sendo que 2 estavam quebradas, 1 faltando partes e 2 com defeito. R$ 691,96 gastos sendo que R$ 262,83 foram perdidos em não entregues e defeito. Média de R$ 13,06 para cada item comprado. A última compra que não foi entregue foi em 07Nov17, até seis meses ainda tenho esperança de entrega.

2018 – de 15 compras, 1 foi entregue e 14 não. Ainda não dá para fechar a contabilidade do ano, tenho que esperar até Mar19 para se ter uma posição do ano.

Observações:

-Um mesmo item foi comprado 5 vezes, nas seguintes datas; 21Jan16, 23Mai17, 23Ago17, 07Nov17, 09Jan18 e nunca foi entregue, ou seja já fazem dois anos que estou tentando comprar e não consigo receber.

- Em mais da metade das compras não entregues de 2016 e 2017 eu não consegui a restituição do valor pago, fiquei no prejuízo, sendo que 3 compras chegaram depois da restituição do valor pago, 2 eu consegui pagar de novo e 1 eu não consegui, fiquei com a mercadoria de graça.

 

Caso queira acompanhar, seguem mais dois códigos de rastreio RH943695891CN e RG938995139CN.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

Fiquei confuso com a noticia do último boletim (1.730)

"2. Correios implementam taxa de R$ 15 para encomendas internacionais


Nesta semana, os Correios começaram a cobrar R$ 15, referentes ao despacho postal, em todas as encomendas internacionais.

 

Segundo os Correios, a tarifa foi adotada por causa do aumento das importações e tem como objetivo cobrir custos com serviço de tratamento da encomenda, inspeção por raio X, formalização da importação, disponibilização de dados ao importador para liberação da encomenda pela internet, entre outras operações.

 

A partir de agora, os brasileiros que estiverem esperando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento do site dos Correios e pagar a taxa por meio de boleto ou cartão de crédito para que a entrega seja liberada. O prazo para entrega começa a contar a partir da data de confirmação do pagamento.

 

Antes da mudança, o despacho postal era cobrado apenas de objetos tributados pela Receita Federal."

 

Passei numa agência e ninguém sabia informar, eu acredito que a taxa não seja em "todas" as encomendas internacionais, acho que só recai nas que tenham código de rastreio, com tributo ou sem tributo, paga a taxa.

As demais encomendas sem código de rastreio devem passar normalmente.

Alguém sabe se é isto mesmo?

No portal g1 (Fev/18):

https://g1.globo.com/economia/noticia/comeca-a-valer-novo-preco-de-despacho-postal-dos-correios-para-encomendas-internacionais.ghtml

Dá a entender que é apenas as encomendas registradas no "minhas importações".

Já na Veja (Ago/18):

https://veja.abril.com.br/economia/correios-cobrarao-r-15-de-todas-as-encomendas-do-exterior/

Dá a entender que nada escapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

Atualizando as informações a quem se interessar, novo link dos correios explicando tudo detalhadamente:

https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/minhas-importacoes

Acesse e leia tudo, só depois tente entender algumas coisas:

A mensagem do rastreio "fiscalização aduaneira finalizada" com a figura da mão com o polegar para cima, igual a do Facebook ou a da marca de computadores positivo, significa duas coisas ou que foi tributado ou que não foi tributado e a única maneira de se saber é acessando o ambiente minhas importações.

Também tem que ter paciência se no rastreio aparece esta mensagem e no ambiente aparece que ainda não chegou no Brasil.

No ambiente minhas importações vai aparecer quais as providências a serem tomadas no sentido de pagar a taxa de desembaraço e/ou também a tributação. Nada mais se resolve na agência, é tudo no ambiente virtual, seja a revisão do valor ou o seu pagamento.

Entenda também que algumas pessoas recebem a carta para se cadastrar no ambiente minhas importações e outras não recebem e passados alguns dias sem o pagamento, a encomenda é restituída ao remetente (Perdeu!).

É assim que está funcionando atualmente então, ficar esperando em casa sem se cadastrar, terá uma grande probabilidade de nunca receber a encomenda, já o contrário, se cadastrar, ficar acompanhando, e pagar o estipulado, terá uma boa chance de receber em casa.

Casos à parte, pessoas reclamam na internet de terem pago e a mercadoria retornou ao remetente ou foi apreendida, também reclamam de não terem recebido nenhum aviso e quando viram a encomenda voltou ao remetente, outras reclamam de aparecer no rastreio mas não aparecer no ambiente minhas importações (meu caso).

Resumo, a maioria das encomendas sem código de rastreio está sendo entregue, algumas somem sem explicação. No caso das encomendas com código de rastreio, são duas categorias, a primeira é a classe em que o código não aparece nada no rastreio, chega em casa e nunca consta no sistema, a outra categoria é a classe em que o código aparece no rastreio, consta que foi postado, mostra as movimentações, a entrada no país, a fiscalização aduaneira, a saída para a entrega e a entrega, é esta categoria que paga o desembaraço e/ou a tributação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 25/01/2019 às 10:02, Gabriel Torres disse:

@Pincipi Vamos ver se agora com a nova administração federal as coisas melhoram neste âmbito de Correios e importação. A promessa é grande para a verdadeira abertura do mercado e desburocratização.

Parece que está desburocratizando mesmo.

A compra foi feita no dia 12 de janeiro e postada no dia 16 na China, chegou no Brasil dia 24, no mesmo dia a fiscalização aduaneira foi finalizada e o objeto saiu de Curitiba, sendo entregue hoje (28Jan) aqui em casa (SP). Nenhum valor a mais foi cobrado (dei sorte!).

Reclamei de barriga cheia; ainda consta no ambiente minhas importações como aguardando chegada no Brasil.

O mesmo eletrônico antes levava de 60 a 90 dias para chegar numa encomenda normal (EMS)enquanto que na modalidade mais cara e mais expressa, de porta a porta (DHL), levava uns 30 dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Pincipi Estou de olho no noticiário no aguardo de notícias concretas sobre mudanças nos impostos, burocracia e correios, e pode estar certo que eu vou escrever ou gravar um editorial tão logo as coisas mudem, pois é algo que venho reclamando há 20 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se por um lado estão dificultando, por outro lado, os correios estão tentando facilitar as coisas.

A estatal recém lançou um novo serviço muito interessante para compras nos EUA inicialmente, com promessa de ampliar para mais países em breve.

O portal "Compra Fora" já esta em operação e promete desmistificar as compras no exterior.

Para resumir o serviço, os correios brasileiros tem um endereço nos EUA em Miami. voce faz o cadastro no portal gratuitamente e ganha um "endereço" nos States. Esse endereço é o local onde fica a filial dos correios e voce ganha um numero unico para sua correspondecia. Esse numero é tratado como suite para o endereço americano. 

Então voce pode fazer a sua compra la fora normalmente pela internet em lojas virtuais ou por telefone e a grande magica acontece. voce coloca o "seu" endereço nos EUA, e informa nesse endereço também a sua suite. As empresas americanas então vão fazer a entrega normalmente. O pulo do gato é que voce pode comprar em qualquer loja americana mesmo que eles não façam entregas internacionais pois essa parte será feita pelos correios. Uma vez entregue lá, os correios separam sua encomenda e enviam um email para voce informando que tem uma encomenda nova e já repassando o valor do frete até sua casa já com os custos aduaneiros inclusos. voce tem um determinado limite de dias para fazer o pagamento e então a encomenda vem até a sua porta de forma legalizada. 

O site fornece também uma calculadora para voce ter uma noção dos valores totais que vai pagar para receber a encomenda em casa.  Infelizmente com o dolar super inflacionado que estamos vendo, as encomendas que simulei na calculadora dos correios não chegam a ser um grande negocio, mas os preços ficam muito equivalentes aos praticados no mercado nacional dependendo do valor da encomenda.

Por exemplo, um SSD M.2 Samsung Evo de 500 GB que la custa 129 "dols" no ebay com frete free(até a agencia dos correios em Miami) ficaria entregue no Brasil por um total de R$857,00 contra R$872,00 no marketplace da Americanas.

Então dependendo do nível do lucro Brasil com certeza vão aparecer produtos cujo valor vai ficar bem interessante.

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@sdriver Rapidinho aproveitei meu Id dos correios e criei a conta do compra fora, agora já tenho um endereço americano em Miami com telefone. Agora vou estudar os preços. Valeu pela dica, antes disso só tinha a opção de aluguel de caixa postal lá que não compensava.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Hoje, 11FEV19, percebi que o ambiente minhas importações não está sincronizado com o rastreamento das encomendas, ou seja, no meu caso, a encomenda cadastrada consta como "Aguardando chegada no Brasil" e no rastreamento aparece como aguardando pagamento até 04/03/2019 e dando entrada no Brasil dia 01FEV19.

Eu estava consultando todos os dias o minhas importações e não consultava o SRO do Correios, ele estava instalado no Android e avisava das movimentações, acontece que formatei de fábrica e quando fui baixar na loja, o App deixou de existir e decidi por esperar para instalar apenas o oficial e não instalar os não oficiais:

Também não consegui ativar a opção de receber o andamento por SMS, deu como "Já existe telefone para este objeto".

Foi fácil resolver, no próprio rastreio aparece o botão pagar que direciona a uma tela de pagamento por cartão ou boleto e após pagar, enviam um e-mail confirmando o pedido, neste e-mail tem um link com o prazos:

https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/entrega/importacao/prazos-dos-servicos-internacionais-de-importacao

Para quem se interessar, tem uma ótima explicação sobre os prazos para cada tipo de encomenda.

Um outro caso, minha primeira compra pelo compra fora, estou me dando mal, a encomenda foi entregue no sistema mas, não consta nada:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...