Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Importar Eletrônicos Legalmente


Posts recomendados

  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • mês depois...

Entrando novamente no assunto sobre "gifts..."

Eu tenho um amigo no País de Gales que quer me enviar seu velho computador, já que ele fez um upgrade e seu computador antigo já não vale mais quase nada.

É uma placa P4P800 + P4 2.4 + 1GB DDR e FX5200.

Tudo muito fácil de se encontrar por aqui e já considerados obsoletos. Mas como cavalo dado não se olha os dentes, eu gostaria de saber se compensa ele me enviar tudo isso como gift.

Ele não tem mais os recibos e todos os componentes são usados, mas acredito que na alfândega isso não irá importar muito, já que imagino, como no próprio artigo é mencionado, os fiscais não entendem de informática e irão presumir que tudo é novo e irão cobrar os preços absurdos de Mercado Livre que a gente vê por lá(R$300 por um placa antiga fala sério), e tributar de acordo.

Eu vou pagar a taxa de envio, que segundo meu amigo custa 40 libras, e mais nada. Mas sei que provavelmente terei que pagar impostos aqui. Mas, quais são os critérios que os fiscais irão utilizar para os produtos usados? Eu pedi para ele marcar que os produtos são usados, isso fará diferença?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que entendi essa taxa de importação na declaração do produto.. mas faltou uma simulação de exemplo..

----------

Quero comprar um note nos EUA e um amigo vai trazer. vou pedir o Invoice no nome dele para não haver problema. e vai declarar na entrada do aeroporto.

queria que alguem entendido so confirmasse se meus calculos estão certos.. porque a grana ta curta e não posso gastar muito com impostos..

Notebook: U$ 800,00

Cota : U$ 500,00

Diferença: U$ 300,00

Então, o imposto recai sobre a diferença do valor do produto? :confused:

ou seja,

U$ 300,00 x 50% (receita) = U$ 150,00

U$ 300,00 x 18% (receita estadual) = U$ 81,00

total de impostos: U$ 231,00 :mellow:

o valor final fica este mesmo? o calculo esta certo? :confused:

Assim o valor final do produto ficará:

U$ 800,00 + U$ 231,00 (impostos) = U$ 1031,00

Peço que se alguem entendido no assunto pudesse confirmar o valor..

Obrigado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho outra pergunta pra fazer..

Caso o portador do produto não seja brasileiro, mas esteja morando aqui. porque eu tenho outra possibilidade, um amigo estrangeiro que esta no Brasil fazendo um curso. Ele vai para o EUA e retorna para o Brasil rapidamente, podendo trazer este produto pra mim.

Ai ficaram as duvidas::confused:

- Os impostos recaem sobre ele também, mesmo ele não sendo brasileiro?

- Ele tem direito a essa cota de U$ 500,00, mesmo morando no Brasil?

- Ha riscos dele tentar passar com o produto sem declarar ou declarando como de uso pessoal?

- Qual o procedimento que ele deve cumprir para "legalizar" o produto, ou para pagar os impostos, caso seja necessário?

Obrigado mais uma vez.

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Os impostos recaem sobre ele também, mesmo ele não sendo brasileiro?

Sim.

A exceção é pro caso de Brasileiros que moram fora e estão mudando de volta para o Brasil.

- Ele tem direito a essa cota de U$ 500,00, mesmo morando no Brasil?

Sim.

- Ha riscos dele tentar passar com o produto sem declarar ou declarando como de uso pessoal?

Se for acima da cota, sempre.

Mesmo declarando para uso pessoal (um notebook por exemplo) a fiscalização frequentemente apreende os produtos, eles não são bobos. ;)

- Qual o procedimento que ele deve cumprir para "legalizar" o produto, ou para pagar os impostos, caso seja necessário?

Preencher corretamente a guia que ele recebe no avião e ver no desembarque, qual a fila que ele pega pra pagar os impostos e declarar a mercadoria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XITA e ICEFLY..

Muito obrigado.. Me ajudaram bastante..

Agora é começar a fz os preparativos para comprar a criança.. heheh.. e esse meu amigo trazer pra mim dos States..

é um absurdo o qto pesa essa carga tributaria.. o Note que pretendo pegar de 17.3", custa R$ 1300,00 comprando la.. e aqui R$ 3200,00.. muito caro..

Obrigado galera

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ótimo tópico...

Minha irmã viajará aos EUA em Abril e estávamos pesquisando, porém diante desses relatos não posso dizer que saio animado...

Tenho duas dúvidas:

1) O meu orçamento é US$600 em compras, ou seja, US$650 caso passasse pela alfândega. Temos um amigo morando por lá, será qeu não ficaria mais em conta pedir pra ele mesmo comprar e mandar pra cá via correio? Se o remetente lá é pessoa física, configuraria importação? Imagino qeu os impostos que meu amigo pagaria sejam menores do que os que eu pago para importar, não?

2) Minha ideia era comprar mobo + 2 pentes memória + dvd rw + CPU + fonte. Pelo que eu entendi, as mercadorias não estão repetidas em quantidade, e mesmo assim eles poderiam na alfândega interpretar a compra como sendo para "intuito comercial", devido à sua natureza (componentes eletrônicos). É isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importar é trazer de fora; se é para comercializar ou não acho que não fará diferença.

O único detalhe que fará diferença é o valor que passar da cota isenta de US$ 500 (supondo que ela voltará de avião de lá).

icefly, valeu pela resposta.

O que eu tava pensando seria de simplesmente pagar ao meu amigo as taxas de envio das peças. Eu não iria trazer nada: minha irmã compra, entrega à ele, e ele me mandaria de lá. Eu só receberia; o que não poderia configurar uma importação, acho eu. Ou poderia?

Lembrei agora de uma coisa: certa vez recebi um pacote com 500 cartazes (pesando entre 3 e 4 kg no total), postados de NY. A taxa de lá (mostrava na embalagem) era algo em torno de US$30, e não paguei nada para receber. Creio que essa estratégia também não tenha nada de ilegal, resta saber se o correio lá aceita enviar componentes eletrônicos, se é seguro e, ainda, se os componentes aguentam, mesmo na caixa...:confused:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
icefly, valeu pela resposta.

O que eu tava pensando seria de simplesmente pagar ao meu amigo as taxas de envio das peças. Eu não iria trazer nada: minha irmã compra, entrega à ele, e ele me mandaria de lá. Eu só receberia; o que não poderia configurar uma importação, acho eu. Ou poderia?

Lembrei agora de uma coisa: certa vez recebi um pacote com 500 cartazes (pesando entre 3 e 4 kg no total), postados de NY. A taxa de lá (mostrava na embalagem) era algo em torno de US$30, e não paguei nada para receber. Creio que essa estratégia também não tenha nada de ilegal, resta saber se o correio lá aceita enviar componentes eletrônicos, se é seguro e, ainda, se os componentes aguentam, mesmo na caixa...:confused:

Pode enviar eletrônicos normalmente, mas se ficar acima da cota de envio pelo correio a receita pode pegar no seu pé, então é sempre bom ter os comprovantes de compra pra não ter confusão quanto ao valor dos impostos e/ou conseguir isenção. ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode enviar eletrônicos normalmente, mas se ficar acima da cota de envio pelo correio a receita pode pegar no seu pé, então é sempre bom ter os comprovantes de compra pra não ter confusão quanto ao valor dos impostos e/ou conseguir isenção.

Valeu, XITA.

A cota de correio a ser observada é a dos EUA, certo?

Quanto aos comprovantes de compra sem problemas. Melhor que eles estejam no nome do meu amigo, não é?

Lembrando à tod@s que não desejo fazer nada ilegal, somente dar um jeito, se puder, de receber isso sem pagar estes impostos proibitivos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Antes de mais nada, agradeco ao autor deste excelente topico, muito esclarecedor. Alias, o forum em si é otimo, ja acompanho faz um tempo e ja tirei muitas duvidas apenas pesquisando.

Bom, sonho comprar um Receiver + caixas p/ montar um Home Theater :wub: . Ja consultei um outro forum especifico HTforum mas la nao encontrei um topico estão esclarecedor como este com relação a importacao. Como ja comentado, devido ao exorbitante valor cobrado nas lojas, temos de pesquisar como comprar pagando menos impostos possiveis, de maneira legal.

No caso desses eletronicos, o preco cobrado aqui comeca a partir de 1,5 x o preco de lá , isso mesmo 150% a ate 300% :angry: (lojas oficiais) ... Nem preciso dizer que esse é o motivo que me motivou a pesquisar outras maneiras de adquiri-lo :) Ate pensei em montar eu mesmo as caixas (DYI que se chama), mas novamente, os melhores componentes sao adquiridos onde??? EUA ... dai o custo de importar pecas, falantes, comprar madeiras , etc acabaria nao compensando muito (no meu caso especificamente).

Devido ao peso medio do receiver (14 kg +/-) , mais caixas (6 do tipo Bookshelf, mais uma frontal, 1,5 kg cada na media) e subwoofer (12 kg +/-) , peso total do conjunto deve beirar 45 kg embalados, devendo passar o limite de bagagem por passageiro e eu nao sei como ficaria nesse caso a importacao em termos de taxas no total.

Pelo que li, das alternativas de importacao , a melhor nesse caso seria ir ate lá, comprar e trazer. Pelos valores cobrados aqui nas lojas, com esse mesmo dinheiro daria para comprar um pacote bate-volta para ir ate os EUA comprar os eletronicos pagando os impostos e ainda sobra um pouco ...

Minha preferência é EUA. Li algumas coisas sobre o PY que nao gostei muito no outro forum. Fora o risco de assaltarem o busao na ida/volta, picaretagem nas lojas, etc e com relação ao limite de compras, também nao adiantaria querer ir e vir umas 4x para nao estourar a cota de compras, de US$300.00 que pelo que li , vale por 30 dias... isso??

Gostaria que alguem me ajudasse na simulacao .... Supondo que o valor total fosse de uns US$2000.00 , ao voltar para o Brasil, os impostos incidiriam sobre US$20000.00 - US$500.00 = US$1500.00 x 60 % = US$900.00 .

Valor Mercadoria + Impostos (60%) = US$2900.00

Nao sei como funciona o limite de bagagem , peso volume? valor cobrado por ultrapassar o limite ??

Tem mais algum outro imposto que recai em cima ???

Como o valor é alto, provavelmente nao vou conseguir trazer tudo numa só viagem... mas gostaria de confirmar os impostos de qualquer maneira .

Minha unica experiencia de exterior foi a triplice fronteira.. trocentos anos atras .... :D

Desculpe pelo post longo, mas acho que seria um bom exemplo pratico... Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera, é o seguinte, estou querendo adquirir um notebook na B&H (loja lá de NY/EUA) e verifiquei pela internet como encomendá-lo.

O valor da entrega para o Brasil fica na casa dos 700 dolares, acredito q devido aos tributos existentes no pais qnt as mercadorias estrangeiras.

Tive a curiosidade de verificar qnt ficaria p entregar o mesmo produto em outro país, no meu caso, no Haiti, onde um amigo meu trabalho há mais de 1 ano e, para minha surpresa, o valor cobrado para entrega fica em apenas 80 dolares!

Estou prestes a "arriscar" realizar tal compra pela net na B&H para ver se dá certo, pois esse meu amigo vem ao Brasil em setembro.

Queria saber se alguem já tentou algo semelhante e que postasse aqui a experiência (se houve algum prob, se foi td tranquilo,...).

Grato pela atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, primeiramente meus parabéns pelo artigo, muito bom.

Estou com dúvidas a respeito das formas de envio oferecidas pelo ebay, no artigo aqui publicado foi aconselhado usar USPS que no caso é o correio dos EUA. E no caso dos correios de outro país? como por exemplo hong kong? qual é a forma de envio aconselhada? Hong Kong post ofice registred mail?

Estou na dúvida também o que é esta forma de envio:

- Standard Int'l Flat Rate Shipping

??

Essas outras 3 formas de envio também sao anconselhadas?

- USPS Priority Mail International

- USPS Express Mail International

- USPS Priority Mail International Large Flat Rate Box

ou só a USPS normal mesmo??

muito obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

penta_gono,

Vou tentar te ajudar até onde conheço.

Primeiro em relação a bagagem, é por peso e em alguns casos também número de volumes. A taxa de peso extra não é das mais convidativas. Recomendo a ver este link:

http://viagem.decaonline.com/limites-de-peso-de-bagagens/#mult

Sinceramente no Paraguay não é bem assim não. Já fui lá tanto em Guaíra quanto Foz. A pé e de carro, sempre tranquilo. Isso seria a mesma coisa de dizer de São Paulo. Você vai encontrar gente falando de tudo um pouco. Não acho o Paraguay ruim assim não... aliás, sobre as lojas, só pesquise antes, achará lojas muito boas e totalmente confiáveis.

Sobre o limite no PY é isso mesmo. E está correto, são 30 dias para a próxima compra.

Supondo no seu caso para os EUA. Caso venha a importar não há cota. Paga-se imposto de produto de 1 dólar. Isso comprando de pessoa jurídica que é o seu caso.

E mesmo que fosse para lá, não haveria cota também, porque ultrapassando o limite paga-se imposto sobre tudo, e não subtraindo os $500 como o seu cálculo.

Dependendo o que... mas a taxa é 60% se importar. Não me lembro ao certo mas vi alguns amigos dizerem um tempo atrás sobre o ICMS também... mas não tenho certeza.

Ir lá e buscar creio que terá que ser muito, mas muito vantajoso mesmo. Repare que tem hospedagem, comida (não é barato), gastos com taxi/carro alugado/onibus/metro etc para ir nas lojas ou onde quiser... isso sem falar a vontade que dá de ir nos lugares famosos perto e acaba gastando mais rsrsrsrs. Experiência prória.

Repare também que são componentes realmente caros o que quer... se algum der problema vai ser complicado usar a garantia. Pesquise sobre a marca que quer e sua política de garantia (até mesmo internacional).

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Caros,

Uma amigo recebeu um produto via FEDEX, o valor declarado no invoice é diferente do que ele pagou, a FEDEX está pedindo para comprovar esse valor enviando um extrato do cartão, alguém sabe dizer qual o tamanho dessa multa, é um percentual sobre o valor do produto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

Uma amigo recebeu um produto via FEDEX, o valor declarado no invoice é diferente do que ele pagou, a FEDEX está pedindo para comprovar esse valor enviando um extrato do cartão, alguém sabe dizer qual o tamanho dessa multa, é um percentual sobre o valor do produto?

Qual origem/destino?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...