Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
marlon89

Fonte roteador wireless, transistor esquentando, fonte desliga

Recommended Posts

A fonte do meu roteador wireless D-Link DI-524 estragou... nao é a primeira vez, das outras 2 vezes vazou o capacitor do estagio de entrada, que era de 33uFx200V... isso aconteceu porque liguei a fonte em 220V e nao devia :unsure:

Mas agora ela simplesmente parou de funcionar... abri e o tal capacitor está intacto. O que acontece é que eu meço a impedância de saída e dá zero... tirei um capacitor que tinha lá (1000uFx16V) e ele estava normal, o problema estava num diodo (que nao consegui ler o modelo, mas fisicamente é aprecido com os 1N4148) que estava em curto... Coloquei um 1N4148 no lugar, voltei o capacitor e a fonte me deu 5.12V estáveis sem carga.

Mas quando eu ligo no router ele liga e desliga em seguida após uns 2 segundos, tornando a ligar e desligar novamente.

Medi a impedância de saída e deu zero de novo, acho que rompeu o diodo... alguém sabe o que pode estar com problema pra isso acontecer??

Nao quero comprar outra fonte :naonao:...

Agradeço a quem puder me ajudar :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Seguinte.. a fonte funciona normal... agora me dei conta de que o problema está no aquecimento do transistor de potencia (nao sei se ele está na saída ou no chaveamento, mas é o único grande do circuito)... ele esquenta muito, e deve ter algum sistema de proteção, o router liga por cerca de 2 minutos, e depois comeca a ligar e desligar a cada uns 3 ou 4 segundos...

Alguem sabe o que pode causar este aquecimento excessivo? É problema nele ou em outro componente?

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço essa fonte, mas você deve fazer uma pesquisa procurando componentes com fuga ou em curto mesmo! Com o transistor aquecendo em 2 minutos, deve ter uma fuga razoável por ai.....

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • É, imagino que a corrente de coletor deve estar bem alta mesmo, pra aquecer tão rápido...

Uma coisa que eu estava pensando é que justamente o fato do diodo romper e ficar em curto aumenta a corrente do transistor... mas agora preciso descobrir porque cargas d'agua o diodo abre.. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais