Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
n3a

DDR2 667MHZ! Problema com o over! Oque isso pode causar?

Recommended Posts

Galera

Quando eu inicio o over do meu processador ... ele na hora ja overclokeia a memória tb!

quando passo o bus speed do meu core 2 duo de 200 pra 210 ... as memória vão de 667mhz pra 700!

Como elas são genéricas (Origin) ... eu não quero elas em over. porém eu não consigo setar para que elas fiquem em 667mhz ... por exemplo quando coloco em 210 tenho a opção de deixar em 700mhz ou 560mhz!

Minha pergunta é!

Minha memória 667Mhz estiver funcionando abaixo ... 560mhz, 600mhz, 620mhz que seja ... ela teria problemas? É muito grande a perca de desempenho de 667mhz pra 600mhz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é meio complicado, pois o ajuste do FSB implica na elevação da frequência das memórias. Conseguir o over só no processador teria de ser por outros métodos, porém veja que isso se consegue em placas mães que são mais preparadas para over, em placas mais comuns até se tem em algumas, porém você deve saber todos os procedimentos para um over sem risco, já que isso implica em elevações de tensões.

Lembre-se que geralmente os componetes como: Processador e memória são fabricados sempre com uma margem de segurança, assim geralmente elas são fabricadas para poderem trabalhar em até 20% acima de suas frequências ou clocks.

Como falei é uma margem de segurança, algumas marcas podem ir até 30/40% ou mais, já que ainda temos as memórias especiais para over.

Agora nada adianta também você fazer um over de processador e baixar a frequências das memórias, pois você terá um clock alto porém a frequência do barramento externo do processador vai andar na velocidade da frequência da memória que nesse caso teria baixado.

Pode fazer um over tranquilo no FSB de sua placa, e ir elevando aos poucos o bus dela, se tiver opção de 1 em 1 melhor, assim você vai ligando a máquina e vendo se ela está ok, caso ela não ligue, basta você resetar a bios e retornar a uns 5% antes do ponto que ela não ligou. Isso por segurança.

Outra forma muito boa de se fazer over pelo FSB e só praticamente elevando o clock e frequência do processador é você tendo por exemplo uma placa que tenha o FSB de 800MHz e nesse caso você tem memórias de 667MHz que irão subir suas frequências. Mas se você trocar ou comprar novas memos de 1066MHz, ao se colocar elas serão conhecidas como 800MHz, assim você subindo o FSB as memórias subirão também, porém nesse caso não havendo perigo nenhum para as memória, já que elas apenas estão indo para seus clocks reais, no entanto o processador está indo para um over. Nesse caso todo o conjunto estaria ganhando.

Isso também é muito válido para placas mães que tem seu FSB limitado a 533MHz, pois com memos de 667/800MHz se consegue ótimos over somente pelo FSB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • A rapaz dei uma desanimada!

    Minha placa mãe é uma ##### pra overclock. Eu não consigo subir o bus speed acima de 220! Original é 200!

    Quando do save & exit e vai reinicia fala que ta com problema de tensão. Eu não consigo ajustar meu Vcore pra mais que 1.32 pra que eu possa aumentar mais o meu bus speed. Com isso eu consigo um ganho de 10% de over mas minha memoria de 667mhz vem pra 580mhz!

    Ai é muito pouco over e acaba não compensando ... pra ficar legal aqui eu teria que por o bus speed em 250! Ai as memória trabalhariam em 650 mais ou menos ... ficaria legal. Mas o que fazer com esse problema da tensão! Nao consigo mexer no vcore infelizmente!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Qual é sua placa mãe? No caso o FSB dela é 533MHz? E com o over estão indo a 580MHz? o bus dela indo a 250 a frequência de sua memo estaria rodando a 667MHz, e isso não daria pau nenhum nas memórias, já que elas apenas estariam indo trabalhar em suas frequências reais, mas o clock do processador sim seria aumentado, nesse caso você teria de estar de olho em sua temperatura.

    Me passe o modelo de sua placa mãe para eu te orientar melhor.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então ... minha placa é uma P5GC-MX/1333

    Quando eu mudo o fsb de 200 pra 220 fica tudo bem. Mas se eu coloca 225 o pc não entra ... ele liga e fala que ta com over tensão! E não tem como eu altera os volts de nada nesta placa!

    Se eu chegar nos 250 ficaria bem d+! As memórias trabalhariam bem e tudo! O problema é passar dos 220

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×