Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Titan 800mhz X Kingston 667 mhz


Versate

Posts recomendados

Amigos estou fazendo um upgrade de placa mãe, processador, placa de vídeo e memórias e optei pela seguinte configuração:

Placa Mãe Gigabyte P35C-DS3R.

Placa de Vídeo EVGA 8600 GT SSC Edition.

Processador Intel Core Quad Q6600.

Memorias DDR2 operando em Dual Channel

Ai vai o meu dilema, a loja em que estou comprando me apresentou as seguintes opções de memorias:

Opção 1)Kingston DDR 2 667 mhz

Opção 2) Titan Memory DDR 2 800mhz (PQI 16 CH P-22 309561 / PQD 2648525R) No everest essa titan apresenta nome do módulo como: Power Quotient.

Gostaria de pedir orientação sobre qual seria a melhor opção? A Kingston 667mhz ou a Titan 800mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Titan é uma ótima fabricante de memórias assim como a Kingston, então ambas andam juntas em qualidade.

Porém se atente bem a uma coisa, qual a revisão de sua placa mãe?? Sua placa tem as revisões 1.0/2.0 e 2.1, porém as revisões 1.0 e 2.0 tem frequência de barramento em 1333MHz, assim mesmo que você coloque as memos de 800MHz em dual, elas irão trabalhar a 1333MHz, então dando no mesmo de você ter em dual duas memos de 667MHz. Assim elas transferem taxas a uma velocdade de 10.664MB/S

Já a revisão 2.1 tem seu FSB em 1600MHz, assim suportando em dual as memos de 800MHz, assim tirando o melhor desempenho das memórias e fazendo a comunicação do Processador , chipset e memória andarem em uma taxa de transferência de 12.600MB/S.

Porém verifique a revisão de sua placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal desde já gostaria de agradecer pela ajuda!

Bom a revisão da placa mãe é 2.0

Por falta de conhecimento me preocupou a relação de qualidade e performance entre a Titan 800mhz e a Kingston 667mhz. Bom mas to vendo que ela é muito boa também neste caso se eu pegar a Titan de 800mhz vou fazer melhor negócio?

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei ambas são de qualidade, lógico que as Kingston tem seu potencial a mais, mas nada para dar um ponto a favor. No seu caso veja o preço de ambas, pois mesmo comprando a Titan de 800MHz ela vai andar a 667MHz. Assim o preço vai determinar a compra, já que no fim a frequência de trabalho de ambas vai ser igual em seu micro. Salvo se você tiver intenção de fazer over, nesse caso a frequência maior da memo será melho, visto que com o ajuste de FSB fará a memo de 800MHz não trabalhar a 667MHz e sim em sua frequência normal e sem riscos.

Obs. A memo de 800MHz vai andar a 667MHz em caso de dual somente, assim fazendo a frequência ir a 1333MHz, em single chanel ela andaria a 800MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Titan é uma ótima fabricante de memórias assim como a Kingston, então ambas andam juntas em qualidade.

Porém se atente bem a uma coisa, qual a revisão de sua placa mãe?? Sua placa tem as revisões 1.0/2.0 e 2.1, porém as revisões 1.0 e 2.0 tem frequência de barramento em 1333MHz, assim mesmo que você coloque as memos de 800MHz em dual, elas irão trabalhar a 1333MHz, então dando no mesmo de você ter em dual duas memos de 667MHz. Assim elas transferem taxas a uma velocdade de 10.664MB/S

Já a revisão 2.1 tem seu FSB em 1600MHz, assim suportando em dual as memos de 800MHz, assim tirando o melhor desempenho das memórias e fazendo a comunicação do Processador , chipset e memória andarem em uma taxa de transferência de 12.600MB/S.

Porém verifique a revisão de sua placa.

posso estar flando uma baita besteira mas...o que o FSB do processador tem a ver com o clock das memórias?? Sim pois, sei que muita gente fala que o idela para os Intel é que o FSB e clock das memórias trabalhem com a mesma frequência pois ajuda no desempenho, o que não é recomendado é que as memórias fiquem abaixo do que o FSB suporta...por exemplo Dual DDR2 533 mhz...o fato do FSB ser 1333 e as memórias serem 800 mhz (dual channel não significa 1600mhz, mas sim o bus de acesso que passa de 64 para 128 bits) não significa que isso gerará gargalo nas memórias...o fato é que, apesar do processador acessar as memórias a 1333mhz, não significa que Dual de DDR2 em 800mhz vai cortar o desempenho para 667mhz...

memória quanto mais rápida ou com melhor taxa de transferência melhor...não importando o quanto seja o FSB do processador...é o que eu sempre soube...até porque, se o FSB 1333mhz gerasse gargalo nas memos 800mhz, qual o motivo da existência das 1066mhz?? e das já lançadas DDR3 1333mhz e 1600mhz??

EDIT: esqueci de mencionar...que eu saiba quando o pessoal indica que as memos sejam da mesma velocidade que o FSB eles querem dizer o clock dos pents de memória, sem mencionar o modo de operação das mesmas...no caso de FSB 800, pents de 800mhz...no caso de FSB 1333mhz, memos de 800mhz pra cima se possível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso estar flando uma baita besteira mas...o que o FSB do processador tem a ver com o clock das memórias?? Sim pois, sei que muita gente fala que o idela para os Intel é que o FSB e clock das memórias trabalhem com a mesma frequência pois ajuda no desempenho, o que não é recomendado é que as memórias fiquem abaixo do que o FSB suporta...por exemplo Dual DDR2 533 mhz...o fato do FSB ser 1333 e as memórias serem 800 mhz (dual channel não significa 1600mhz, mas sim o bus de acesso que passa de 64 para 128 bits) não significa que isso gerará gargalo nas memórias...o fato é que, apesar do processador acessar as memórias a 1333mhz, não significa que Dual de DDR2 em 800mhz vai cortar o desempenho para 667mhz...

memória quanto mais rápida ou com melhor taxa de transferência melhor...não importando o quanto seja o FSB do processador...é o que eu sempre soube...até porque, se o FSB 1333mhz gerasse gargalo nas memos 800mhz, qual o motivo da existência das 1066mhz?? e das já lançadas DDR3 1333mhz e 1600mhz??

FSB é a frequência de comunicação que acontece entre Processador, chipset e memória, então o FSB da placa mãe determina a velocidade de comunicação de todo sistema se baseando nos demais conjuntos que integram essa comunicação, sendo o processador e a memória.

Vamos ao exemplo:

FSB da placa mãe é igual a 1600MHz

O Processador tem sua frequência de barramento externo, mas isso apenas quer dizer qual frequência de comunicação ele suporta na verdade, assim vou dizer que ele suporte o FSB de 1333MHz

E você tenha uma memória em single channel de 800MHz.

Nesse caso a frequência de comunicação do sistema estará rodando a 800MHz e operando a 64bits, isso porque todo o sistema tem de acompanhar o íten de menor velocidade. Já que o FSB da placa mãe/chipset roda a 1600MHz e o processador suporta 1333MHz.

Então você faz uma pequna mudança e coloca outro pente de 800MHz em dual, nesse momento o sistema passaria a aperar em 128bits e sua frequência de operação das memórias acessaria os 1600MHz transferindo informações a uma taxa de 12.800MB/s, porém isso ainda não aconteceria, pois o processador não conseguiria transferir tal quantidade de informação nessa velocidade, pois ele trabalha a 1333MHz e tendo uma taxa de transferência de 10.664MB/s, fazendo todo sistema se limitar a isso.

Em outro caso você poderia colocar uma memo em single de 1066MHz, mas como o processador suporta 1333MHz e o FSB da placa é de 1600MHz, o sistema andaria a 1066MHz.

E no caso do dual o sistema faria cada pente de memória de 1066MHz descer e funcionara 667MHz, assim o sistema em dual trabalharia em 1333MHz e a taxa de 10.664MB/s

Muitas pessoas se fascinam pelas informações técnicas, o ato de dizer que tal placa mãe suporta tal memória de tal frequência não quer dizer que ela irá trabalhar em tal, apenas que ela irá funcionar na placa. O ato dele funcionar em dual não que dizer que trabalhará em dual na frequência anunciada.

Lembre-se que FSB é a frequência que Processador, chipset e memória tem de trabalhar, assim esse canal é único e tendo de andar na mesma frequência, e então se limitando pelo mais lento dos 3.

Respondedo a última pergunta: qual o motivo da existência das 1066mhz?? e das já lançadas DDR3 1333mhz e 1600mhz??

Simples, como eu disse, tudo é um conjunto e nada é igual a outro, veja que processadores da AMD suportam FSB de até 2000MHz. Mas voltando a Intel para não ficar difícil de se entender.

Como disse antes o FSB operando a 1600MHz, processador a 1333MHz, assim se você lança no mercado uma memória de 1333MHz ela irá funcionar nessa frequência, o fabricante não tem de ficar vendo se ela vai trabalhar em dual ou não, ou se suas memórias vão ser somente para Intel, visto que processadores AMD suportam barramento bem maiores que os Intel.

Então mesmo uma memória de 1600MHz vai ter sua funcionalidade, pois basta o FSB da placa mãe suportar 1600MHz e o processador também que ela vai ter sua funcionalidade e trabalhando em sua frequência normalmente, Já dual channel é outra história. Mas o fabricante não está se importando em dual channel e sim em sua frequência em single channel, se em dual ela vai atingir 3200MHz, isso não é problema do fabricante da memória e sim do chipset fazer tal barramento que suporte isso, e do processador também. E isso vice-versa.

Então cada um tenta fazer sua frequência mais alta, basta o restante acompanhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente muito obrigado!

O preço é o mesmo para qualquer uma das opções. Tenho que escolher a Kingston 667mhz ou a Titan 800mhz. Baseado na ajuda dos amigos confesso que minha decisão esta para a Titan, bom, pelo que entendi minha placa mãe limita as memos funcionarem a 800mhz em dual channel, e também se eu fizer um ajuste no FSB elas rodariam a 800mhz, correto? Como posso fazer esse ajuste, caso seja possível? Existe algum risco?

abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode fazer os ajustes no bus, assim o FSB vai aumentar e a frequência das memórias também, junto com o clock do processador, esse over no bus do sistema se elevando o FSB é o mais indicado para os não mais avançados nessa parte.

Assim caso a máquina não inicie, basta resestar a placa e tudo volta ao normal, e basta você ajustar o bus depois até o momento antes de máquina não iniciar.

Nos casos de over mais complexos, você tem de alterar latências, tensões, Etc..., mas aí fica um pouco mais complicado, pois nesses casos os problemas podem estar acontecendo sem que seja visto pelo usuário, assim minando memória, processador aos poucos. Se não tem muito entendimento com over, faça isso pelo FSB aos poucos.

E se você tem intenção de over, aí sim memória com frequências mais altas são indicadas, e a Titan seria a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...