Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não lendo memória ram


Krotsz

Posts recomendados

Tenho meu computador já faz alguns anos, sempre funcionou muito bem, com seus 512mb de memória ram. Fui viajar no carnaval, e quando voltei, senti ele mais devagar, algo realmente considerável, e só agora fui nas propriedades do "meu computador" e reparei que só está sendo lido 256mb. alguém tem alguma sugestão ou dica do que eu poderia fazer?

*Não sei se são duas memórias de 256mb ou uma de 512mb

**Ninguém mexeu no computador enquanto estive fora (não trocaram minhas memórias)

***Link do erro que deu pela primeira vez hoje, apesar do computador ja ter reiniciado algumas vezes sozinho. Algumas vezes eu o ligava e quando abria a tela do "bem vindo", ele logo reiniciava, algumas vezes durava um pouco mais, e algumas vezes (como agora) ele está bem, sem reiniciar:

http://img266.imageshack.us/img266/5373/p2250002hm0.jpg

Grato desde já,

Krotsz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo indica que seja erro de memória, inclusive pela tela azul. O jeito é fazer uma limpeza nos módulos e ver se resolve o problema.

Abra o gabinete, tomando os cuidados de praxe:

Desconecte o cabo de força

Descarregue a energia estática das mãos pegando em algo metálico. Uma torneira, por exemplo.

Desencaixe as memórias. Pegue-as sempre pelas bordas e passe uma borracha macia nos contatos, dessas escolares.

Recoloque as memórias, aplicando uma força de maneira suave, apenas para fixá-las adequadamente.

Religue o sistema e veja se inicializa sem problemas e com a quantidade de memória correta.

Se necessário, testes os módulos isoladamente, um por vez. Muitas vezes o problema está em um único pente, ou slot.

Bom serviço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que deve ter acontecido é que um módulo de memória pode ter queimado ou mesmo seus contatos precisam serem limpos, mas esses erros de tela azul são geralmente de defeitos na memória.

Assim o sistema pode estar conhecendo somente um pente de 256MB e o outro não, porém o outro está conectado a placa e gerando os erros apesar de não ser mais reconhecido.

No casos em que seja só um pente de 512MB, pode haver que um lado do pente que contem os 256MB pode estar com defeito e somente o sistema encontra o outro lado. Vejas que mesmo que o pente teja chips somente de um lado isso pode ocorrer, pois ele trabalha com sistema de bancos, assim cada grupo de bancos (chips) formam um bank que possuem uma capacidade de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias, que você diz, são apenas os slots de memória ram?

Abro o gabinete, as retiro, e recoloco?

Sim, isso mesmo! Coloque o gabinete deitado numa mesa, para facilitar o acesso. Solte as presilhas da memória, num movimento de afastar com os polegares. Puxe o pente pela borda, não toque os contatos com os dedos. Passe a borracha pela superfície dos contatos de maneira suave, sem muita pressão. Para retirar os resíduos de borracha, passe um pincel com cerdas naturais, ou sopre com muito cuidado. Recoloque o pente, encaixado-o no slot e pressionando levemente, até que as presilhas se fechem. Repita o processo na outra memória.

Obs.: para ilustrar melhor

Slot é onde se encaixa o dispositivo, no caso o módulo de memória, ou pente.

Algumas vezes, a limpeza dos contatos não é o suficiente, pois o problema pode ser mais sério. Então, caso o procedimento não resolva o problema, teste os módulos de memória separadamente, falou?

Poste os resultados.

PS.: Para ilustrar melhor, o slot é onde se encaixa o dispositivo. O módulo, ou pente de memória é encaixado no slot de memória, falou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido. porém espetei mais 512mb de memória em meu PC (o técnico) e quando vejo a memória ram do computador, aparece 512mb, sendo que o total deveria ser de 1024mb(1gb). Alguém tem ideia do que pode ser? Pode o técnico ter tentando me enganar?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido. porém espetei mais 512mb de memória em meu PC (o técnico) e quando vejo a memória ram do computador, aparece 512mb, sendo que o total deveria ser de 1024mb(1gb). Alguém tem ideia do que pode ser? Pode o técnico ter tentando me enganar?

Grato.

Quando você acessa o setup, qual a quantidade de memória que aparece? Pergunto, pois o problema pode estar no sistema operacional e não no computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fique esperto na hora do post do boot (a hora que o pc 'conta' a quantidade de memória)...

você usa vga onboard??

esse erro é um erro de memória fisica... aconselho você a chamar outro técnico e pedir uma segunda opinião... retirar as memórias e colocar no lugar é um procedimento muito simples... pode ser incompatibilidade tb.. enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...