Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
andre.bera

Duto de AR ou Cooler Lateral??

Recommended Posts

Galera meu gabinete tem um duto de ar na direção do processador!!

Minha duvida é a seguinte:

1º: Meu gabinete tem uma FANN de 120 na frente jogando ar para dentro e Uma de 120 atrás tirando o AR.. Tenho um cooler de alta erfonrmaçe AKASA Ak-961 no processador.

2º: É melhor eu deixar o duto lateral ou adicionar um cooler ali??

3º: Se é melhor o cooler eu ligo ele jogando ar emcima do cooler que esta no processador ou deixo ele como exaustor??

Help Meeee

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu não sou nada expert na area, mas uma coisa é certo =P

se for pra por o cooler deixe jogando ar pra cima do proc.

Compartilhar este post

Link para o post

Duto lateral de ar é melhor opção. As duas ventoinhas de 120mm que você já tem, são suficientes.

Compartilhar este post

Link para o post

o duto pra mim é interessante caso você não tivesse esses coolers de 120 puxando e tirando o ar do gabinete.

Vou explicar por que.

O duto fica alí, paradão, grandão impedindo a passagem de uma boa parte do ar frio que ta sendo puxado pelo cooler frontal. O ideal é transformar seu gabinete em um túnel de vento, sem cabos por exemplo em demasia, na frente, impedindo a passagem do ar.

Acredito que esse duto seja pior do que todos os cabos da fonte juntos impedindo a passagem de ar, logo, é um bloqueio para que o túnel de ar funcione.

Bem, eu não to na sua casa, não tenho um termômetro, e não sou físico para fazer todos os cálculos, mas acredito que colocando um cooler lateral jogando ar pra dentro, diretamente para a placa mãe, e abastecendo seu cooler "de alta performance" com ar fresquinho vindo direto da parte de fora do gabinete seria a melhor opção.

Desculpe se estou enganado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu utilizo no meu gabinete dois de 80mm na frente e 1 de 80mm atrás e um de 80mm na lateral jogando ar direto no processador.

Esses dias experimentei tirar o lateral para ver se dava diferença, e percebi q a temperatura aumentou uns 5 graus.

Meu processador é um P4 3.0 e esquenta pra caramba, no meu caso é indispensavel um na lateral!

Compartilhar este post

Link para o post
o duto pra mim é interessante caso você não tivesse esses coolers de 120 puxando e tirando o ar do gabinete.

Vou explicar por que.

O duto fica alí, paradão, grandão impedindo a passagem de uma boa parte do ar frio que ta sendo puxado pelo cooler frontal. O ideal é transformar seu gabinete em um túnel de vento, sem cabos por exemplo em demasia, na frente, impedindo a passagem do ar.

Acredito que esse duto seja pior do que todos os cabos da fonte juntos impedindo a passagem de ar, logo, é um bloqueio para que o túnel de ar funcione.

Bem, eu não to na sua casa, não tenho um termômetro, e não sou físico para fazer todos os cálculos, mas acredito que colocando um cooler lateral jogando ar pra dentro, diretamente para a placa mãe, e abastecendo seu cooler "de alta performance" com ar fresquinho vindo direto da parte de fora do gabinete seria a melhor opção.

Desculpe se estou enganado.

Respeito sua opnião mais não concordo inteiramente com ela. De todos os coolers de gabinete o mais importante é o que joga ar na CPU, visto que ele pucha o ar de fora do gabinete(mais frio) e joga na CPU.

O duto é importante porque ele direciona quase todo o fluxo de ar do cooler para a CPU. Logo, coloque o duto com a ventoinha, você irá notar uma redução de uns 4 a 5º na temperatura. Isso com uma ventoinha de 80mm. Se o seu duto for para ventoinha de 120mm, o resultado será melhor ainda. Lembrando que usar a ventoinha com o duto irá depender do cooler da sua CPU. No meu caso comprei um cooler mais alto e tive que cortar o duto para poder caber.

Falo baseado na prática. O melhor local para uma ventoinha de gabinete resfriar uma CPU é a utilizada na lateral com duto direcionada ao processador.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que ele perguntou

2º: É melhor eu deixar o duto lateral ou adicionar um cooler ali??

ou seja, entendi ou um ou outro.

Sendo ou um ou outro, prefiro um cooler a um duto, se der pra por os 2, talvez seja melhor ainda, mesmo eu achando importante resfriar também a placa mãe, memória e etc...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Li todas as opiniões.

É o seguinte:

Eu ja tirei o DUTO pois ou eu deixo o duto ou coloco o cooler!!

Ja compreiu uma fann de 120 mm espero que caiba!!! rsrssrrs

Mas eu tenho a seguinte opnião: O duto fica exatamente na direção, mas não encaixado no cooler do processador, ele não é quenem aqueles próprios para over que encaixa no cooler para puxar somente ar frio!! Então acredito que uma fan jogando um ar frio direto no cooler do processador seja a melhor saida!!!

porém PENSEM COMIGO

O ar quente sobe e sai pela fan traseira de 120 e pela fonte certo??

Mas eu deixando uma fan mirada no processador ela estaria desviando o ar quente que estaria indo para as exaustoras mantendo esse ar quente dentro do gabinete não permitindo que o ar quente seja repelido causando aquecimento na parte inferior do gabinete!!!

Eu tive esse pensamento vocês não concordão??

Compartilhar este post

Link para o post

Para isso que serve o duto, para que o ar quente não desvie e atrapalhe o cooler do processador.

se conseguir colocar o duto e a fan seria melhor, mesmo você tendo q cortar o duto.

Compartilhar este post

Link para o post
    Para isso que serve o duto, para que o ar quente não desvie e atrapalhe o cooler do processador.

se conseguir colocar o duto e a fan seria melhor, mesmo você tendo q cortar o duto.

Concordo. Cortar o duto é tranquilo já que ele é de plastico. Agora não entendi o seguinte: você não tem condições de deixar o duto+ventoinha? Seria por falta de espaço ou seria porque sua ventoinha possui tamanho diferente do duto?

Na minha opnião é melhor uma ventoinha de 80mm com duto do que uma ventoinha de 120mm sem duto. Quanto à circulação de ar acredito que a ventoinha lateral sem duto não irá prejudicar o fluxo de ar, visto que o ar em contato com o dissipador do processador irá aquecer e tenderá a subir e o ar que não entrar em contato com o dissipador estará mais frio que a temperatura interna e irá descer. O ar frio descendo não irá impedir a subida do ar quente.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Para isso que serve o duto, para que o ar quente não desvie e atrapalhe o cooler do processador.

Com o Duto nem a de 80mm cabe!!

Ele tem uns 70mm de diametro..

Vou esperar chegar o cooler..Acho que exagerei pegando um de 120mm

Se ele não caber eu faço un furos no gabinete..Faço uma gambiarra e posto os resultados!!

Comprei a fann Cooler De Alumínio 120x120 Mm Ball Bearing Evercool

o que você acham desse cooler??

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bom cooler, mas tenho medo de ficar barulhento depois de um tempo.

Sempre pego os akasa de plástico mesmo.

Ele tem duplo rolamento e uma certificação la.. rsrsrs Deve ser bom..

Se for barrulhemnto eu taco da cabeça de um..rsrsr

Dei uma medida entre a fuiração da prota lateral com uma regua bem tosca e acho que vai caber sim..:o

Compartilhar este post

Link para o post
    Ele tem duplo rolamento e uma certificação la.. rsrsrs Deve ser bom..

Se for barrulhemnto eu taco da cabeça de um..rsrsr

Dei uma medida entre a fuiração da prota lateral com uma regua bem tosca e acho que vai caber sim..:o

Vai caber a ventoinha de 120mm?:confused: O duto é de 70mm:confused:.

Eita gabinete doido esse seu!!!!!:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um Teste aqui no Clube do Hardware que fala sobre o gabinete Blue Eye que tem duas ventoinhas de 120mm (uma na frente e outra atrás do gabinete) com abertura total em vez das típicas furações no aço além de outra de 80mm na lateral. O teste fala que a de 80mm é até dispensável devido ao túnel de ar que se forma, e que o melhor naquela posição seria um duto de ar. Confira o artigo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Existe um Teste aqui no Clube do Hardware que fala sobre o gabinete Blue Eye que tem duas ventoinhas de 120mm (uma na frente e outra atrás do gabinete) com abertura total em vez das típicas furações no aço além de outra de 80mm na lateral. O teste fala que a de 80mm é até dispensável devido ao túnel de ar que se forma, e que o melhor naquela posição seria um duto de ar. Confira o artigo aqui.

Erra essa minha duvida.. Bom o cooler ta em casa!!

Vou testar hj e posto os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais