Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Robô ajuda


diegodedize

Posts recomendados

Olá pessoal, estou fazendo um robô para a faculdade, e tenho que atender a alguns requisitos como peso, altura etc...

é um robô com até 2kg e 20cm de altura 30 x 30cm, montado sobe rodas.

Estou com dificuldade para escolher os micros motores que vou utilizar, estava pensando em micro motores de força 12v. O máximo de tensão que pode-se utilizar são 15v...

Preciso saber quais motores usar, bateria e se necessário como faço para reduzir a tensão da bateria para utilizar em um micro motor com menor tensão(leds e sensores também)...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diego

depende um pouco da finalidade do robô... o acionamento das rodas será independente ? você tem já a ideia do peso do SEU robô?

particularmente não gosto dos motores de passo, pela sua "complicação" pra ser controlado e ao seu baixo torque. As melhores opções são os motores DC e os servos (q na verdade é um DC, com uma trava mecânica e um potenciômetro para um ajuste de posição) ..

também estou fazendo um projeto de um robô, vai utilizar um servo motor, da fabricante motor tech.. ele suporta um torque razoável e no teu caso poderia ser uma boa opção!

Mas especifique melhor as condições!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, não sei exatamente quanto será o peso do robô pois isso depende dos motores, mas, o máximo de peso permitido são 2Kg. Como funciona esse servo motor?

Dei uma olhada em alguns motores e encontrei um motor parecido com esse é um motor de forca 12v 150 RPM é mais ou menor esse que você faliu?

Abraços e Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

servo motor que eu falei é um que serve pra posicionamento de antena parabólica, sabe qual é? um que tem uma capinha azul.. (procure por Servo Motor Gardiner para Antena Parabólica Motorzinho azul no mercado livre e vai ver qual é)..

como esse motor move antena parabólica, ele tem um bom torque.. e a rotação é boa também (desconheço qual é, mas eu to usando e realmente ta servindo)..

Mas caso você use alguma chapa de aço ( de mais de 2mm de espessura - que é bem espesso, por sinal ) aí, pode começar a pesar excessivamente o projeto e por fim vai esquentar o motor, além de haver um consumo maior de corrente..

mas poste direitinho qual a finalidade do robô, que posso dar algumas dicas..

até logo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
servo motor que eu falei é um que serve pra posicionamento de antena parabólica, sabe qual é? um que tem uma capinha azul.. (procure por Servo Motor Gardiner para Antena Parabólica Motorzinho azul no mercado livre e vai ver qual é)..

como esse motor move antena parabólica, ele tem um bom torque.. e a rotação é boa também (desconheço qual é, mas eu to usando e realmente ta servindo)..

Mas caso você use alguma chapa de aço ( de mais de 2mm de espessura - que é bem espesso, por sinal ) aí, pode começar a pesar excessivamente o projeto e por fim vai esquentar o motor, além de haver um consumo maior de corrente..

mas poste direitinho qual a finalidade do robô, que posso dar algumas dicas..

até logo

3965.jpg

Tenho que ressaltar que ele não move a antena parabólica, ele gira apenas o elemento que capta o sinal no LNB da parabólica, selecionando assim a polaridade do sinal a ser captado.

Seu torque é devido a caixa redutora interna, mas suas engrenagens são plásticas e não foram projetadas para gerar torque. Na verdade o redutor foi projetado apenas para reduzir sua RPM.

Além disso, ele não gira uma volta completa, pois está limitado ao mesmo ângulo de rotação de um potenciômetro (que é o elemento interno sensor de posicionamento) e seu controle é feito por PWM.

Tem um artigo sobre servos que postei no 4shared a um tempo atrás, mas não fala exatamente dos servos usados em parabólicas, é apenas pra você ter uma noção.

http://www.4shared.com/file/16969837/909dcbeb/servopag1.html

http://www.4shared.com/file/16969835/7e93aac7/servopag2.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

cara estão as principais especificações que meu robô tem que atender..

vocês podem me ajudar??? Agradeço desde já

Dimensões do robô

O robô não deverá ter dimensões superiores a:

Largura: 30 cm.

Comprimento: 30 cm.

Altura do robô até a base do balão: 20 cm.

Alcance da arma:

- inativa: perímetro do robô

- ativa: raio máximo de 45 cm.

Classe de Peso

2.1. 2 Kg no máximo(incluindo baterias, fios e controle remoto)..

Baterias e Força

6.1. As únicas baterias que serão permitidas são aquelas que não vazam ou espirram qualquer um de seus componentes em caso de danos e/ou inversão (precisa ser autorizada pelos professores responsáveis pelo evento). Isso significa que baterias automotivas e de motocicletas são proibidas. Exemplos de baterias que são permitidas: gel, NiCa, NiMh, etc. Caso seja usado um outro tipo de bateria, cuja qual você não tenha certeza se é permitido, favor entrar em contato com a organização do evento previamente.

6.2. Para voltagens acima de 15V é necessário aprovação prévia da organização.

6.3. A força das armas e do sistema de locomoção deverão ter uma chave manual onde seja possível desligar em até 15 segundos sem causar danos ao operador.

6.4. Os terminais da(s) bateria(s) deverão ser isolados adequadamente para evitar curtos.

6.5. Todos os robôs devem ter uma luz indicativa de quando ligado.

Armas Giratórias ou Robôs que Giram no Próprio Eixo

10.1. Robôs que giram o corpo todo alterando seu centro de gravidade ou batedores são permitidos se girarem a menos que 50 RPM.

10.2. Qualquer elemento giratório de qualquer arma deve ter a capacidade de parar completamente em 60 segundos.

10.3. Armas giratórias que apresentarem pelo menos DUAS das TRÊS limitações abaixo devem ser pré-aprovadas pela organização:

10.3.1. O peso do elemento giratório for maior que o peso do robô.

10.3.2. O elemento giratório girar sem RPM limite.

10.3.3. O elemento giratório tiver maior que o diâmetro limite.

Atendendo as especificações acima, alguém pode me ajudar com que micro motor devo utilizar??????

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...