Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
hjsimon

Problema: 2 pentes não funfam, mas 1 sim...

Recommended Posts

Olá. Estou com um problema em um computador, e não sei como solucionar. Trata-se de uma P4HT 3.06GHz, com MoBo Gigabyte GA945GCMX-S2 (com suporte a dual channel) e dois pentes de memória DDR2 Samsung PC4200 de 512MB. Essa máquina antes operava com outra placa-mãe, e as memórias funcionavam sem problema. Após a troca da MoBo, as coisas mudaram. Ao tentar formatar, ela não reconheceu o CD do Windows XP. Só foi possível formatar e reinstalar o Windows ao se retirar um dos pentes. Após efetuada instalação do WinXP, recolocou-se a memória. A princípio, o sistema dá boot sem problema. Entretanto, após certo tempo de uso, a tela começa a ficar estranhas, com listas coloridas, e o sistema trava e reinicia sozinho. A minha primeira hipótese foi problema na ventilação, mas monitorando a temperatura do sistema, descartei tal opção. A segunda foi memória. Retirando um pente de 512MB, a máquina opera perfeitamente.

Como solucionar isso? Qual pode ser o problema? Estou tentando descobrir qual era a placa-mãe antiga, para ver se também operava em dual channel, para assim descartar a hipótese de falta de suporte a DC. A outra hipóese plausível seria a incompatibilidade da placa-mãe com a memória em DC, mas eu não encontrei nenhum relato disso.

Será que alguém poderia me ajudar?

Muitíssimo obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Creio que vi tudo que tinha que ver na BIOS, mas não reparei em nada. Há algo que eu deva procurar, especificamente?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olha, isso é imcompatibilidade da memória com a placa mãe, deixe a memória que está funcionando e retire a com problemas, aí atualize a bios do seu computador pra ver se essa atualização corrija essa imcompatibilidade.

    Agora, tens certeza que essa outra memória funcionava na outra placa mãe né? tente testar uma memória por vês nessa placa.

    Qualquer coisa tem um testador de memória nos tópicos em destaque, passe o testador de memórias e depois diga se ele encontrou algum problema.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Creio que vi tudo que tinha que ver na BIOS, mas não reparei em nada. Há algo que eu deva procurar, especificamente?

    As temporizações e voltagens das memórias.

    Se bem percebi as memórias devem ser iguais. Além disso o problema aparece ao fim de algum tempo.

    Se é assim ou deve ter problema de uma dessas memórias ou ainda algo a ver com fonte( será que a fonte aguenta essa nova configuraçãp ?). Vai ter de testar isso.

    Verifique no manual se tem alguma indicação sobre os slotes e posição de colocação das memórias .

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Desculpem a demora na resposta. Agradeço a todos que me estão me dando ajuda com isso. Vamos por partes:

    Eduardo Gonçalves: Eu tenho quase certeza que o problema é este. Entretanto, a máquina ficou um mês funcionando perfeitamente antes de formatar (com os dados do sistema antigo), já com a placa-mãe nova. Se houvesse incompatibilidade, esta já teria se apresentado, não? Já testei as memórias em outro PC, ambas estão boas. Ainda não fiz os testes com o software, pretendo fazê-lo amanhã.

    zurca1599: Sim, as memórias são iguais. Não sei interpretar bem esses dados de tensão e corrente na memória, será que você poderia me indicar algum tutorial para isso? Eu pensei também em fonte, visto que trocou-se, ainda, o gabinete (e conseqüentemente a fonte), mas o fato de ter funcionado por um mês inteiro me deixou na dúvida se esta seria realmente a causa. O manual não menciona nada sobre os slots.

    Fico no aguardo!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×