Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterBlock


Salsicha

Posts recomendados

:)Galera, estou eu aqui, abrindo meu coração pra vocês e pedindo uma ajuda se alguém puder, estou montando o meu próprio water cooler, mas tenho um probleminha básico: não conheço ninguém que possa fazer o waterblock pra mim, tenho 2 projetos de bock que acredito serem muito bons, mas não consigo lugar para fresar um deles e o outro o ideal é que seja feito por eletroerosão, alguém poderia dar uma forcinha quanto à qustão ?? estou muito empolgado com esse projeto pois ele é pra ser diferente dos water coolers já vistos, quero finalizá-lo o quanto antes para testar o a eficiência do bicho e fazer os ajustes finos.

seguem imagens de um deles, o outro ainda não tenho ele pronto mas assim que tiver coloco uma imagem dele !

Abraço a todos !!!

post-27183-13884946478411_thumb.jpg

post-27183-13884946479191_thumb.jpg

post-27183-13884946479961_thumb.jpg

post-27183-13884946480674_thumb.jpg

post-27183-13884946481323_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Procura pelo meu post pra ver meu block, desenhei no cad e usinei na CNC de um colega.

rodrigo-goulart, a primeira vez que instalei meu block, na ansiedade, acabei colocando um retentor menor do que deveria, funcionou bem uns 2 dias, no terceiro acabou vazando e caindo algumas gotas em cima da placa de video, assim que percebi desliguei, limpei tudo e remontei, não tive problema algum.

Alias é por isso que se usa água destilada e deionizada + aditivo...

Já estou com o WC rodando a varios meses (depois que fiz um retentor de silicone) e não tenho nenhum problema, muito mais silencioso e eficiente que qualquer air cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas já existem kits completos que fazem bem o serviço...

o thermaltake big water é completo e é excelente... e é relativamente barato (cerca de 900 reais o top)

quanto a vazamantos, realmente isso é complicado...

agora assim, quando vaza, não molha o processador, normalmente os vazamantos são ou no block (entre o metal e o acrilico) ou no encaixe da mangueira...

e nesses casos a água pinga na placa de vídeo... :/

mas por isso que é tão importante usar água destilada no sistema... como a água é pura, não conduz eletricidade... então, por incrível que pareça, não danifica a VGA... é só desligar o PC da energia e secar...

arf... mas que é meio tenso isso é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela presença galera, Henrique, não fiz mecatronica não na verdade sou um apaixonado por eletrônica, programas de CAD, computadores e medidas, já comprei pra fazer o water cooler uma dremel um paquimetro digital e a grande novidade, eu não devia falar agora mas vou fazer ele bem diferente mesmo, em vez de usar um simples trocador de calor vou usar um reservatório que gele a água.

Eu to tranquilo quanto ao vazamento, levei tudo em conta, pesquisei muito no novo pai dos burros (Google) a vedação do block vai ser feita com uma borracha daquelas usadas em toca fitas de 2mm x 2mm vai haver uma cava no block para ela poder encaixar direitinho, quanto ao diâmetro eu ja pensei nisso, vou para uma loja no méier onde trabalhei procurar a correia adequada para a cava do block, as mangueiras vou usar de silicone de preferência 100% silicone para não perder elasticidade e com isso a vedação, ainda devo usar uma abraçadeira por descarga de conciência.

Henrique, eu sei que existe pronto, mas e o prazer de fazer o seu... onde fica??? o legal é justamente esse fazer o seu, e se Deus ajudar e o Daibo num atrapalhar vai ficar Phoda !!!! por enquanto a unica coisa qeu ta atrapalhando e um local pra fazer o maldito block como eu o projetei. eu tinha bolado um outro que era pra ser mais "F" que esse mas pra fazer ele so por eletroerosão. ai já viu né? pra fresar ja ta caro, pra fazer por eletroerosão vai sair um PC novo !!!

Galera, vou tentar nao deixa esse post morrer, o problema é a grana.

Abraços a todos !!!

I will be back !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ae cara! pow valorizo sua atitude! realmente você fazer o seu sistema é algo sem comparação... tomara que de td certo ae fí...

perguntei isso porque eu sou estudante de Desenho Industrial e tmb sou assim, gosto de projetar as coisas... eu conheço algumas pessoas da engenharias... mas se aí no Rio tá complicado de achar alguem para usinar isso aí... imagina aqui em brasilia que é uma cidade de interior só que grande... :D

procura no google empresas que tenham maquinas CNC... não precisa nem ser aí no Rio... muitas delas você manda o projeto e eles enviam pra você por SEDEX... isso pe bem comum... como aqui em brasilia é complicado achar essas coisas, já mandei fazer muito serviço em SP...

o problema realmente é a grana...

eu me amarro em water cooling... acho que no futuro o padrão vai ser esse... assim como aconteceu com os carros... hj ninguem imagina um carro refrigeirado a ar... mas há pouco tempo era tudo assim... então acredito que na informática vai ser a mesma coisa... watercooling vai ser o padrão um dia...

bom, você precisa pensar em alguns detalhes que você provavelmente já deve ter pensado... 1º você precisa de uma superfície de contato boa... 2º é a vazão... ali tem que passar água nem muito rápido (se não não dá tempo de trocar calor bem) e nem muito devagar (porque se não a água vai esquentar muito)... isso é fácil de resolver é só ajustar a pressão da bomba... mas a superficie de contato é que é complicado porque se essa peça que você projetou tiver pouca superficie vai ser paia ter que fazer outra...

té mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei nisso sim, projetei ele bem maior que o processador, e a bomba que vou usar e uma sarlo beter 650 l/h, sei que voce deve estar achando que o fluxo nao vai ser bom, mas lembre-se que a água vai passar por ali gelada!!! não vou usar um simples trocador de calor, vou gelar a água, por esse motivo nao estou tão preocupado em ter um fluxo muito alto essa bomba da uma coluna d'á de 1,5m aprox. comprei 2M de mangueira e fiz o teste com a bomba numa bacia liguei e estimei +/- tomando o tamanaho da mangueira como referência.

nesse momento estou fazendo os testes com o sistema refrigerador, ele esta se saindo bem mas acho que se eu conseguir um dissipador de alumínio de 120mm x 120mm consigo melhorar o desempenho dele em uns 20%. se for de cobre melhora uns 30%.

Me deparei hoje com outro problema, estou pensando em fazer o reservatorio em acrílico mas o problema está sendo a maldita cola para lacrar o reservatório uma tal de B-25 da brascola ou o bom e velho clorofórmio, que está proibido de ser vendido para pessoa física e a cola segui o mesmo rumo por conter clorofórmio em sua fórmula. e agora????????? vai ser difícil de fazer do jeito que eu queria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja tinha visto suas fotos antes de criar esse tópico, como eu havia dito antes eu pesquisei muito antes de decidir fazer esse water cooler, seu water cooler usa um trocador de calor, o meu não será assim eu usarei um artifício para gelar a água do resevatório, como disse antes não vou usar trocador de calor pois o sistema fica limitado a temperatura ambiente. Eu quero agua gelada (mas não muito) correndo nas mangueiras desse WC.

O treco há de ficar muito bom, acredite em mim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow que fera..

acho que de repente é interessante você colocar um radiador antes da geladeira... assim a água não chega quente no reservatório com água gelada, deixando uma temperatura média mais alta... de repente encarece um pouco mais o sistema, mas aumenta a eficiência... porque ai a água chegaria a 25 graus no reservatório de água gelada, ao invés de 40°...

então... eu já trabalhei muuuuito com acrilico... e é um saco... em casa mesmo com o clorofórmio você nao vai conseguir colar a porcaria do arilico... e B-25 não existe mais para vender... quem tem, produz a própria e não vende... para colar é necessário colocar o acrilico em um forno antes... coisa controlada e muito impossivel de reproduzir em casa... acho que por agora você pode colar com super bonder mesmo (o paia é que o super bonder deixa o acrilico esbranquiçado) e vedar com cola de silicone...

mas no futuro, acho que é legal terceirizar esse serviço... vai dar um aspecto mais profissional... o pessoal que trabalha com acrilico tem máquinas para cortar, dobrar e colar... então fica um trabalho mais clean...

precisando pode terceirizar meus conhecimentos de designer tmb viu... :D

a gente estuda como agregar valor aos produtos mantendo o custo de produção o mais baixo possível...

é nóis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow que fera..

acho que de repente é interessante você colocar um radiador antes da geladeira... assim a água não chega quente no reservatório com água gelada, deixando uma temperatura média mais alta... de repente encarece um pouco mais o sistema, mas aumenta a eficiência... porque ai a água chegaria a 25 graus no reservatório de água gelada, ao invés de 40°...

então... eu já trabalhei muuuuito com acrilico... e é um saco... em casa mesmo com o clorofórmio você nao vai conseguir colar a porcaria do arilico... e B-25 não existe mais para vender... quem tem, produz a própria e não vende... para colar é necessário colocar o acrilico em um forno antes... coisa controlada e muito impossivel de reproduzir em casa... acho que por agora você pode colar com super bonder mesmo (o paia é que o super bonder deixa o acrilico esbranquiçado) e vedar com cola de silicone...

mas no futuro, acho que é legal terceirizar esse serviço... vai dar um aspecto mais profissional... o pessoal que trabalha com acrilico tem máquinas para cortar, dobrar e colar... então fica um trabalho mais clean...

precisando pode terceirizar meus conhecimentos de designer tmb viu... :D

a gente estuda como agregar valor aos produtos mantendo o custo de produção o mais baixo possível...

é nóis!

Cara, acho que arrumei uma solução pra esse problema do Clorofórmio:unsure:, vou me certificar e amanhã posto a resposta aqui, se o que eu estou pensando der resultado positivo, vou arrumar uma graninha com esse lance de cola pra acrílico. acho que vai dar certo... me aguardem!!!

amanhã posto o resultado da minha experiência para colar acrílico aqui ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera, descobri uma nova forma de colar acrílico... é tão eficiente quanto o tal clorofórmio, só não sei dizer se a cola cura com o mesmo tempo que o clorofórmio, pois nunca usei clorofórmio, colei dois pedaços de acrílico de ontem pra hoje e pra minha surpresa o treco ta duro como se fosse uma única peça, se alguém se interessar estou vendendo essa cola baratinho vem 120ml... manda uma MP quem estiver interessado....

eu fiz uma senhora força pra tentar separar as duas peças e não consegui !!! o negócio é bom !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu Vou fazer um reservatório que gele a água, em vez de usar um trocador de calor que me limita a temperatura ambiente vou gelar a água, assim consiguirei temperaturas menores que a âmbiante, pode ser que depois dos primeiros testes eu considere a possibilidade de um trocador de calou para diminuir ainda mais a temperatura da agua antes de entrar no reservatório, para consiguir que a agua gele mais ainda...

Os testes preliminares foram satisfatórios quanto à temperatura, mas foram em dias frescos, quero testar ele num dia de verão escaldante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou usando duas de 91 watts em série. quero melhorar o sistem de dissipação do lado quente da peltier, pois o disipador que tenho é muito pequeno, estava querendo um de 120mm x 120mm para usar com uma ventoinha de 120mm que tenho aqui, a que estou usando de 80 faz um vento do Kacete, mas é muito barulhenta, quero diminuir o barulho no quarto, isso estressa depois de 4 horas ouvindo o assoprar das ventoinhas. ja testei o sistema de refrigeração, ele é eficiente, mas ainda precisa ser testado a vera! nos testes consegui 10º a menos que a temperatura ambiênte. isso é bom no RJ nos dias de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, por enquanto a única coisa qeu cosnsegui fazer foi a tampa do block da VGA... ficou bom, pro primeiro serviço... agora vou labutar os acrilicos pra poder fazer o reservatório, como é caro esse acrílico de 10mm !!! um ""Bissurdo""!!!! uma chapinha de 15 x15 x10 ta saindo coisa de 50 paus !!!!!!!!! isso dói........

dsc00020sa6.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fiz um sistema desses mas estava querendo implementar um sistema desses no meu pc e tive umas ideias aqui, que ainda precisão de muito trabalho, usar duas placas dessas você vai gerar uma quantidade considerável de calor para o quarto.

Se você for abaixar a temperatura do sistema que entra no gabinete agua pode condensar nas superfícies dos acrílicos ou uma ponta de metal exposta, e essa não vai ser agua destilada, pode cair na VGA ou ate no processador.

Não tenho tempo de implementar esse sistema agora, mas acho uma solução para a condensação você vedar o gabinete de alguma forma, que te obriga a tirar a fonte dele.

Suas placas termelétricas consomem muita energia para serem ligadas na maioria das fontes o que traz outra dificuldade, como fazer para que o sistema ligue juntamente com o pc e não sobrecarregar a fonte?

Como você vai fazer o encaixe do bloco na placa mãe???

Um bloco com uma protuberância cilíndrica é uma forma de aumentar a área de contacto que te permite diminuir a pressão da tubulação, e com isso o risco de vazamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fiz um sistema desses mas estava querendo implementar um sistema desses no meu pc e tive umas ideias aqui, que ainda precisão de muito trabalho, usar duas placas dessas você vai gerar uma quantidade considerável de calor para o quarto.

Se você for abaixar a temperatura do sistema que entra no gabinete agua pode condensar nas superfícies dos acrílicos ou uma ponta de metal exposta, e essa não vai ser agua destilada, pode cair na VGA ou ate no processador.

Não tenho tempo de implementar esse sistema agora, mas acho uma solução para a condensação você vedar o gabinete de alguma forma, que te obriga a tirar a fonte dele.

Suas placas termelétricas consomem muita energia para serem ligadas na maioria das fontes o que traz outra dificuldade, como fazer para que o sistema ligue juntamente com o pc e não sobrecarregar a fonte?

Como você vai fazer o encaixe do bloco na placa mãe???

Um bloco com uma protuberância cilíndrica é uma forma de aumentar a área de contacto que te permite diminuir a pressão da tubulação, e com isso o risco de vazamento

Boa noite amigos. estive lendo o post do Texidor e vi nele todas as preocupações que eu tive quando pensei em elaborar esse WC !!! parabéns !!! você é um cara que usa a cabeça. eu pensei justa mente isso td e mais alguma coisa enquanto elaborava e fazia os testes. ja percebi que a condensação da água é pratica mente impossivel nesse caso, pois digamos que eu consiga uma água sempre 15º abaixo da temp. ambiênte, por exemplo: num dia em que estejam 35º (calorão) minha água estaria a 20º ela chega no processador trocaria calor com o block que deve estar a uns 30 e poucos graus, a média disso seira em torno de 25º aproximadamente, estou chutando, pois anida nao tenho o maldito block pra poder testar a coisa a vera! mas pelos testes que andei fazendo a água não vai virar esse iceberg dentro do reservatório até porque a água vai entrar morna e, (pra congelar a água, a temperatura precisa ser abaixo de 0º) quanto ao vazamento, vou usar mangueiras de silicone, que além de ser um ótimo isolante térmico, evitando ganhar calor no trajeto até o block tem uma ótima elasticidade, e sendo assim dificulta o afrouxamento no espigão permitindo assim o vazamento e ainda vou por uma abraçadeira que vi numa loja de eletronica aqui perto ela não é igual àquelas que vemos direto por ai, ela é uma espécie de "ferradura" que se fecha, e pra abrir so torcendo ela, se der a amanha eu compro umas e coloco uma foto pra vocês verem como ela é, mas enfim, o projeto há de ser um pouco melhor que os WCs comuns pois eu não vou ficar limitado a temperatura do ambiênte para trocar calor "eu vou fazer a minha temperatura!" e outra coisa que já ia esquecendo to preparando um circuito que há de controlar a temperatura da peltier, ou seja, num dia quente, toma-lhe tensão nas pastilhas e frio no reservatório, e num dia frio, elas vão trabalhar folgado... estou usando uma fonte a parte para o projeto, mas pelo que eu vi, a minha fonte aguenta com sobra a caraga dela Seventeam 420W), estou usando as pastilhas em série, assim diminuo a corrente, uma pastilha no "talo" com 15v em cima dela produz 91,2W em 12V isso dá aproximadamente 7,6A; com as duas em série a corrente cai pra metade, e ainda aumento o desempenho final, pois cada uma estará usando 6V, e elas estão em serie termicamente também como se fosse um sanduiche || nessa configuração consegui -10º na superficie da pastilha ! com uma sozinha no dissipador não consegui temp. inferior a -3º .

é isso ai o treco vai ficar bom.... vai por mim... dificilmente eu me engano... e se eu me enganar eu tento melhorar com o que eu aprendi se eu nã conseguir, pelo menos valeu a diversão...

qualquer dúvida postem ai to ai pra isso !!! :lol:

Abração galera. conto com a ideia de vocês pra dar prosseguimento nesse projeto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Basta estar a poucos graus a baixo da temperatura ambiente para ocorrer condensação. Além do que foi dito sobre eficiencia elétrica e rendimento térmico. Essa "limitação" a qual você se refere não é nenhuma desvantagem, afinal o custo é praticamente zero. Não confunda temperatura com eficiência, isso sem falar na mecânica de fluidos e leis da termodinâmicas que estudei muito antes de projetar e montar meu sistema.

Voltando ao tópico:

Um circuito simples e barato para controlar a tensão e corrente é utilizar um tip120 + potenciômetro de 10k linear entre a base e o coletor.

Quer comprar acrilico? tenho várias chapas de acrilico e policarbonado de 10mm sobrando... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...